logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Com Tema Natal Para Educação Infantil

Plano de aula com tema Natal para educação infantil semanal e diário com códigos da BNCC

Olá profs! Preparamos 2 planos de aula semanal e diário com tema Natal para os pequenos da educação infantil:

  • Plano para 2 e 3 anos
  • Plano para 4 e 5 anos

Sugestão de atividade Lúdica: Montagem de um painel de Natal colaborativo com a participação das crianças e com contação de história: (Clique aqui e saiba mais)

Plano Semanal – Tema: Natal (2 e 3 anos)

Data: [Inserir a data da semana]
Turma: Educação Infantil – 2 e 3 anos


Objetivos de Aprendizagem:

  1. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
  2. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
  3. (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
  4. (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar) explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
  5. (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
  6. (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.


Segunda-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas

Atividades:

  • Pintura com tinta guache: Cada criança pintará uma estrela com tinta dourada usando os dedos.
  • Atividade sensorial: Explorar uma caixa com objetos texturizados relacionados ao Natal (bolas de Natal, fitas, mini pinheiros).

Metodologia:

  • Acolhida com canções natalinas.
  • Proporcionar livre exploração com supervisão, estimulando a descrição das sensações vivenciadas.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI02EF01) Dialogar com as crianças e expressar suas preferências sobre a atividade.


Terça-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Atividades:

  • Montagem de uma árvore de Natal coletiva: Cada criança irá pintar enfeites de papel com giz de cera e decorar uma árvore grande feita de cartolina na sala.
  • Contação de histórias: Lenda de São Nicolau, adaptada para a faixa etária.

Metodologia:

  • Reforço visual e oral com as cores e símbolos.
  • Incentivar a participação e colaboração ao decorar a árvore.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI02ET07) Contar oralmente a história do Natal e discutir com as crianças.


Quarta-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas

Atividades:

  • Arte com carimbos: As crianças usarão esponjas recortadas em formato de estrela, presente e árvore para criar um mural natalino.
  • Brincadeira sensorial: Fazer “neve” com espuma de barbear e glitter branco, explorando texturas.

Metodologia:

  • Orientar o uso das esponjas, reforçando formas e cores.
  • Estimular o uso criativo dos materiais e incentivar o diálogo sobre as descobertas.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI02TS02) Utilizar a espuma e os materiais para explorar texturas e criar formas.


Quinta-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação

Atividades:

  • Desenho coletivo do presépio: As crianças desenharão e pintarão as figuras do presépio em um mural grande.
  • Cantigas natalinas: Ensinar uma música simples como “Noite Feliz,” com gestos que acompanham a melodia.

Metodologia:

  • Propor momentos de diálogo sobre os personagens do presépio.
  • Ensaiar a música com gestos para reforçar a memória auditiva e corporal.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI02EF01) Dialogar sobre as músicas de Natal e o significado de cada símbolo natalino.


Sexta-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Corpo, gestos e movimentos

Atividades:

  • Brincadeira com presentes de papel: Organizar uma atividade onde as crianças empilhem “caixas de presentes” feitas de papelão, identificando tamanhos (grande/pequeno) e quantidades.
  • Encerramento: Exposição das atividades da semana e celebração com lanche coletivo.

Metodologia:

  • Fomentar o trabalho coletivo ao organizar os presentes.
  • Encerrar com um momento de celebração, valorizando as produções das crianças e promovendo interação.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI02ET07) Contar sobre os presentes e os enfeites feitos durante a semana, praticando a linguagem e a socialização.


Avaliação:

  • Observar a participação das crianças nas atividades, registrando o envolvimento, criatividade e progresso na coordenação motora e habilidades sociais.
  • Feedback oral com as crianças, estimulando-as a falar sobre o que mais gostaram.

Esse plano com tema Natal foi elaborado levando em conta os códigos da BNCC cobrado para crianças da educação infantil em faixa etária de 2 e 3 anos.

Plano Semanal – Tema: Natal (Para 4 e 5 anos)

Data: [Inserir a data da semana]
Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos


Objetivos de Aprendizagem:

  1. (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  2. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  3. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  4. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  5. (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
  6. (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.


Segunda-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas

Atividades:

  • Montagem coletiva de uma árvore de Natal: Cada criança irá decorar a árvore com enfeites feitos de EVA (bolas, estrelas e sinos) e materiais recicláveis.
  • Exploração de texturas: Sentir diferentes materiais como feltro, glitter, algodão e lantejoulas usados para decorar a árvore.
  • Sugestão de atividade Lúdica: Montagem de um painel de Natal colaborativo com a participação das crianças e com contação de história: (Clique aquime saiba mais)

Metodologia:

  • Reforçar conceitos de cores e formas geométricas.
  • Promover interação ao trabalhar coletivamente na montagem da árvore.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI03EO03) Desenvolver a cooperação e participação na atividade coletiva.


Terça-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação | Corpo, gestos e movimentos

Atividades:

  • Contação de histórias: “O Espírito de Natal,” destacando valores como generosidade e amizade.
  • Oficina de cartões natalinos: As crianças criarão cartões usando técnicas de dobradura e pintura a dedo.

Metodologia:

  • Estimular a criatividade ao criar cartões e relacionar as cores e formas com a história contada.
  • Incentivar a socialização ao compartilhar suas criações.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI03EF01) Expressar ideias e sentimentos sobre o Natal por meio da criação de cartões.


Quarta-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Atividades:

  • Coroa do Advento: Criar uma coroa utilizando papel kraft, folhas secas, fitas e miçangas.
  • Jogo de sequências: Organizar enfeites natalinos em sequências numéricas ou de tamanhos (pequeno para grande).

Metodologia:

  • Proporcionar exploração sensorial ao manipular diferentes materiais para criar a coroa.
  • Trabalhar noções de sequência, quantidade e comparação.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI03ET07) Relacionar objetos às suas quantidades e organizar sequências lógicas.


Quinta-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação

Atividades:

  • Desenho do presépio: Cada criança desenhará e pintará uma figura do presépio (estrelas, animais, personagens).
  • Cantigas natalinas: Ensinar músicas como “Sapatinho de Natal,” com gestos que acompanham a letra.

Metodologia:

  • Dialogar sobre os personagens do presépio e seus significados.
  • Ensaiar a música com gestos para reforçar memorização e expressão corporal.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI03CG01) Criar expressões corporais ao cantar e participar das atividades musicais.


Sexta-feira

Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Corpo, gestos e movimentos

Atividades:

  • Brincadeira com presentes de papel: Criar “presentes” de papelão e empilhá-los, discutindo tamanhos e quantidade.
  • Encerramento: Exposição das atividades da semana e apresentação das músicas natalinas aprendidas.

Metodologia:

  • Proporcionar brincadeiras guiadas que explorem conceitos matemáticos como quantidade e comparação.
  • Finalizar com celebração das produções, promovendo a interação social.
  • Objetivo de aprendizagem: (EI03ET01) Estabelecer comparações entre objetos, observando suas propriedades.


Avaliação:

  • Observar a participação nas atividades e registrar avanços na coordenação motora, criatividade, socialização e conceitos matemáticos.
  • Estimular as crianças a compartilhar suas preferências e sentimentos sobre as atividades realizadas.

Esse plano com tema Natal foi elaborado levando em conta os códigos da BNCC cobrado para crianças da educação infantil em faixa etária de 4 e 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =