Plano de Aula Com Tema Natal Para Educação Infantil
Olá profs! Preparamos 2 planos de aula semanal e diário com tema Natal para os pequenos da educação infantil:
- Plano para 2 e 3 anos
- Plano para 4 e 5 anos
Sugestão de atividade Lúdica: Montagem de um painel de Natal colaborativo com a participação das crianças e com contação de história: (Clique aqui e saiba mais)
SUMÁRIO
TogglePlano Semanal – Tema: Natal (2 e 3 anos)
Data: [Inserir a data da semana]
Turma: Educação Infantil – 2 e 3 anos
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
- (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar) explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Segunda-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas
Atividades:
- Pintura com tinta guache: Cada criança pintará uma estrela com tinta dourada usando os dedos.
- Atividade sensorial: Explorar uma caixa com objetos texturizados relacionados ao Natal (bolas de Natal, fitas, mini pinheiros).
Metodologia:
- Acolhida com canções natalinas.
- Proporcionar livre exploração com supervisão, estimulando a descrição das sensações vivenciadas.
- Objetivo de aprendizagem: (EI02EF01) Dialogar com as crianças e expressar suas preferências sobre a atividade.
Terça-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Atividades:
- Montagem de uma árvore de Natal coletiva: Cada criança irá pintar enfeites de papel com giz de cera e decorar uma árvore grande feita de cartolina na sala.
- Contação de histórias: Lenda de São Nicolau, adaptada para a faixa etária.
Metodologia:
- Reforço visual e oral com as cores e símbolos.
- Incentivar a participação e colaboração ao decorar a árvore.
- Objetivo de aprendizagem: (EI02ET07) Contar oralmente a história do Natal e discutir com as crianças.
Quarta-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas
Atividades:
- Arte com carimbos: As crianças usarão esponjas recortadas em formato de estrela, presente e árvore para criar um mural natalino.
- Brincadeira sensorial: Fazer “neve” com espuma de barbear e glitter branco, explorando texturas.
Metodologia:
- Orientar o uso das esponjas, reforçando formas e cores.
- Estimular o uso criativo dos materiais e incentivar o diálogo sobre as descobertas.
- Objetivo de aprendizagem: (EI02TS02) Utilizar a espuma e os materiais para explorar texturas e criar formas.
Quinta-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação
Atividades:
- Desenho coletivo do presépio: As crianças desenharão e pintarão as figuras do presépio em um mural grande.
- Cantigas natalinas: Ensinar uma música simples como “Noite Feliz,” com gestos que acompanham a melodia.
Metodologia:
- Propor momentos de diálogo sobre os personagens do presépio.
- Ensaiar a música com gestos para reforçar a memória auditiva e corporal.
- Objetivo de aprendizagem: (EI02EF01) Dialogar sobre as músicas de Natal e o significado de cada símbolo natalino.
Sexta-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Corpo, gestos e movimentos
Atividades:
- Brincadeira com presentes de papel: Organizar uma atividade onde as crianças empilhem “caixas de presentes” feitas de papelão, identificando tamanhos (grande/pequeno) e quantidades.
- Encerramento: Exposição das atividades da semana e celebração com lanche coletivo.
Metodologia:
- Fomentar o trabalho coletivo ao organizar os presentes.
- Encerrar com um momento de celebração, valorizando as produções das crianças e promovendo interação.
- Objetivo de aprendizagem: (EI02ET07) Contar sobre os presentes e os enfeites feitos durante a semana, praticando a linguagem e a socialização.
Avaliação:
- Observar a participação das crianças nas atividades, registrando o envolvimento, criatividade e progresso na coordenação motora e habilidades sociais.
- Feedback oral com as crianças, estimulando-as a falar sobre o que mais gostaram.
Esse plano com tema Natal foi elaborado levando em conta os códigos da BNCC cobrado para crianças da educação infantil em faixa etária de 2 e 3 anos.
Plano Semanal – Tema: Natal (Para 4 e 5 anos)
Data: [Inserir a data da semana]
Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
- (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
- (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Segunda-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Traços, sons, cores e formas
Atividades:
- Montagem coletiva de uma árvore de Natal: Cada criança irá decorar a árvore com enfeites feitos de EVA (bolas, estrelas e sinos) e materiais recicláveis.
- Exploração de texturas: Sentir diferentes materiais como feltro, glitter, algodão e lantejoulas usados para decorar a árvore.
- Sugestão de atividade Lúdica: Montagem de um painel de Natal colaborativo com a participação das crianças e com contação de história: (Clique aquime saiba mais)
Metodologia:
- Reforçar conceitos de cores e formas geométricas.
- Promover interação ao trabalhar coletivamente na montagem da árvore.
- Objetivo de aprendizagem: (EI03EO03) Desenvolver a cooperação e participação na atividade coletiva.
Terça-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação | Corpo, gestos e movimentos
Atividades:
- Contação de histórias: “O Espírito de Natal,” destacando valores como generosidade e amizade.
- Oficina de cartões natalinos: As crianças criarão cartões usando técnicas de dobradura e pintura a dedo.
Metodologia:
- Estimular a criatividade ao criar cartões e relacionar as cores e formas com a história contada.
- Incentivar a socialização ao compartilhar suas criações.
- Objetivo de aprendizagem: (EI03EF01) Expressar ideias e sentimentos sobre o Natal por meio da criação de cartões.
Quarta-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Atividades:
- Coroa do Advento: Criar uma coroa utilizando papel kraft, folhas secas, fitas e miçangas.
- Jogo de sequências: Organizar enfeites natalinos em sequências numéricas ou de tamanhos (pequeno para grande).
Metodologia:
- Proporcionar exploração sensorial ao manipular diferentes materiais para criar a coroa.
- Trabalhar noções de sequência, quantidade e comparação.
- Objetivo de aprendizagem: (EI03ET07) Relacionar objetos às suas quantidades e organizar sequências lógicas.
Quinta-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas | Escuta, fala, pensamento e imaginação
Atividades:
- Desenho do presépio: Cada criança desenhará e pintará uma figura do presépio (estrelas, animais, personagens).
- Cantigas natalinas: Ensinar músicas como “Sapatinho de Natal,” com gestos que acompanham a letra.
Metodologia:
- Dialogar sobre os personagens do presépio e seus significados.
- Ensaiar a música com gestos para reforçar memorização e expressão corporal.
- Objetivo de aprendizagem: (EI03CG01) Criar expressões corporais ao cantar e participar das atividades musicais.
Sexta-feira
Direitos de Aprendizagem: Conviver, Participar, Explorar, Brincar, Conhecer-se
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Corpo, gestos e movimentos
Atividades:
- Brincadeira com presentes de papel: Criar “presentes” de papelão e empilhá-los, discutindo tamanhos e quantidade.
- Encerramento: Exposição das atividades da semana e apresentação das músicas natalinas aprendidas.
Metodologia:
- Proporcionar brincadeiras guiadas que explorem conceitos matemáticos como quantidade e comparação.
- Finalizar com celebração das produções, promovendo a interação social.
- Objetivo de aprendizagem: (EI03ET01) Estabelecer comparações entre objetos, observando suas propriedades.
Avaliação:
- Observar a participação nas atividades e registrar avanços na coordenação motora, criatividade, socialização e conceitos matemáticos.
- Estimular as crianças a compartilhar suas preferências e sentimentos sobre as atividades realizadas.
Esse plano com tema Natal foi elaborado levando em conta os códigos da BNCC cobrado para crianças da educação infantil em faixa etária de 4 e 5 anos.