
Tema da semana: Número e quantidade
Trabalhar números e quantidades desde cedo é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Um bom plano de aula número e quantidade educação infantil ajuda o professor a organizar atividades lúdicas, dinâmicas e significativas, que despertam o interesse dos pequenos.
Por meio de brincadeiras, músicas, histórias e materiais concretos, é possível estimular a contagem, a comparação e o reconhecimento de quantidades no dia a dia. Esse tipo de prática favorece tanto a aprendizagem matemática quanto a socialização e a linguagem oral, preparando o aluno para etapas futuras de forma natural e prazerosa.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal (somente códigos nas habilidades)
Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC |
---|---|---|
Segunda-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02ET01, EI02ET05, EI02EF01 |
Terça-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós | EI02ET06, EI02ET05, EI02EO03 |
Quarta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02ET04, EI02CG02, EI02EF03 |
Quinta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02ET07, EI02TS02, EI02EF09 |
Sexta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós | EI02ET08, EI02EF04, EI02EO04 |
2) Planos diários detalhados
Segunda-feira — “Contar e colecionar objetos da sala”
Campos de experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição completa):
- EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). Nova Escola
- EI02ET05 — Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando propriedades tais como tecidos, consistências, texturas e tamanhos. YouTube
- EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Professora Ângela
Objetivo:
Proporcionar experiências de exploração e comparação de objetos do cotidiano, desenvolvendo a contagem inicial, a linguagem para descrever e comparar e a participação em diálogos.
Metodologia:
Organizar situações de exploração livre mediada, roda de conversa curta e propostas de coleções e comparações com materiais reais da sala. Garantir tempos de manipulação, verbalização e registro oral com apoio visual.
Recursos didáticos:
- Cestos com tampinhas, blocos, potes e elementos naturais limpos (pedrinhas grandes, pinhas)
- Tapetes ou toalhas para as “estações”
- Cartões com imagens simples (1, 2, 3) para apoio visual
- Sacolas de tecido ou potes transparentes
- Panos para delimitar espaços
Desenvolvimento (3 atividades, passo a passo):
- Explorar e nomear coleções
- Propor uma roda breve apresentando cestos com diferentes objetos.
- Convidar as crianças a explorar livremente por estações, observar e nomear o que encontrarem.
- Estimular a descrever semelhanças/diferenças (“macio/duro”, “grande/pequeno”), modelar a fala (“Este bloco é grande; aquele é pequeno”).
- Sugerir que cada criança escolher 1 tipo de objeto para começar uma “coleção” em um pote.
- Alternativa se houver dificuldade: Oferecer escolhas fechadas (“pegar tampinhas grandes”), apontar dois objetos e perguntar qual é “maior/menor”.
- Explorar e nomear coleções
- Comparar e classificar
- Organizar as coleções em tapetes.
- Propor agrupar por cor/tamanho/textura, perguntar: “onde colocar as tampinhas lisas?”
- Apresentar os cartões 1, 2 e 3 e relacionar rapidamente ao número de peças (“dois blocos no cartão 2”).
- Incentivar pares a trocar objetos e verificar se ainda manter a classificação.
- Alternativa: Diminuir critérios (apenas cor) ou usar argolas desenhadas no chão como contornos de “grupos”.
- Comparar e classificar
- Pequenas contagens significativas
- Selecionar 3–5 objetos por coleção e contar com as crianças, apontar cada item e pronunciar lentamente.
- Repetir contagens em duplas, apoiar quem pular números retomar do início.
- Relacionar a fala ao gesto (um toque por objeto).
- Encerrar com uma mini-mostra: cada criança apresentar sua coleção e dizer “Tenho dois/tenho muitos”.
- Alternativa acessível: Usar palitos/bolinhas de feltro grandes para facilitar a correspondência um a um.
- Pequenas contagens significativas
Avaliação:
Observar se a criança explora e descreve propriedades, participa de classificações simples e realiza contagens curtas com apoio gestual. Registrar anotações breves sobre vocabulário usado, interesse e necessidade de apoio.
Terça-feira — “Mais, menos ou igual?”
Campos de experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.
Habilidades da BNCC (código + descrição completa):
- EI02ET06 — Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o durante e o depois em histórias, narrativas e filmes. pre-escola.com.br
- EI02ET05 — Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando propriedades tais como tecidos, consistências, texturas e tamanhos.
- EI02EO03 — Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. Nova Escola
Objetivo:
Construir noções de comparação de quantidades (mais/menos/igual) em situações cooperativas.
Metodologia:
Organizar desafios em duplas, com material idêntico em dois cestos, e intervenções que coloquem em jogo vocabulário comparativo.
Recursos didáticos:
- Dois cestos por dupla com o mesmo tipo de objeto (ex.: tampinhas)
- Tapetes individuais para apoiar as coleções
- Cartões com pictogramas: “+”, “–”, “=”
- Fitas para marcar o “meio” do espaço compartilhado
Desenvolvimento (3 atividades):
- Montar duas coleções e comparar
- Entregar a cada dupla dois cestos idênticos.
- Orientar a tirar objetos e colocar em seus tapetes, parar quando achar “suficiente”.
- Perguntar: “Quem tem mais? Quem tem menos? Ou é igual?” Apoiar com cartões “+ / – / =”.
- Convidar a trocar um objeto de um lado para outro e ver como mudar a comparação.
- Alternativa: Marcar fileiras e organizar em colunas para facilitar a percepção.
- Montar duas coleções e comparar
- Jogo do garçom
- Propor que a dupla servir “lanches” (tampinhas = biscoitos) para bonecos (2 bonecos para um, 3 para outro).
- Pedir que cada boneco receber 1 “biscoito”, contar juntos e ajustar para ficar igual.
- Explorar “antes/durante/depois”: narrar “Antes de servir, o boneco estava com zero; depois, com um”.
- Alternativa: Usar pratos de papel com desenhos de bolinhas para visualizar a meta.
- Jogo do garçom
- Fechar compartilhando
- Solicitar que cada dupla explicar o que fez para deixar igual.
- Valorizar atitudes de esperar, ceder e combinar regras simples.
- Reforçar vocabulário: mais, menos, igual, antes, depois.
- Alternativa: Para crianças que dificultar, reduzir o total de peças (até 3) e usar apenas “mais/menos”.
- Fechar compartilhando
Avaliação:
Registrar se a criança reconhece visualmente “mais/menos/igual”, ajusta quantidades transferindo objetos e compartilha materiais com o colega.
Quarta-feira — “Brincar no espaço: perto, longe, dentro, fora”
Campos de experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição completa):
- EI02ET04 — Relacionar, com base em pontos de referência, objetos de uso cotidiano, observando distâncias, dimensões, superfícies e volumes. Nova Escola
- EI02CG02 — Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. Movimento Pela Base
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Serviços e Informações do Brasil
Objetivo:
Ampliar noções espaciais e linguagem posicional integrando movimento, escuta de histórias e organização de objetos.
Metodologia:
Sequência ativa com história curta, circuito motor simples e organização de objetos conforme posições.
Recursos didáticos:
- Livro ilustrado curto com referências a posições (“dentro/fora”, “perto/longe”)
- Caixas grandes (túnel), bambolês, fitas no chão
- Cestos com bolas leves ou saquinhos de tecido
- Cartazes com setas e pictogramas de posição
Desenvolvimento (3 atividades):
- História que movimenta
- Ler um livro curto, apontar ilustrações e destacar posições (“o gato está dentro da caixa”).
- Convidar a turma a imitar com o corpo: entrar no bambolê (dentro) e sair (fora), aproximar (perto) e afastar (longe).
- Repetir palavras-chave, enfatizar gestos e convidar crianças a mostrar.
- História que movimenta
- Circuito posicional
- Montar percurso: passar por baixo da fita (embaixo), pular dentro do bambolê (dentro), andar atrás do cone (atrás).
- Chamar de 2 em 2, demonstrar antes e acompanhar lado a lado.
- Variar dificuldades conforme o grupo.
- Alternativa acessível: Diminuir obstáculos, marcar setas grandes e oferecer apoio de mão.
- Circuito posicional
- Organizar o espaço com quantidade
- Distribuir 3 bolas a cada dupla.
- Pedir para colocar “1 bola dentro do cesto, 2 fora, perto do cone”.
- Trocar comandos e deixar uma criança dar a instrução ao colega (escuta/linguagem).
- Reforçar contagem associada à posição.
- Alternativa: Usar cartões com desenhos de posição para apoiar a compreensão.
- Organizar o espaço com quantidade
Avaliação:
Observar se a criança segue instruções posicionais, transita no circuito com segurança e relaciona posição com contagem simples.
Quinta-feira — “Contar com o corpo e registrar com as mãos”
Campos de experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição completa):
- EI02ET07 — Contar oralmente objetos e pessoas, a partir de diferentes possibilidades (parlendas, rimas, jogos e brincadeiras). Canoas
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola Produção
- EI02EF09 — Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. ribeiraodopinhal.pr.gov.br
Objetivo:
Consolidar a contagem oral em situações lúdicas e realizar registros gráficos simples das quantidades percebidas.
Metodologia:
Roda rítmica com parlendas, manipulação de massa para modelar “quantidades” e registro livre com marcas.
Recursos didáticos:
- Parlendas rimadas de contagem (“Um, dois, feijão com arroz…”)
- Massa de modelar, palitos, botões grandes
- Cartões ou folhas de cartolina, giz de cera, canetões grossos
- Pranchetas de papelão (opcional)
Desenvolvimento (3 atividades):
- Parlendas que contam
- Cantar uma parlenda de contagem, marcar o ritmo batendo palmas.
- Chamar pequenos grupos para pegar objetos enquanto cantar (um objeto no “um”, dois no “dois”).
- Repetir trocando responsáveis, apoiar quem perder a sequência recomeçando juntos.
- Alternativa: Usar cartões com pontos (• • •) para apoiar a correspondência um a um.
- Parlendas que contam
- Modelar a quantidade
- Entregar massa e propor fazer “bolinhas” conforme um comando (“fazer três bolinhas”).
- Contar tocando cada bolinha, alinhar lado a lado e checar “faltou/sobrou?”.
- Introduzir palitos para marcar 1 traço por bolinha (pré-registro).
- Alternativa: Trocar massa por tampinhas grandes se houver dificuldade motora ou sensorial.
- Modelar a quantidade
- Registrar do seu jeito
- Oferecer folhas e convidar a registrar “dois” com marcas (traços, bolinhas, carimbos de dedo).
- Circular e nomear estratégias (“você fez três marcas, vamos contar”).
- Guardar as produções com nome, valorizar cada tentativa de notação.
- Alternativa: Sugerir carimbo de esponja para quem não conseguir controlar o giz.
- Registrar do seu jeito
Avaliação:
Acompanhar se a criança mantém correspondência um a um, alcança pequenas quantidades sob comando e realiza registros pessoais (traços, pontos, marcas).
Sexta-feira — “Meu gráfico de quantidades”
Campos de experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Habilidades da BNCC (código + descrição completa):
- EI02ET08 — Registrar, por meio de traços, desenhos, números e/ou escrita espontânea, quantidades e/ou informações sobre contagens, medidas, medições e comparações. YouTube
- EI02EF04 — Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Canoas
- EI02EO04 — Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. Nova Escola
Objetivo:
Construir um painel simples de quantidades da turma (gráfico de colunas com adesivos/figuras), promovendo perguntas, respostas e comunicação sobre dados.
Metodologia:
Coleta de preferências da turma, contagem coletiva e registro visual em painel, com mediação de perguntas.
Recursos didáticos:
- Cartolina grande com três colunas desenhadas (ex.: “fruta que mais gosto: banana, maçã, uva”)
- Adesivos ou figuras para colar (uma por criança)
- Etiquetas com nomes/fotos (se possível)
- Canetas grossas
Desenvolvimento (3 atividades):
- Escolher e colar
- Explicar a proposta, mostrar as três opções e convidar cada criança a escolher 1 adesivo e colar na coluna correspondente.
- Apoiar as decisões, evitar pressa e respeitar mudanças de ideia antes de colar.
- Alternativa: Oferecer cartões com imagens maiores para crianças com baixa visão ou adaptar usando fotos reais.
- Escolher e colar
- Contar e comparar
- Contar cada coluna apontando adesivo por adesivo; registrar o total com marcas grandes ao lado (•••).
- Perguntar: “Qual tem mais? Qual tem menos? Alguma ficou igual?”
- Retomar linguagem usada na semana e relacionar ao painel.
- Contar e comparar
- Falar sobre o que o gráfico mostra
- Propor perguntas simples para a turma responder: “Quantos gostam de maçã?” “Qual ganhou?”
- Incentivar crianças a explicar suas escolhas, ouvir o colega e comentar com frases curtas.
- Finalizar com um registro coletivo: desenhar ao pé de cada coluna o número de marcas correspondente.
- Alternativa: Se o grupo cansar, dividir a atividade em dois momentos (colar de manhã, contar à tarde).
- Falar sobre o que o gráfico mostra
Avaliação:
Observar se a criança participa da coleta, compreende visualmente o “mais/menos/igual”, contribui para o registro com marcas e responde a perguntas simples sobre o painel.
Observações de acessibilidade e inclusão (para todos os dias)
- Adaptar quantidade de itens (até 3) para quem precisar de menor complexidade.
- Oferecer materiais de diferentes texturas/tamanhos e substituir peças pequenas por grandes em caso de risco.
- Utilizar apoio visual (cartões/pictogramas) e reduzir ruído quando necessário.
- Garantir tempo extra e parear com colega tutor quando ajudar a participação.
- Ao elaborar um plano de aula número e quantidade educação infantil, o professor garante uma rotina estruturada e rica em experiências que conectam teoria e prática. As propostas de contagem, agrupamento e comparação devem ser adaptadas à faixa etária, respeitando o ritmo de cada criança e valorizando suas conquistas. Trabalhar com números nesse nível não significa antecipar conteúdos formais, mas sim proporcionar vivências que despertem curiosidade e senso de lógica. Dessa forma, o ensino se torna mais inclusivo, divertido e eficiente, transformando cada atividade em oportunidade de descoberta.