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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula letra A educação infantil — Educação Infantil (Maternal)

plano de aula letra a educação infantil

O plano de aula letra A educação infantil é uma proposta prática e criativa para professores que desejam trabalhar a descoberta da linguagem com os pequenos de forma lúdica e significativa. 

A letra A é uma das primeiras a ser apresentada às crianças e pode ser explorada através de sons, músicas, histórias, movimentos e atividades sensoriais. Esse tipo de abordagem favorece não apenas a aprendizagem inicial da alfabetização, mas também estimula o desenvolvimento da coordenação motora, da imaginação e da socialização. 

Ao planejar atividades com a letra A, o educador garante momentos prazerosos que despertam curiosidade e encantamento pelo universo das letras. Além disso, um plano estruturado ajuda até professores iniciantes a se sentirem seguros para conduzir a rotina. 

Combinando jogos, artes e narrativas, o plano de aula letra A educação infantil torna-se um recurso essencial para o desenvolvimento integral na primeira infância.

1) Cronograma semanal (segunda a sexta)

Na coluna “Habilidades da BNCC” abaixo aparecem apenas os códigos, conforme solicitado.

Dia da semanaCampos de experiênciaHabilidades da BNCC (apenas códigos)
Segunda-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formasEI02EF03, EI02EF02, EI02TS02
Terça-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação / Corpo, gestos e movimentosEI02EF02, EI02CG05, EI02EF01
Quarta-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação / O eu, o outro e o nós / Traços, sons, cores e formasEI02EF03, EI02EO01, EI02TS02
Quinta-feiraTraços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI02EF09, EI02CG05, EI02ET04
Sexta-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação / O eu, o outro e o nósEI02EF03, EI02EO02, EI02EF02


2) Planos diários detalhados

Em cada dia: Tema / Campos de experiência / Habilidades (código + descrição completa) / Objetivo / Metodologia / Recursos didáticos (um por linha) / Desenvolvimento (3 atividades — passo a passo com verbos no infinitivo) / Avaliação.


Segunda-feira — Tema: Descobrindo a letra A (sons e texturas)

Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas.

Habilidades da BNCC (código + descrição):

      • EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

      • EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. 

      • EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. 

    Objetivo:
    Promover a percepção do som inicial /a/ e o reconhecimento sensorial (visual e tátil) da forma da letra A por meio de música, exploração tátil e manipulação.

    Metodologia:
    Aproximação lúdica: roda de conversa e cantiga para ativar a atenção; exploração tátil livre com orientação; registro coletivo simples (desenho/colagem). Alternar momentos curtos de atividade (5–10 min) para manter atenção.

    Recursos didáticos (um por linha):

        • Cartaz grande com a letra A (cartolina firme)

        • Figuras/cartões de objetos (arara, abacate, amigo, bola, gato — misturar com A e sem A)

        • Caixa sensorial com materiais (papel lixa, tecido felpudo, bolinhas de isopor coladas no A)

        • Massa de modelar (massinha segura para a idade)

        • Instrumentos sonoros (pandeiro, chocalho)

        • Livro ilustrado curto com imagens fortes e poucas palavras

      Desenvolvimento — Atividade 1: Roda sonora “Escutar o A”

          1. Propor acolhimento musical: reunir as crianças em círculo e anunciar que hoje o som que vamos procurar é o som /a/.

          1. Demonstrar alongamento do som: emitir o som /aaaa/ e pedir para repetir em voz alta ou através de movimento (balançar braços).

          1. Propor o jogo do cartão: mostrar um cartão por vez; solicitar que bater palmas quando o nome da figura começar com som /a/ (ex.: “arara”) e ficar quieto se começar com outro som.

          1. Sugerir auxílio para crianças com dificuldade: aproximar o cartão da boca do professor e repetir o som enfatizado; oferecer resposta binária (sim/não) em vez de resposta motora complexa.

          1. Finalizar com reforço positivo: elogiar cada tentativa e registrar rapidamente em ficha (participou/repete o som/assinalar observação).

        Desenvolvimento — Atividade 2: Explorar a letra A com texturas

            1. Propor exploração tátil: apresentar o cartaz da letra A coberto por diferentes texturas (lixa, papel crepom, tecido).

            1. Convidar cada criança a tocar e descrever (usar palavras simples): “áspero”, “macio” — professor modelar as palavras.

            1. Propor modelagem com massinha: pedir para fazer um ‘A’ com massinha ou colar massinha no contorno do A.

            1. Oferecer alternativa para dificuldade motora: entregar moldes do A recortados para colar adesivos pré-cortados em vez de modelar.

          Desenvolvimento — Atividade 3: Leitura curta focada em A

              1. Propor leitura dramatizada: escolher 1 história muito curta com vários nomes/objetos em A; usar entonação, vozes e boneco.

              1. Acompanhar a direção do livro com o dedo para mostrar a direção da leitura (de cima para baixo, esquerda → direita), convidando as crianças a acompanhar.

              1. Propor repetição de palavras-chave: pausar e pedir para repetir palavras iniciadas por A; se a criança não conseguir, oferecer repetição-modelo e gesto que represente o som.

              1. Registrar observações sobre quem acompanhou a leitura e quem repetiu as palavras.

            Avaliação:
            Observar e registrar (apontar em checklist rápido): (1) participação na roda; (2) resposta ao jogo do som (conseguir identificar 1–2 palavras com /a/); (3) manipulação do A na massinha (tentar formar ou colar). Usar observações para ajustar atividades futuras (mais modelos ou mais tempo de manipulação).


            Terça-feira — Tema: O som /a/: rimas e movimento

            Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos.

            Habilidades da BNCC (código + descrição):

                • EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. 

                • EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. 

                • EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

              Objetivo:
              Estimular consciência fonológica inicial (rimas e aliterações com /a/) e integrar movimento e linguagem, promovendo também a expressão de desejos e emoções.

              Metodologia:
              Atividades curtas e rítmicas intercaladas com movimento; uso de cantigas e parlendas que enfatizem o som /a/ e ações corporais para reforçar a aprendizagem.

              Recursos didáticos (um por linha):

                  • Lista de parlendas/cantigas curtas com muitas palavras em A (adaptadas)

                  • Fitas coloridas para segurar durante a canção

                  • Folhas com formas grandes de A para pintar/rasgar colar

                  • Caixa de objetos que começam e não começam com A

                Desenvolvimento — Atividade 1: Cantiga com movimentos

                    1. Propor a cantiga-jogo: cantar uma parlenda curta com muitas palavras com A e combinar um gesto simples para cada palavra (às vezes bater no peito, às vezes levantar os braços).

                    1. Convidar as crianças a imitar os gestos e repetir a palavra-chave com ênfase no som /a/.

                    1. Sugerir adaptação para crianças com pouca atenção: reduzir o número de versos e repetir apenas a estrofe com A, aumentar a expressão corporal do professor para manter engajamento.

                  Desenvolvimento — Atividade 2: Caixa dos sons (explorar rimas)

                      1. Propor inspeção da caixa: apresentar dois objetos (um com A e outro sem A), pronunciar o nome e pedir que apontar o que contém o som /a/.

                      1. Propor criação de rimas simples: falar “a-ba” e convidar a criança a encontrar um objeto que rime (adaptar para sílabas simples; se não conseguir, oferecer opção entre duas figuras).

                      1. Oferecer suporte: usar imagens grandes e repetição clara, repetir o som inicial e alongar para facilitar discriminação.

                    Desenvolvimento — Atividade 3: Pintura/rasgar o A (coordenação)

                    1) Propor pintura do molde A: entregar molde de A para cada criança e orientar para pintar com pincel grosso (segurar o pincel juntos, se necessário).

                    2) Propor rasgar papel colorido para colagem no interior do A (rasgar peças grandes para crianças com motricidade menor).

                    3) Oferecer alternativa: caso a criança não conseguir rasgar, oferecer pedaços pré-rasgados para colar, ou usar adesivos grandes para preencher o A.

                    Avaliação:
                    Anotar quem repete o som /a/, quem identifica o objeto inicial com /a/, e quem realiza sequência de movimentos/rimas. Observar autonomia no uso de pincel/tesoura/colagem (quando aplicável) para planejar trabalho motor subsequente.


                    Quarta-feira — Tema: A de animais (exploração de vocabulário e convívio)

                    Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas.

                    Habilidades da BNCC (código + descrição):

                    EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Nova Escola

                    EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Nova Escola

                    EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola

                    Objetivo:
                    Ampliar vocabulário com palavras iniciadas em A (animais e objetos), estimular atitudes de cuidado (por exemplo, cuidar do boneco/animal) e promover expressão criativa.

                    Metodologia:
                    Uso de dramatização e faz-de-conta (fantoches/animais de pelúcia), leitura ilustrada curta, e oficinas de modelagem para criar animais com A.

                    Recursos didáticos:

                    – Fantoches/animais de pelúcia (arara, abelha, anta, cachorro, etc.

                    – Imagens grandes de animais com nomes escritos (apenas para o professor mostrar)

                    – Massinha / argila segura para a faixa etária

                    -Caixa de areia ou tapete sensorial para “ninho” dos animais

                    Desenvolvimento — Atividade 1: Roda de histórias “Animais que começam com A”

                        1. Propor contação curta: usar um fantoche (ex.: arara) para “contar” quem é e dizer o nome enfatizando o /a/.

                        1. Convidar as crianças a apontar a imagem do animal e repetir o nome; usar pergunta: “Quem começa com /a/?” (oferecer alternativas).

                        1. Propor cuidado simbólico: pedir para cada criança segurar o fantoche por um minuto e fazer carinho (trabalhar cuidado e solidariedade).

                      Desenvolvimento — Atividade 2: Oficina de modelagem — fazer um animal com A

                          1. Propor modelagem: demonstrar como fazer um corpo simples e uma cabeça (ex.: arara — corpo alongado e bico) usando massinha.

                          1. Convidar as crianças a tentar, oferecendo modelagem conjunta (pegar a mão e guiar o movimento se necessário).

                          1. Oferecer alternativa: caso a criança não consiga modelar, permitir colagem de olhos e penas (pedaços de papel) em um molde desenhado do animal.

                        Desenvolvimento — Atividade 3: Brincadeira cooperativa “Cuidando do ninho”

                            1. Propor cenário: organizar um tapete como “ninho” e distribuir animais de pelúcia.

                            1. Convidar pares de crianças a levar um animal ao ninho, trocar com colega e dizer uma palavra que começa com A sobre o animal (ex.: “asas”).

                            1. Sugerir suporte para conflitos: intervir modelando linguagem de partilha (“posso brincar quando você terminar?”) e propor revezamento com timer curto (1–2 minutos).

                          Avaliação:
                          Registrar participação na dramatização, capacidade de nomear ao menos um animal com /a/ e demonstração de atitudes de cuidado/partilha durante a atividade cooperativa.


                          Quinta-feira — Tema: Traços: desenhando o A e noções de espaço

                          Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

                          Habilidades da BNCC (código + descrição):

                              • EI02EF09 — Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. Canoas

                              • EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Nova Escola

                              • EI02ET04 — Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). Nova Escola

                            Objetivo:
                            Estimular o uso de instrumentos de escrita e a coordenação motora fina para traçar a forma da letra A, além de trabalhar noções espaciais simples (em cima, embaixo, entre).

                            Metodologia:
                            Atividades práticas com materiais variados (pincel, giz, fita adesiva, caminho de pontos) e jogos de localização espacial integrados ao desenho do A.

                            Recursos didáticos (um por linha):

                                • Papéis grandes e resistentes (papel kraft) com A desenhado em grande escala

                                • Pincéis grossos, giz de cera grosso, canetões adequados à idade

                                • Fitas adesivas coloridas para marcar “caminho do A” no chão

                                • Molde de A em cartão para traçar

                                • Lápis-guias (palito/haste) para segurar com orientação

                              Desenvolvimento — Atividade 1: Traçar o A no chão (movimento + espaço)

                                  1. Propor circuito: colar fita no chão em forma de A grande e convidar a criança a andar sobre a fita, seguindo a forma (andar em cima, pular fora da base).

                                  1. Convidar a verbalizar posições: ao parar, perguntar “Você está em cima/inferior/entre as linhas?” (modelar as palavras).

                                  1. Oferecer adaptação: para crianças com dificuldade motora grossa, permitir caminhar ao lado da fita e fazer o gesto com a mão.

                                Desenvolvimento — Atividade 2: Traçado com diferentes instrumentos

                                    1. Propor traçado no papel kraft: apresentar o molde do A e demonstrar traçar com pincel grosso, giz e canetão.

                                    1. Convidar cada criança a escolher um instrumento e traçar o contorno do A (ajudar a segurar o instrumento, se necessário).

                                    1. Oferecer alternativa: para crianças que não conseguem segurar o pincel, propor pintura com carimbo ou carimbo de esponja no contorno do A.

                                  Desenvolvimento — Atividade 3: Ligando pontos e colagem

                                      1. Propor ligação de pontos simples formando A: entregar folha com 6–8 pontos e incentivar a criança a ligar com lápis grosso (guiar a mão quando necessário).

                                      1. Propor colagem de elementos (recortes que começam com A) dentro do A traçado.

                                      1. Oferecer suporte: se a criança não conseguir ligar os pontos, propor colagem direta de adesivos ao longo da linha do A.

                                    Avaliação:
                                    Observar coordenação ao segurar instrumentos, iniciativa em escolher materiais, e compreensão de posições espaciais (ser capaz de apontar “em cima”, “embaixo”, “entre” durante a atividade).


                                    Sexta-feira — Tema: Roda de histórias e avaliação lúdica: tudo sobre o A

                                    Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.

                                    Habilidades da BNCC (código + descrição):

                                        • EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Nova Escola

                                        • EI02EO02 — Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Nova Escola

                                        • EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. Nova Escola

                                      Objetivo:
                                      Consolidar o que foi trabalhado durante a semana (sons, forma do A, palavras) em atividades avaliativas e festivas, valorizando a autoestima e a tentativa.

                                      Metodologia:
                                      Roda de apresentação dos trabalhos (mostruário), atividades em estações curtas (3 estações com 5–8 minutos cada) e celebração das conquistas individuais e do grupo.

                                      Recursos didáticos (um por linha):

                                          • Painel com os trabalhos da semana (A em massinha, desenhos, colagens)

                                          • Três estações preparadas: estação sonora, estação de traço, estação de modelagem

                                          • Selos ou estrelas adesivas para marcar tentativas

                                          • Livro-brinde ou um pequeno certificado simbólico para cada criança (feito pelo professor)

                                        Desenvolvimento — Atividade 1: Exposição e fala livre

                                            1. Propor “mostra do A”: sentar em roda e apresentar o painel com trabalhos; convidar cada criança a apontar sua produção e dizer uma palavra que começou com A (se disser, premiar com elogio).

                                            1. Modelar a fala: caso a criança não consiga falar, oferecer alternativas (apontar, dizer junto).

                                            1. Encorajar elogios do grupo: orientar as crianças a aplaudir (“batidinhas leves”) a apresentação do colega.

                                          Desenvolvimento — Atividade 2: Estações rápidas (rotativa)

                                              1. Propor estação 1 (sonora): ouvir gravações de palavras e identificar as que começam com /a/ (professor reforçar).

                                              1. Propor estação 2 (traço): traçar o A em areia fina/recipiente sensorial com o dedo.

                                              1. Propor estação 3 (modelagem): montar um mini-A com massinha.

                                              1. Organizar rodízio: orientar troca a cada 6 minutos; auxiliar quem precisar ao lado.

                                            Desenvolvimento — Atividade 3: Encerramento e valorização

                                                1. Propor roda de elogios: pedir ao grupo para dizer algo positivo sobre a semana (o professor começar).

                                                1. Entregar um selo/estrelinha a cada criança por “tentativa e participação” e tirar foto do grupo para registro pedagógico.

                                                1. Registrar observações para planejamento da próxima semana (quem precisa de mais apoio no traço, na discriminação sonora, etc.).

                                              Avaliação:
                                              Realizar avaliação formativa por observação: (a) conseguir identificar ao menos 1 palavra com /a/ numa atividade guiada; (b) demonstrar tentativa ao traçar ou modelar o A; (c) demonstrar atitude positiva (tentar, participar). Preencher ficha de observação rápida com três indicadores (sons /a/, traçado do A, participação social) para cada criança.

                                              Sugestões finais e orientações práticas para o professor (dicas rápidas)

                                                  • Preparar materiais na véspera e ter alternativas prontas (ex.: moldes prontos, adesivos) para alunos com dificuldade motora.

                                                  • Manter o ritmo curto: para Maternal, cada bloco de atividade idealmente 8–12 minutos; dividir atividades e alternar movimento/sons/descanso.

                                                  • Documentar com fotos curtas e anotações: registrar 1 foto por criança em atividade chave e 1 observação de comportamento para a avaliação formativa.

                                                  • Adaptar sempre: se o grupo se dispersar, reduzir a atividade a micro-tarefas (por exemplo, 3 repetições da canção) e oferecer reforço imediato.

                                                  • Trabalhar com as famílias: enviar um bilhete curto com sugestão de atividade para casa (“brincar de achar objetos com A”) para reforço familiar.

                                                Ao aplicar um plano de aula letra A educação infantil, o professor proporciona uma experiência completa de aprendizado que vai além do simples reconhecimento da letra. As atividades permitem que as crianças explorem sons, texturas, movimentos e interações sociais, fortalecendo competências previstas na BNCC. 

                                                Esse tipo de planejamento mostra como a ludicidade pode ser aliada da alfabetização inicial e do desenvolvimento infantil. Mais do que ensinar a letra A, o educador cria um ambiente de descoberta, cuidado e valorização das conquistas de cada criança. 

                                                Assim, o plano de aula letra A educação infantil se torna uma ferramenta indispensável para quem deseja aliar pedagogia, criatividade e afeto no processo de ensino-aprendizagem.

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