
O Plano de aula Dia da Árvore Educação Infantil (Maternal) é uma oportunidade incrível para trabalhar com os pequenos a importância da natureza de forma lúdica e significativa.
Nessa fase, as crianças estão descobrindo o mundo e precisam de experiências concretas que despertem a curiosidade, a imaginação e o cuidado com o ambiente ao redor.
Ao celebrar o Dia da Árvore na Educação Infantil, especialmente no Maternal, o professor pode propor atividades práticas, musicais e artísticas que envolvem desde rodas de conversa até brincadeiras e produções coletivas.
Confira:
- Plano de aula dia da árvore (Pré-escola)
- Projeto dia da árvore para educação infantil
- Atividades dia da árvore educação infantil
- Imagens para colorir dia da árvore
- Cartaz coletivo dia da árvore
SUMÁRIO
ToggleTema da Semana: Dia da Árvore
Segunda-feira
Tema do dia: Conhecendo as árvores
Campos de experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Habilidades da BNCC:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
Objetivo: Estimular o contato inicial com as árvores, despertando sentimentos de cuidado, respeito e pertencimento ao ambiente natural.
Metodologia: A aula será conduzida de forma lúdica, envolvendo roda de conversa, observação da natureza e atividades de cuidado simples. O professor atuará como mediador, incentivando a participação oral, a exploração do ambiente e a expressão de sentimentos.
Recursos didáticos:
- Imagem grande de uma árvore
- Cartaz em branco
- Folhas de árvore reais
- Lápis de cor e giz de cera
- Cola
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: As crianças serão recebidas com música suave. Será feita a chamadinha e em seguida uma roda de conversa.
- Introdução ao conteúdo: Será mostrada uma imagem grande de uma árvore e será feita a seguinte pergunta: “O que vocês veem nessa imagem? Como é a árvore?”. As crianças devem responder livremente.
- Atividade 1 (lúdica): Será feita uma caminhada pelo pátio ou espaço externo da escola, observando árvores. O professor dirá: “Vamos olhar para as árvores e ver como são bonitas e importantes”.
- Atividade 2 (impressa): As crianças receberão uma folha com a figura de uma árvore para colorir livremente. O professor incentivará: “Pinte do jeito que você imagina uma árvore bonita”.
- Atividade 3 (impressa): As crianças receberão um desenho de cena com várias imagens, onde deverão circular apenas as árvores.
- Atividade 4 (lúdica): Cada criança ajudará a colar folhas secas em um cartaz coletivo para formar uma árvore de sala. O professor dirá: “Estamos fazendo a nossa árvore juntos, cada folha é importante”.
Avaliação:
- Observar a participação na roda de conversa.
- Registrar como cada criança interagiu com a natureza.
- Avaliar se a criança conseguiu identificar a árvore nas imagens.
Terça-feira
Tema do dia: Para que servem as árvores?
Campos de experiência:
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Habilidades da BNCC:
- (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando desejos, necessidades e opiniões.
- (EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva).
Objetivo: Reconhecer a importância das árvores para o meio ambiente e para as pessoas, estimulando a oralidade e a escuta atenta.
Metodologia: A aula será conduzida com contação de história, exploração oral e atividades de registro em papel. O professor estimulará perguntas e respostas, criando um espaço de diálogo.
Recursos didáticos:
- Livro ilustrado sobre árvores
- Cartolina
- Giz de cera e lápis de cor
- Folhas impressas com figuras variadas (árvore, sol, nuvem, casa, etc.)
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: As crianças serão recebidas com música infantil. Será feita a chamadinha e a roda de conversa sobre “quem já viu uma árvore na rua ou em casa”.
- Introdução ao conteúdo: Será contada uma história curta ilustrada sobre “A árvore generosa”. Ao final, será feita a pergunta: “O que a árvore fez pelas pessoas?”.
- Atividade 1 (lúdica): As crianças dramatizarão, em roda, partes da história, imitando árvores balançando os galhos.
- Atividade 2 (impressa): Cada criança receberá uma folha com várias figuras e deverá circular apenas as que representam elementos da natureza (árvore, sol, nuvem).
- Atividade 3 (impressa): Será entregue uma folha com o desenho de uma árvore incompleta (sem folhas). As crianças colarão pedacinhos de papel verde formando as folhas.
- Atividade 4 (lúdica): Em grupo, será feita a construção de um mural coletivo: um grande sol no alto e várias árvores pintadas pelas crianças em volta.
Avaliação:
- Observar a atenção durante a história.
- Registrar se a criança consegue diferenciar elementos da natureza.
- Verificar a participação nas dramatizações.
Quarta-feira
Tema do dia: As partes da árvore
Campos de experiência:
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades da BNCC:
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados, explorando cores, texturas e formas.
Objetivo: Identificar partes da árvore (tronco, galhos, folhas, raízes) e explorá-las por meio de atividades artísticas e motoras.
Metodologia: O professor conduzirá a aula com observação, questionamentos e atividades manuais. A proposta é incentivar a coordenação motora fina e a percepção visual.
Recursos didáticos:
- Cartaz ilustrado com partes da árvore
- Papéis coloridos
- Cola e tesoura sem ponta
- Massinha de modelar
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: Será feita a roda de conversa com a pergunta: “O que tem em uma árvore além das folhas?”.
- Introdução ao conteúdo: Será apresentado um cartaz com as partes da árvore (tronco, galhos, folhas, raízes). O professor dirá: “Essa é a raiz, ela fica embaixo da terra e segura a árvore”.
- Atividade 1 (lúdica): As crianças farão imitações corporais – tronco firme, braços como galhos, mãos como folhas balançando.
- Atividade 2 (impressa): Receberão um desenho de árvore com espaços para pintar cada parte em cor indicada (tronco marrom, folhas verdes).
- Atividade 3 (impressa): As crianças colarão pedacinhos de papel rasgado (marrom e verde) formando tronco e copa.
- Atividade 4 (lúdica): Modelagem com massinha para criar pequenas árvores, explorando cores e texturas.
Avaliação:
- Observar se a criança identificou e nomeou partes da árvore.
- Registrar como participou das imitações corporais.
- Avaliar a coordenação nas colagens e modelagens.
Quinta-feira
Tema do dia: Cuidando das árvores
Campos de experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Habilidades da BNCC:
- (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre características dos objetos.
Objetivo: Desenvolver atitudes de cuidado com a natureza, reconhecendo que as árvores precisam ser protegidas e preservadas.
Metodologia: A aula será prática, envolvendo conversa, exploração do espaço da escola e produção coletiva.
Recursos didáticos:
- Baldes pequenos com água
- Copinhos descartáveis
- Plantas e árvores da escola
- Folhas impressas com imagens de cuidado ambiental
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: Acolhida com música “Se eu fosse um peixinho”. Roda de conversa: “O que podemos fazer para cuidar das árvores?”.
- Introdução ao conteúdo: Será mostrada uma imagem de uma árvore sendo regada e outra sendo cortada. Será feita a pergunta: “Qual árvore está sendo bem cuidada?”.
- Atividade 1 (lúdica): As crianças serão levadas até uma planta do pátio para regar com copinhos d’água.
- Atividade 2 (impressa): Receberão folhas com desenhos de atitudes (regar árvore, cortar galho, jogar lixo). Deverão circular apenas as atitudes corretas.
- Atividade 3 (impressa): Completar com colagem cenas de árvores recebendo cuidado (colar adesivos ou figuras de regador, sol, pássaros).
- Atividade 4 (lúdica): Produzir um painel coletivo chamado “Cuidando da nossa árvore”, onde cada criança colará um desenho ou folha natural.
Avaliação:
- Observar se a criança compreende a diferença entre cuidar e prejudicar a natureza.
- Registrar a participação no cuidado coletivo.
- Avaliar a compreensão ao circular atitudes corretas.
Sexta-feira
Tema do dia: A nossa árvore da amizade
Campos de experiência:
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades da BNCC:
- (EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados, explorando cores e formas ao criar produções.
Objetivo: Construir coletivamente uma árvore simbólica, representando a amizade e a união da turma, fortalecendo vínculos afetivos.
Metodologia: A aula será conduzida com contação de história, conversa coletiva e produção artística colaborativa.
Recursos didáticos:
- História curta ilustrada sobre amizade
- Cartolina grande em formato de árvore sem folhas
- Tinta guache colorida
- Pincéis
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: Será feita roda de conversa com a pergunta: “Quem gosta de brincar junto com os amigos?”.
- Introdução ao conteúdo: Será contada uma história curta sobre uma árvore que acolhia todos os animais. O professor dirá: “Assim como os animais tinham a árvore, nós temos uns aos outros”.
- Atividade 1 (lúdica): Brincadeira da roda cantada “A árvore da amizade”, onde as crianças dão as mãos e giram cantando.
- Atividade 2 (impressa): Cada criança receberá a silhueta de uma folha em papel, para pintar com guache.
- Atividade 3 (impressa): As crianças colarão suas folhas pintadas na cartolina grande, formando a copa da árvore da amizade.
- Atividade 4 (lúdica): Cada criança poderá falar algo que gosta de fazer na escola. O professor escreverá frases curtas no mural.
Avaliação:
- Observar se a criança consegue relatar suas experiências.
- Registrar a participação na construção da árvore da amizade.
- Avaliar como utilizou cores e materiais na pintura da folha.
Reflexão Final sobre o Plano de Aula Dia da Árvore Educação Infantil (Maternal)
O plano de aula Dia da Árvore Educação Infantil (Maternal) deve ser pensado de forma lúdica e acessível, permitindo que as crianças aprendam na prática o valor da natureza.
O professor pode iniciar com uma roda de conversa sobre árvores, seguir com um passeio de observação, propor pinturas com as mãos para representar folhas e finalizar com a construção coletiva de uma Árvore da Amizade.
Cada etapa deve ser conduzida em tom narrativo e acolhedor, estimulando a participação ativa dos pequenos e valorizando cada descoberta.