logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Dia da Árvore Educação infantil (Pré-escola)

plano de aula dia da árvore educação infantil pré escola 4 e 5 anos

O Plano de Aula Dia da Árvore Educação Infantil (Pré-escola) é uma proposta lúdica e envolvente que leva as crianças a descobrirem a importância das árvores para a vida.

Ao longo da semana, os pequenos participam de rodas de conversa, contação de histórias, atividades impressas e vivências práticas, como abraçar e regar árvores do pátio da escola.

Dessa forma, o plano contribui não apenas para o desenvolvimento cognitivo e motor, mas também para a formação de atitudes de cuidado e preservação ambiental desde a infância.

Confira: 

Plano de aula semanal dia da árvore (Pré-escola)

Tema: Dia da ávore

Segunda-feira

Campos de experiência:

      • O Eu, o Outro e o Nós

      • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

    Habilidades da BNCC:

        • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

        • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

      Objetivo: Levar as crianças a reconhecer a importância da árvore como parte da natureza e fonte de vida, estimulando sentimentos de afeto, cuidado e respeito.

      Metodologia: O professor conduzirá a aula com acolhida calorosa, roda de conversa, contação de história ilustrada e atividades práticas e impressas. O foco será na sensibilização, estimulando a oralidade, o relato de experiências e a criação coletiva. A metodologia será pautada na ludicidade, respeitando a faixa etária, garantindo que cada atividade envolva escuta, fala, imaginação e expressão artística.

      Recursos didáticos:

          • Livro ilustrado sobre árvores

          • Cartaz branco em formato de árvore

          • Tinta guache verde e marrom

          • Folhas impressas para pintura e colagem

          • Cola, tesoura sem ponta, giz de cera

        Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
        Rotina inicial: O professor acolherá cada criança com um sorriso e uma música suave de boas-vindas. Em seguida, fará a chamadinha com fotos ou cartões dos alunos. Logo depois, iniciará a roda de conversa perguntando: “Quem aqui já viu uma árvore bem grande? Como ela é? O que vocês acham que a árvore pode nos dar?”.

        Introdução ao conteúdo: O professor mostrará um livro ilustrado com a história curta “A Árvore Generosa”. Durante a leitura, dirá em voz calma: “Essa árvore é muito especial, porque sempre ajuda. Vamos descobrir juntos o que ela faz pelas pessoas?”. Após a leitura, incentivará comentários espontâneos: “O que vocês gostaram na árvore da história?”.

        Atividade 1 (lúdica): O professor convidará as crianças para irem até o pátio ou jardim da escola. Dirá: “Vamos abraçar uma árvore de verdade? Sinta o tronco, o cheiro e a sombra”. Cada criança tocará na árvore, podendo abraçá-la. Em seguida, o professor dirá: “A árvore é nossa amiga, ela nos dá sombra e ar para respirar”.

        Atividade 2 (impressa): Cada criança receberá uma folha com a figura de uma árvore incompleta. O professor explicará: “Agora vocês vão completar essa árvore com as cores que ela merece”. As crianças pintarão livremente tronco e copa, explorando criatividade.

        Atividade 3 (impressa): Será entregue uma cena com várias imagens (árvore, casa, bola, carro). O professor orientará: “Circulem apenas as árvores que encontrarem na folha”. Essa atividade ajudará na identificação visual e foco.

        Atividade 4 (lúdica): A turma será reunida para a construção coletiva de uma “árvore de sala”. O professor fixará um cartaz em formato de tronco e pedirá: “Cada um vai carimbar sua mãozinha com tinta verde para formar as folhas dessa árvore. Assim, ela será feita com a ajuda de todos”.

        Avaliação: O professor observará se as crianças participaram da roda de conversa, se compreenderam a importância da árvore na história e no ambiente, e se conseguiram identificar a árvore nas figuras impressas. Também registrará como expressaram sentimentos ao abraçar a árvore e ao construir a árvore coletiva.


        Terça-feira

        Tema do dia: O que a árvore nos oferece

        Campos de experiência:

            • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

            • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

          Habilidades da BNCC:

              • (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

              • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.

            Objetivo: Reconhecer a importância das árvores para a vida das pessoas, dos animais e do planeta, entendendo seus benefícios de forma lúdica e participativa.

            Metodologia: A aula será desenvolvida com conversa guiada, exploração sensorial, reconto de história e atividades artísticas. O professor atuará como mediador, estimulando observação, imaginação e registros em papel, garantindo que as crianças percebam as funções da árvore no ambiente.

            Recursos didáticos:

                • Frutas variadas (maçã, banana, laranja)

                • Cartaz ilustrativo com imagens de sombra, frutos, pássaros e balanço em árvore

                • Folhas impressas para colagem

                • Papel colorido

                • Cola e lápis de cor

              Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
              Rotina inicial: O professor receberá as crianças com música animada. Fará a chamadinha e, em seguida, a roda de conversa: “Vocês sabiam que a árvore pode nos dar muitas coisas? Quem sabe dizer o que a árvore nos dá?”.

              Introdução ao conteúdo: O professor mostrará um cartaz com diferentes usos das árvores: sombra, frutos, moradia de animais e diversão (balanço). Explicará: “A árvore é muito importante, ela nos dá frutos deliciosos, sombra fresquinha e abrigo para os passarinhos. Vamos pensar em tudo que ela pode nos oferecer?”.

              Atividade 1 (lúdica): O professor organizará uma degustação simples de frutas, dizendo: “Essas frutas vêm das árvores. Quem quer experimentar um pedacinho?”. Enquanto experimentam, comentará: “Viram como as árvores são generosas?”.

              Atividade 2 (impressa): Será entregue uma folha com figuras diversas (árvore, bola, fruta, carro, sombra de árvore). O professor orientará: “Vamos circular tudo o que a árvore nos oferece”.

              Atividade 3 (impressa): Cada criança receberá uma árvore desenhada sem frutos. O professor pedirá: “Agora vocês vão colar frutinhas de papel colorido nessa árvore, para ela ficar cheia de presentes”.

              Atividade 4 (lúdica): O professor organizará uma dramatização coletiva. Dirá: “Vamos brincar de ser uma árvore. Uns vão ser galhos, outros folhas, outros frutos e outros passarinhos que moram nela”. Cada grupo representará sua parte com gestos e falas.

              Avaliação: O professor observará se as crianças reconheceram elementos que vêm da árvore, registrando como participaram da degustação, da colagem e da dramatização. Também verificará se conseguiram identificar nas imagens os elementos que a árvore oferece.


              Quarta-feira

              Tema do dia: As partes da árvore

              Campos de experiência:

                  • Corpo, Gestos e Movimentos

                  • Traços, Sons, Cores e Formas

                Habilidades da BNCC:

                    • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

                    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                  Objetivo: Identificar e diferenciar as partes principais da árvore (tronco, galhos, folhas, raízes, frutos) por meio de atividades práticas e expressivas.

                  Metodologia: O professor usará conversa exploratória, observação de imagens, atividades impressas e produção artística para fixar os conceitos. Será estimulada a coordenação motora fina e a criatividade, garantindo envolvimento lúdico.

                  Recursos didáticos:

                      • Cartaz com ilustração das partes da árvore

                      • Papel kraft grande com desenho de árvore sem copa

                      • Folhas coloridas recortadas

                      • Massinha de modelar

                      • Folhas impressas com árvore para pintura

                    Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
                    Rotina inicial: O professor acolherá as crianças e fará a chamadinha. Depois, iniciará a roda de conversa: “Quem sabe me dizer o que a árvore tem além das folhas? E embaixo da terra, o que segura a árvore?”.

                    Introdução ao conteúdo: O professor mostrará um cartaz ilustrado, apontando cada parte: “Esse é o tronco, esses são os galhos, essas são as folhas e aqui embaixo ficam as raízes que seguram a árvore firme”.

                    Atividade 1 (lúdica): O professor convidará as crianças para uma brincadeira corporal: “Vamos ser árvores. Fiquem firmes como troncos, levantem os braços como galhos e mexam as mãos como folhas no vento”.

                    Atividade 2 (impressa): Será entregue uma folha com desenho de árvore incompleta, pedindo: “Vocês vão pintar cada parte com a cor indicada: tronco marrom, folhas verdes, frutos coloridos”.

                    Atividade 3 (impressa): As crianças receberão papéis coloridos para rasgar e colar formando tronco e copa em uma folha impressa com árvore. O professor incentivará: “Cada pedacinho colado é importante para completar a árvore”.

                    Atividade 4 (lúdica): Será feita modelagem em massinha, onde cada criança criará uma árvore pequena com tronco, galhos e folhas. O professor dirá: “Vocês podem inventar árvores bem diferentes, com muitas folhas e frutos”.

                    Avaliação: O professor observará se as crianças conseguiram nomear e diferenciar as partes da árvore, registrando como participaram das brincadeiras corporais e das atividades de colagem e modelagem.


                    Quinta-feira

                    Tema do dia: Cuidando das árvores

                    Campos de experiência:

                        • O Eu, o Outro e o Nós

                        • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

                      Habilidades da BNCC:

                          • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

                          • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

                        Objetivo: Desenvolver atitudes de cuidado e preservação da natureza, reconhecendo a importância de proteger as árvores.

                        Metodologia: A aula será conduzida com conversa, atividades práticas e produções coletivas. As crianças serão incentivadas a comparar atitudes corretas e incorretas em relação à preservação, refletindo sobre suas escolhas.

                        Recursos didáticos:

                            • Imagens impressas de atitudes corretas e incorretas (regar x cortar galho, jogar lixo x plantar)

                            • Cartaz em branco

                            • Baldes e copos descartáveis com água

                            • Lápis de cor e giz de cera

                          Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
                          Rotina inicial: O professor fará a acolhida, a chamadinha e a roda de conversa: “O que a gente pode fazer para que as árvores vivam felizes e saudáveis?”.

                          Introdução ao conteúdo: O professor mostrará imagens de atitudes corretas e incorretas. Perguntará: “Qual dessas crianças está cuidando bem da árvore? E qual não está cuidando?”.

                          Atividade 1 (lúdica): As crianças serão levadas ao pátio para regar uma árvore da escola com copinhos de água. O professor explicará: “Estamos ajudando nossa árvore a crescer saudável”.

                          Atividade 2 (impressa): Será entregue uma folha com imagens variadas. O professor dirá: “Vamos circular apenas as atitudes corretas de cuidado com as árvores”.

                          Atividade 3 (impressa): As crianças receberão uma folha com desenho de árvore e figuras de elementos (sol, água, lixo, pássaros). Deverão colar somente os elementos que ajudam no cuidado.

                          Atividade 4 (lúdica): A turma produzirá um painel coletivo chamado “Cuidando das nossas árvores”. Cada criança colará uma imagem ou desenho representando atitudes de cuidado.

                          Avaliação: O professor registrará se as crianças compreenderam a diferença entre atitudes corretas e incorretas, avaliando como participaram do cuidado real com a árvore da escola e do painel coletivo.


                          Sexta-feira

                          Tema do dia: A árvore da amizade

                          Campos de experiência:

                              • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

                              • Traços, Sons, Cores e Formas

                            Habilidades da BNCC:

                                • (EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

                                • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                              Objetivo: Construir coletivamente uma árvore simbólica que represente amizade e união, fortalecendo vínculos afetivos entre a turma.

                              Metodologia: A aula será conduzida com contação de história, roda de conversa, brincadeira musical e produção artística coletiva. O professor incentivará a expressão oral e a criatividade, garantindo envolvimento de todos.

                              Recursos didáticos:

                                  • História ilustrada sobre amizade

                                  • Cartolina grande em formato de árvore sem folhas

                                  • Tinta guache colorida

                                  • Pincéis

                                  • Tesoura sem ponta

                                Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
                                Rotina inicial: O professor fará acolhida com música de roda. Depois, chamará a turma para a roda de conversa: “Quem gosta de brincar com os amigos? O que vocês mais gostam de fazer juntos?”.

                                Introdução ao conteúdo: O professor contará uma história curta sobre uma árvore que abrigava todos os animais, reforçando a ideia de amizade e união. Ao final, perguntará: “O que essa árvore fez para os animais se sentirem felizes juntos?”.

                                Atividade 1 (lúdica): O professor conduzirá a brincadeira da roda cantada “A árvore da amizade”, em que as crianças dão as mãos, giram e cantam.

                                Atividade 2 (impressa): Cada criança receberá uma folha com molde de folha de árvore para pintar livremente. O professor explicará: “Essa folha será parte da nossa árvore da amizade”.

                                Atividade 3 (impressa): As folhas pintadas serão recortadas e coladas coletivamente na cartolina da árvore grande. O professor dirá: “Agora, cada folha representa cada um de vocês, juntos formando uma árvore forte e bonita”.

                                Atividade 4 (lúdica): Cada criança falará uma palavra ou frase curta sobre amizade. O professor escreverá no mural, registrando as falas: “Eu gosto de brincar junto”, “Amigo ajuda”, etc.

                                Avaliação: O professor observará se as crianças conseguiram relatar experiências de amizade, avaliará o envolvimento na construção coletiva da árvore e registrará como expressaram sentimentos por meio da fala, da pintura e da colagem.

                                Confira: 

                                • Plano de aula dia da árvore (Pré-escola)
                                • Projeto dia da árvore para educação infantil
                                • Atividades dia da árvore educação infantil
                                • Imagens para colorir dia da árvore

                                Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                POSTS RECENTES