
Tema: Letra O
Observação: As habilidades indicadas seguem a BNCC — Educação Infantil.
O plano de aula letra O educação infantil é uma proposta criativa para ajudar professores a apresentarem a letra O de forma lúdica e significativa. Trabalhar esse conteúdo com crianças do maternal ou da pré-escola exige estratégias práticas, atividades visuais e sonoras que estimulem a curiosidade e a aprendizagem.
Ao explorar o som da letra O em histórias, músicas, parlendas e brincadeiras, a criança desenvolve não apenas a consciência fonológica, mas também a oralidade e a coordenação motora.
Esse tipo de plano de aula permite que os pequenos descubram a letra de diferentes formas: ouvindo, cantando, movimentando o corpo e produzindo materiais.
Além disso, fortalece a socialização ao promover atividades em grupo, incentivando o cuidado com o outro e a cooperação. Com o plano de aula letra O educação infantil, o aprendizado se torna prazeroso, acessível e marcante.
1) Cronograma semanal
(No cronograma abaixo apenas os códigos das habilidades — conforme solicitado.)
Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (apenas códigos) |
---|---|---|
Segunda-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas | EI02EF03, EI02EF02, EI02CG05 |
Terça-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos | EI02EF02, EI02TS01, EI02CG03 |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos | EI02TS02, EI02ET05, EI02CG05 |
Quinta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02ET01, EI02EO01, EI02EF08 |
Sexta-feira | Traços, sons, cores e formas; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02TS02, EI02EO03, EI02EF01 |
2) Planos diários detalhados
Nota: em cada dia, abaixo das Habilidades da BNCC aparece o código + descrição completa (conforme BNCC / materiais técnicos). As descrições têm referência para consulta.
SUMÁRIO
ToggleSegunda-feira
Tema: Apresentando a letra O — som inicial e história com objetos que têm /o/
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Nova Escola
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. Nova Escola
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Nova Escola
Objetivo:
Proporcionar familiaridade com o som /o/ e com a forma da letra O, estimulando escuta, vocabulário e controle manual por meio de história e atividades plásticas.
Metodologia:
Trabalhar de forma lúdica e sensorial: leitura dialogada, exploração sonora (rimas e onomatopeias com /o/) e atividade plástica simples para formar a letra O. Favorecer repetição, rimas e suporte visual/tátil.
Recursos didáticos:
- Livro ilustrado curto (texto com palavras que contenham /o/).
- Cartaz grande com a letra O (recortada em papelão).
- Objetos reais que começam com O (ovo falso, boneco “Ovo”, ovelha de pelúcia etc.).
- Massa de modelar ou argila macia.
- Fantoches simples ou bichinho de pano.
- Tapete ou almofadas para roda.
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo, verbo no infinitivo):
Atividade 1 — Acolhida e história sensorial (20 min)
- Organizar as crianças em roda sobre o tapete; posicionar-se ao nível dos olhos das crianças.
- Apresentar o cartaz com a letra O e falar que hoje a letra O vai “visitar” a turma.
- Chamar a atenção para os objetos que começam com O: mostrar cada objeto lentamente e enfatizar o som inicial /o/ (por ex.: “ovo — /o/ /o/”).
- Ler a história curta, usando fantoches e entonação expressiva; parar em trechos para convidar as crianças a repetirem palavras com /o/ (usar tempo curto — 1–2 segundos — para as respostas).
- Sinalizar com gestos (apontar para a ilustração e depois para a palavra escrita) para mostrar a distinção entre imagem e escrita.
Dicas práticas: manter voz baixa em trechos de atenção; usar pausas amplas para que crianças tímidas tenham tempo de responder; trocar o fantoche para estimular participação.
Alternativa se as crianças não conseguirem focar: reduzir leitura para 5–7 minutos, usar apenas o fantoche com um refrão repetitivo com /o/.
- Sinalizar com gestos (apontar para a ilustração e depois para a palavra escrita) para mostrar a distinção entre imagem e escrita.
Atividade 2 — Jogo das rimas e sons com /o/ (10–12 min)
- Propor brincadeira rítmica: bater palminhas e fazer rimas simples terminando em ‹o› (ex.: “bo-bo, ovo — /o/”).
- Convidar cada criança a escolher um objeto com O e produzir um som associado (por ex.: imitar som de ovo caindo — ideia simples/gesto).
- Estimular reconhecimento de rimas e repetição, fortalecendo discriminação auditiva.
Dicas práticas: se alguma criança não falar, aceitar o apontar; recompensar com elogio verbal (“que som bonito!”).
- Estimular reconhecimento de rimas e repetição, fortalecendo discriminação auditiva.
Atividade 3 — Formação do O com massa de modelar (15 min)
- Distribuir porções pequenas de massa de modelar para cada criança.
- Demonstrar como enrolar um “cobrazinha” e fechar formando um círculo (O); fazer a demonstração lenta e repetir 2 vezes.
- Convidar as crianças a copiar; ajudar com modelagem manual quando necessário (segurar a mão da criança com delicadeza).
- Estimular nomear o objeto que formaram e relacionar com palavras iniciadas por O ditas na história.
Dicas práticas: para crianças com pouca coordenação, oferecer um molde (prato) para pressionar a massa e recortar a forma de círculo; evitar procedimentos longos — manter atividade rápida.
- Estimular nomear o objeto que formaram e relacionar com palavras iniciadas por O ditas na história.
Avaliação:
- Observar participação na roda (EI02EF03) e reação ao som /o/: apontar, repetir palavras ou escolher objeto com O.
- Registrar quem conseguiu formar o círculo com massa de modelar e o grau de apoio necessário (EI02CG05).
- Fazer registro breve para planejamento: anotar 1–2 necessidades individuais.
Terça-feira
Tema: Brincando com o som /o/ — cantigas, aliterações e movimento corporal
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. Nova Escola
- EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. Nova Escola
- EI02CG03 — Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. Nova Escola
Objetivo:
Desenvolver percepção sonora do fonema /o/, ampliar repertório de rimas e mobilizar o corpo em atividades rítmicas.
Metodologia:
Musicalização lúdica com objetos sonoros e cantigas curtas; integrar movimento e canto; usar repetição e reforço positivo.
Recursos didáticos:
- Instrumentos de sopro simples e/ou chocalhos, panelas pequenas, colheres de pau.
- Cartões com imagens de palavras com /o/ (ovo, olho, bola — selecionar com O).
- Canção curta adaptada com muitas sílabas /o/.
- Espaço livre (tapete grande).
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Música e rimas com /o/ (10–15 min)
- Reunir as crianças em semicírculo.
- Apresentar uma cantiga curta com repetições de /o/ (ex.: criar refrão “O-o, o-o, vem o O brincar”).
- Cantar junto com gestos e estimular as crianças a bater palmas no refrão.
Dicas práticas: usar melodias conhecidas e acelerar devagar; mostrar o gesto antes de pedir que repitam.
- Cantar junto com gestos e estimular as crianças a bater palmas no refrão.
Atividade 2 — Oficina de sons (10–12 min)
- Distribuir instrumentos simples (ou objetos que fazem som).
- Propor que as crianças “façam o som do O” com o instrumento (ex.: chocalho lento para /o/ longo).
- Organizar pequenas seqüências sonoras e convidar as crianças a reproduzir (imitar o professor).
Alternativa se houver desconforto com instrumentos: usar panelinhas e colheres para percussão corporal (bater no colo).
- Organizar pequenas seqüências sonoras e convidar as crianças a reproduzir (imitar o professor).
Atividade 3 — Movimento: dançando o O (8–10 min)
- Sugerir movimentos amplos que remetam ao formato O (rodar com os braços formando círculos, girar no próprio eixo).
- Propor seguir o professor: andar em círculo, parar quando ouvir o som /o/ forte.
- Estimular imitação e colaboração entre pares (andar na roda junto).
Dicas práticas: para crianças com pouca mobilidade, oferecer participação na percussão ou no uso de lenços para movimentos suaves.
- Estimular imitação e colaboração entre pares (andar na roda junto).
Avaliação:
- Verificar reconhecimento do som em brincadeiras (EI02EF02) e participação na percussão (EI02TS01).
- Notar capacidade de seguir orientações simples de movimento (EI02CG03).
Quarta-feira
Tema: Letra O no desenho e na classificação — objetos redondos
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola
- EI02ET05 — Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). Nova Escola
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Nova Escola
Objetivo:
Reconhecer formas circulares (O) em objetos do ambiente; praticar classificação por forma e trabalhar coordenação fina ao desenhar/modelar o O.
Metodologia:
Atividades sensoriais e de investigação (estação de materiais), seguida de classificação em pequenos grupos e atividade de desenho dirigido.
Recursos didáticos:
- Bandejas com materiais variados (rolhas, tampinhas, bolas pequenas, botões circulares).
- Papéis grandes, giz de cera grosso, pratinhos para molde.
- Massa de modelar/argila.
- Etiquetas (círculos coloridos) para agrupar objetos.
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Estação sensorial: descobrir objetos redondos (15 min)
- Montar estações com bandejas contendo vários objetos (alguns redondos, outros não).
- Convidar as crianças a explorar livremente, mostrar que podem tocar e comparar.
- Perguntar: “Este objeto tem forma de círculo?” e estimular resposta por apontar.
Dicas práticas: colocar etiquetas com imagens para facilitar identificação; acompanhar a exploração para evitar colocação de peças na boca.
- Perguntar: “Este objeto tem forma de círculo?” e estimular resposta por apontar.
Atividade 2 — Classificar por forma (10 min)
- Pedir que as crianças coloquem objetos nas etiquetas correspondentes: “círculo” ou “não-círculo”.
- Modelar a ação mostrando exemplo antes de pedir que as crianças façam.
- Elogiar tentativas e reajustar se houver confusão (usar contraste de cor para etiquetas).
Alternativa: se crianças não entenderem a classificação, reduzir para “colocar as bolinhas aqui” e “outros objetos ali” — simplificar a regra.
- Elogiar tentativas e reajustar se houver confusão (usar contraste de cor para etiquetas).
Atividade 3 — Desenho e molde do O (12–15 min)
- Distribuir papel e giz de cera grosso.
- Demonstrar como desenhar um grande O com o braço inteiro (gesto no ar) e depois na folha.
- Oferecer pratinhos para pressionar e contornar, formando o O para crianças com dificuldade de traçado livre.
Dicas práticas: para crianças que se cansam, permitir trabalho em dupla — uma criança segura o molde e a outra contorna; evitar correção rígida — valorizar o traço.
- Oferecer pratinhos para pressionar e contornar, formando o O para crianças com dificuldade de traçado livre.
Avaliação:
- Verificar se a criança consegue identificar e agrupar objetos redondos (EI02ET05).
- Avaliar controle manual no desenho/modelagem (EI02TS02 / EI02CG05).
Quinta-feira
Tema: Caça tátil e textual: objetos com O — cuidado e partilha
Campos de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). Nova Escola
- EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Nova Escola
- EI02EF08 — Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.). Nova Escola
Objetivo:
Estimular a observação de propriedades dos objetos com O (textura, tamanho), promover atitudes de cuidado e convivência e ampliar contato com parlendas/poesias curtas com O.
Metodologia:
Atividade integrando exploração sensorial (caixa tátil), leitura de parlenda curta e jogo cooperativo com cuidado dos materiais.
Recursos didáticos:
- Caixa tátil com objetos diversos (macio, duro, frio, morno) — todos previamente higienizados.
- Cartões com parlendas curtas que contenham palavras com O.
- Cestos para organização dos objetos.
- Álcool/lenços umedecidos para higiene das mãos.
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Caixa tátil: explorar características (12–15 min)
- Montar a caixa com objetos cobertos por um tecido (esconder parcialmente para aumentar surpresa).
- Convidar uma criança por vez para colocar a mão na caixa e descrever (com apoio do adulto) se o objeto é macio/duro/grande/pequeno.
- Relacionar o objeto com palavras com O (ex.: “ovo — liso, pequeno”).
Dicas práticas: para crianças que não gostam de surpresa tátil, permitir olhar antes; usar linguagem simples e muitos exemplos.
- Relacionar o objeto com palavras com O (ex.: “ovo — liso, pequeno”).
Atividade 2 — Parlenda interativa (8–10 min)
- Ler/cantar parlenda curta com repetição de /o/ (convidar as crianças a bater no ritmo).
- Propor que cada criança segure um cartão com figura e entra na roda para mostrar quando ouvir sua figura na parlenda.
- Estimular revezamento e cuidado com os cartões (EI02EO01).
Alternativa: se o grupo for muito barulhento, usar uma parlenda com ação corporal (gestos fáceis).
- Estimular revezamento e cuidado com os cartões (EI02EO01).
Atividade 3 — Jogo do cuidado: guardar objetos (10 min)
- Explicar que os brinquedos/objetos precisam ser guardados com cuidado para que outros possam brincar (modelar a atitude).
- Propor que as crianças, em pequenos grupos, organizem os objetos em cestos, ajudando-se mutuamente.
- Elogiar atos de solidariedade e cuidado (abraços, palavras gentis).
Dicas práticas: para crianças que brigarem por objetos, interceder calmamente e oferecer alternativa similar; transformar resolução em aprendizado (“como vamos fazer para dividir?”).
- Elogiar atos de solidariedade e cuidado (abraços, palavras gentis).
Avaliação:
- Notar descrições dadas sobre texturas/tamanhos (EI02ET01).
- Registrar atitudes de cuidado e partilha ao guardar materiais (EI02EO01).
- Observar participação na escuta e manipulação de textos (EI02EF08).
Sexta-feira
Tema: Projeto coletivo — “O Mural do O” e roda de partilha com a família
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola
- EI02EO03 — Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. Nova Escola
- EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Nova Escola
Objetivo:
Consolidar o trabalho com a letra O por meio de produção coletiva, socialização e envolvimento da família (se possível) com exposição simples.
Metodologia:
Atividade coletiva de construção do mural e roda de partilha; enfoque na linguagem oral para que cada criança “apresente” seu trabalho de forma breve (apoio do professor).
Recursos didáticos:
- Painel/mural de sala.
- Produções da semana (modelagens em O, desenhos).
- Cola escolar, fita dupla face, etiquetas com nome das crianças.
- Convite simples para as famílias (se for política da escola).
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Montagem do mural coletivo (15–20 min)
- Reunir as produções (ovos de massa, desenhos em forma de O).
- Convidar as crianças a colar suas produções no mural, uma por uma, estimular a falar o próprio nome e dizer uma palavra com O.
- Promover elogios individuais e coletivos para reforçar sentimento de pertencimento.
Dicas práticas: para crianças que não quiserem colar, oferecer colagem com ajuda do adulto; permitir ficar observando o mural como participação.
- Promover elogios individuais e coletivos para reforçar sentimento de pertencimento.
Atividade 2 — Roda de partilha: “Meu O” (8–10 min)
- Organizar crianças sentadas em roda; pedir que cada uma mostre rapidamente sua peça e dizer algo simples (“meu O é redondo”).
- Modelar antes com duas crianças para demonstrar forma de falar (curto e claro).
- Estimular respostas breves e escuta dos colegas (EI02EF01 / EI02EO03).
Alternativa: se a turma for muito grande, fazer roda em dois grupos.
- Estimular respostas breves e escuta dos colegas (EI02EF01 / EI02EO03).
Atividade 3 — Encaminhamento para casa e envolvimento familiar (ao final do período)
- Preparar um bilhete objetivo para a família explicando a atividade e sugerindo uma brincadeira em casa com objetos que tenham O.
- Entregar as produções às famílias com etiqueta e sugerir perguntas que os adultos podem fazer (“Qual é o som dessa letra?”).
- Registrar observações do dia para planejamento futuro.
Dicas práticas: manter comunicado curto e positivo; pedir que família retorne foto ou comentário (se política da escola permitir).
- Registrar observações do dia para planejamento futuro.
Avaliação:
- Avaliar participação na montagem do mural e na fala curta (EI02EF01).
- Observar cooperação ao partilhar espaço e materiais (EI02EO03).
- Registrar progresso na manipulação de materiais (EI02TS02).
Observações finais e orientações para o/a professor/a (práticas gerais)
- Tempo de atividades: no Maternal, planejar blocos curtos (8–20 min) com alternância de atividade mais ativa e mais tranquila.
- Atenção individualizada: anotar crianças que precisam de apoio extra (coeficiente motor, atenção, linguagem) para planejar intervenções diferenciadas.
- Rotina: manter rotina previsível (acolhida → roda → atividade dirigida → livre exploração → fechamento) para favorecer segurança emocional.
- Adaptações: para crianças com mobilidade reduzida ou maior sensibilidade sensorial, oferecer alternativa tátil/visual e reduzir estímulos.
- Registro: manter registro breve (nota ou foto) de cada atividade para avaliação formativa.
- Segurança e higiene: higienizar materiais compartilhados; supervisionar uso de massa e pequenos objetos.
O plano de aula letra O educação infantil é um recurso pedagógico essencial para estimular a alfabetização de maneira lúdica. Ele favorece o contato das crianças com sons, formas e símbolos, aproximando a aprendizagem do universo infantil. Ao usar atividades que unem música, movimento, artes e interação, o professor promove experiências completas que fortalecem diferentes habilidades. Essa abordagem contribui para que a criança reconheça a letra O no dia a dia, perceba sua importância na formação de palavras e sinta prazer em aprender. Assim, o plano de aula letra O educação infantil cumpre seu papel de ensinar de forma envolvente, despertando interesse, criatividade e participação ativa no processo educativo.