logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula letra O Educação Infantil (Maternal)

plano de aula letra o educação infantil

Tema: Letra O
Observação: As habilidades indicadas seguem a BNCC — Educação Infantil.

O plano de aula letra O educação infantil é uma proposta criativa para ajudar professores a apresentarem a letra O de forma lúdica e significativa. Trabalhar esse conteúdo com crianças do maternal ou da pré-escola exige estratégias práticas, atividades visuais e sonoras que estimulem a curiosidade e a aprendizagem.

 Ao explorar o som da letra O em histórias, músicas, parlendas e brincadeiras, a criança desenvolve não apenas a consciência fonológica, mas também a oralidade e a coordenação motora. 

Esse tipo de plano de aula permite que os pequenos descubram a letra de diferentes formas: ouvindo, cantando, movimentando o corpo e produzindo materiais. 

Além disso, fortalece a socialização ao promover atividades em grupo, incentivando o cuidado com o outro e a cooperação. Com o plano de aula letra O educação infantil, o aprendizado se torna prazeroso, acessível e marcante.

1) Cronograma semanal

(No cronograma abaixo apenas os códigos das habilidades — conforme solicitado.)

Dia da semanaCampos de experiênciaHabilidades da BNCC (apenas códigos)
Segunda-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formasEI02EF03, EI02EF02, EI02CG05
Terça-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentosEI02EF02, EI02TS01, EI02CG03
Quarta-feiraTraços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentosEI02TS02, EI02ET05, EI02CG05
Quinta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02ET01, EI02EO01, EI02EF08
Sexta-feiraTraços, sons, cores e formas; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02TS02, EI02EO03, EI02EF01


2) Planos diários detalhados

Nota: em cada dia, abaixo das Habilidades da BNCC aparece o código + descrição completa (conforme BNCC / materiais técnicos). As descrições têm referência para consulta.

Segunda-feira

Tema: Apresentando a letra O — som inicial e história com objetos que têm /o/

Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas.

Habilidades da BNCC (código + descrição):

     

      • EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Nova Escola

      • EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. Nova Escola

      • EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Nova Escola

    Objetivo:
    Proporcionar familiaridade com o som /o/ e com a forma da letra O, estimulando escuta, vocabulário e controle manual por meio de história e atividades plásticas.

    Metodologia:
    Trabalhar de forma lúdica e sensorial: leitura dialogada, exploração sonora (rimas e onomatopeias com /o/) e atividade plástica simples para formar a letra O. Favorecer repetição, rimas e suporte visual/tátil.

    Recursos didáticos:

       

        • Livro ilustrado curto (texto com palavras que contenham /o/).

        • Cartaz grande com a letra O (recortada em papelão).

        • Objetos reais que começam com O (ovo falso, boneco “Ovo”, ovelha de pelúcia etc.).

        • Massa de modelar ou argila macia.

        • Fantoches simples ou bichinho de pano.

        • Tapete ou almofadas para roda.

      Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo, verbo no infinitivo):

      Atividade 1 — Acolhida e história sensorial (20 min)

         

          1. Organizar as crianças em roda sobre o tapete; posicionar-se ao nível dos olhos das crianças.

          1. Apresentar o cartaz com a letra O e falar que hoje a letra O vai “visitar” a turma.

          1. Chamar a atenção para os objetos que começam com O: mostrar cada objeto lentamente e enfatizar o som inicial /o/ (por ex.: “ovo — /o/ /o/”).

          1. Ler a história curta, usando fantoches e entonação expressiva; parar em trechos para convidar as crianças a repetirem palavras com /o/ (usar tempo curto — 1–2 segundos — para as respostas).

          1. Sinalizar com gestos (apontar para a ilustração e depois para a palavra escrita) para mostrar a distinção entre imagem e escrita.
            Dicas práticas: manter voz baixa em trechos de atenção; usar pausas amplas para que crianças tímidas tenham tempo de responder; trocar o fantoche para estimular participação.
            Alternativa se as crianças não conseguirem focar: reduzir leitura para 5–7 minutos, usar apenas o fantoche com um refrão repetitivo com /o/.

        Atividade 2 — Jogo das rimas e sons com /o/ (10–12 min)

           

            1. Propor brincadeira rítmica: bater palminhas e fazer rimas simples terminando em ‹o› (ex.: “bo-bo, ovo — /o/”).

            1. Convidar cada criança a escolher um objeto com O e produzir um som associado (por ex.: imitar som de ovo caindo — ideia simples/gesto).

            1. Estimular reconhecimento de rimas e repetição, fortalecendo discriminação auditiva.
              Dicas práticas: se alguma criança não falar, aceitar o apontar; recompensar com elogio verbal (“que som bonito!”).

          Atividade 3 — Formação do O com massa de modelar (15 min)

             

              1. Distribuir porções pequenas de massa de modelar para cada criança.

              1. Demonstrar como enrolar um “cobrazinha” e fechar formando um círculo (O); fazer a demonstração lenta e repetir 2 vezes.

              1. Convidar as crianças a copiar; ajudar com modelagem manual quando necessário (segurar a mão da criança com delicadeza).

              1. Estimular nomear o objeto que formaram e relacionar com palavras iniciadas por O ditas na história.
                Dicas práticas: para crianças com pouca coordenação, oferecer um molde (prato) para pressionar a massa e recortar a forma de círculo; evitar procedimentos longos — manter atividade rápida.

            Avaliação:

               

                • Observar participação na roda (EI02EF03) e reação ao som /o/: apontar, repetir palavras ou escolher objeto com O.

                • Registrar quem conseguiu formar o círculo com massa de modelar e o grau de apoio necessário (EI02CG05).

                • Fazer registro breve para planejamento: anotar 1–2 necessidades individuais.

              Terça-feira

              Tema: Brincando com o som /o/ — cantigas, aliterações e movimento corporal

              Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos.

              Habilidades da BNCC (código + descrição):

                 

                  • EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. Nova Escola

                  • EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. Nova Escola

                  • EI02CG03 — Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. Nova Escola

                Objetivo:
                Desenvolver percepção sonora do fonema /o/, ampliar repertório de rimas e mobilizar o corpo em atividades rítmicas.

                Metodologia:
                Musicalização lúdica com objetos sonoros e cantigas curtas; integrar movimento e canto; usar repetição e reforço positivo.

                Recursos didáticos:

                   

                    • Instrumentos de sopro simples e/ou chocalhos, panelas pequenas, colheres de pau.

                    • Cartões com imagens de palavras com /o/ (ovo, olho, bola — selecionar com O).

                    • Canção curta adaptada com muitas sílabas /o/.

                    • Espaço livre (tapete grande).

                  Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                  Atividade 1 — Música e rimas com /o/ (10–15 min)

                     

                      1. Reunir as crianças em semicírculo.

                      1. Apresentar uma cantiga curta com repetições de /o/ (ex.: criar refrão “O-o, o-o, vem o O brincar”).

                      1. Cantar junto com gestos e estimular as crianças a bater palmas no refrão.
                        Dicas práticas: usar melodias conhecidas e acelerar devagar; mostrar o gesto antes de pedir que repitam.

                    Atividade 2 — Oficina de sons (10–12 min)

                       

                        1. Distribuir instrumentos simples (ou objetos que fazem som).

                        1. Propor que as crianças “façam o som do O” com o instrumento (ex.: chocalho lento para /o/ longo).

                        1. Organizar pequenas seqüências sonoras e convidar as crianças a reproduzir (imitar o professor).
                          Alternativa se houver desconforto com instrumentos: usar panelinhas e colheres para percussão corporal (bater no colo).

                      Atividade 3 — Movimento: dançando o O (8–10 min)

                         

                          1. Sugerir movimentos amplos que remetam ao formato O (rodar com os braços formando círculos, girar no próprio eixo).

                          1. Propor seguir o professor: andar em círculo, parar quando ouvir o som /o/ forte.

                          1. Estimular imitação e colaboração entre pares (andar na roda junto).
                            Dicas práticas: para crianças com pouca mobilidade, oferecer participação na percussão ou no uso de lenços para movimentos suaves.

                        Avaliação:

                           

                            • Verificar reconhecimento do som em brincadeiras (EI02EF02) e participação na percussão (EI02TS01).

                            • Notar capacidade de seguir orientações simples de movimento (EI02CG03).

                          Quarta-feira

                          Tema: Letra O no desenho e na classificação — objetos redondos

                          Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos.

                          Habilidades da BNCC (código + descrição):

                             

                              • EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola

                              • EI02ET05 — Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). Nova Escola

                              • EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Nova Escola

                            Objetivo:
                            Reconhecer formas circulares (O) em objetos do ambiente; praticar classificação por forma e trabalhar coordenação fina ao desenhar/modelar o O.

                            Metodologia:
                            Atividades sensoriais e de investigação (estação de materiais), seguida de classificação em pequenos grupos e atividade de desenho dirigido.

                            Recursos didáticos:

                               

                                • Bandejas com materiais variados (rolhas, tampinhas, bolas pequenas, botões circulares).

                                • Papéis grandes, giz de cera grosso, pratinhos para molde.

                                • Massa de modelar/argila.

                                • Etiquetas (círculos coloridos) para agrupar objetos.

                              Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                              Atividade 1 — Estação sensorial: descobrir objetos redondos (15 min)

                                 

                                  1. Montar estações com bandejas contendo vários objetos (alguns redondos, outros não).

                                  1. Convidar as crianças a explorar livremente, mostrar que podem tocar e comparar.

                                  1. Perguntar: “Este objeto tem forma de círculo?” e estimular resposta por apontar.
                                    Dicas práticas: colocar etiquetas com imagens para facilitar identificação; acompanhar a exploração para evitar colocação de peças na boca.

                                Atividade 2 — Classificar por forma (10 min)

                                   

                                    1. Pedir que as crianças coloquem objetos nas etiquetas correspondentes: “círculo” ou “não-círculo”.

                                    1. Modelar a ação mostrando exemplo antes de pedir que as crianças façam.

                                    1. Elogiar tentativas e reajustar se houver confusão (usar contraste de cor para etiquetas).
                                      Alternativa: se crianças não entenderem a classificação, reduzir para “colocar as bolinhas aqui” e “outros objetos ali” — simplificar a regra.

                                  Atividade 3 — Desenho e molde do O (12–15 min)

                                     

                                      1. Distribuir papel e giz de cera grosso.

                                      1. Demonstrar como desenhar um grande O com o braço inteiro (gesto no ar) e depois na folha.

                                      1. Oferecer pratinhos para pressionar e contornar, formando o O para crianças com dificuldade de traçado livre.
                                        Dicas práticas: para crianças que se cansam, permitir trabalho em dupla — uma criança segura o molde e a outra contorna; evitar correção rígida — valorizar o traço.

                                    Avaliação:

                                       

                                        • Verificar se a criança consegue identificar e agrupar objetos redondos (EI02ET05).

                                        • Avaliar controle manual no desenho/modelagem (EI02TS02 / EI02CG05).

                                      Quinta-feira

                                      Tema: Caça tátil e textual: objetos com O — cuidado e partilha

                                      Campos de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

                                      Habilidades da BNCC (código + descrição):

                                         

                                          • EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). Nova Escola

                                          • EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Nova Escola

                                          • EI02EF08 — Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.). Nova Escola

                                        Objetivo:
                                        Estimular a observação de propriedades dos objetos com O (textura, tamanho), promover atitudes de cuidado e convivência e ampliar contato com parlendas/poesias curtas com O.

                                        Metodologia:
                                        Atividade integrando exploração sensorial (caixa tátil), leitura de parlenda curta e jogo cooperativo com cuidado dos materiais.

                                        Recursos didáticos:

                                           

                                            • Caixa tátil com objetos diversos (macio, duro, frio, morno) — todos previamente higienizados.

                                            • Cartões com parlendas curtas que contenham palavras com O.

                                            • Cestos para organização dos objetos.

                                            • Álcool/lenços umedecidos para higiene das mãos.

                                          Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                                          Atividade 1 — Caixa tátil: explorar características (12–15 min)

                                             

                                              1. Montar a caixa com objetos cobertos por um tecido (esconder parcialmente para aumentar surpresa).

                                              1. Convidar uma criança por vez para colocar a mão na caixa e descrever (com apoio do adulto) se o objeto é macio/duro/grande/pequeno.

                                              1. Relacionar o objeto com palavras com O (ex.: “ovo — liso, pequeno”).
                                                Dicas práticas: para crianças que não gostam de surpresa tátil, permitir olhar antes; usar linguagem simples e muitos exemplos.

                                            Atividade 2 — Parlenda interativa (8–10 min)

                                               

                                                1. Ler/cantar parlenda curta com repetição de /o/ (convidar as crianças a bater no ritmo).

                                                1. Propor que cada criança segure um cartão com figura e entra na roda para mostrar quando ouvir sua figura na parlenda.

                                                1. Estimular revezamento e cuidado com os cartões (EI02EO01).
                                                  Alternativa: se o grupo for muito barulhento, usar uma parlenda com ação corporal (gestos fáceis).

                                              Atividade 3 — Jogo do cuidado: guardar objetos (10 min)

                                                 

                                                  1. Explicar que os brinquedos/objetos precisam ser guardados com cuidado para que outros possam brincar (modelar a atitude).

                                                  1. Propor que as crianças, em pequenos grupos, organizem os objetos em cestos, ajudando-se mutuamente.

                                                  1. Elogiar atos de solidariedade e cuidado (abraços, palavras gentis).
                                                    Dicas práticas: para crianças que brigarem por objetos, interceder calmamente e oferecer alternativa similar; transformar resolução em aprendizado (“como vamos fazer para dividir?”).

                                                Avaliação:

                                                   

                                                    • Notar descrições dadas sobre texturas/tamanhos (EI02ET01).

                                                    • Registrar atitudes de cuidado e partilha ao guardar materiais (EI02EO01).

                                                    • Observar participação na escuta e manipulação de textos (EI02EF08).

                                                  Sexta-feira

                                                  Tema: Projeto coletivo — “O Mural do O” e roda de partilha com a família

                                                  Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

                                                  Habilidades da BNCC (código + descrição):

                                                     

                                                      • EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola

                                                      • EI02EO03 — Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. Nova Escola

                                                      • EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Nova Escola

                                                    Objetivo:
                                                    Consolidar o trabalho com a letra O por meio de produção coletiva, socialização e envolvimento da família (se possível) com exposição simples.

                                                    Metodologia:
                                                    Atividade coletiva de construção do mural e roda de partilha; enfoque na linguagem oral para que cada criança “apresente” seu trabalho de forma breve (apoio do professor).

                                                    Recursos didáticos:

                                                       

                                                        • Painel/mural de sala.

                                                        • Produções da semana (modelagens em O, desenhos).

                                                        • Cola escolar, fita dupla face, etiquetas com nome das crianças.

                                                        • Convite simples para as famílias (se for política da escola).

                                                      Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                                                      Atividade 1 — Montagem do mural coletivo (15–20 min)

                                                         

                                                          1. Reunir as produções (ovos de massa, desenhos em forma de O).

                                                          1. Convidar as crianças a colar suas produções no mural, uma por uma, estimular a falar o próprio nome e dizer uma palavra com O.

                                                          1. Promover elogios individuais e coletivos para reforçar sentimento de pertencimento.
                                                            Dicas práticas: para crianças que não quiserem colar, oferecer colagem com ajuda do adulto; permitir ficar observando o mural como participação.

                                                        Atividade 2 — Roda de partilha: “Meu O” (8–10 min)

                                                           

                                                            1. Organizar crianças sentadas em roda; pedir que cada uma mostre rapidamente sua peça e dizer algo simples (“meu O é redondo”).

                                                            1. Modelar antes com duas crianças para demonstrar forma de falar (curto e claro).

                                                            1. Estimular respostas breves e escuta dos colegas (EI02EF01 / EI02EO03).
                                                              Alternativa: se a turma for muito grande, fazer roda em dois grupos.

                                                          Atividade 3 — Encaminhamento para casa e envolvimento familiar (ao final do período)

                                                             

                                                              1. Preparar um bilhete objetivo para a família explicando a atividade e sugerindo uma brincadeira em casa com objetos que tenham O.

                                                              1. Entregar as produções às famílias com etiqueta e sugerir perguntas que os adultos podem fazer (“Qual é o som dessa letra?”).

                                                              1. Registrar observações do dia para planejamento futuro.
                                                                Dicas práticas: manter comunicado curto e positivo; pedir que família retorne foto ou comentário (se política da escola permitir).

                                                            Avaliação:

                                                               

                                                                • Avaliar participação na montagem do mural e na fala curta (EI02EF01).

                                                                • Observar cooperação ao partilhar espaço e materiais (EI02EO03).

                                                                • Registrar progresso na manipulação de materiais (EI02TS02).

                                                              Observações finais e orientações para o/a professor/a (práticas gerais)

                                                                 

                                                                  • Tempo de atividades: no Maternal, planejar blocos curtos (8–20 min) com alternância de atividade mais ativa e mais tranquila.

                                                                  • Atenção individualizada: anotar crianças que precisam de apoio extra (coeficiente motor, atenção, linguagem) para planejar intervenções diferenciadas.

                                                                  • Rotina: manter rotina previsível (acolhida → roda → atividade dirigida → livre exploração → fechamento) para favorecer segurança emocional.

                                                                  • Adaptações: para crianças com mobilidade reduzida ou maior sensibilidade sensorial, oferecer alternativa tátil/visual e reduzir estímulos.

                                                                  • Registro: manter registro breve (nota ou foto) de cada atividade para avaliação formativa.

                                                                  • Segurança e higiene: higienizar materiais compartilhados; supervisionar uso de massa e pequenos objetos.

                                                                O plano de aula letra O educação infantil é um recurso pedagógico essencial para estimular a alfabetização de maneira lúdica. Ele favorece o contato das crianças com sons, formas e símbolos, aproximando a aprendizagem do universo infantil. Ao usar atividades que unem música, movimento, artes e interação, o professor promove experiências completas que fortalecem diferentes habilidades. Essa abordagem contribui para que a criança reconheça a letra O no dia a dia, perceba sua importância na formação de palavras e sinta prazer em aprender. Assim, o plano de aula letra O educação infantil cumpre seu papel de ensinar de forma envolvente, despertando interesse, criatividade e participação ativa no processo educativo.

                                                                Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                                                POSTS RECENTES