logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Primavera– Educação Infantil – Pré-Escola (4 e 5 anos)

plano de aula primavera para educação infantil pre escola bncc 4 e 5 anos

Neste plano de aula primavera para educação infantil pé escola (4 e 5 anos) semanal completo, você encontrará propostas lúdicas e atividades práticas que exploram cores, flores e elementos da estação de forma criativa e significativa.

Tudo pensado para estimular a coordenação motora, a socialização e a expressão artística das crianças de 4 e 5 anos.

Veja também: 

Painel coletivo da primavera para educação infantil

Plano de aula primavera (MATERNAL)

Plano de aula semanal: descobrindo os encantos da primavera

Tema da Semana: “Descobrindo os Encantos da Primavera”


Dia da semana: Segunda-feira

Data: /____/

Tema do dia: “As cores da primavera”

Campos de Experiência:

      • Traços, Sons, Cores e Formas

      • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

    Habilidades da BNCC:

        • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

        • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

      Objetivo:
      Proporcionar às crianças a descoberta das cores que caracterizam a primavera, incentivando a expressão artística e a comunicação oral por meio de produções visuais e rodas de conversa.

      Metodologia:
      A aula será conduzida em clima lúdico e colorido, começando pela acolhida e roda de conversa sobre as cores observadas na natureza. O professor utilizará músicas, imagens e materiais artísticos para estimular a percepção visual. As atividades impressas e lúdicas serão desenvolvidas em sequência, incentivando tanto a criatividade quanto a coordenação motora fina.

      Recursos Didáticos:

          • Folhas A4

          • Tinta guache colorida

          • Lápis de cor e giz de cera

          • Revista com imagens de flores coloridas

          • Cartolina para cartaz coletivo

        Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
        Rotina inicial com acolhida, chamadinha e roda de conversa: o professor pergunta “Quais cores vocês mais gostam? Vocês já viram flores coloridas por aí?”

            • Atividade 1 – Lúdica: Dança das cores com música. O professor entrega pedaços de tecido colorido e orienta: “Vamos dançar como se fôssemos flores coloridas balançando com o vento!”

            • Atividade 2 – Lúdica: Jogo das cores. O professor mostra cartões coloridos e pede: “Quem consegue encontrar algo dessa cor na sala?”

            • Atividade 3 – Impressa: Colagem de flores coloridas. As crianças recortam imagens de flores de revistas e colam em folha A4.

            • Atividade 4 – Impressa: Pintura livre da primavera com guache, estimulando misturas de cores.

          Avaliação:
          Observar se as crianças identificaram e nomearam cores, se participaram ativamente das brincadeiras e se expressaram por meio de colagens e pinturas.


          Dia da semana: Terça-feira

          Data: /____/

          Tema do dia: “Borboletas no jardim”

          Campos de Experiência:

              • Corpo, Gestos e Movimentos

              • Traços, Sons, Cores e Formas

            Habilidades da BNCC:

                • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

                • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

              Objetivo:
              Favorecer a imaginação das crianças explorando os movimentos leves das borboletas, incentivando expressão corporal, motricidade fina e criatividade.

              Metodologia:
              A aula se inicia com acolhida e roda de conversa sobre borboletas: “Quem já viu uma borboleta? Como ela voa? De que cores ela pode ser?” O professor utilizará música e movimentos para explorar a delicadeza das asas. Depois, as crianças produzirão borboletas em desenho e colagem.

              Recursos Didáticos:

                  • Música infantil sobre borboletas

                  • Papeis coloridos (crepom, seda, cartolina)

                  • Tesoura sem ponta

                  • Cola

                  • Giz de cera

                Desenvolvimento:

                    • Atividade 1 – Lúdica: Brincadeira “Voando como borboletas”. O professor orienta: “Vamos bater os bracinhos devagar, como se fossem asas!”

                    • Atividade 2 – Lúdica: Dança livre das borboletas ao som de música suave.

                    • Atividade 3 – Impressa: Colagem de asas coloridas com papel picado.

                    • Atividade 4 – Impressa: Desenho livre de uma borboleta em folha A4, colorida com giz de cera.

                  Avaliação:
                  Registrar se as crianças participaram dos movimentos corporais, se conseguiram criar colagens e desenhos de forma criativa e se mostraram interesse no tema.


                  Dia da semana: Quarta-feira

                  Data: /____/

                  Tema do dia: “Flores que encantam”

                  Campos de Experiência:

                      • Traços, Sons, Cores e Formas

                      • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

                    Habilidades da BNCC:

                        • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                        • (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

                      Objetivo:
                      Estimular a imaginação e a expressão das crianças através da criação de poemas simples sobre flores e da confecção de produções artísticas.

                      Metodologia:
                      O professor acolherá a turma e conduzirá a roda de conversa: “Quais flores vocês conhecem? Como são as flores na primavera?” Em seguida, apresentará um pequeno poeminha sobre flores, convidando as crianças a criarem rimas. Depois, seguirão para produções artísticas com flores.

                      Recursos Didáticos:

                          • Papel A4

                          • Revistas para recorte de flores

                          • Cola e tesoura

                          • Cartolina para painel coletivo

                          • Música suave sobre flores

                        Desenvolvimento:

                            • Atividade 1 – Lúdica: Roda de rimas. O professor diz: “Flor rima com…?” e as crianças completam.

                            • Atividade 2 – Lúdica: Música sobre flores, com gestos de abrir os braços como pétalas.

                            • Atividade 3 – Impressa: Colagem de flores de revistas em folha A4.

                            • Atividade 4 – Impressa: Desenho livre de um jardim florido, utilizando cores variadas.

                          Avaliação:
                          Analisar se as crianças participaram da criação de rimas, se interagiram na música e se expressaram nas produções artísticas.


                          Dia da semana: Quinta-feira

                          Data: /____/

                          Tema do dia: “Pássaros e seus cantos”

                          Campos de Experiência:

                              • Corpo, Gestos e Movimentos

                              • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

                            Habilidades da BNCC:

                                • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

                                • (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

                              Objetivo:
                              Explorar o tema dos pássaros da primavera por meio da música, movimento e leitura de imagens, desenvolvendo expressão corporal e curiosidade pela leitura.

                              Metodologia:
                              Após a acolhida e roda de conversa, o professor mostrará imagens de pássaros, perguntando: “Qual desses pássaros vocês já viram? Que som eles fazem?” Em seguida, proporá brincadeiras de imitação de sons e movimentos, além de atividades impressas.

                              Recursos Didáticos:

                                  • Imagens de pássaros coloridos

                                  • Livros infantis ilustrados

                                  • Massinha de modelar

                                  • Papel A4 e lápis de cor

                                Desenvolvimento:

                                    • Atividade 1 – Lúdica: Imitar sons de pássaros. O professor faz sons e as crianças repetem.

                                    • Atividade 2 – Lúdica: Brincadeira de voar como pássaros pelo espaço da sala.

                                    • Atividade 3 – Impressa: Desenho de pássaro para colorir.

                                    • Atividade 4 – Impressa: Modelagem de pássaros simples com massinha.

                                  Avaliação:
                                  Observar se as crianças participaram ativamente das imitações, se exploraram sons e movimentos e se demonstraram interesse nas produções manuais.


                                  Dia da semana: Sexta-feira

                                  Data: /____/

                                  Tema do dia: “O grande jardim da turma”

                                  Campos de Experiência:

                                      • O Eu, o Outro e o Nós

                                      • Traços, Sons, Cores e Formas

                                    Habilidades da BNCC:

                                        • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

                                        • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                                      Objetivo:
                                      Proporcionar a vivência de trabalho coletivo na construção de um painel representando um jardim da primavera, incentivando cooperação, respeito e criatividade.

                                      Metodologia:
                                      O professor inicia com acolhida e roda de conversa sobre tudo o que aprenderam na semana. Em seguida, organiza a turma em grupos para a confecção de um grande cartaz coletivo. Cada criança contribui com flores, borboletas ou pássaros, promovendo integração e participação.

                                      Recursos Didáticos:

                                          • Cartolina grande

                                          • Papeis coloridos

                                          • Tesoura sem ponta

                                          • Cola

                                          • Lápis de cor e giz de cera

                                        Desenvolvimento:

                                            • Atividade 1 – Lúdica: Roda de conversa lembrando as atividades da semana.

                                            • Atividade 2 – Lúdica: Jogo cooperativo de organizar elementos do jardim (cada criança coloca uma parte do cartaz).

                                            • Atividade 3 – Impressa: Recorte e colagem de flores para o painel.

                                            • Atividade 4 – Impressa: Desenho livre para colar no painel coletivo.

                                          Avaliação:
                                          Avaliar a cooperação, a participação coletiva e a forma como cada criança se envolveu na construção do painel. Observar se demonstraram respeito ao trabalho dos colegas e se expressaram criatividade no projeto final.

                                          Veja: Painel coletivo da primavera para educação infantil

                                          Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                          POSTS RECENTES