
A primavera é uma estação cheia de cores, flores e vida, perfeita para despertar a curiosidade e a imaginação das crianças do maternal. Trabalhar esse tema em sala é uma oportunidade de promover experiências sensoriais, corporais e artísticas que encantam os pequenos e tornam o aprendizado mais significativo.
Neste plano de aula semanal primavera maternal (2 e 3 anos) completo, você encontrará propostas lúdicas e atividades práticas que envolvem dança, música, colagens, desenhos e construções coletivas, sempre alinhadas à BNCC.
Veja também:
Painel coletivo da primavera para educação infantil
Plano de aula primavera (PRÉ ESCOLA)
SUMÁRIO
TogglePlano de Aula Semanal: Descobrindo a Primavera: flores, cores e alegria
Tema da semana: “Descobrindo a Primavera: flores, cores e alegria”
Dia da semana: Segunda-feira
Data: //____
Tema do dia: “As cores da primavera”
Campos de Experiência:
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades da BNCC:
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Objetivo:
Estimular a percepção das cores presentes na primavera, promovendo experiências sensoriais e artísticas que favoreçam a expressão criativa e a comunicação oral, de modo a ampliar o repertório visual e social das crianças.
Metodologia:
A aula será conduzida em tom lúdico, partindo da acolhida calorosa e de uma roda de conversa simples, em que cada criança será incentivada a falar sobre as cores que gosta e sobre flores que já viu. O professor deverá utilizar linguagem acessível, sempre com frases curtas e alegres, para envolver os pequenos. O conteúdo será introduzido com músicas e imagens, e as atividades serão conduzidas de forma prática, mesclando movimento, colagem e pintura. O professor deverá narrar cada etapa, demonstrando como realizar e estimulando que as crianças participem ativamente.
Recursos Didáticos:
- Cartazes ou imagens grandes de flores coloridas
- Folhas A4
- Giz de cera e lápis de cor
- Papel crepom colorido picado
- Cola branca
- Música infantil sobre cores
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
Rotina inicial: o professor recebe cada criança com um sorriso, chama pelo nome e faz a chamadinha. Em seguida, convida para a roda: “Bom dia, turma! Hoje vamos falar sobre uma estação cheia de cores, a primavera. Quem já viu uma flor bem bonita? De que cor ela era?” O professor mostra imagens e espera que as crianças comentem, valorizando cada fala.
- Atividade 1 – Lúdica: O professor inicia uma brincadeira chamada “Dança das Cores”. Coloca uma música suave e entrega pedaços de papel colorido. Ele explica: “Cada um vai segurar sua cor e, quando a música começar, vamos dançar como flores se mexendo ao vento.” Durante a música, incentiva: “Agora balancem devagar… agora vamos girar como se fossemos flores coloridas.” O professor participa junto, modelando os movimentos.
- Atividade 2 – Lúdica: O professor propõe o jogo “Ache a cor”. Mostra um cartão vermelho e pergunta: “Quem consegue achar algo vermelho aqui na sala?” Repete com outras cores, valorizando cada descoberta: “Muito bem, você achou um brinquedo azul! Quem encontrou o verde?” Essa atividade estimula observação e participação ativa.
- Atividade 3 – Impressa: O professor entrega uma folha com o desenho de uma flor simples e orienta: “Agora vamos rasgar pedacinhos de papel crepom e colar dentro da flor para deixá-la bem colorida.” Ele circula, ajuda a passar cola e estimula: “Olha que linda está ficando sua flor colorida.”
- Atividade 4 – Impressa: Para finalizar, o professor propõe desenho livre: “Agora cada um vai desenhar sua própria flor com giz de cera. Pode ser azul, rosa, amarela… do jeito que vocês quiserem. A flor é de vocês.” Ele elogia cada produção, pedindo que algumas crianças mostrem à turma.
Avaliação:
O professor observará se as crianças participaram ativamente da roda, se reconheceram cores ao longo das brincadeiras, se manipularam o papel crepom e o giz de cera com interesse e autonomia, e se expressaram suas preferências em cores e desenhos. O registro pode ser feito em diário de bordo, destacando avanços individuais na comunicação oral, coordenação motora e criatividade.
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Dia da semana: Terça-feira
Data: //____
Tema do dia: “Borboletas no jardim”
Campos de Experiência:
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades da BNCC:
- (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo:
Proporcionar às crianças experiências de movimento inspiradas no voo das borboletas, desenvolvendo coordenação motora ampla e imaginação, além de incentivar a exploração criativa de materiais artísticos para representar borboletas coloridas.
Metodologia:
A aula terá início com a rotina de acolhida, chamadinha e roda de conversa, permitindo que as crianças compartilhem experiências e observações sobre borboletas. O professor usará músicas, histórias e imagens para introduzir o tema de forma lúdica, conduzindo os pequenos em atividades de imitação corporal e produção artística. As ações serão narradas como um roteiro, para que o professor possa aplicar de forma clara e segura.
Recursos Didáticos:
- Imagens de borboletas coloridas
- Música infantil suave sobre borboletas
- Papel A4 com desenho simples de borboleta
- Cola e tesoura sem ponta
- Papel colorido (crepom, seda ou cartolina)
- Massinha de modelar em várias cores
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
Rotina inicial: o professor recebe as crianças com carinho, faz a chamadinha e em seguida convida: “Vamos sentar na roda? Hoje vamos conversar sobre um bichinho muito bonito que aparece na primavera: a borboleta. Quem já viu uma borboleta voando? Que cor ela tinha?” O professor mostra imagens de borboletas, apontando suas asas coloridas e incentivando comentários das crianças.
- Atividade 1 – Lúdica: O professor coloca uma música calma sobre borboletas e orienta: “Agora todos vão imaginar que são borboletas. Vamos bater os bracinhos devagar como se fossem asas.” Incentiva diferentes movimentos: “As borboletas sobem alto, agora descem baixinho… voam rápido… agora bem devagar.” As crianças exploram o espaço, rindo e imitando.
- Atividade 2 – Lúdica: O professor organiza a “dança das borboletas”. Coloca música alegre e propõe: “Quando a música tocar, vocês vão voar como borboletas pelo jardim da nossa sala. Quando a música parar, todo mundo pousa, ficando bem quietinho, como borboletas descansando.” O professor conduz várias rodadas, estimulando atenção e movimento.
- Atividade 3 – Impressa: O professor entrega folhas com desenho de borboletas grandes e simples. Explica: “Agora cada um vai deixar a borboleta bem colorida. Vamos rasgar pedacinhos de papel colorido e colar dentro das asas.” Ele ajuda a espalhar a cola e incentiva: “Sua borboleta está ganhando asas lindas!”
- Atividade 4 – Impressa: Em seguida, o professor distribui massinha colorida. Orienta: “Vamos fazer borboletas com massinha. Podemos fazer bolinhas para o corpinho e cobrinhas para as asas. Depois cada um mostra sua borboleta para a turma.” O professor circula, auxilia e valoriza cada produção.
Avaliação:
O professor observará a participação das crianças nas brincadeiras de movimento, sua capacidade de imitar o voo das borboletas, o envolvimento na colagem e na modelagem com massinha. Será registrado se exploraram materiais com curiosidade, se demonstraram criatividade ao colorir e se participaram coletivamente com entusiasmo. A avaliação destacará avanços na coordenação motora, na imaginação e no engajamento nas atividades.
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Dia da semana: Quarta-feira
Data: //____
Tema do dia: “Flores no jardim”
Campos de Experiência:
- Traços, Sons, Cores e Formas
- O Eu, o Outro e o Nós
Habilidades da BNCC:
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
Objetivo:
Estimular a percepção e representação das flores por meio de atividades artísticas, incentivando o uso criativo de materiais coloridos. Promover atitudes de ajuda, solidariedade e cooperação entre os colegas, construindo juntos um jardim coletivo.
Metodologia:
A aula será conduzida de forma lúdica, começando pela acolhida e roda de conversa sobre flores, suas cores e formatos. O professor deverá trazer imagens ou flores naturais para despertar a curiosidade das crianças, conduzindo-as em brincadeiras de roda e produções artísticas. As atividades propostas permitirão o desenvolvimento da coordenação motora, da imaginação e do convívio social, valorizando tanto a individualidade quanto a participação coletiva.
Recursos Didáticos:
- Imagens de flores variadas
- Papel A4
- Cola branca
- Tesoura sem ponta
- Papel colorido (crepom, cartolina, seda)
- Tinta guache colorida
- Pincéis
- Cartolina grande para cartaz coletivo
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
Rotina inicial: o professor acolhe cada criança com carinho, faz a chamadinha e convida para a roda: “Hoje vamos falar de uma coisa muito bonita que aparece na primavera: as flores. Quem já viu uma flor? Como ela era? Que cor tinha?” O professor mostra imagens e valoriza cada fala, estimulando todos a participarem.
- Atividade 1 – Lúdica: O professor inicia a roda cantada: “Se essa flor fosse minha…” (ou outra canção infantil sobre flores). Ele explica: “Agora vamos girar de mãos dadas como se fôssemos um jardim cheio de flores.” Durante a música, orienta: “As flores estão abrindo… agora estão fechando com o vento…” incentivando gestos e movimentos.
- Atividade 2 – Lúdica: O professor propõe a dinâmica do “amigo jardineiro”. Ele diz: “Cada flor precisa de cuidado. Vamos ajudar o amigo a colar uma pétala no nosso cartaz de jardim.” As crianças, em duplas, colam pétalas coloridas na cartolina, uma ajudando a outra, reforçando a cooperação.
- Atividade 3 – Impressa: O professor entrega uma folha com desenho de uma flor simples. Orienta: “Agora vamos rasgar pedacinhos de papel colorido e colar dentro da flor para deixá-la bem bonita e colorida.” O professor acompanha e incentiva: “Sua flor está ficando muito especial!”
- Atividade 4 – Impressa: O professor oferece folhas A4 em branco e tinta guache. Diz: “Agora cada um vai pintar sua própria flor, usando as cores que mais gosta. Pode ser amarela, azul, rosa, do jeitinho que vocês quiserem.” Ele circula entre as mesas, elogiando cada pintura: “Olha só, essa flor está brilhando de tão bonita.”
Avaliação:
O professor observará se as crianças participaram das rodas cantadas com entusiasmo, se demonstraram solidariedade e cooperação na dinâmica do “amigo jardineiro”, se manipularam o papel e a tinta com interesse e se conseguiram expressar criatividade em suas produções. O registro poderá ser feito em diário de bordo, destacando avanços na coordenação motora, socialização e expressão artística.
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Dia da semana: Quinta-feira
Data: //____
Tema do dia: “Pássaros da primavera”
Campos de Experiência:
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades da BNCC:
- (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Objetivo:
Favorecer a exploração corporal por meio de brincadeiras de imitação inspiradas nos movimentos dos pássaros. Incentivar a escuta atenta e o contato com livros ilustrados, ampliando a curiosidade das crianças sobre os sons e comportamentos desses animais na primavera.
Metodologia:
A aula terá início com acolhida, chamadinha e roda de conversa. O professor apresentará imagens de pássaros, provocando falas espontâneas das crianças sobre o que já observaram na natureza. Em seguida, conduzirá brincadeiras de movimento e atividades artísticas relacionadas aos pássaros. O professor deverá narrar e guiar cada momento com linguagem clara, utilizando exemplos e gestos para facilitar a compreensão.
Recursos Didáticos:
- Imagens de pássaros variados (coloridos, de diferentes tamanhos)
- Livro infantil ilustrado sobre animais ou pássaros
- Folhas A4 com desenho simples de pássaro
- Lápis de cor e giz de cera
- Massinha colorida
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
Rotina inicial: o professor acolhe as crianças, faz a chamada e convida: “Hoje vamos falar de um bichinho que canta, voa e aparece bastante na primavera: os pássaros. Quem já viu um passarinho? Qual era a cor dele? Ele fazia algum som?” O professor mostra imagens e incentiva comentários, valorizando cada resposta.
- Atividade 1 – Lúdica: O professor propõe a brincadeira de imitar sons de pássaros. Ele explica: “Agora vou fazer o som de um passarinho e vocês repetem comigo.” Imita um canto suave e espera que as crianças respondam. Depois varia: “Esse é um canto mais forte… agora um canto bem baixinho.” Incentiva que cada criança invente o som de um pássaro e o grupo repita.
- Atividade 2 – Lúdica: O professor organiza a brincadeira “voando como passarinhos”. Explica: “Vamos imaginar que estamos em um jardim. Quando eu disser ‘voar’, todos batem os braços como asas e andam pela sala. Quando eu disser ‘pousar’, todos agacham bem devagar, como se fossem descansar no ninho.” O professor conduz várias rodadas, estimulando movimento e atenção.
- Atividade 3 – Impressa: O professor entrega uma folha com desenho simples de pássaro. Diz: “Agora cada um vai deixar esse passarinho bem bonito. Podem usar lápis de cor ou giz de cera. Ele pode ser azul, amarelo, vermelho, como vocês quiserem.” O professor circula, elogia e incentiva: “Olha só, esse pássaro está com penas bem coloridas!”
- Atividade 4 – Impressa: O professor oferece massinha colorida e explica: “Vamos modelar ninhos para os passarinhos. Podemos fazer uma cobrinha com a massinha e enrolar em círculo para formar o ninho.” Depois, sugere colocar bolinhas dentro para representar os ovos. Valoriza: “Seu ninho ficou aconchegante, o passarinho vai adorar.”
Avaliação:
O professor observará se as crianças participaram da roda de conversa e se conseguiram imitar sons e movimentos de pássaros com entusiasmo. Será avaliado o interesse na observação de imagens e na leitura do livro, além da criatividade na pintura e na modelagem de ninhos. O registro deve destacar avanços na coordenação motora, imaginação, socialização e atenção durante as atividades.
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Dia da semana: Sexta-feira
Data: //____
Tema do dia: “Nosso jardim da primavera”
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades da BNCC:
- (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo:
Promover a cooperação entre as crianças através da construção de um painel coletivo representando um jardim da primavera, estimulando o compartilhamento de materiais e o respeito ao trabalho dos colegas, além de incentivar a criatividade na expressão artística.
Metodologia:
A aula será conduzida com acolhida e roda de conversa para relembrar tudo o que foi aprendido ao longo da semana sobre a primavera.
O professor guiará a turma em um trabalho coletivo, criando um grande cartaz-jardim, onde cada criança contribuirá com flores, borboletas ou pássaros feitos por elas. O trabalho coletivo será valorizado como parte essencial da aprendizagem, destacando a importância da cooperação e da solidariedade.
Recursos Didáticos:
- Cartolina grande (para o painel coletivo)
- Papeis coloridos (crepom, seda, cartolina)
- Cola branca
- Tesoura sem ponta
- Lápis de cor, giz de cera e canetinhas
- Massinha colorida
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
Rotina inicial: o professor acolhe cada criança, faz a chamada e convida: “Hoje vamos montar o nosso grande jardim da primavera. Quem lembra o que aprendemos durante a semana? Falamos das cores, das borboletas, das flores e dos passarinhos. Agora vamos juntar tudo em um jardim coletivo.” O professor mostra a cartolina grande no chão ou na parede e explica: “Cada um vai ajudar a montar esse jardim.”
- Atividade 1 – Lúdica: O professor organiza a roda de conversa para recordar a semana. Ele pergunta: “Qual foi a atividade que vocês mais gostaram? Foi a dança das cores, a borboleta, a flor ou o passarinho?” Incentiva que cada criança compartilhe sua lembrança, valorizando todas as respostas.
- Atividade 2 – Lúdica: O professor conduz um jogo cooperativo chamado “cada um traz uma parte para o jardim”. Ele explica: “Eu vou chamar pelo nome, e cada criança vai trazer sua flor, sua borboleta ou seu passarinho e colar no painel. Assim, o jardim só ficará completo com a ajuda de todos.” Cada criança participa colocando sua contribuição no painel coletivo.
- Atividade 3 – Impressa: O professor entrega folhas com desenhos simples de flores e borboletas para que cada criança pinte e recorte (com ajuda do adulto, se necessário). Explica: “Essas flores e borboletas vão fazer parte do nosso jardim. Vamos deixá-las bem coloridas antes de colar.” Depois, cada uma cola sua produção na cartolina.
- Atividade 4 – Impressa: O professor propõe que cada criança desenhe em uma folha A4 livremente o que mais gostou da primavera (pode ser uma flor, uma borboleta, um passarinho). Depois de desenhar e colorir, cada produção também será colada no painel, formando um grande mural da turma.
Avaliação:
O professor observará se as crianças participaram das atividades coletivas, se compartilharam os materiais de forma respeitosa e se contribuíram com entusiasmo para a construção do painel. Será avaliado o engajamento na recordação da semana, a forma como expressaram suas lembranças, e a criatividade demonstrada nos desenhos e pinturas. O registro pode ser feito por meio de fotos do painel finalizado e anotações sobre a participação de cada criança.