
O plano de aula Educação Infantil Trânsito Pré escola é uma forma prática e lúdica de ensinar às crianças de 4 e 5 anos noções básicas de segurança no trânsito.
Nessa fase, elas aprendem observando, experimentando e brincando, por isso as atividades precisam ser simples, divertidas e bem estruturadas.
Com jogos, músicas e dramatizações, os pequenos começam a compreender a importância da faixa de pedestre, do semáforo e das regras de convivência no espaço público, sempre adaptadas à sua realidade.
SUMÁRIO
TogglePlano de aula semanal sobre o trânsito (Pré escola)
Tema da Semana: Semana do Trânsito – Aprendendo a Cuidar da Vida.
Plano de Aula – Segunda-feira
Semana do Trânsito
Dia: Segunda-feira
Tema do dia: A Letra T de Trânsito
Campos de Experiência
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Traços, Sons, Cores e Formas
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivo
Reconhecer a letra T presente na palavra “trânsito”, relacionando-a ao tema da semana; estimular a atenção para a escrita e leitura inicial; favorecer a expressão criativa por meio de pintura e desenho; e desenvolver a coordenação motora fina por meio de atividades de escrita, recorte e pintura.
Metodologia
O professor conduzirá a aula em clima de descoberta, partindo da acolhida e roda de conversa sobre o trânsito, convidando as crianças a observar as palavras ligadas ao tema. A metodologia será centrada na oralidade, no reconhecimento visual da letra T e na relação entre a escrita e o universo das crianças. Em seguida, será proposta uma sequência de atividades lúdicas e impressas, sempre intercalando momentos de movimento e expressão com registros gráficos. O professor deverá estimular a fala das crianças com perguntas direcionadas, reforçando a importância de respeitar as regras do trânsito e integrando a letra T nesse contexto. Cada atividade será conduzida com falas do professor que orientam, motivam e explicam, assegurando que a turma participe ativamente e compreenda os objetivos.
Recursos Didáticos
- Cartaz grande com a palavra TRÂNSITO escrita em letras maiúsculas
- Cartolina e pincéis atômicos
- Folhas impressas com letra T pontilhada
- Folhas impressas com listas de palavras (algumas com TRÂNSITO, outras não)
- Lápis de cor, giz de cera e lápis grafite
- Tintas guache e pincéis
- Cola e tesoura sem ponta
Desenvolvimento (passo a passo narrativo)
Rotina inicial:
O professor recebe as crianças com acolhida calorosa, chamando pelo nome e incentivando cada uma a se sentar em roda. Em seguida, realiza a chamadinha, pedindo que cada criança diga seu nome. O professor continua:
“Hoje vamos começar uma semana muito especial: é a semana do trânsito! Vamos aprender como atravessar a rua, para que servem os sinais e até ouvir sons dos carros e ônibus.”
Roda de conversa:
O professor mostra um cartaz com a palavra TRÂNSITO. “Vocês conseguem ver que essa palavrinha começa com a letra T? Olhem bem para essa letra, o T de trânsito. Quem já conhece essa letrinha?” As crianças observam, identificam e repetem o som.
Atividade 1 – Lúdica (Reconhecimento da Letra T no contexto do trânsito)
O professor escreve a palavra TRÂNSITO bem grande na cartolina. Em seguida, pede que cada criança venha até o cartaz e circule a letra T.
“Olhem bem para a palavra, onde aparece o T? Quem consegue vir aqui e marcar com uma cor bonita o nosso T de trânsito?”
O professor reforça o som da letra, repetindo com as crianças: “T, T, T… T de trânsito, T de tapete, T de tomate.” O grupo vai descobrindo novas palavras com T.
Atividade 2 – Lúdica (Pintura do Semáforo)
O professor desenha um semáforo em uma cartolina e pede que as crianças pintem coletivamente.
“Este é o semáforo, vocês já viram um desse na rua? Que cores ele tem?” As crianças respondem e o professor incentiva: “Vamos pintar juntos? O vermelho fica em cima, o amarelo no meio e o verde embaixo.”
A turma pinta coletivamente o semáforo, reforçando a importância de obedecer às cores.
Atividade 3 – Impressa (Traçado da letra T)
O professor distribui folhas com a letra T pontilhada em várias linhas.
“Agora vocês vão treinar a mãozinha, passando o lápis em cima do pontilhado, bem devagarinho. Lembrem-se de começar lá de cima e descer, depois riscar no meio.”
As crianças fazem o registro da letra T, cada uma no seu ritmo, enquanto o professor acompanha individualmente.
Atividade 4 – Impressa (Circular a palavra TRÂNSITO)
O professor entrega uma folha impressa com várias palavras (ex.: trânsito, escola, bola, trânsito, casa, trânsito, gato).
“Vamos procurar juntos? Quem encontra a palavra trânsito? Quando achar, façam um círculo bem bonito em volta dela.”
As crianças identificam a palavra, circulando corretamente, e o professor orienta: “Muito bem, vocês estão aprendendo a reconhecer uma palavra importante no nosso dia.”
Avaliação
O professor observará atentamente o interesse e a participação das crianças durante as rodas de conversa e atividades, registrando quem consegue identificar a letra T, quem reconhece a palavra trânsito e quem apresenta mais segurança no traçado do pontilhado. Também será avaliada a capacidade de seguir instruções coletivas durante a pintura do semáforo e a atenção ao procurar palavras nas folhas impressas. O professor deverá anotar avanços individuais, como maior firmeza no traçado, reconhecimento da letra em outros contextos e envolvimento na roda de conversa, valorizando tanto as conquistas cognitivas quanto o entusiasmo demonstrado.]
Plano de Aula – Terça-feira
Semana do Trânsito
Dia: Terça-feira
Tema do dia: O Semáforo que Ensina
Campos de Experiência
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
- Corpo, Gestos e Movimentos
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
- Corpo, Gestos e Movimentos
Objetivo
Compreender a função do semáforo no trânsito, relacionando as cores às suas ações correspondentes; desenvolver noções de sequência (primeiro, depois, próximo) aplicadas ao trânsito; estimular a atenção, o movimento corporal e a coordenação motora; e vivenciar situações lúdicas que favoreçam a aprendizagem sobre segurança.
Metodologia
A aula será conduzida de forma dinâmica, partindo da realidade das crianças. O professor iniciará com roda de conversa sobre a utilidade do semáforo, incentivando cada criança a falar o que já sabe. Em seguida, proporá atividades lúdicas que envolvem o corpo e a interpretação das cores, explorando sequências e ordens. Atividades impressas complementam o aprendizado, registrando graficamente a relação entre cor e ação. Todo o processo deve ser permeado por falas explicativas e motivacionais do professor, garantindo a participação de todos e reforçando a aprendizagem por meio da brincadeira e do registro.
Recursos Didáticos
- Cartaz com desenho grande de um semáforo
- Cartolina e círculos de papel vermelho, amarelo e verde
- Espaço do pátio ou sala para brincar de movimento
- Folhas impressas com desenho de semáforo para pintura
- Folhas impressas com atividades de ligar cor à ação (vermelho → parar, verde → seguir, amarelo → atenção)
- Lápis de cor, giz de cera, cola e tesoura sem ponta
Desenvolvimento (passo a passo narrativo)
Rotina inicial:
O professor acolhe as crianças, realiza a chamadinha e conduz a roda de conversa. Mostra a figura de um semáforo e pergunta:
“Vocês já viram esse objeto na rua? Para que serve o semáforo? Quem lembra o que significa cada cor?”
As crianças respondem, e o professor reforça:
“O vermelho é para parar, o verde é para seguir e o amarelo é para prestar atenção, pois logo vai mudar.”
Atividade 1 – Lúdica (Brincadeira do Semáforo em Movimento)
O professor organiza as crianças em fila e combina: quando levantar o círculo verde, todos caminham; quando levantar o vermelho, todos param; quando levantar o amarelo, todos batem palmas devagar.
“Vamos brincar de semáforo? Prestem atenção: verde é para andar, vermelho é para parar e amarelo é para ficar atento. Vamos ver quem consegue seguir direitinho as ordens?”
A atividade será repetida várias vezes, trocando os papéis: algumas crianças também poderão segurar os círculos e comandar a brincadeira.
Atividade 2 – Lúdica (Mímica das Placas e Sinais)
O professor propõe que cada criança imite com gestos uma placa ou sinal do trânsito.
“Eu vou mostrar uma plaquinha de trânsito e vocês vão representar com o corpo o que ela significa. Vamos lá? Esta aqui significa parar. Como vocês fariam esse gesto com o corpo?”
As crianças criam mímicas, e o professor incentiva: “Agora vamos imitar o carro andando, depois o carro parando, depois prestando atenção.”
Atividade 3 – Impressa (Pintura do Semáforo)
O professor distribui folhas com o desenho de um semáforo em branco.
“Agora cada um vai pintar o semáforo da cor certa: vermelho em cima, amarelo no meio e verde embaixo. Cuidado para não trocar as cores, pois cada uma tem um lugar certo.”
Enquanto pintam, o professor circula pela sala e pergunta:
“Qual é a primeira cor? E qual vem depois? Onde fica o verde?”
Atividade 4 – Impressa (Ligar Cor à Ação)
O professor entrega folhas com imagens de semáforo e três ações: parar, seguir, atenção.
“Agora vocês vão ligar cada cor à sua ação: vermelho → parar, verde → seguir, amarelo → prestar atenção.”
As crianças fazem as ligações, e o professor reforça a sequência:
“Primeiro o vermelho, depois o verde, e o amarelo vem antes da mudança.”
Avaliação
O professor avaliará a participação das crianças na roda de conversa, verificando se conseguem associar corretamente as cores às ações do semáforo. Observará a atenção e o controle corporal durante a brincadeira, registrando quem consegue seguir as instruções. Nas atividades impressas, será avaliado se as crianças pintaram as cores nos lugares corretos e se conseguiram relacionar cor e ação nas ligações. O professor fará registros escritos das observações, destacando avanços individuais e necessidades de apoio.
Plano de Aula – Quarta-feira
Semana do Trânsito
Dia: Quarta-feira
Tema do dia: A Faixa de Pedestres
Campos de Experiência
- O Eu, o Outro e o Nós
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gestos e Movimentos
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
- Corpo, Gestos e Movimentos
Objetivo
Reconhecer a importância da faixa de pedestres para a segurança no trânsito, compreendendo que atravessar na faixa é uma atitude de cuidado consigo e com os outros; desenvolver atitudes de cooperação em atividades coletivas; estimular a coordenação motora ampla ao vivenciar a travessia no pátio e a coordenação motora fina em atividades impressas de desenho e pintura.
Metodologia
O professor iniciará a aula com a rotina de acolhida, chamadinha e roda de conversa, trazendo imagens reais de faixas de pedestres para discutir sua função. Depois, proporá atividades lúdicas que simulam a travessia e exploram a musicalidade para reforçar o aprendizado. Em seguida, as crianças farão atividades impressas que consolidam os conceitos abordados, representando em desenhos e identificando atitudes corretas e incorretas no trânsito. Toda a aula será narrada de forma envolvente, com falas do professor que orientam, motivam e asseguram a compreensão.
Recursos Didáticos
- Imagens ou cartazes com fotos de faixa de pedestres
- Fitas adesivas largas ou papel kraft para criar uma faixa no chão
- Aparelho de som para tocar músicas infantis
- Folhas impressas para desenhar a faixa e pedestres
- Folhas impressas com imagens de pedestres atravessando corretamente ou não
- Lápis de cor, giz de cera, pincéis e tinta
Desenvolvimento (passo a passo narrativo)
Rotina inicial:
O professor acolhe as crianças, faz a chamadinha e inicia a roda de conversa.
“Hoje nós vamos aprender sobre a faixa de pedestres. Vocês já viram essas listras brancas no chão, em frente à escola ou em uma avenida? Para que elas servem?”
As crianças respondem, e o professor complementa:
“A faixa de pedestres é o lugar seguro para atravessarmos a rua. Mas só podemos atravessar quando o semáforo está verde para os pedestres.”
Atividade 1 – Lúdica (Atravessando a Faixa no Pátio)
O professor monta uma faixa de pedestres no chão usando fita adesiva. Divide a turma em dois grupos: motoristas e pedestres.
“Vocês vão brincar de atravessar a rua. Quem está no carro precisa parar quando o semáforo estiver vermelho, e quem é pedestre só pode atravessar na faixa quando eu disser que o sinal está verde.”
As crianças revezam os papéis, aprendendo na prática a importância da faixa.
Atividade 2 – Lúdica (Música da Travessia Segura)
O professor ensina uma musiquinha curta, cantando junto com gestos:
“Na faixa eu vou andar, olhei para os dois lados, só então posso passar.”
Enquanto cantam, simulam os gestos de olhar para os lados e atravessar. O professor reforça:
“Quem atravessa na faixa está cuidando da sua vida e da vida dos outros.”
Atividade 3 – Impressa (Desenho da Travessia)
O professor distribui folhas com espaço para desenho e orienta:
“Agora vocês vão desenhar pessoas atravessando a faixa. Podem fazer carros parados e pessoas andando em segurança.”
Enquanto desenham, o professor circula e conversa:
“Que cor você vai usar para o carro? Onde estão os pedestres? Eles estão na faixa?”
Atividade 4 – Impressa (Certo e Errado na Faixa)
O professor entrega folhas com imagens: algumas de pedestres atravessando corretamente, outras atravessando fora da faixa.
“Vamos observar: quem está atravessando certo, vamos circular de verde; quem está atravessando errado, vamos circular de vermelho.”
As crianças analisam, discutem e registram com as cores indicadas.
Avaliação
O professor avaliará a participação das crianças na roda de conversa, verificando se compreenderam a função da faixa. Observará a vivência no pátio, registrando quem respeita as regras da travessia e quem precisa de apoio. Nas atividades impressas, será observado se as crianças conseguiram representar pedestres e identificar atitudes corretas e incorretas. Também será avaliada a cooperação entre os colegas, valorizando atitudes de cuidado, respeito e participação coletiva.
Plano de Aula – Quinta-feira
Semana do Trânsito
Dia: Quinta-feira
Tema do dia: Os Veículos e Seus Sons
Campos de Experiência
- Traços, Sons, Cores e Formas
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivo
Explorar os diferentes sons produzidos pelos veículos, reconhecendo suas características sonoras; estimular a escuta atenta, a imaginação e a expressão corporal; relacionar os sons com os respectivos meios de transporte; desenvolver habilidades de registro por meio de pintura, ligação e escrita inicial.
Metodologia
A aula será conduzida de forma lúdica e interativa. O professor iniciará com a roda de conversa, despertando a curiosidade das crianças sobre os sons que escutam no trânsito. Em seguida, proporá atividades lúdicas que envolvem imitação, adivinhação e criação de sons com o corpo e objetos. Atividades impressas reforçarão o aprendizado, possibilitando o registro gráfico e o reconhecimento dos veículos e suas primeiras letras. Todo o processo será conduzido com falas explicativas e motivacionais do professor, garantindo que todos participem e se expressem livremente.
Recursos Didáticos
- Cartaz com imagens de veículos (carro, ônibus, moto, caminhão, bicicleta)
- Aparelho de som ou celular com gravações de sons de veículos
- Instrumentos simples de percussão (chocalhos, latas, caixas)
- Folhas impressas para ligar veículo ao som correspondente
- Folhas impressas para pintar veículos e identificar a primeira letra
- Lápis de cor, giz de cera, canetinhas
Desenvolvimento (passo a passo narrativo)
Rotina inicial:
O professor acolhe as crianças, realiza a chamadinha e inicia a roda de conversa.
“Hoje nós vamos descobrir os sons dos veículos que circulam nas ruas. Quando vocês estão em casa ou na escola, quais sons de carros, motos ou ônibus já ouviram? Vamos imitar juntos?”
As crianças compartilham experiências e imitam alguns sons.
Atividade 1 – Lúdica (Imitando Sons de Veículos)
O professor mostra imagens de veículos e pede que as crianças façam os sons correspondentes.
“Este é o carro, como ele faz? Vruuum! E o ônibus? Bruuummm! Agora a moto… Brrrrr!”
As crianças imitam animadas, e o professor reforça:
“Muito bem! Cada veículo tem um som diferente, e precisamos estar atentos a eles.”
Atividade 2 – Lúdica (Adivinhação dos Sons)
O professor toca sons gravados de veículos sem mostrar a imagem e pergunta:
“Que veículo é esse que vocês ouviram? Será um carro? Um ônibus? Ou uma moto?”
As crianças respondem, e o professor reforça:
“Prestar atenção nos sons também nos ajuda a ter cuidado no trânsito.”
Atividade 3 – Impressa (Ligar Veículo ao Som)
O professor entrega folhas impressas com imagens de veículos e seus sons escritos em forma simplificada (ex.: vruum, brrrum, bruuumm).
“Agora vamos ligar cada veículo ao som que ele faz. Olhem bem e tracem uma linha bonita entre eles.”
Enquanto realizam, o professor acompanha e incentiva:
“Isso mesmo, o carro faz vruuum, a moto faz brrrum…”
Atividade 4 – Impressa (Pintura de Veículos e Primeira Letra)
O professor distribui folhas com desenhos de veículos e um espaço para escrever a primeira letra de cada um.
“Vamos pintar cada veículo da cor que vocês quiserem e depois registrar a primeira letra. Carro começa com C, ônibus com O, moto com M.”
O professor ajuda os que têm dificuldade, reforçando a importância de reconhecer as letras iniciais.
Avaliação
O professor observará o envolvimento das crianças nas imitações sonoras, registrando quem conseguiu identificar e reproduzir corretamente os sons. Nas atividades de adivinhação, será avaliado o nível de atenção e escuta. Nas tarefas impressas, o professor verificará se as crianças ligaram corretamente veículos e sons, bem como se conseguiram identificar e registrar as letras iniciais. Além disso, será avaliada a participação ativa na roda de conversa, o entusiasmo nas brincadeiras e a criatividade na pintura dos veículos.
Plano de Aula – sexta feira
Semana do Trânsito
Dia: Sexta-feira
Tema do dia: A Placa da Amizade no Trânsito
Campos de Experiência
- O Eu, o Outro e o Nós
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivo
Promover a reflexão sobre o respeito e a amizade no trânsito, compreendendo que a convivência segura depende da colaboração de todos; incentivar a empatia, a cooperação e a valorização das atitudes corretas; estimular a oralidade, a criatividade e a expressão através da contação de histórias, dramatizações e atividades gráficas.
Metodologia
O professor desenvolverá a aula com foco na sensibilização das crianças para atitudes de respeito e cuidado no trânsito. A partir de uma história infantil adaptada sobre amizade, as crianças serão convidadas a refletir sobre a importância das placas como sinais de cuidado coletivo. Em seguida, participarão de dramatizações, vivenciando situações cotidianas do trânsito. Atividades impressas possibilitarão registros gráficos criativos, fortalecendo o vínculo entre o conteúdo e as práticas de escrita inicial e desenho. A aula será conduzida com falas que incentivam a participação, a empatia e o respeito.
Recursos Didáticos
- Livro ou história adaptada sobre amizade no trânsito
- Cartazes ou imagens de placas de trânsito
- Espaço para dramatização em duplas
- Folhas impressas para criação de placas de trânsito
- Folhas impressas com imagens de atitudes corretas e incorretas
- Lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e cola
Desenvolvimento (passo a passo narrativo)
Rotina inicial:
O professor acolhe as crianças, faz a chamadinha e inicia a roda de conversa:
“Hoje nós vamos falar sobre como a amizade também pode estar presente no trânsito. Assim como na sala de aula, na rua também precisamos respeitar uns aos outros. Quem já viu uma placa vermelha redonda com a palavra PARE? Essa é uma placa que pede respeito e cuidado.”
Atividade 1 – Lúdica (Contação de História da Amizade no Trânsito)
O professor conta uma história adaptada: “O Carro Azul e a Bicicleta Amarela eram grandes amigos, mas um dia quase se chocaram porque não respeitaram a placa de Pare. Depois, aprenderam que respeitar as placas é uma forma de cuidar um do outro.”
Em seguida, pergunta:
“O que teria acontecido se eles não respeitassem a placa? Como podemos ser amigos no trânsito também?”
Atividade 2 – Lúdica (Dramatização em Duplas)
O professor organiza as crianças em pares: um será o carro, outro o pedestre. Com imagens de placas, cada dupla dramatiza a cena: atravessar na faixa, parar na placa, respeitar o sinal.
“Agora vocês serão os personagens do trânsito. Lembrem-se: quando aparecer a placa de PARE, o carro precisa parar e deixar o pedestre passar.”
As crianças se divertem dramatizando, trocando os papéis entre si.
Atividade 3 – Impressa (Criando uma Placa de Trânsito)
O professor distribui folhas com círculos grandes, simulando placas em branco.
“Agora cada um vai inventar a sua própria placa de trânsito. Pode ser uma placa de amizade, uma placa de respeito ou até de sorriso. Vocês escolhem!”
As crianças desenham e pintam suas placas, que depois serão expostas em um mural da sala.
Atividade 4 – Impressa (Colagem de Atitudes Corretas no Trânsito)
O professor entrega folhas com imagens variadas: crianças atravessando na faixa, usando cinto de segurança, respeitando a placa, mas também imagens de atitudes incorretas.
“Vocês vão colar apenas as imagens que mostram atitudes corretas no trânsito. Assim vamos construir juntos um painel do que é certo fazer.”
Avaliação
O professor observará a atenção e o envolvimento das crianças durante a história, registrando quem consegue recontar partes do enredo. Avaliará a dramatização, verificando se os alunos compreenderam a função das placas e respeitaram os papéis propostos. Nas atividades impressas, será observado se conseguiram criar placas com significado, além de identificar atitudes corretas e incorretas nas colagens. O professor fará registros escritos, destacando avanços no reconhecimento das regras de convivência e no desenvolvimento da empatia e cooperação.
Conclusão Plano de aula semanal educação infantil Pré escola sobre trânsito
O plano de aula Educação Infantil Trânsito Pré escola é uma oportunidade de unir aprendizado e brincadeira de forma significativa.
Com sugestões atividades que estimulam coordenação, atenção e respeito às regras, as crianças desenvolvem desde cedo valores de cidadania e segurança. Esse trabalho é essencial para formar hábitos positivos que vão acompanhar os alunos por toda a vida.