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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula trânsito educação infantil (Maternal)

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O plano de aula Educação Infantil Trânsito Maternal é voltado para crianças de 2 e 3 anos e busca aprofundar os conceitos de segurança no trânsito de maneira lúdica e participativa.

Nessa etapa, os alunos já conseguem compreender regras mais complexas e vivenciar situações simuladas, como atravessar na faixa de pedestres, identificar sinais de trânsito e compreender a importância do respeito entre motoristas e pedestres.

O plano traz atividades dinâmicas que fortalecem a autonomia e o senso de responsabilidade.

Plano Semanal – Trânsito (Maternal)

Tema da Semana: Semana do Trânsito – Descobrindo as Regras do Caminho

Plano de Aula – Segunda-feira

Semana do Trânsito
Dia: Segunda-feira
Tema do dia: A Letra T de Trânsito

Campos de Experiência

      • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
        (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

      • Traços, Sons, Cores e Formas
        (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

    Objetivo

    Estimular o contato inicial das crianças com a palavra TRÂNSITO, destacando a letra T; favorecer a percepção da escrita por meio de traçados simples e coloridos; desenvolver a coordenação motora fina com atividades de pintura e pontilhado; e proporcionar experiências lúdicas de socialização e cooperação.

    Metodologia

    O professor conduzirá a aula em clima de brincadeira, partindo da rotina inicial de acolhida e roda de conversa sobre o trânsito. Em seguida, apresentará a palavra TRÂNSITO em cartaz, destacando a letra inicial T. As atividades serão divididas em momentos lúdicos, que favorecem a oralidade e a interação, e momentos impressos, que reforçam a aprendizagem por meio do registro gráfico. Todo o desenvolvimento deve ser narrado com falas motivadoras do professor, incentivando a curiosidade e a participação espontânea das crianças, sem exigir escrita formal, mas oferecendo vivências concretas e prazerosas.

    Recursos Didáticos

        • Cartaz grande com a palavra TRÂNSITO

        • Cartolina com a letra T em destaque

        • Folhas impressas com a letra T em pontilhado grande

        • Folhas impressas com a palavra TRÂNSITO em letras grandes para colorir

        • Tinta guache, pincéis e esponjinhas

        • Lápis de cor e giz de cera grossos (adequados para a idade)

      Desenvolvimento (passo a passo narrativo)

      Rotina inicial:
      O professor acolhe cada criança pelo nome e organiza a chamadinha com alegria. Em seguida, sentam-se em roda para a conversa inicial:
      “Hoje vamos falar sobre o trânsito. Quem já viu carro, ônibus ou moto na rua? E quem sabe o que é essa palavrinha aqui, TRÂNSITO?”
      O professor mostra o cartaz com a palavra, apontando a letra inicial:
      “Olhem que letrinha diferente: este é o T, o T de trânsito. Vamos falar juntos? T, T, T…”


      Atividade 1 – Lúdica (Descobrindo a Palavra Trânsito)
      O professor mostra o cartaz com a palavra TRÂNSITO e pede que cada criança venha até a frente para passar o dedo sobre a letra T bem grande.
      “Quem quer passar o dedinho aqui no T? Olhem como ele é feito: uma linha grande para baixo e um tracinho no meio. Vamos repetir juntos: T de trânsito, T de tambor, T de tesoura.”
      As crianças repetem o som da letra, batendo palminhas enquanto dizem “T, T, T”.


      Atividade 2 – Lúdica (Pintura do Semáforo Coletivo)
      O professor desenha um semáforo grande em cartolina e entrega pincéis com guache.
      “Agora vamos brincar de pintar o semáforo. Qual cor fica em cima? Vermelho! No meio temos o amarelo. E lá embaixo é o verde.”
      As crianças, em grupo, pintam cada parte do semáforo, aprendendo a organizar as cores. O professor reforça:
      “Quando o vermelho aparece, o carro precisa parar. O verde deixa seguir, e o amarelo é para prestar atenção.”


      Atividade 3 – Impressa (Cobrir o Pontilhado da Letra T)
      O professor entrega folhas com a letra T pontilhada em tamanho grande.
      “Vamos passar o lápis bem devagarinho em cima do caminho da letrinha T. Começamos lá de cima e descemos, depois fazemos um tracinho no meio.”
      As crianças cobrem o pontilhado, cada uma no seu ritmo. O professor acompanha de perto, ajudando os que ainda não conseguem firmar bem a mão.


      Atividade 4 – Impressa (Colorindo a Palavra Trânsito)
      O professor distribui folhas com a palavra TRÂNSITO em letras grandes.
      “Agora vamos colorir essa palavrinha inteira. Podem escolher as cores que quiserem. Cada letra vai ficar bem bonita!”
      Enquanto pintam, o professor circula perguntando:
      “Qual letrinha aparece duas vezes? Quem lembra onde está o T?”
      As crianças pintam e destacam a letra inicial.


      Avaliação

      O professor observará a curiosidade e a participação das crianças durante a roda de conversa, registrando quem conseguiu reconhecer e repetir a letra T. Nas atividades lúdicas, será avaliado o envolvimento com a pintura coletiva do semáforo e a capacidade de identificar as cores. Nas atividades impressas, o professor verificará quem conseguiu cobrir o pontilhado com autonomia e quem precisou de apoio, além de como se envolveram na pintura da palavra TRÂNSITO. A avaliação será feita com base nas atitudes, no interesse e na evolução individual, considerando sempre o nível de desenvolvimento próprio da faixa etária.


      Plano de Aula – Terça-feira

      Semana do Trânsito
      Dia: Terça-feira
      Tema do dia: O Semáforo que Brinca

      Campos de Experiência

          • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
            (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

          • Corpo, Gestos e Movimentos
            (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

        Objetivo

        Reconhecer e vivenciar as cores do semáforo de maneira lúdica, relacionando-as com ações básicas de movimento (parar, andar, prestar atenção); estimular a atenção e a escuta; desenvolver a coordenação motora ampla através de brincadeiras de movimento; e consolidar a aprendizagem por meio de atividades impressas de pintura e associação simples.

        Metodologia

        A aula será iniciada com uma conversa breve e significativa, trazendo o semáforo como objeto cotidiano. Em seguida, o professor conduzirá atividades corporais que envolvem movimento, pausa e atenção, adaptadas à idade das crianças. Depois, serão propostas atividades impressas simples, com uso de pintura e ligação, para registrar graficamente o que foi vivenciado no jogo. As falas do professor terão caráter explicativo e motivador, assegurando que todas as crianças participem e compreendam a dinâmica.

        Recursos Didáticos

            • Cartaz grande com a imagem de um semáforo

            • Círculos coloridos (verde, amarelo e vermelho) recortados em cartolina

            • Espaço livre no pátio ou sala para movimentação

            • Folhas impressas com semáforo em branco para pintura

            • Folhas impressas para ligar cor à ação correspondente

            • Lápis de cor, giz de cera, cola e tesoura sem ponta

          Desenvolvimento (passo a passo narrativo)

          Rotina inicial:
          O professor acolhe as crianças, faz a chamadinha e organiza a roda de conversa. Mostra a figura do semáforo e pergunta:
          “Quem já viu este objeto na rua? Ele tem três cores: vermelho, amarelo e verde. O que será que cada cor quer dizer?”
          As crianças respondem e o professor complementa:
          “Vermelho é parar, verde é andar, e amarelo é prestar atenção porque o sinal vai mudar.”


          Atividade 1 – Lúdica (Brincadeira do Semáforo em Movimento)
          O professor organiza as crianças em fila. Mostra os círculos coloridos e explica:
          “Quando eu levantar o verde, vocês vão andar. Quando eu levantar o vermelho, vocês vão parar. Quando eu mostrar o amarelo, todos batem palminhas devagar.”
          A brincadeira é repetida várias vezes, com trocas de papéis: algumas crianças também levantam as cores para comandar o grupo.


          Atividade 2 – Lúdica (Jogo do Comando com as Cores)
          O professor mostra o cartaz do semáforo e faz comandos simples:
          “Agora todo mundo anda como se fosse um carrinho… verde! Parou! Vermelho! Atenção… amarelo!”
          As crianças seguem os comandos, divertindo-se com o ritmo da atividade. O professor reforça o significado de cada cor com entusiasmo.


          Atividade 3 – Impressa (Pintura do Semáforo)
          O professor distribui folhas com o desenho de um semáforo.
          “Vamos pintar cada cor no lugar certo: vermelho em cima, amarelo no meio e verde embaixo.”
          O professor acompanha individualmente, ajudando os que ainda não identificam a posição correta das cores.


          Atividade 4 – Impressa (Ligando Cor à Ação)
          O professor entrega folhas com três círculos coloridos e três figuras: parar, andar e atenção.
          “Agora vamos ligar a cor à sua ação: vermelho para parar, verde para andar e amarelo para prestar atenção.”
          As crianças ligam os pares com traços simples, e o professor reforça:
          “Vocês estão aprendendo a cuidar de vocês mesmos no trânsito.”


          Avaliação

          O professor observará a participação ativa na roda de conversa, registrando se as crianças conseguem associar verbalmente cada cor à sua ação. Durante as atividades lúdicas, avaliará se conseguem responder aos comandos de parar, andar e prestar atenção. Nas atividades impressas, observará se as crianças pintam as cores nos lugares corretos e se conseguem fazer a ligação entre cor e ação. A avaliação será contínua, considerando o envolvimento, a compreensão e a evolução de cada criança em seu ritmo de aprendizagem.


          Plano de Aula – Quarta-feira

          Semana do Trânsito
          Dia: Quarta-feira
          Tema do dia: A Faixa de Pedestres

          Campos de Experiência

              • O Eu, o Outro e o Nós
                (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

              • Corpo, Gestos e Movimentos
                (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

            Objetivo

            Reconhecer a faixa de pedestres como local seguro para atravessar; estimular atitudes de cuidado e respeito ao espaço coletivo; vivenciar de forma lúdica a travessia segura; e desenvolver a coordenação motora fina por meio de atividades de pintura e observação de atitudes corretas no trânsito.

            Metodologia

            O professor iniciará com acolhida, chamadinha e roda de conversa, mostrando imagens da faixa de pedestres. Em seguida, fará atividades lúdicas que simulam a travessia, reforçando a importância de respeitar esse espaço. Depois, atividades impressas simples permitirão que as crianças expressem graficamente o que compreenderam. Todo o processo será conduzido com falas curtas, claras e incentivadoras, sempre em clima de brincadeira.

            Recursos Didáticos

                • Imagens ou cartazes de faixa de pedestres

                • Fita adesiva larga ou papel kraft branco para simular a faixa no chão

                • Aparelho de som para música infantil

                • Folhas impressas para pintar pedestres atravessando a faixa

                • Folhas impressas com cenas de pedestres atravessando certo e errado

                • Giz de cera e lápis de cor grossos

              Desenvolvimento (passo a passo narrativo)

              Rotina inicial:
              O professor acolhe as crianças, faz a chamadinha e convida para a roda de conversa:
              “Hoje nós vamos aprender sobre a faixa de pedestres. Vocês já viram essas listras brancas no chão, perto da escola ou na rua? Para que elas servem?”
              As crianças respondem, e o professor explica:
              “A faixa é o lugar certo de atravessar, porque ali os carros param para as pessoas passarem.”


              Atividade 1 – Lúdica (Brincadeira da Travessia no Pátio)
              O professor monta uma faixa no chão com fita adesiva. As crianças brincam de ser pedestres, atravessando apenas na faixa quando o professor diz:
              “Agora o sinal ficou verde para o pedestre! Vamos atravessar juntinhos na faixa.”
              Depois, troca os papéis, simulando também os “carros” que precisam parar.


              Atividade 2 – Lúdica (Música da Travessia Segura)
              O professor ensina uma música simples com gestos:
              “Na faixa eu vou passar, olhei para os dois lados, só então vou caminhar.”
              Enquanto cantam, as crianças simulam os gestos de olhar para os lados e atravessar devagar.


              Atividade 3 – Impressa (Pintando a Travessia)
              O professor entrega folhas com desenho de crianças atravessando a faixa.
              “Agora vamos pintar bem bonito esses pedestres que estão atravessando na faixa.”
              Enquanto pintam, o professor reforça:
              “Eles estão atravessando no lugar certo. Onde fica a faixa? Quem está no carro precisa parar.”


              Atividade 4 – Impressa (Quem Atravessa Certo?)
              O professor entrega folhas com duas cenas: uma com pedestre atravessando na faixa e outra atravessando fora dela.
              “Vamos circular com o lápis verde quem atravessa certo, e com o lápis vermelho quem atravessa errado.”
              As crianças observam e fazem o registro simples com orientação do professor.


              Avaliação

              O professor observará se as crianças conseguem compreender a função da faixa de pedestres e se demonstram atitudes de cuidado durante a vivência no pátio. Nas atividades impressas, será avaliado se conseguem identificar a travessia correta e registrar com pintura ou círculos. A avaliação será baseada na participação ativa, no envolvimento nas brincadeiras e na evolução da coordenação motora fina e ampla, sempre respeitando o ritmo de cada criança.


              Plano de Aula – sexta feira

              Semana do Trânsito
              Dia: Sexta-feira
              Tema do dia: A Placa da Amizade no Trânsito

              Campos de Experiência

                  • O Eu, o Outro e o Nós
                    (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

                  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
                    (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

                Objetivo

                Reconhecer a importância das placas no trânsito como forma de cuidado coletivo; estimular atitudes de amizade e respeito; favorecer a oralidade e a imaginação por meio de história e dramatização; desenvolver a coordenação motora fina por meio de desenho e colagem em atividades impressas.

                Metodologia

                A aula será iniciada com acolhida e roda de conversa sobre as placas de trânsito. O professor usará uma história curta e adaptada para explicar como as placas ajudam as pessoas a cuidarem umas das outras. As crianças participarão de dramatizações simples, explorando a função das placas por meio de gestos e movimentos. Depois, realizarão atividades impressas que permitem desenhar e colar imagens, consolidando o conteúdo. A metodologia será conduzida em tom narrativo e afetivo, incentivando a participação espontânea.

                Recursos Didáticos

                    • Livro ou história curta adaptada sobre amizade no trânsito

                    • Imagens simples de placas (Pare, Proibido, Atenção)

                    • Espaço para dramatização

                    • Folhas impressas com círculos para criar placas

                    • Folhas impressas com imagens de atitudes corretas e incorretas

                    • Lápis de cor, giz de cera, cola e tesoura sem ponta

                  Desenvolvimento (passo a passo narrativo)

                  Rotina inicial:
                  O professor acolhe as crianças, faz a chamadinha e organiza a roda de conversa:
                  “Vocês já viram essas plaquinhas redondas nas ruas? Sabem para que servem? Elas estão lá para cuidar da gente. Hoje vamos aprender sobre as placas e como elas nos ajudam a viver em amizade no trânsito.”


                  Atividade 1 – Lúdica (História da Amizade no Trânsito)
                  O professor conta uma pequena história:
                  “O Carro Vermelho e a Bicicleta Azul estavam correndo na rua, mas quase bateram porque não viram a placa de Pare. Depois, aprenderam que respeitar a placa era cuidar um do outro, como bons amigos.”
                  Após a história, o professor pergunta:
                  “Como os amigos aprenderam a se cuidar? O que aconteceria se eles não respeitassem a placa?”


                  Atividade 2 – Lúdica (Dramatização com Placas)
                  O professor entrega imagens grandes de placas para algumas crianças e organiza a dramatização:
                  “Agora vocês vão brincar de trânsito. Quem tiver a placa de Pare, mostra para o carro parar. Quem tiver a placa de Atenção, avisa o pedestre para esperar.”
                  As crianças se revezam, imitando carros e pedestres.


                  Atividade 3 – Impressa (Criando Placas)
                  O professor distribui folhas com círculos grandes em branco.
                  “Cada um vai desenhar a sua placa de trânsito. Pode ser uma placa de sorriso, uma placa de amizade, ou uma placa de Pare. Vamos colorir bem bonito.”
                  Depois, as placas serão expostas em um mural coletivo.


                  Atividade 4 – Impressa (Colagem de Atitudes Corretas)
                  O professor entrega folhas com imagens variadas: crianças atravessando na faixa, usando cinto de segurança, mas também outras em atitudes incorretas.
                  “Vamos colar apenas as figuras que mostram atitudes corretas no trânsito. Assim, construímos juntos um painel de amizade e cuidado.”


                  Avaliação

                  O professor observará a atenção das crianças durante a história, registrando quem consegue recontar trechos com suas próprias palavras. Durante a dramatização, avaliará se compreendem as funções básicas das placas. Nas atividades impressas, verificará se conseguiram criar e colorir placas com significado e se identificaram corretamente as atitudes de cuidado. A avaliação será baseada na participação, no interesse demonstrado e nos avanços na oralidade, na imaginação e na motricidade fina.


                  Conclusão Plano de aula semanal educação infantil Maternal 2 e 3 anos anos sobre trânsito

                  Ao aplicar o plano de aula Educação Infantil Trânsito maternal 2 e 3 anos, o professor garante que as crianças aprendam de forma divertida e consciente sobre a importância das regras de trânsito.

                  As vivências propostas contribuem para a formação de cidadãos mais atentos, responsáveis e respeitosos no futuro. Educar desde cedo é investir em uma sociedade mais segura e harmoniosa.

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