
O Plano de aula número 2 educação infantil Pré-escola é uma ferramenta essencial para professores que desejam organizar atividades semanais de forma clara, prática e pedagógica.
Esse plano de aula foi pensado para atender as necessidades do maternal, com propostas lúdicas, criativas e alinhadas à BNCC, favorecendo o desenvolvimento integral dos pequenos.
O grande diferencial está na riqueza de detalhes, que orienta o educador passo a passo, oferecendo alternativas práticas caso a criança não consiga realizar determinada atividade da forma esperada. Dessa forma, o Plano de aula tema número 2 educação infantil Pré-escola se torna um guia completo, ajudando a tornar o processo de ensino mais leve, inclusivo e significativo.
1. Cronograma semanal
Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC |
---|---|---|
Segunda-feira | O eu, o outro e o nós | EI03EO01, EI03EO02 |
Terça-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI03CG01, EI03CG03 |
Quarta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EF01, EI03EF06 |
Quinta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS01, EI03TS02 |
Sexta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03ET01, EI03ET03 |
2. Planos diários detalhados Segunda-feira
Tema: Quem sou eu e quem somos nós
Campos de experiência: O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC:
- EI03EO01: Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI03EO02: Identificar e respeitar características pessoais e dos outros, reconhecendo diferenças e semelhanças entre pessoas.
Objetivo:
Promover a valorização de si e do outro, incentivando o respeito às diferenças e a construção de uma convivência solidária.
Metodologia:
Atividades lúdicas, roda de conversa, uso de materiais visuais e dinâmicas de grupo.
Recursos didáticos:
- Espelho grande de sala
- Cartolina e canetinhas
- Bonecos diversos (com diferentes características)
Desenvolvimento (passo a passo):
- Atividade 1 – Roda de conversa “Quem sou eu?”
- Propor que cada criança se olhe no espelho e diga algo sobre si (exemplo: cor do cabelo, se usa óculos, se está de tênis ou sandália).
- Orientar: se a criança não souber falar, ajudar fazendo perguntas simples (“Seu cabelo é liso ou enrolado?”).
- Reforçar que todos são especiais do jeitinho que são.
- Atividade 1 – Roda de conversa “Quem sou eu?”
- Atividade 2 – Painel “Nós juntos”
- Entregar cartolina e pedir que cada criança faça um desenho de si mesma.
- Caso não consigam, propor que façam um rabisco enquanto o professor escreve o nome embaixo.
- Reunir todos os desenhos e montar um painel na sala com o título “Nossa turma é especial”.
- Atividade 2 – Painel “Nós juntos”
- Atividade 3 – Brincadeira com bonecos diferentes
- Apresentar bonecos com diferentes características (alto, baixo, cabelo claro, pele escura etc.).
- Perguntar às crianças: “O que é igual? O que é diferente?”
- Conduzir para que percebam que todos podem brincar juntos.
- Atividade 3 – Brincadeira com bonecos diferentes
Avaliação:
Observar se as crianças participam ativamente, se reconhecem diferenças, se demonstram atitudes de respeito e se conseguem se identificar no grupo.
SUMÁRIO
ToggleTerça-feira
Tema: Brincando com o corpo
Campos de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
- EI03CG01: Experimentar diferentes possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo em interações e brincadeiras.
- EI03CG03: Utilizar gestos e movimentos para expressar-se nas brincadeiras, nas danças, nas dramatizações e nas demais situações de interação.
Objetivo:
Estimular a coordenação motora ampla e a expressão corporal por meio de jogos e brincadeiras de movimento.
Metodologia:
Atividades práticas em espaço livre, explorando movimentos corporais de forma lúdica.
Recursos didáticos:
- Cones ou garrafas PET
- Música animada
- Bambolês
Desenvolvimento (passo a passo):
- Atividade 1 – Caminho dos movimentos
- Organizar cones em fila e pedir que as crianças passem correndo, pulando e depois andando de lado.
- Orientar cada movimento e incentivar quem sentir dificuldade.
- Atividade 1 – Caminho dos movimentos
- Atividade 2 – Dança com gestos
- Colocar uma música animada e propor que imitem animais (pular como sapo, andar como pato, se arrastar como cobra).
- Se uma criança não souber, demonstrar para ela repetir.
- Atividade 2 – Dança com gestos
- Atividade 3 – Brincadeira do bambolê
- Colocar bambolês no chão e dizer que são “ilhas”.
- Ao parar a música, todos devem correr e entrar em um bambolê.
- Explicar que podem dividir espaço, reforçando a cooperação.
- Atividade 3 – Brincadeira do bambolê
Avaliação:
Registrar se a criança experimenta diferentes movimentos, se interage com colegas e se consegue usar o corpo para se expressar.
Quarta-feira
Tema: Histórias que encantam
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:
- EI03EF01: Relatar experiências, acontecimentos e histórias, reais ou imaginárias, por meio da linguagem oral.
- EI03EF06: Interessar-se pela leitura de histórias, livros ilustrados, quadrinhos, poemas, entre outros.
Objetivo:
Ampliar a oralidade, a escuta e a imaginação por meio da contação de histórias e dramatizações.
Metodologia:
Leitura, reconto e dramatização coletiva.
Recursos didáticos:
- Livro de história ilustrado
- Fantasias simples (chapéus, lenços)
- Fantoches
Desenvolvimento (passo a passo):
- Atividade 1 – Contação de história
- Ler um livro com muitas imagens, mostrando cada página.
- Usar entonação e gestos para tornar a narrativa envolvente.
- Atividade 1 – Contação de história
- Atividade 2 – Conversa sobre a história
- Perguntar: “Quem eram os personagens? O que aconteceu de mais engraçado?”
- Se a criança não souber responder, oferecer alternativas (“Foi o coelho ou o cachorro que correu rápido?”).
- Atividade 2 – Conversa sobre a história
- Atividade 3 – Dramatização com fantoches
- Distribuir fantoches para que as crianças recontarem a história.
- Ajudar quem não conseguir, narrando junto e incentivando pequenos gestos ou sons.
- Atividade 3 – Dramatização com fantoches
Avaliação:
Perceber se as crianças conseguem recontar ou participar da história, se demonstram interesse e se usam a linguagem oral.
Quinta-feira
Tema: Arte e cores
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
- EI03TS01: Produzir desenhos, pinturas, colagens e outras criações utilizando diferentes materiais.
- EI03TS02: Experimentar sons, cores, formas, texturas, movimentos e gestos em suas produções artísticas.
Objetivo:
Estimular a criatividade e a expressão por meio de diferentes materiais artísticos.
Metodologia:
Atividades práticas de pintura e colagem em grupo.
Recursos didáticos:
- Papéis grandes
- Tintas guache
- Pincéis e esponjas
- Retalhos de tecido e papéis coloridos
Desenvolvimento (passo a passo):
- Atividade 1 – Pintura livre
- Entregar pincéis e tintas, pedindo que pintem como quiserem.
- Reforçar que não há certo ou errado.
- Atividade 1 – Pintura livre
- Atividade 2 – Colagem com texturas
- Oferecer tecidos e papéis coloridos para colarem sobre o desenho.
- Mostrar como passar a cola e pressionar.
- Atividade 2 – Colagem com texturas
- Atividade 3 – Painel coletivo
- Juntar todos os trabalhos em uma cartolina grande.
- Pedir que cada criança cole sua produção e depois comentar sobre o resultado coletivo.
- Atividade 3 – Painel coletivo
Avaliação:
Observar se as crianças exploram materiais, se experimentam texturas e cores e se demonstram satisfação com a produção.
Sexta-feira
Tema: Descobrindo quantidades
Campos de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC:
- EI03ET01: Utilizar contagens em brincadeiras e em situações da rotina.
- EI03ET03: Relacionar números às suas respectivas quantidades em situações diversas.
Objetivo:
Introduzir noções de quantidade e contagem de forma lúdica.
Metodologia:
Brincadeiras matemáticas com objetos concretos.
Recursos didáticos:
- Tampinhas coloridas
- Caixinhas pequenas
- Cartões com números de 1 a 5
Desenvolvimento (passo a passo):
- Atividade 1 – Contagem coletiva
- Colocar tampinhas em cima da mesa e contar junto com as crianças.
- Incentivar que repitam em voz alta.
- Atividade 1 – Contagem coletiva
- Atividade 2 – Encaixar quantidade na caixinha
- Mostrar cartão com número “3” e pedir para colocar 3 tampinhas dentro da caixa.
- Se a criança não conseguir, ajudar contando junto: “Um, dois, três.”
- Atividade 2 – Encaixar quantidade na caixinha
- Atividade 3 – Brincadeira de quem tem mais
- Dividir tampinhas entre grupos e perguntar: “Quem tem mais? Quem tem menos?”
- Mostrar que às vezes dá para comparar sem contar, apenas olhando.
- Atividade 3 – Brincadeira de quem tem mais
Conclusão
Ao aplicar o Plano de aula número 2 educação infantil Pré-escola, o professor ganha mais segurança e organização em sua prática pedagógica, garantindo que todas as áreas do desenvolvimento infantil sejam contempladas ao longo da semana.
Mais do que um cronograma, este plano promove experiências que estimulam a criatividade, a interação social, a oralidade, a expressão corporal e o raciocínio lógico de maneira lúdica.
Com atividades cuidadosamente elaboradas e alinhadas à BNCC, cada dia de aula se transforma em uma oportunidade de aprendizagem significativa. Esse plano é especialmente útil para professores iniciantes, que encontrarão nele um verdadeiro roteiro pronto para aplicar em sala.
Assim, o Plano de aula trabalhando o número 2 educação infantil Pré-escola contribui para que o ensino na pré-escola seja mais planejado, intencional e prazeroso, tanto para as crianças quanto para os educadores.