
Celebrar a Semana da Criança na Educação Infantil é um momento especial para valorizar o brincar, a criatividade e o convívio entre os pequenos. Este plano de aula Educação Infantil Semana da Criança maternal foi elaborado com propostas lúdicas, afetivas e cheias de significado, voltadas para crianças de 2 e 3 anos.
As atividades promovem o desenvolvimento global da criança, integrando movimento, arte, música e imaginação, de acordo com os campos de experiência da BNCC. Durante a Semana da Criança, o professor pode transformar a sala em um ambiente de descobertas e alegria, favorecendo a socialização, a autonomia e o prazer de aprender por meio do brincar.
Este material é um guia prático, repleto de sugestões detalhadas e acessíveis, que ajudam o educador a planejar uma rotina encantadora e educativa, tornando a comemoração da infância um verdadeiro aprendizado.
SUMÁRIO
TogglePLANO SEMANAL – EDUCAÇÃO INFANTIL (MATERNAL – 2 E 3 ANOS)
Tema da Semana: Semana da Criança
Período: _____ a _____ de Outubro
CRONOGRAMA SEMANAL – PLANO DE AULA: SEMANA DA CRIANÇA
Turma: Educação Infantil – Maternal (2 e 3 anos)
Período: _____ a _____ de Outubro
Tema da Semana: Semana da Criança
Dia da Semana | Campos de Experiência | Habilidade (Código) |
---|---|---|
Segunda-feira | O eu, o outro e o nós | EI02EO01 |
Corpo, gestos e movimentos | EI02CG03 | |
Terça-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02ET02 |
Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02EF03 | |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI02TS02 |
Corpo, gestos e movimentos | EI02CG05 | |
Quinta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02EF04 |
O eu, o outro e o nós | EI02EO04 | |
Sexta-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI02CG01 |
Traços, sons, cores e formas | EI02TS03 |
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
Data: //_____
Tema do dia: Ser criança é brincar e sorrir
Campos de Experiência:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Objetivo:
Promover um dia repleto de brincadeiras e movimento, fortalecendo os vínculos de amizade e estimulando a empatia, a alegria e a coordenação motora ampla das crianças.
Metodologia:
As atividades serão organizadas em um ambiente alegre e colorido, repleto de música, dança e movimento. O professor atuará como mediador, orientando as crianças nas brincadeiras e reforçando o respeito e a cooperação. A metodologia será essencialmente lúdica e participativa, utilizando elementos simples que despertem a curiosidade e a afetividade.
Recursos Didáticos:
Balões coloridos
Caixa de som
Tinta guache
Papel A4
Cola e pincel
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
O professor inicia o dia com acolhida calorosa, recebendo cada criança com um sorriso e dizendo: “Hoje é o nosso dia de brincar muito! Esta semana é toda dedicada a vocês!”. Em seguida, realiza a chamadinha cantada e organiza a roda de conversa, perguntando: “O que vocês mais gostam de brincar?”. As crianças respondem livremente, e o professor valoriza cada resposta, reforçando o quanto o brincar é importante.
Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira “Bolinhas ao vento”. O professor solta vários balões coloridos no chão e convida as crianças a brincarem com eles, empurrando, jogando para cima e tentando mantê-los no ar. Ele diz: “Vamos ver quem consegue deixar o balão voando mais tempo?”. A brincadeira estimula coordenação, alegria e cooperação.
Atividade 2 – Lúdica:
Dança livre com movimentos variados. O professor coloca músicas infantis e orienta: “Quando eu disser a cor vermelha, todos pulam! Quando eu disser azul, batem palmas!”. O objetivo é desenvolver atenção e ritmo.
Atividade 3 – Impressa:
Entregar uma folha A4 com desenhos de crianças brincando. O professor orienta: “Pintem com as cores que mais gostam. A alegria das crianças vai aparecer nas cores!”. Ele circula pela sala incentivando a expressão individual.
Atividade 4 – Impressa:
Com tinta guache, as crianças carimbam as mãos em uma folha e o professor escreve: “Minhas mãos que brincam e cuidam”. Depois, todos observam as diferentes cores e tamanhos das mãos, valorizando a diversidade.
Avaliação:
Observar o envolvimento e a coordenação das crianças nas brincadeiras e atividades, registrando atitudes de cooperação, alegria e empatia com os colegas.
DIA DA SEMANA: Terça-feira
Data: //_____
Tema do dia: Brinquedos de ontem e de hoje
Campos de Experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.
Objetivo:
Apresentar às crianças brinquedos antigos e atuais, estimulando a curiosidade, a observação e a linguagem oral, por meio de conversas, histórias e brincadeiras simbólicas.
Metodologia:
O professor trará brinquedos ou imagens de brinquedos antigos e atuais, propondo comparações simples e espontâneas. As atividades serão práticas e visuais, priorizando o diálogo e o faz de conta.
Recursos Didáticos:
Imagens de brinquedos antigos
Brinquedos modernos da escola
Cartolina e revistas
Papel e lápis de cor
Desenvolvimento:
Após a acolhida e a roda de conversa, o professor pergunta: “Vocês sabiam que o vovô e a vovó também brincavam quando eram crianças?”. Mostra fotos de pião, peteca, bonecas de pano e carrinhos de madeira. As crianças observam e comentam suas diferenças.
Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira de roda com música antiga, como “Ciranda, Cirandinha”. O professor canta junto e estimula o movimento circular, dizendo: “Vamos dar as mãos e girar bem devagar!”.
Atividade 2 – Lúdica:
Oficina do brinquedo antigo. As crianças ajudam o professor a montar uma peteca simples com jornal e fita adesiva. Depois, brincam de lançá-la para cima.
Atividade 3 – Impressa:
Entregar folha com imagens de brinquedos antigos e atuais. As crianças devem pintar os brinquedos que mais gostaram.
Atividade 4 – Impressa:
Montagem coletiva de um cartaz intitulado “Brinquedos de ontem e de hoje”, colando recortes trazidos de revistas.
Avaliação:
Observar o interesse e a participação das crianças, bem como sua capacidade de reconhecer diferenças entre os brinquedos e expressar oralmente suas percepções.
DIA DA SEMANA: Quarta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Arte e imaginação
Campos de Experiência:
Traços, sons, cores e formas
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas e formas.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar e colar.
Objetivo:
Estimular a criatividade e a coordenação motora fina por meio de atividades artísticas e sensoriais.
Metodologia:
As atividades promoverão livre expressão artística, explorando diferentes materiais, texturas e cores. O professor incentivará o uso de tintas, colagens e massinhas, estimulando o prazer de criar.
Recursos Didáticos:
Tinta guache
Papel A3 e pincéis
Massinha de modelar
Cola, tesoura e papéis coloridos
Desenvolvimento:
O professor acolhe as crianças com música calma e prepara o espaço com materiais coloridos. Diz: “Hoje vocês serão artistas e poderão criar o que quiserem!”.
Atividade 1 – Lúdica:
Pintura livre com pincel e guache em papel grande. As crianças exploram cores e formas. O professor comenta: “Olhem como cada pintura é única e cheia de alegria!”.
Atividade 2 – Lúdica:
Brincadeira com massinha. As crianças moldam o que quiserem, enquanto o professor pergunta: “O que você está fazendo? Um brinquedo? Um animal?”.
Atividade 3 – Impressa:
Desenho livre sobre o tema “O que é ser criança?”. O professor incentiva a contar o que desenhou.
Atividade 4 – Impressa:
Colagem com papéis coloridos formando balões e brinquedos. O professor ajuda e reforça: “Esses balões são símbolos da nossa alegria!”.
Avaliação:
Observar a coordenação e a criatividade, registrando como as crianças utilizam as cores e os materiais.
DIA DA SEMANA: Quinta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Histórias e brincadeiras
Campos de Experiência:
Escuta, fala, pensamento e imaginação
O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC:
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando personagens e cenários.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Objetivo:
Desenvolver a imaginação, a linguagem oral e o gosto pela leitura por meio da contação de histórias e reconto coletivo.
Metodologia:
As crianças participarão de momentos de leitura, reconto e dramatização, com ênfase na linguagem oral e na escuta atenta.
Recursos Didáticos:
Livro ilustrado
Fantoches
Papel e giz de cera
Desenvolvimento:
Após a acolhida, o professor pergunta: “Quem gosta de ouvir histórias?”. Apresenta um livro e diz: “Hoje vou contar uma história cheia de aventuras!”.
Durante a contação, usa fantoches e expressões faciais.
Atividade 1 – Lúdica:
Contação com fantoches, com participação das crianças nos diálogos.
Atividade 2 – Lúdica:
Reconto coletivo: o professor convida as crianças a relembrar partes da história, reforçando os personagens e os sentimentos.
Atividade 3 – Impressa:
Desenho do personagem favorito da história.
Atividade 4 – Impressa:
Folha com sequência de cenas da história para pintar e colar em ordem.
Avaliação:
Observar a compreensão e o envolvimento das crianças durante as histórias e recontos.
DIA DA SEMANA: Sexta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Festa da Alegria
Campos de Experiência:
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, músicas e melodias.
Objetivo:
Encerrar a Semana da Criança com brincadeiras, danças e músicas que reforcem a alegria, a interação e a valorização do ser criança.
Metodologia:
A aula será conduzida como uma celebração, com muita música, dança e atividades criativas.
Recursos Didáticos:
Aparelho de som
Balões e fitas coloridas
Brinquedos diversos
Desenvolvimento:
O professor organiza o espaço festivo, enfeitando a sala com balões. Acolhe as crianças dizendo: “Hoje é o nosso dia de festa! Vamos brincar e dançar muito!”.
Atividade 1 – Lúdica:
Dança das cadeiras. O professor orienta com alegria, destacando a importância de se divertir, mesmo sem competir.
Atividade 2 – Lúdica:
Brincadeira “Cabo de Guerra Suave”, com lençol, reforçando cooperação e risadas.
Atividade 3 – Impressa:
Pintura livre de balões e brinquedos.
Atividade 4 – Impressa:
Montagem de um cartaz coletivo com o título “Semana da Criança no Maternal”, com desenhos feitos pelos alunos.
Avaliação:
Observar a alegria, a participação e o entrosamento entre as crianças, registrando atitudes de cooperação e autonomia.
Conclusão – Plano de Aula Educação Infantil Semana da Criança Maternal
A Semana da Criança é muito mais do que um período de comemoração — é uma oportunidade de reforçar a importância do brincar como ferramenta de desenvolvimento. Com este plano de aula Educação Infantil Semana da Criança maternal, o educador encontra atividades que unem alegria, aprendizado e interação, proporcionando momentos inesquecíveis para os pequenos.
Cada proposta foi pensada para estimular a imaginação, o movimento e a expressão das crianças de forma espontânea e prazerosa. Ao aplicar esse plano, o professor cria experiências que fortalecem os vínculos afetivos, desenvolvem habilidades e celebram o encanto da infância dentro da escola.
Mais do que uma sequência de atividades, este plano de aula Educação Infantil Semana da Criança maternal representa o compromisso com uma educação sensível, criativa e significativa, onde cada gesto, cor e brincadeira se transformam em aprendizado e amor pelo saber.