
O Plano de aula número 5 educação infantil maternal foi elaborado especialmente para apoiar professores que desejam tornar o aprendizado dos pequenos ainda mais envolvente e significativo.
Este plano semanal traz atividades detalhadas e práticas, organizadas de segunda a sexta-feira, com foco no desenvolvimento integral da criança — corpo, mente, emoção e convivência.
Cada proposta é estruturada para estimular a curiosidade, a linguagem, a coordenação motora e o vínculo afetivo entre as crianças.
Além disso, todas as ações estão alinhadas à BNCC e podem ser aplicadas facilmente em sala, mesmo por educadores iniciantes.
Com orientações passo a passo e sugestões de adaptação, o Plano de aula número 5 educação infantil maternal é uma ferramenta completa para promover experiências ricas, lúdicas e cheias de significado.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal (segunda a sexta)
| Dia | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (apenas códigos) |
|---|---|---|
| Segunda | O Eu, o Outro e o Nós / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | EI02EO01, EI02EO04, EI02EF03 |
| Terça | Corpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e Formas | EI02CG02, EI02CG05, EI02TS01 |
| Quarta | O Eu, o Outro e o Nós / Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | EI02EO03, EI02ET04, EI02ET07 |
| Quinta | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação / Traços, Sons, Cores e Formas | EI02EF06, EI02EF02, EI02TS02 |
| Sexta | Corpo, Gestos e Movimentos / O Eu, o Outro e o Nós | EI02CG04, EI02EO07, EI02EO02 |
(Os códigos acima consultados e selecionados a partir do documento de habilidades para Maternal.)
2) Planos diários detalhados
Segunda — Tema: “Amigos e Emoções”
Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI02EO04 — Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Objetivo:
Proporcionar oportunidades para que as crianças reconheçam sentimentos básicos (alegria, tristeza, surpresa), pratiquem atitudes de cuidado e solidariedade entre pares e desenvolvam atenção durante leituras orientadas, fortalecendo a comunicação oral.
Metodologia:
Iniciar com acolhida calorosa para criar segurança; utilizar linguagem simples, repetida e com entonação, apoiar-se em recursos visuais e objetos concretos; promover pequenas dramatizações e leituras curtas; trabalhar em ciclo de atividades curtas (5–12 minutos) respeitando atenção do Maternal; observar e registrar reações individuais; favorecer interações paralelas e orientadas, com modelagem da fala pelo adulto; sempre oferecer alternativas de materiais para tornar a atividade acessível a cada criança. (Seguir esta sequência como fio condutor ao longo de toda a manhã e ajustar ritmo conforme respostas das crianças.)
Recursos didáticos:
- Livro ilustrado curto (2–4 páginas por leitura)
- Fantoches de meia (2 unidades)
- Cartões com rostos/emoções (alegre, triste, surpreso, com olhos e boca grandes)
- Tapete para roda
- Caixas com objetos suaves para dramatização (paninhos, bichinhos de pelúcia)
Desenvolvimento (roteiro narrado — iniciar com rotina):
Rotina inicial: Acolher cada criança na porta com sorriso e cumprimento breve. Convidar para a chamadinha: “Bom dia, João! Bom dia, Maria!” Conduzir para a roda no tapete, organizar a turma em semicírculo e cantar uma cantiga de acolhida curta para chamar atenção.
Introdução ao conteúdo: Sentar na roda e mostrar o livro ilustrado. Dizer com voz calma: “Hoje vamos conhecer histórias sobre como a gente mostra que se importa com os amigos.” Apontar as ilustrações, mostrar os cartões de emoção e explicar brevemente cada rosto, nomeando sentimentos.
Atividade 1 — Lúdica (Roda das Emoções):
Narrar: “Convidar as crianças a observar os cartões com rostos e imitar as expressões.” Propor que cada criança escolha um cartão e mostre a expressão para o grupo; enquanto uma criança mostra, o professor modela: “Olha, a Ana está com cara de surpresa; eu posso dizer: ‘Você parece estar surpresa!’” Conduzir para que as demais repitam a expressão e o professor forneça frases curtas de apoio para nomear o sentimento. Instruir para oferecer tempo extra às crianças mais tímidas, utilizando o fantoche para ‘pedir’ a participação: “O fantoche Pipo quer ver sua carinha — quer mostrar?” Sugerir alternativas: se a criança não imitar, propor que segure o cartão e olhe o colega, desenvolvendo reconhecimento sem forçar a expressão facial. Registrar quem reconheceu cada emoção. (Parágrafos longos com fala entre aspas conforme solicitado.)
Atividade 2 — Lúdica (Dramatização com fantoches):
Narrar: “Apresentar uma pequena cena com os fantoches que dramatiza um amigo triste e outro ajudando.” Dizer: “Agora vou fazer os fantoches conversarem: ‘Você está bem?’ — ‘Estou triste.’ — ‘Posso te dar um abraço?’” Convidar duas crianças por vez para segurar os fantoches e repetir falas curtas, apoiando a linguagem: “Se a criança hesitar, sussurrar no ouvido e oferecer uma fala pronta para repetir.” Propor variações: permitir que a criança apenas mime o gesto (abraço) caso não fale. Finalizar pedindo para que cada criança diga uma forma de cuidar de um amigo (com palavras do professor para modelar).
Atividade 3 — Impressa (Livro de figurinhas simples):
Narrar: “Entregar folhas com 3 desenhos grandes (caras com emoções) para que a criança cole adesivos nos rostos que representam como ela se sente naquele dia.” Orientar: “Propor à criança que escolha um adesivo e cole no rosto que corresponde.” Circular pela sala, descrever o que cada criança escolheu: “Vejo que você colou no rosto feliz — você pode me contar o que te deixou feliz hoje?” Caso a criança não consiga colar sozinha, oferecer ajuda, guiando a mão e verbalizando cada passo: “Segurar o adesivo, puxar o papel, colar no círculo.” Registrar cada participação e anotar observações para avaliação.
Atividade 4 — Impressa (Registro com desenho livre):
Narrar: “Oferecer papel e lápis grosso para que a criança desenhe uma cena em que ela ajude um amigo.” Dizer: “Desenhar o que você fez ou poderia fazer para ajudar.” Se a criança não souber desenhar, propor marcar apenas uma linha ou um ponto e modelar: “Olhar como eu desenho um abraço com duas linhas.” O professor deve descrever enquanto ajuda: “Vou desenhar aqui e dizer o que estou fazendo: ‘Estou desenhando um abraço’.” Encerrar mostrando os desenhos na roda e nomeando ações de cuidado.
Avaliação:
Observar se a criança consegue identificar ao menos uma emoção nos cartões, se participa nas dramatizações (mesmo que de forma não verbal), registrar nível de autonomia no uso de cola/adesivos e no desenho, anotar necessidade de apoio individual. Registrar evidências em ficha simples: participação verbal, participação motora, compreensão do gesto de cuidar.
Terça — Tema: “Movimento e Exploração”
Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02CG02 — Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Objetivo:
Estimular a exploração espacial e o controle corporal em deslocamentos simples, desenvolver habilidades manuais básicas e experimentar sons com materiais diversos, integrando movimento e expressão sonora.
Metodologia:
Organizar circuito motor com estações curtas; utilizar demonstrações e modelagem do professor; garantir segurança do ambiente; usar tempo de 5–8 minutos por estação, alternando movimento e atividades manuais; incentivar tentativas mais do que resultados perfeitos; oferecer diversos materiais sensoriais; promover linguagem durante a ação (“vamos pular, vamos pegar, vamos bater devagar”); respeitar ritmo individual e prover apoio físico quando necessário.
Recursos didáticos:
- Cones ou almofadas para circuito
- Fitas coloridas no chão (marcar caminhos)
- Instrumentos simples (chocalhos, latinhas com grãos)
- Papéis rasgados e cola em potes pequenos
- Lápis de cera grossos
Desenvolvimento (roteiro narrado — iniciar com rotina):
Rotina inicial: Acolher e promover a chamadinha; reunir a turma para alongamento rápido e música de chamada; explicar que hoje todos vão explorar o corpo e som.
Introdução ao conteúdo: Mostrar o circuito e falar: “Vamos andar seguindo as fitas, pular em cima das almofadas e depois fazer música com as latinhas.” Demonstrar cada parte, convidando as crianças a olhar atentamente.
Atividade 1 — Lúdica (Circuito de deslocamento):
Narrar: “Convidar uma fila de crianças por vez para percorrer o circuito: andar sobre a fita, contornar um cone, pular em almofada.” Dizer: “Quando chegar na almofada, pular com os dois pés.” Modelar cada ação com voz: “Olhem como eu passo devagar, depois rápido.” Oferecer suporte físico próximo ao corpo da criança caso ela precise equilíbrio, encorajar com elogios específicos: “Que legal como você manteve o corpo firme!” Se alguma criança não conseguir pular, propor alternativa: bater palmas no lugar para participar. Registrar observações sobre direcionalidade e equilíbrio.
Atividade 2 — Lúdica (Brincadeira sonora coletiva):
Narrar: “Reunir as crianças em semicírculo com chocalhos e latinhas.” Dizer: “Agora vamos escutar o som alto e o som baixo; quando eu bater no tambor você bate devagar; quando eu fizer ‘psss’ você balança o chocalho rápido.” Propor resposta imitada e brincar de chamadas sonoras. Modelar frases curtas de convite: “Agora eu vou contar 1, 2 e vocês batem.” Oferecer variações: se a criança não conseguir coordenar, posicionar a mão dela sobre o instrumento e mover junto para sentir a vibração.
Atividade 3 — Impressa (Colagem sensorial):
Narrar: “Entregar papéis rasgados, cola em pote pequeno e uma folha grande.” Dizer: “Escolher um papel, passar a cola com o dedo (ou com a ajuda do professor) e colar.” Guiar passo a passo em voz alta: “Segurar o papel, espalhar a cola, pressionar.” Acompanhar cada criança individualmente, demonstrar como rasgar pedaços e colar formando uma figura simples (sol, casa). Oferecer alternativa de pré-rasgar pedaços para crianças que não tenham força suficiente.
Atividade 4 — Impressa (Desenho livre com lápis de cera):
Narrar: “Dar folhas e lápis de cera grossos; sugerir desenhar o caminho do circuito ou a instrumentação vista.” Falar: “Desenhar linhas grandes, círculos.” Orientar o movimento de mão e oferecer ajuda para segurar o lápis se necessário. Encorajar a descrever enquanto desenha: “O que você desenhou? Me conta.” Registrar progresso nas habilidades manuais.
Avaliação:
Observar orientações espaciais (seguir em frente, contornar), controle postural no pular, manipulação de cola e lápis, participação na produção sonora e capacidade de imitação. Anotar necessidades de suporte motor e de ajuste do material.
Quarta — Tema: “Brincando com o Espaço e a Rotina”
Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EO03 — Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- EI02ET04 — Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- EI02ET07 — Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Objetivo:
Incentivar a partilha de materiais e espaços, desenvolver noções espaciais simples (em cima/embaixo/dentro/fora) e contar de maneira oral elementos do ambiente (até 5), fortalecendo a linguagem e o senso de pertencimento.
Metodologia:
Montar atividades em pequenos grupos para favorecer partilha; utilizar linguagem descritiva e perguntas orientadoras; usar objetos concretos para demonstrar relações espaciais; realizar contagens orais com objetos reais; repetir atividades em momentos diferentes do dia para consolidar noção temporal (antes/durante/depois); oferecer apoio para resolução de conflitos e modelar frases de negociação.
Recursos didáticos:
- Caixas e caixas pequenas (para entrar/fora)
- Objetos diversos (bolinhas, blocos) em grupos de 1–5
- Cartões com símbolos “em cima / embaixo / dentro / fora”
- Tapetes e cestos para guardar objetos
Desenvolvimento (roteiro narrado — iniciar com rotina):
Rotina inicial: Fazer a chamada e lembrar as regras de convivência: “Hoje vamos brincar e aprender a dividir.” Reunir em roda e explicar a sequência do dia.
Introdução ao conteúdo: Mostrar caixas e dizer: “Vamos colocar as bolinhas dentro da caixa, depois tirar e colocar em cima.” Demonstrar com um objeto e perguntar: “O que aconteceu primeiro?” Modelar termos temporais: “Antes de colocar, a bolinha estava fora; agora está dentro.”
Atividade 1 — Lúdica (Jogo das Caixas — espacial e de partilha):
Narrar: “Distribuir caixas e 3 bolinhas para cada dupla; propor que uma criança coloque as bolinhas dentro e depois troquem.” Dizer: “Quando terminar, entregar para o colega para ele brincar também.” Inserir falas do professor: “Você pode mostrar como guardar e depois chamar seu amigo: ‘é sua vez’.” Oferecer intervenção para mediar disputas: “Se dois quiserem ao mesmo tempo, propor contar até três e trocar.” Caso a partilha não ocorra, sugerir dividir as bolinhas em duas pilhas menores para facilitar.
Atividade 2 — Lúdica (Caça ao Tesouro Espacial):
Narrar: “Esconder pequenos objetos ‘tesouros’ em caixas abertas e pedir para a criança encontrar ‘dentro’ ou ‘fora’.” Dar instruções simples: “Procure dentro da caixa vermelha.” Falar frases de apoio: “Olhe embaixo, aí está!” Convidar a criança a descrever: “Está dentro ou fora?” Se a criança não entender a preposição, usar demonstração física repetida e posicionar o objeto mostrando claramente.
Atividade 3 — Impressa (Cartões de Ordenação e Contagem):
Narrar: “Entregar cartões com 1–5 figuras grandes para recortar/colar (professor pode pré-recortar).” Dizer: “Contar quantas casas tem no cartão e colar o número.” Ajudar na contagem oral, apontando a cada figura: “Um, dois, três.” Para crianças que não conseguem recortar, oferecer formas prontas para colagem; readaptar atividade para colar adesivos no número correspondente.
Atividade 4 — Impressa (Registro com desenho sequencial):
Narrar: “Oferecer folha com três quadrantes: desenhar algo que aconteceu antes, durante e depois da hora do recreio (ou da atividade).” Sugerir: “No quadrante ‘antes’ desenhar a fila para sair; no ‘durante’ a brincadeira; no ‘depois’ lavar as mãos.” Modelar desenho e fala enquanto executa. Para crianças com pouca habilidade de desenho, permitir que marquem com pontos que o professor descreve.
Avaliação:
Registrar se a criança participa da partilha, se utiliza corretamente os termos espaço/tempo em atividades orientadas, se realiza contagens até 3–5 com auxílio. Anotar estratégias de mediação necessárias e progressos individuais.
Quinta — Tema: “Histórias e Sons”
Campos de experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EF06 — Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo:
Estimular a imaginação e produção oral de pequenas histórias, trabalhar a percepção sonora (rima e ritmo) e explorar materiais tridimensionais simples para expressão tátil e plástica.
Metodologia:
Realizar roda de leitura dramatizada curta; usar imagens sequenciais para apoiar a construção de histórias; promover aulas práticas com massa de modelar em pequenas porções; colocar canções com rimas e incentivar repetição e movimentos; variar tempos para que atividades de manipulação ocorram sentadas, com apoio próximo do professor.
Recursos didáticos:
- Sequência de 4 imagens grandes para contar história
- Massa de modelar (pequenas porções)
- Cartaz com rimas simples e canção curta
- Instrumento de percussão leve (pandeiro ou tambor pequeno)
Desenvolvimento (roteiro narrado — iniciar com rotina):
Rotina inicial: Chamadinha e breve aquecimento vocal (sons simples, “aaaa”, “mmm”) para preparar a escuta.
Introdução ao conteúdo: Mostrar 4 imagens em sequência e falar: “Vamos inventar uma história com estas figuras.” Ler rapidamente as imagens e modelar uma pequena narrativa de 2–3 frases.
Atividade 1 — Lúdica (Contar histórias com imagens):
Narrar: “Convidar uma criança a escolher a primeira imagem e pedir que diga uma palavra; o professor liga as palavras formando frase: ‘O menino achou…’.” Dizer: “Se a criança não falar, o professor oferecerá uma palavra pronta para repetir.” Incentivar o coletivo: “Agora todos repetem a frase.” Finalizar com recontagem da história pelo adulto e convidar outra criança para continuar a história na próxima vez.
Atividade 2 — Lúdica (Rimas e canções):
Narrar: “Cantar uma canção curta com rimas e gestos, convidando as crianças a repetir o refrão.” Falar: “Quando eu falar ‘batata’, vocês batem as mãos.” Repetir várias vezes e variar a velocidade. Para crianças que não acompanham, propor que batam com o professor no colo, recebendo apoio físico para sincronizar o gesto.
Atividade 3 — Impressa (Desenho guiado para compor história):
Narrar: “Entregar uma folha com uma cena em branco onde a criança deve desenhar o final da história.” Dizer: “Desenhar o que acontece com o personagem.” Ajudar com sugestões de como desenhar e modelar o que falar sobre o desenho para criar linguagem associada.
Atividade 4 — Impressa/Manipulativa (Modelagem com massa):
Narrar: “Oferecer pequenas porções de massa de modelar para que a criança faça um personagem da história.” Dizer: “Apertar, rolar e juntar as partes.” Orientar a manipulação segura e higienização das mãos antes e depois. Para crianças com pouca força, orientar a modelagem conjunta: professor e criança fazendo juntos, guiando as mãos.
Avaliação:
Observar capacidade de participar oralmente na criação de enunciados e rimas, nível de atenção durante a canção, autonomia na manipulação da massa (segurança e controle) e a relação entre desenho/modelagem e a história criada. Registrar e categorizar progressos.
Sexta — Tema: “Autocuidado e Pequenas Conquistas”
Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos; O Eu, o Outro e o Nós.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02CG04 — Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
- EI02EO07 — Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
- EI02EO02 — Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Objetivo:
Estimular hábitos de autocuidado (lavar as mãos, guardar materiais), promover resolução orientada de conflitos e valorizar pequenas conquistas para fortalecer a autoestima e autonomia.
Metodologia:
Organizar atividades de rotina que permitam prática do autocuidado com apoio reduzido progressivamente; utilizar histórias curtas que mostrem resolução de conflitos; realizar dinâmicas de reconhecimento de conquistas (cantinho das conquistas) com registros visuais; modelar frases de resolução e elogio específico; documentar avanços para socialização com família.
Recursos didáticos:
- Sabonete e pia acessível / toalhas de papel
- Etiquetas ou medalhas de papel para o “cantinho das conquistas”
- Livro curto sobre higiene (2–3 páginas)
- Brinquedos para atividades de guardar
Desenvolvimento (roteiro narrado — iniciar com rotina):
Rotina inicial: Acolher e lembrar que hoje praticaremos cuidar de nós mesmos; organizar fila para lavar as mãos.
Introdução ao conteúdo: Ler breve história sobre um personagem que aprendeu a lavar as mãos e resolver brigas com amigos. Dizer: “Olhem como o personagem ficou feliz quando tentou sozinho.”
Atividade 1 — Lúdica (Ritual do Lavamanos):
Narrar: “Levar as crianças à pia em pequenos grupos e demonstrar os passos: molhar, ensaboar, enxaguar, secar.” Dizer: “Agora é sua vez; eu observo e ofereço ajuda se precisar.” Usar frases de incentivo: “Que bom! Você conseguiu!” Se a criança não realizar tudo, dividir a ação em passos menores e ajudar fisicamente.
Atividade 2 — Lúdica (Teatro de Conflitos):
Narrar: “Encenar com fantoches uma pequena disputa por um brinquedo e modelar solução: ‘Posso pegar depois? Vamos combinar um tempo’.” Convidar duas crianças para reencenar enquanto o professor guia as falas. Ensinar frases simples para mediar (“Quero brincar também” / “Agora é minha vez, depois é sua”). Se a criança resistir à troca de papéis, propor apenas observação e depois participação com fantoche.
Atividade 3 — Impressa (Cartão das Conquistas):
Narrar: “Cada criança recebe um cartão para colar um selo quando cumprir uma tarefa de autocuidado (lavar as mãos, arrumar brinquedo).” Dizer: “Quando você juntar três selos, mostramos na roda.” Acompanhar a entrega de selo com palavra de reconhecimento e registrar nome e comportamento no cartão.
Atividade 4 — Impressa (Desenho do Eu):
Narrar: “Oferecer papel para a criança desenhar algo que ela se orgulha de fazer sozinha.” Dizer: “Desenhar o que você consegue fazer sem ajuda.” Ajudar a nomear a ação e registrar na folha com frase do professor, que será entregue à família.
Avaliação:
Observar autonomia nas sequências de autocuidado, uso de frases para resolver conflitos com mediação e sinais de autoestima ao apresentar conquistas. Registrar evidências (cartões, selos) e anotar estratégias de estímulo para cada criança.
Considerações finais e referências
O Plano de aula número 5 educação infantil maternal encerra a semana com atividades que fortalecem a autonomia, a imaginação e as relações entre os alunos.
Cada proposta foi cuidadosamente pensada para favorecer o aprendizado ativo e o desenvolvimento afetivo das crianças de forma divertida e leve. Ao aplicar este plano, o professor garante momentos de interação, expressão e descobertas que ampliam as habilidades previstas pela BNCC.
Esse roteiro prático é ideal para quem busca aulas organizadas, criativas e alinhadas às necessidades do maternal.
Com o Plano de aula número 5 educação infantil maternal, o educador tem em mãos um guia seguro para transformar a rotina da sala em um espaço de encantamento e aprendizado constante.






























