
Tema geral: A magia das cores na educação infantil
SUMÁRIO
ToggleA magia das cores na educação infantil: aprendizados que encantam
A magia das cores na educação infantil vai muito além da estética: ela desperta curiosidade, promove descobertas e amplia a forma como as crianças compreendem o mundo ao seu redor.
Ao explorar diferentes tonalidades, os pequenos desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais de maneira lúdica e envolvente. O contato com as cores estimula a criatividade, fortalece a comunicação e enriquece as experiências no cotidiano escolar.
Incorporar atividades que envolvem tintas, objetos coloridos e brincadeiras sensoriais torna o aprendizado mais significativo e prazeroso.
Assim, trabalhar cores no maternal não é apenas uma prática pedagógica, mas também uma experiência mágica que contribui para a formação integral da criança.
1) Cronograma semanal
Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (apenas os códigos) |
---|---|---|
Segunda | Traços, sons, cores e formas (TS); Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); O eu, o outro e o nós (EO) | EI02TS02; EI02EF01; EI02EO03 |
Terça | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (ET); Traços, sons, cores e formas (TS); Corpo, gestos e movimentos (CG) | EI02ET01; EI02TS02; EI02CG05 |
Quarta | Corpo, gestos e movimentos (CG); O eu, o outro e o nós (EO); Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF) | EI02CG03; EI02EO06; EI02EF02 |
Quinta | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (ET); Traços, sons, cores e formas (TS); Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); O eu, o outro e o nós (EO) | EI02ET05; EI02ET07; EI02TS02; EI02EF01; EI02EO04 |
Sexta | Traços, sons, cores e formas (TS); Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF); O eu, o outro e o nós (EO); Corpo, gestos e movimentos (CG) | EI02TS02; EI02EF09; EI02EO01; EI02CG05 |
2) Planos diários detalhados
SEGUNDA-FEIRA
Tema: Cores primárias: vermelho, amarelo e azul
Campos de experiência: TS; EF; EO
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EF01 – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EO03 – Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. Serviços e Informações do Brasil
Objetivo:
Promover o reconhecimento e a nomeação das cores primárias, incentivando o diálogo, o compartilhamento e a exploração de materiais coloridos.
Metodologia:
Sequência lúdica com roda de conversa, exploração sensorial e produção artística guiada por estações de cor.
Recursos didáticos:
- “Mala mágica” com objetos vermelho/amarelo/azul
- Cartazes das cores (vermelho, amarelo, azul)
- Tintas guache nas três cores, esponjas, cotonetes, pincéis grossos
- Papel grande (cartolina/pardo) para painel coletivo
- Aventais/roupas de proteção, panos úmidos, bacias com água
Desenvolvimento (3 atividades, passo a passo):
1) Roda de conversa – A mala mágica das cores
- Organizar as crianças em roda e apresentar a mala.
- Perguntar: “Que cor vocês acham que está aqui dentro?” e retirar um objeto de cada vez.
- Nomear a cor e aproximar do cartaz correspondente; incentivar as crianças a repetir os nomes.
- Convidar as crianças a relatar onde já viram cada cor (brinquedos, roupas, frutas).
- Dica: Validar todas as falas, modelar frases curtas: “Eu vejo vermelho no carro”, estimular turnos de fala curtos.
- Alternativa de apoio: Oferecer cartões com imagens de objetos coloridos para a criança apontar caso não queira falar.
- Convidar as crianças a relatar onde já viram cada cor (brinquedos, roupas, frutas).
2) Estações de pintura por cor
- Montar três mesas: vermelho, amarelo e azul, com papéis e ferramentas (esponjas/cotonetes).
- Demonstrar como carimbar com a esponja e orientar: “Nesta mesa usar só a tinta vermelha”.
- Distribuir as crianças entre as mesas e circular para auxiliar, nomeando ações: “Você está pintando com amarelo”.
- Convidar a trocar de mesa após alguns minutos para experimentar outra cor.
- Dicas de gestão: Usar aventais; prever um “cantinho úmido” para lavar mãos; colocar fita no chão delimitando as mesas.
- Adaptação sensorial: Para quem não gosta de sujeira, propor “pintura no saquinho”: inserir tinta e papel em saco zip e espalhar com os dedos por fora.
- Convidar a trocar de mesa após alguns minutos para experimentar outra cor.
3) Painel coletivo “Nossa parede de cores”
- Juntar todas as produções em um painel, agrupando por cor.
- Chamar pequenos grupos para colar suas obras e dizer: “Minha pintura é azul”.
- Encerrar com breve apreciação, perguntando qual cor gostaram mais e por quê.
- Apoios: Oferecer opções de fala: “Eu gosto do vermelho porque…”.
- Encerrar com breve apreciação, perguntando qual cor gostaram mais e por quê.
Avaliação:
Observar se as crianças nomeiam as três cores, usam materiais com intencionalidade e compartilham espaço e materiais, registrando evidências (fotos/portfólio).
TERÇA-FEIRA
Tema: Mistura de cores – criando novas cores
Campos de experiência: ET; TS; CG
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02ET01 – Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). Serviços e Informações do Brasil
- EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação…, explorando cores, texturas… ao criar objetos tridimensionais. Serviços e Informações do Brasil
- EI02CG05 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Serviços e Informações do Brasil
Objetivo:
Descobrir que da mistura de cores surgem novas tonalidades, explorando propriedades dos materiais e fortalecendo coordenação motora fina.
Metodologia:
Investigação guiada (“pequenos cientistas”) + oficina artística.
Recursos didáticos:
- Copos transparentes, conta-gotas, colheres
- Água, corantes/tintas guache (vermelho, amarelo, azul)
- Bandejas, panos, aventais
- Massinha branca (ou argila clara)
- Papéis/cartões com os pares: vermelho+amarelo, amarelo+azul, vermelho+azul
Desenvolvimento:
1) Laboratório das cores (misturas com água)
- Organizar duplas em mesas com bandejas; distribuir dois copos com água colorida (ex.: amarelo e azul).
- Explicar e demonstrar o uso do conta-gotas; perguntar: “O que vai acontecer ao misturar?”.
- Permitir a mistura e nomear o resultado (“verde!”), comparando com cartões de pares.
- Repetir com outras combinações (vermelho+amarelo = laranja; vermelho+azul = roxo).
- Segurança: Acompanhar de perto o uso do conta-gotas; manter materiais não comestíveis fora da boca.
- Sem conta-gotas: Usar colheres pequenas e mexer lentamente.
- Repetir com outras combinações (vermelho+amarelo = laranja; vermelho+azul = roxo).
2) Massinha que muda de cor
- Entregar bolinhas de massinha branca e pingar gotinhas de corante.
- Orientar a amassar, observar as mudanças de cor e comentar a textura (mais mole/mais firme).
- Sugerirmodelar frutas/objetos da cor criada.
- Adaptação: Se não puder usar corante, misturar pequenas porções de massinhas coloridas.
- Sugerirmodelar frutas/objetos da cor criada.
3) Cartaz “Receita das cores”
- Registrar (com fotos/desenhos do professor) as misturas feitas.
- Pedir às crianças para apontar e dizer: “Amarelo + azul = verde”.
- Fixar o cartaz na altura das crianças para retomar nos dias seguintes.
Avaliação:
Anotar hipóteses iniciais e conclusões, verificar se as crianças reconhecem cores secundárias e manipulam ferramentas com controle (conta-gotas, massinha).
QUARTA-FEIRA
Tema: Cores em movimento – jogo do semáforo
Campos de experiência: CG; EO; EF
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02CG03 – Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EO06 – Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EF02 – Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações com cantigas de roda e textos poéticos. Serviços e Informações do Brasil
Objetivo:
Associar cores a sinais de ação (parar, atenção, seguir), desenvolvendo coordenação motora, escuta e respeito a regras simples.
Metodologia:
Brincadeiras dirigidas de movimento com comando visual (cartões coloridos) e musicalização.
Recursos didáticos:
- Cartões grandes vermelho/amarelo/verde
- Cones/fitas para percurso simples
- Caixinha de som (cantigas sobre cores), chocalhos
- Tapetes/colchonetes
Desenvolvimento:
1) Brincadeira “Semáforo”
- Explicar os sinais: vermelho = parar, amarelo = atenção/passo de formiguinha, verde = correr/pular.
- Mostrar um cartão por vez e dar o comando; variar movimentos (andar de lado, saltitar).
- Convidar crianças a revezar como “guarda de trânsito” segurando o cartão.
- Dica de inclusão: Para crianças com mobilidade reduzida, adaptar para gestos com mãos/braços no lugar.
- Convidar crianças a revezar como “guarda de trânsito” segurando o cartão.
2) Circuito colorido
- Montar miniestações: tapete vermelho (rolar), argolas amarelas (pular dentro), trilha verde (andar sobre fita).
- Orientar a esperar a vez e encorajar quem precisar, modelando o movimento.
- Reforçar regras combinadas (fila, cuidado com o colega), apontando as cores em cada estação.
3) Cantiga das cores com instrumentos
- Propor uma cantiga simples (ex.: “Vermelho, amarelo e azul…”) e entregar chocalhos.
- Combinar: agitar no verde, agitar devagar no amarelo, silenciar no vermelho.
- Convidar as crianças a inventar um verso com sua cor favorita e cantar para o grupo.
Avaliação:
Observar se a criança associa cor a ação, segue combinados e participa com sons no tempo combinado.
QUINTA-FEIRA
Tema: Caça às cores no ambiente
Campos de experiência: ET; TS; EF; EO
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02ET05 – Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). Serviços e Informações do Brasil
- EI02ET07 – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. Serviços e Informações do Brasil
- EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação…, explorando cores, texturas… ao criar objetos tridimensionais. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EF01 – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EO04 – Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. Serviços e Informações do Brasil
Objetivo:
Perceber cores no entorno, classificar e contar objetos por cor, registrando em painel coletivo.
Metodologia:
Exploração investigativa do pátio/sala, seguida de organização e registro lúdico.
Recursos didáticos:
- Pulseiras ou crachás por cor (grupos)
- Sacolinhas/caixas por cor
- Etiquetas adesivas coloridas
- Cartolina para “Gráfico das cores da turma”
- Cola, revistas para recorte, figuras coloridas
Desenvolvimento:
1) Missão “Detetives das cores”
- Dividir a turma em pequenos grupos e entregar uma cor para cada grupo.
- Combinar locais seguros para buscar objetos/figuras da cor (sala/pátio).
- Retornar e espalhar os achados sobre a mesa do grupo, contando juntos: “Um, dois, três objetos verdes…”.
- Cuidados: Definir limites do percurso; relembrar que alguns objetos só podem ser observados (não retirados).
- Retornar e espalhar os achados sobre a mesa do grupo, contando juntos: “Um, dois, três objetos verdes…”.
2) Classificação e colagem
- Separar os achados por cor e colar em cartazes de cada cor.
- Pedir que cada criança apresente um item: “Eu encontrei um bloco amarelo”.
- Apoiar quem tiver dificuldade com cartões-modelo (fotos de objetos coloridos).
3) Gráfico das cores da turma
- Colar uma etiqueta para cada item encontrado na coluna da cor correspondente.
- Contar as etiquetas e comparar: “Qual cor tem mais? Qual tem menos?”.
- Encerrar com breve roda de comentários sobre as descobertas e convidar a folhear revistas para recortar imagens e completar os cartazes.
Avaliação:
Registrar se a criança classifica por cor, conta oralmente e se comunica ao apresentar achados.
SEXTA-FEIRA
Tema: Exposição “Minha semana colorida”
Campos de experiência: TS; EF; EO; CG
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação…, explorando cores, texturas… ao criar objetos tridimensionais. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EF09 – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. Serviços e Informações do Brasil
- EI02EO01 – Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Serviços e Informações do Brasil
- EI02CG05 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Serviços e Informações do Brasil
Objetivo:
Consolidar aprendizagens da semana com produção autoral e apreciação coletiva, fortalecendo autonomia, cuidado e expressão.
Metodologia:
Ateliê de artes + curadoria com as crianças + mostra para outra turma/famílias (se possível).
Recursos didáticos:
- Papéis variados, lápis de cor, giz, cola, tesouras sem ponta
- Sucatas limpas, papéis coloridos, tecidos
- Etiquetas com nomes/fotos das crianças
- Varal e pregadores, mesas para exposição
Desenvolvimento:
1) Retomada do percurso
- Convidar as crianças a rever o “cartaz das receitas das cores” e os cartazes de quinta.
- Perguntar: “Que cor você gostou de descobrir?” e registrar com desenhos simples (professor).
2) Ateliê livre – Meu quadro colorido
- Disponibilizar mesas-tema (pintura, colagem, desenho) e explicar que cada um vai criar um quadro para a exposição.
- Circular incentivando testar materiais e combinar cores; ajudar a escrever o nome (traços, iniciais) nas etiquetas.
- Apoiar a finalização, fixando as obras no varal com identificação.
3) Apreciação e convite
- Organizar uma “visita guiada”: cada criança apontar sua obra e contar uma escolha de cor.
- Modelar a escuta e o cuidado: aplaudir, agradecer, lembrar de não tocar nas obras dos colegas.
- (Se possível) Convidar outra turma/família para visitar rapidamente a exposição.
Avaliação:
Verificar se a criança seleciona materiais e registra graficamente, nomeando cores e demonstrando atitudes de cuidado/solidariedade na mostra.
Observações gerais de implementação
- Organizar previamente os espaços e antecipar a rotina com imagens (agenda visual).
- Prever tempo curto de cada estação (4–7 min) com transições suaves (música-sinal).
- Garantir higiene e segurança: usar aventais, disponibilizar panos, verificar alergias a corantes.
- Incluir todos: oferecer alternativas sem sujeira (pintura no saquinho), adaptar movimentos (gestos sentado), usar comunicação por imagens e modelar frases.
- Documentar: fotografar processos, guardar amostras no portfólio e anotar falas significativas.
🌟 A magia das cores na educação infantil: transformando experiências em descobertas
A magia das cores na educação infantil mostra como simples vivências podem se transformar em aprendizados profundos e inesquecíveis.
Ao integrar cores às brincadeiras e atividades pedagógicas, o educador cria oportunidades para que cada criança explore, experimente e se expresse livremente. Essa abordagem favorece o desenvolvimento da autonomia, da imaginação e da interação social, elementos essenciais na primeira infância.
Mais do que identificar tonalidades, as crianças passam a compreender relações, simbolismos e possibilidades criativas. Investir nesse universo colorido é investir em uma educação rica, sensível e transformadora, que prepara os pequenos para novas descobertas ao longo da vida.