logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula educação infantil: Brincadeiras e tradições da festa junina - Maternal (2 e 3 anos)

 Se você está procurando o plano de aula para educação infantil maternal com o tema Festa Junina, chegou ao lugar certo. 

Preparamos um plano de aula com um tema brincadeiras e tradições da Festa Junina pra você baixar e editar gratuitamente. 

Veja também: Plano de aula educação infantil: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina (4 e 5 anos)

Plano de aula com tema Festa Junina para editar gratuitamente para alunos do maternal Com códigos e habilidades da BNCC

Tema da Semana: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina

Dia da SemanaCampos de ExperiênciaHabilidades BNCC
Segunda-feira– Eu, o outro e o nós – Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02EO03 EI02EF01
Terça-feira– Traços, sons, cores e formas – Eu, o outro e o nósEI02TS02 EI02EO03
Quarta-feira– Corpo, gestos e movimentos – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI02CG01 EI02ET07
Quinta-feira– Corpo, gestos e movimentos – Traços, sons, cores e formasEI02CG01 EI02TS02
Sexta-feira– Corpo, gestos e movimentos – Eu, o outro e o nósEI02CG03 EI02EO06

Plano Semanal – Educação Infantil – Maternal (2 e 3 anos)

Tema da Semana: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina


📌 Segunda-feira – Exploração Sensorial e Visual: O Que É Festa Junina?

Campos de Experiência:

  • Eu, o outro e o nós
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades BNCC:
EI02EO03, EI02EF01

Objetivo:
Apresentar a Festa Junina de maneira simples, usando imagens, objetos reais e sons para estimular os sentidos e a curiosidade das crianças.

Metodologia:
Trabalho com estímulos visuais, auditivos e táteis, em pequenos momentos, respeitando o tempo de atenção da faixa etária.

Recursos Didáticos:

  • Chapéu de palha
  • Bandeirinhas coloridas
  • Milho de verdade (espiga e grãos)
  • Caixa de som com músicas juninas

Desenvolvimento – Passo a Passo para o Professor:

  1. Ambientação inicial: Quando as crianças chegarem, deixe tocando uma música junina bem animada para criar clima.
  2. Roda de conversa curta: Sente-se com elas no chão. Mostre o chapéu de palha. Coloque na cabeça de algumas crianças (brincando de “passa o chapéu”).
  3. Apresentação dos objetos: Passe o milho de mão em mão para que todas sintam a textura. Deixe que explorem livremente (sem forçar a atenção).
  4. Mostrando as bandeirinhas: Mostre as cores. Pergunte: “Que cor é essa?” Mesmo que eles ainda não saibam, incentive a falar.
  5. Movimento corporal: Brinque de imitar uma fogueira (mãozinhas para cima balançando) e um balão subindo (esticar os braços para cima).
  6. Encerramento: Finalize com uma dança livre. Deixe a música tocar e convide as crianças a pular, girar e bater palmas.

Avaliação:
Observe se a criança interage com os objetos, reage aos estímulos sonoros e participa das imitações corporais.


📌 Terça-feira – Pintando Bandeirinhas: Estímulo Tátil e Visual

Campos de Experiência:

  • Traços, sons, cores e formas
  • Eu, o outro e o nós

Habilidades BNCC:
EI02TS02, EI02EO03

Objetivo:
Estimular a coordenação motora fina, o reconhecimento de cores e a interação social durante a atividade.

Metodologia:
Atividade prática de pintura com tinta guache, usando os dedos ou pincéis grossos.

Recursos Didáticos:

  • Folhas de papel já cortadas em formato de bandeirinha
  • Tintas coloridas
  • Pincéis de cabo grosso ou esponjinhas
  • Toalhas e panos úmidos para limpeza

Desenvolvimento – Passo a Passo para o Professor:

  1. Preparação: Forre as mesas ou o chão com papel kraft ou plástico para proteger.
  2. Organização: Divida as crianças em pequenos grupos (máximo 3 a 4 crianças por vez, para evitar bagunça).
  3. Demonstração: Mostre como colocar o dedo na tinta e depois passar na bandeirinha. Fale devagar e mostre o movimento.
  4. Acompanhamento: Fique ao lado do grupo, auxiliando quem tiver dificuldade ou medo de tocar na tinta.
  5. Exploração livre: Permita que algumas crianças pintem com pincel e outras com o dedo, conforme o interesse de cada uma.
  6. Secagem e Exposição: Deixe as bandeirinhas secarem e, ao final do dia, monte um varal de bandeirinhas com eles.

Avaliação:
Verifique o interesse pela atividade, o uso das cores e a socialização durante o processo.


📌 Quarta-feira – Pescaria Sensorial: Brincando de Pegar

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidades BNCC:
EI02CG01, EI02ET07

Objetivo:
Trabalhar a coordenação motora ampla, a atenção e a socialização por meio da pescaria com materiais de fácil manipulação.

Metodologia:
Brincadeira em pequenos grupos, com apoio constante do professor, usando peixinhos coloridos e varinhas simples.

Recursos Didáticos:

  • Peixinhos de papelão ou EVA com texturas (fita crepe, algodão, papel crepom)
  • Varinhas de pesca com velcro ou imã
  • Recipientes plásticos ou caixas para simular o “tanque de pesca”

Desenvolvimento – Passo a Passo para o Professor:

  1. Montagem prévia: Organize o “tanque” com os peixinhos espalhados no chão ou dentro de uma caixa rasa.
  2. Demonstração: Mostre como usar a varinha para pegar o peixinho. Fale devagar e faça movimentos lentos.
  3. Ação em pequenos grupos: Chame de 2 em 2 crianças. Ajude-as a segurar a varinha se tiverem dificuldade.
  4. Estimule a contagem oral: Ao pegar, pergunte “Quantos peixinhos você tem?” (mesmo que a resposta não venha certa).
  5. Revezamento: Enquanto aguardam a vez, as demais crianças podem bater palmas ou cantar junto uma música junina de fundo.
  6. Finalização: Junte os peixinhos e conte com toda a turma.

Avaliação:
Observe se as crianças compreendem a ação de pegar, se têm iniciativa e se mostram coordenação ao segurar a varinha.


📌 Quinta-feira – Dança das Cores: Movimento com Bandeirinhas

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas

Habilidades BNCC:
EI02CG01, EI02TS02

Objetivo:
Estimular a expressão corporal, o reconhecimento de cores e a alegria do movimento coletivo ao som de músicas juninas.

Metodologia:
Atividade de dança com adereços coloridos (bandeirinhas e fitas).

Recursos Didáticos:

  • Fitas coloridas ou pequenas bandeirinhas presas a palitos de churrasco
  • Caixa de som
  • Músicas juninas animadas

Desenvolvimento – Passo a Passo para o Professor:

  1. Organizar o espaço: Retire mesas e cadeiras. Deixe um espaço livre e seguro para os movimentos.
  2. Entrega dos adereços: Dê uma bandeirinha ou fita para cada criança.
  3. Comandos simples: Peça para levantarem as bandeirinhas, balançarem para cima, para baixo, para os lados.
  4. Dança livre: Ligue a música e incentive as crianças a andar, pular, rodar, enquanto balançam as fitas.
  5. Modelagem do movimento: Se perceber que algumas estão paradas, faça você mesma os movimentos exagerados para elas imitarem.
  6. Encerramento: Peça para todos pararem ao sinal de pausa da música (fazendo uma “estátua”).

Avaliação:
Observar a participação, o reconhecimento das cores e a capacidade de seguir instruções simples.


📌 Sexta-feira – Circuito Junino Sensorial

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos
  • Eu, o outro e o nós

Habilidades BNCC:
EI02CG03, EI02EO06

Objetivo:
Proporcionar um circuito motor com diferentes desafios físicos, promovendo a exploração corporal e a socialização.

Metodologia:
Atividade em formato de circuito, com etapas de pular, rastejar e passar por obstáculos simples.

Recursos Didáticos:

  • Bambolês
  • Colchonetes
  • Caixa de papelão grande (para rastejar por dentro)
  • Fitas coloridas para marcar os caminhos

Desenvolvimento – Passo a Passo para o Professor:

  1. Preparação do ambiente: Monte o circuito antes da chegada das crianças. Faça um caminho simples com três etapas:
    • Passar por dentro de um bambolê
    • Rastejar sobre um colchonete
    • Passar por dentro da caixa de papelão
  2. Demonstração: Mostre cada etapa, fazendo você mesma o circuito com movimentos lentos.
  3. Organização dos turnos: Leve uma criança por vez, acompanhando de perto, segurando a mão se precisar.
  4. Estimular o movimento: Se alguma criança estiver com medo, incentive dizendo: “Muito bem!”, “Você consegue!”.
  5. Revezamento: Enquanto aguardam a vez, as outras crianças podem bater palmas, cantar ou brincar com uma fita.
  6. Encerramento: Finalize com um abraço coletivo ou uma dança livre.

Avaliação:
Observar o desenvolvimento motor, a superação de pequenos desafios e o respeito ao espaço do outro.

Baixe o plano e edite gratuitamente

Gostou do plano? Então baixe gratuitamente clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 20 =