logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula animais da fazenda educação infantil maternal

Plano de aula educação infantil maternal animais da fazenda

O Plano de aula animais da fazenda maternal é uma proposta encantadora e educativa que desperta o interesse das crianças pelo universo dos bichinhos do campo.

 Por meio de histórias, músicas, brincadeiras e atividades práticas, este plano proporciona experiências significativas, ajudando os pequenos a desenvolverem a linguagem, a coordenação motora e a socialização. 

A cada atividade, as crianças aprendem sobre os animais da fazenda, seus sons, alimentos e cuidados, vivenciando momentos de descoberta e imaginação. 

Além disso, o Plano de aula animais da fazenda maternal estimula a empatia e o respeito pelos seres vivos, integrando valores e aprendizado de forma leve e divertida. 

Ideal para professores que desejam unir ludicidade e objetivos pedagógicos claros, esse plano transforma a sala de aula em uma verdadeira fazendinha do saber, promovendo aprendizado ativo e prazeroso.

1) Cronograma semanal (segunda a sexta)

Observação: no cronograma abaixo aparecem apenas os códigos das habilidades, conforme solicitado.

Dia da semanaCampos de experiênciaHabilidades (códigos)
SegundaO Eu, o Outro e o Nós / Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoEI02EO01, EI02EF03, EI02EF04
TerçaCorpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e FormasEI02CG02, EI02CG05, EI02TS01
QuartaEspaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações / O Eu, o Outro e o NósEI02ET03, EI02ET05, EI02EO03
QuintaEscuta, Fala, Pensamento e Imaginação / Traços, Sons, Cores e FormasEI02EF01, EI02EF06, EI02TS02
SextaCorpo, Gestos e Movimentos / Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesEI02CG03, EI02ET04, EI02ET01

(Habilidades retiradas do arquivo de Habilidades Maternal).

2) Planos diários detalhados

Nota importante sobre o formato: segui integralmente as orientações do Comando Oficial para planos semanais: início com rotina de acolhida/chamadinha/roda de conversa; apresentação narrativa detalhada; 4 atividades por dia (2 lúdicas e 2 impressas); cada atividade como parágrafos longos com falas do professor entre aspas; avaliações e recursos listados.

Segunda-feira

Tema: Bem-vindos à fazenda — conhecer animais e cuidados

Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Habilidades (código + descrição):

      • EI02EO01 Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

      • EI02EF03 Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

      • EI02EF04 Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

    Objetivo:
    Proporcionar o primeiro contato com o universo dos animais da fazenda, incentivando atitudes de cuidado e solidariedade; estimular a atenção à leitura e a formulação de perguntas sobre o texto; favorecer a linguagem oral por meio de reconto e interação.

    Metodologia:
    Realizar atividades centradas na escuta ativa, no diálogo em roda e em jogos simbólicos. Iniciar com acolhida afetiva para instalar segurança emocional; apresentar história curta com imagens grandes e convidar as crianças a observar; alternar momentos de leitura com perguntas abertas para incentivar a formulação de hipóteses; propor brincadeiras de faz-de-conta para vivenciar cuidados com os animais; garantir tempo para pintura livre inspirada na história. Oferecer suporte individual quando necessário, modelando falas e gestos, e promover participação coletiva valorizando a expressão de cada criança. Registrar observações sobre participação e interesse.

    Recursos didáticos:

        • Livro ilustrado sobre animais da fazenda (com imagens grandes).

        • Fantoches simples (galinha, vaca, porco, cavalo) — feitos de meia ou papel.

        • Cartazes com imagens dos animais em grande formato.

        • Folhas A4, lápis de cor, giz de cera.

        • Caixa sensorial com palha artificial (ou papel picado) e pequenos animais de plástico.

      Desenvolvimento (roteiro narrado)

      Rotina inicial (acolhida, chamadinha e roda):
      “Acolher as crianças com sorriso e contato visual: ‘Bom dia, turma! Hoje vamos visitar a fazenda!'”. Acolher cada criança pelo nome, estimular a chamadinha: “Quem veio hoje?” e registrar presenças de forma lúdica (ex.: colar um adesivo no quadro). Conduzir a roda de conversa, pedindo que as crianças contem algo sobre animais que conhecem: “Alguém já viu uma vaca? Como ela é?” — incentivar falas curtas e reforçar com gestos e imagens.

      Introdução ao conteúdo (narrada):
      “Hoje vamos ouvir a história do pintinho curioso que queria conhecer a fazenda. Prestem atenção nas imagens e depois vamos conversar.” Mostrar o livro página por página, apontando as ilustrações e nomeando os animais. Fazer pausas para observar reações e identificar elementos familiares, apontando a direção da leitura para reforçar EI02EF03.

      Atividade 1 — Lúdica (faz-de-conta com fantoches):
      Convidar as crianças a escolher um fantoche e “virar personagem”: “Agora cada um pode escolher um bichinho e contar o que ele está sentindo.” Orientar para que brinquem em pequenos grupos, representar cuidados (dar água, arrumar a cama do animal) e fazer falas simples. Se um grupo ficar inseguro, modelar a interação apresentando um diálogo curto: “Eu sou a vaquinha e estou com sede, alguém me dá água?” Sugerir alternância de papéis para que todas as crianças experimentem cuidar e ser cuidadas. Observar a demonstração de solidariedade e autonomia, anotando quem compartilha e quem precisa de apoio.

      Atividade 2 — Impressa (reconto com desenho):
      Entregar folha A4 e pedir para que, depois da história, as crianças desenhem o animal que mais gostaram. Dizer: “Desenhe o seu animal favorito da história e me conte uma coisa que ele faz.” Acompanhar individualmente, encorajar a fala: “O que seu animal come?” Se a criança não conseguir desenhar, oferecer recorte de imagens para colagem ou desenhar junto, perguntando e registrando verbalmente a fala para posterior reconto escrito pelo professor (escriba).

      Atividade 3 — Lúdica (caixa sensorial e dramatização):
      Convidar para explorar a caixa sensorial: “Quem quer procurar o pintinho na palha?” Orientar para achar o animalzinho escondido e, em seguida, dramatizar pequenas ações (dar comida ao animal, cobrir com paninho). Usar frases de estimulação: “Você pode cuidar do pintinho? O que ele precisa?” Se alguma criança ficar retraída, propor jogo dirigido onde um adulto mostra passo a passo como procurar e cuidar, incentivando a repetição independente.

      Atividade 4 — Impressa (jogo de correspondência imagem-nome):
      Apresentar cartelas com imagens de animais e outras com os nomes (ou símbolos simples). Pedir para que as crianças encontrem o par correspondente, falando o nome: “Encontre a vaca”. Se a criança tiver dificuldade, reduzir o número de cartas e trabalhar em duplas com mediação do professor. Finalizar com reconto coletivo: pedir que cada criança diga uma coisa que aprendeu.

      Avaliação:
      Observar e registrar a participação, atenção durante a leitura (EI02EF03), capacidade de formular perguntas (EI02EF04) e atitudes de cuidado/solidariedade (EI02EO01). Fazer anotações qualitativas por criança (quem participou da dramatização, quem conseguiu desenhar e relatar, quem partilhou brinquedos), usar registro narrativo no diário de classe.

      Terça-feira

      Tema: Sons da fazenda — conhecer e imitar os sons dos animais

      Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas.

      Habilidades (código + descrição):

          • EI02CG02 Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

          • EI02CG05 Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

          • EI02TS01 Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

        Objetivo:
        Estimular habilidades motoras amplas e finas, explorar propriedades sonoras e desenvolver coordenação motora ao imitar movimentos e produzir sons relacionados aos animais da fazenda.

        Metodologia:
        Promover atividades corporais guiadas e livre-expressivas que integrem movimento e som. Iniciar com aquecimento motor (canção com movimentos) para preparar o corpo; utilizar instrumentos de percussão simples e materiais recicláveis para produzir sons; propor trajetos no espaço que remetam ao ambiente da fazenda (pular como o cabritinho, andar devagar como a vaca); propor tarefas manuais de recorte/colagem para fortalecer a motricidade fina. Oferecer demonstrações claras, encorajar tentativas e ajustar suporte para crianças com dificuldades motoras, dividindo as tarefas em passos menores.

        Recursos didáticos:

            • Pequenos instrumentos (pandeiro, chocalho, tambores).

            • Cartões com imagens dos animais com símbolos de movimento.

            • Fitas coloridas para movimentação no espaço.

            • Tesouras sem ponta, cola em bastão, papéis coloridos.

            • Música instrumental com ritmo simples.

          Desenvolvimento (roteiro narrado)

          Rotina inicial:
          “Acolher com canção de chegada: ‘Bom dia, fazenda, bom dia, sol!'”. Realizar chamadinha usando instrumento para cada nome chamado, incentivando reação auditiva e corporal. Conduzir roda, perguntando: “Que som faz a vaca? Vamos imitar?”

          Introdução ao conteúdo:
          “Hoje vamos descobrir os sons da fazenda e como o corpo pode falar junto com a música.” Mostrar cartões dos animais e pedir que as crianças façam o som e um movimento correspondente. Reforçar noções espaciais: “Agora ande devagar pela fazenda; cuidado para não pisar na palha.”

          Atividade 1 — Lúdica (oficina de sons):
          Convidar as crianças para experimentar instrumentos: “Pegue seu chocalho e vamos fazer som de galinha.” Orientar sequências: primeiro escutar exemplo, depois imitar e por fim criar pequenos trechos em conjunto. Sugerir variações (som forte/fraco) para trabalhar intensidade sonora. Se alguma criança não quiser tocar, permitir bater palmas ou usar o corpo como instrumento (estalar dedos, bater pés), garantindo participação.

          Atividade 2 — Impressa (recorte e colagem — criar o animal):
          Entregar materiais para montar um animal da fazenda usando formas recortadas (círculos, quadrados). Dizer: “Recorte as formas e cole para montar a sua vaquinha.” Orientar passo a passo: mostrar como segurar a tesoura, como aplicar cola. Se a criança não dominar o recorte, oferecer adesivos prontos para colar, mantendo o foco no sequenciamento da atividade e no uso da motricidade fina.

          Atividade 3 — Lúdica (circuito da fazenda):
          Organizar um percurso com obstáculos que representem tarefas da fazenda (pular sobre ‘poça’, andar em linha reta, pegar balde). Dizer: “Agora vamos levar a água para a vaca — caminhe devagar e segure o balde.” Modelar cada passo e estimular noções espaciais (em cima, embaixo, dentro, fora). Oferecer assistência a crianças que precisem e diminuir o circuito se alguém ficar inseguro.

          Atividade 4 — Impressa (registro gráfico do som):
          Apresentar folha com desenhos grandes dos animais e pedir que marquem (com carimbo ou lápis) onde escutaram o som favorito. Dizer: “Carimbe no desenho do animal que mais gostou.” Ajudar com a identificação e com a coordenação para usar o carimbo, registrando verbalmente a escolha para posterior inclusão no portfólio.

          Avaliação:
          Observar coordenação motora grossa (EI02CG02), controle da motricidade fina nas atividades de recorte/cola (EI02CG05) e participação na produção sonora (EI02TS01). Registrar evidências com descrições breves e, se possível, fotos/vídeos para documentar o progresso (respeitar autorização de família).

          Quarta-feira

          Tema: Alimentando e cuidando — rotina de cuidado com os animais da fazenda

          Campos de experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações; O Eu, o Outro e o Nós.

          Habilidades (código + descrição):

              • EI02ET03 Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

              • EI02ET05 Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

              • EI02EO03 Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

            Objetivo:
            Promover atitudes de cuidado e responsabilidade por meio de atividades de alimentação/rotina dos animais; trabalhar noções de classificação e partilha de materiais.

            Metodologia:
            Organizar atividades práticas de cuidado simbólico (dar ração, encher comedouro), com materiais de baixo risco; propor tarefas de classificação por tamanho e cor (ordenar comedouros, segregar alimentos de brinquedo); trabalhar em duplas e pequenos grupos para favorecer partilha e cooperação. Modelar comportamentos de cuidado, reforçar vocabulário relacionado a necessidades dos animais e usar perguntas que estimulem raciocínio e comparação.

            Recursos didáticos:

                • Animais de brinquedo tamanho pequeno/médio/grande.

                • Comedouros plásticos, potes variados.

                • Fichas com imagens e cores.

                • Bandejas para organizar materiais.

                • Aventais para dramatização.

              Desenvolvimento (roteiro narrado)

              Rotina inicial:
              “Acolher cada criança com aproximação individual: ‘Que bom que você veio ajudar na fazenda!'”. Fazer a chamadinha e organizar a roda para planejar as tarefas do dia: “Hoje vamos alimentar os bichinhos — quem quer ser o ajudante?” Incentivar participação voluntária.

              Introdução ao conteúdo:
              “Os animais precisam de comida, água e carinho. Vamos ver como podemos organizar os potes.” Mostrar os objetos e falar sobre suas diferenças. Incentivar a criança a observar e comparar: “Qual potinho é maior? Qual é menor?”

              Atividade 1 — Lúdica (teatro de cuidado):
              Distribuir papéis (dono da fazenda, ajudante) e aventais, orientar cena: “Você vai pegar o comedouro, colocar a ração e dizer ‘comidas para as galinhas’.” Inserir falas-modelo para guiar: “Pegue, coloque e fale: ‘Hora de comer’.” Se a criança ficar insegura, oferecer um roteiro reduzido com ações guiadas (pegar-comer-agradecer).

              Atividade 2 — Impressa (classificação por tamanho):
              Apresentar animais de brinquedo e potes para que as crianças classifiquem por tamanho: “Coloque os animais grandes no pote grande, os menores no pote pequeno.” Orientar a contagem simples e perguntar: “Quantos grandes temos?” Ajudar com a linguagem e, se necessário, reduzir o conjunto de itens para facilitar a classificação.

              Atividade 3 — Lúdica (jogo da partilha):
              Propor um jogo em que as crianças precisam dividir ‘ração’ entre animais de brinquedo, incentivando a negociação: “Quantas colheradas cada animal vai ganhar?” Mediar conflitos e modelar frases de partilha: “Vamos dividir direitinho, cada um vai receber um pouco.” Se a divisão gerar tensão, fazer pequenas rodadas com supervisão direta do adulto para exemplificar resolução.

              Atividade 4 — Impressa (registro do cuidado):
              Convidar as crianças a colorir uma ficha onde sinalizam qual animal cuidaram e o que deram (desenho simples). Dizer: “Pinte o animal e desenhe uma comidinha.” Auxiliar com escrita do nome do animal pelo professor como escriba, registrando a fala da criança.

              Avaliação:
              Anotar observações sobre a capacidade de classificar objetos (EI02ET05), a participação na partilha (EI02EO03) e envolvimento nas situações de cuidado (EI02ET03). Registrar exemplos de linguagem usada, nível de autonomia e estratégias de resolução de conflito.

              Quinta-feira

              Tema: Histórias da fazenda — criar e contar mini-histórias

              Campos de experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas.

              Habilidades (código + descrição):

                  • EI02EF01 Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

                  • EI02EF06 Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

                  • EI02TS02 Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

                Objetivo:
                Estimular a expressão oral e criativa por meio da criação de pequenas histórias sobre os animais; trabalhar habilidades de linguagem e manipulação de materiais para representar personagens.

                Metodologia:
                Utilizar recursos visuais (sequências de imagens) para inspirar criação coletiva e individual de narrativas; promover roda de histórias em que cada criança contribui com uma frase; oferecer materiais tridimensionais (massa de modelar) para criar personagens que representem suas histórias; incentivar diálogo e escuta ativa com perguntas orientadoras; oferecer tempo de repetição e recontagem para consolidar estruturas narrativas.

                Recursos didáticos:

                    • Sequência de imagens ilustrativas (3–4 imagens de uma história simples).

                    • Massa de modelar ou argila infantil.

                    • Papel kraft grande e lápis para desenhar o enredo.

                    • Figuras impressas para apoio visual.

                    • Caixa de teatro com adereços simples.

                  Desenvolvimento (roteiro narrado)

                  Rotina inicial:
                  “Acolher com música curta e perguntar: ‘Quem trouxe uma boa ideia para contar hoje?'”. Fazer a chamadinha e organizar a roda, lembrando o combinado de escutar os colegas.

                  Introdução ao conteúdo:
                  “Vamos criar uma história juntos sobre um coelho que perdeu seu chapéu na fazenda.” Apresentar 3 imagens sequenciais que mostrem começo, meio e fim e pedir que as crianças façam previsões: “O que aconteceu depois?” Registrar as hipóteses oralmente.

                  Atividade 1 — Lúdica (criação coletiva de história):
                  Convidar as crianças a participar da construção oral: “Vamos montar a história: eu começo e cada um completa com uma frase.” Modelar exemplos e incentivar a formação de frases curtas. Se alguma criança estiver tímida, oferecer um apoio: “Você pode apontar a imagem e eu escrevo sua ideia.” Garantir que cada criança tenha vez, apoiando com perguntas que facilitem a fala.

                  Atividade 2 — Impressa (desenho do enredo):
                  Entregar folha grande para que as crianças desenhem uma cena da história criada. Dizer: “Desenhe a parte da história que você mais gostou.” Acompanhar, dialogar sobre detalhes do desenho e anotar a fala da criança como registro escrito.

                  Atividade 3 — Lúdica (modelagem de personagens):
                  Propor que as crianças modelem o personagem principal com massa de modelar: “Faça o coelho ou outro bichinho que está na sua história.” Demonstrar técnicas simples (rolar, juntar bolinhas). Se a criança tiver dificuldades motoras, oferecer modelos prontos para serem montados (pegar e colar partes), mantendo a experiência de criação.

                  Atividade 4 — Impressa (ficha de personagens com nome):
                  Fornecer pequenas fichas imprimíveis com espaço para colar foto do personagem/modelagem e escrever (ou professor escrever) o nome do personagem. Pedir que a criança dite uma frase sobre o personagem que será registrada pelo docente.

                  Avaliação:
                  Observar participação no diálogo (EI02EF01), capacidade de criar e contar histórias (EI02EF06) e uso da manipulação para expressar ideias (EI02TS02). Documentar frases produzidas, qualidade do enredo (simples), autonomia na modelagem.

                  Sexta-feira

                  Tema: Feira da fazenda — transformar conhecimentos em exposição coletiva

                  Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

                  Habilidades (código + descrição):

                      • EI02CG03 Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

                      • EI02ET04 Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

                      • EI02ET01 Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

                    Objetivo:
                    Consolidar conteúdos da semana por meio de uma feira/mostra onde as crianças apresentam trabalhos, exploram movimentos e reforçam noções espaciais e de comparação de propriedades.

                    Metodologia:
                    Organizar a sala como uma pequena feira, com estandes das atividades realizadas (desenhos, personagens, cartazes). Propor sequências motoras e pequenas apresentações coreografadas que representem animais. Trabalhar noções temporais ao ordenar etapas da preparação da feira (antes/durante/depois). Fomentar troca entre pares, exposição de trabalhos e visita guiada em duplas.

                    Recursos didáticos:

                        • Mesas com trabalhos das crianças (desenhos, fichas, modelagens).

                        • Fitas marcadoras no chão para indicar caminhos (espaço).

                        • Cartazes explicativos simples feitos pelo professor com frases ditadas pelas crianças.

                        • Música para a apresentação de movimento.

                        • Etiquetas para identificar objetos por propriedades (grande/pequeno, áspero/liso).

                      Desenvolvimento (roteiro narrado)

                      Rotina inicial:
                      “Acolher com entusiasmo: ‘Hoje é dia de feira na fazenda!'” Fazer chamadinha e explicar a dinâmica do dia: “Vamos montar as bancas e cada dupla vai apresentar um trabalho.” Orientar regras de circulação e respeito pelo espaço.

                      Introdução ao conteúdo:
                      “Mostraremos tudo o que aprendemos: desenhos, sons, cuidados e histórias.” Explicar noções temporais: “Primeiro organizamos, depois apresentamos, por fim guardamos.” Mostrar passo a passo.

                      Atividade 1 — Lúdica (apresentação coreografada):
                      Ensaiar pequena sequência de movimentos representando os animais (andar como cavalo, pular como o cordeiro). Dizer: “Ao ouvir a música, todos fazem o movimento do seu animal.” Modelar a sequência por etapas e ensaiar com pausas. Se alguém não conseguir acompanhar, atribuir papel de apresentador que descreve os movimentos, garantindo participação inclusiva.

                      Atividade 2 — Impressa (mostra de trabalhos):
                      Organizar as mesas com os desenhos e fichas. Convidar as crianças a explicar para um colega o que desenharam: “Fale para seu amigo o que seu animal come.” Orientar a fala e oferecer frases-modelo para auxiliar.

                      Atividade 3 — Lúdica (jogo das propriedades):
                      Propor jogo em que as crianças classificam objetos trazidos (ou brinquedos) por textura, tamanho e peso: “Coloque na caixa dos ‘grandes’.” Acompanhar com perguntas que estimulem comparação e linguagem descritiva. Diminuir o número de opções se necessário para favorecer a compreensão.

                      Atividade 4 — Impressa (registro coletivo do dia):
                      Confeccionar um grande cartaz de turma com colagem das fotos das atividades da semana e frases curtas ditadas pelas crianças (registradas pelo professor). Pedir que cada criança aponte sua contribuição e diga uma palavra sobre o que mais gostou.

                      Avaliação:
                      Observar coordenação nos movimentos (EI02CG03), compreensão de relações espaciais e temporais na organização e apresentação (EI02ET04) e habilidade de comparar propriedades de objetos (EI02ET01). Registrar participação nas apresentações, qualidade das justificativas e capacidade de organizar o próprio material.

                      Observações finais e orientações práticas

                          • Em todos os dias, garantir momentos de transição suaves: oferecer contagem, música curta ou sinal visual antes de mudar de atividade para facilitar o ajuste das crianças.

                          • Adaptar materiais para crianças com dificuldades motoras (usar adesivos, recortes prontos, apoio físico).

                          • Manter o registro do desenvolvimento por criança em formato narrativo (breves notas de observação ao final de cada dia) para documentar progressos nas habilidades indicadas.

                          • Priorizar segurança: evitar objetos pequenos que possam ser engolidos; supervisionar tesouras e cola.

                          • Em situações de falta de materiais, substituir impressos por atividades orais ou dramatizações com materiais reutilizáveis.

                        Se desejar, eu posso:

                            • Gerar as fichas imprimíveis (cartões de animais, fichas de classificação, sequência de imagens) prontas para impressão;

                            • Preparar um modelo de ficha de observação para cada criança (para facilitar a avaliação) com campos prontos para as habilidades citadas.

                          Encerrar o Plano de aula animais da fazenda maternal é celebrar uma semana de vivências cheias de aprendizado e alegria. Durante as atividades, as crianças exploram sons, cores, movimentos e histórias, fortalecendo vínculos e desenvolvendo habilidades da BNCC de forma prática e prazerosa. Este tema oferece inúmeras possibilidades de exploração criativa, despertando curiosidade e amor pela natureza desde cedo. Ao final da proposta, o educador percebe o crescimento das crianças na fala, na imaginação e na convivência. O Plano de aula animais da fazenda maternal é mais do que um conjunto de atividades — é uma experiência sensorial e afetiva que transforma o aprendizado em uma aventura inesquecível.

                          Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                          POSTS RECENTES