
O Plano de aula animais da fazenda maternal é uma proposta encantadora e educativa que desperta o interesse das crianças pelo universo dos bichinhos do campo.
Por meio de histórias, músicas, brincadeiras e atividades práticas, este plano proporciona experiências significativas, ajudando os pequenos a desenvolverem a linguagem, a coordenação motora e a socialização.
A cada atividade, as crianças aprendem sobre os animais da fazenda, seus sons, alimentos e cuidados, vivenciando momentos de descoberta e imaginação.
Além disso, o Plano de aula animais da fazenda maternal estimula a empatia e o respeito pelos seres vivos, integrando valores e aprendizado de forma leve e divertida.
Ideal para professores que desejam unir ludicidade e objetivos pedagógicos claros, esse plano transforma a sala de aula em uma verdadeira fazendinha do saber, promovendo aprendizado ativo e prazeroso.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal (segunda a sexta)
Observação: no cronograma abaixo aparecem apenas os códigos das habilidades, conforme solicitado.
| Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades (códigos) |
|---|---|---|
| Segunda | O Eu, o Outro e o Nós / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | EI02EO01, EI02EF03, EI02EF04 |
| Terça | Corpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e Formas | EI02CG02, EI02CG05, EI02TS01 |
| Quarta | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações / O Eu, o Outro e o Nós | EI02ET03, EI02ET05, EI02EO03 |
| Quinta | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação / Traços, Sons, Cores e Formas | EI02EF01, EI02EF06, EI02TS02 |
| Sexta | Corpo, Gestos e Movimentos / Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | EI02CG03, EI02ET04, EI02ET01 |
(Habilidades retiradas do arquivo de Habilidades Maternal).
2) Planos diários detalhados
Nota importante sobre o formato: segui integralmente as orientações do Comando Oficial para planos semanais: início com rotina de acolhida/chamadinha/roda de conversa; apresentação narrativa detalhada; 4 atividades por dia (2 lúdicas e 2 impressas); cada atividade como parágrafos longos com falas do professor entre aspas; avaliações e recursos listados.
Segunda-feira
Tema: Bem-vindos à fazenda — conhecer animais e cuidados
Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Habilidades (código + descrição):
- EI02EO01 Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI02EF03 Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- EI02EF04 Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
Objetivo:
Proporcionar o primeiro contato com o universo dos animais da fazenda, incentivando atitudes de cuidado e solidariedade; estimular a atenção à leitura e a formulação de perguntas sobre o texto; favorecer a linguagem oral por meio de reconto e interação.
Metodologia:
Realizar atividades centradas na escuta ativa, no diálogo em roda e em jogos simbólicos. Iniciar com acolhida afetiva para instalar segurança emocional; apresentar história curta com imagens grandes e convidar as crianças a observar; alternar momentos de leitura com perguntas abertas para incentivar a formulação de hipóteses; propor brincadeiras de faz-de-conta para vivenciar cuidados com os animais; garantir tempo para pintura livre inspirada na história. Oferecer suporte individual quando necessário, modelando falas e gestos, e promover participação coletiva valorizando a expressão de cada criança. Registrar observações sobre participação e interesse.
Recursos didáticos:
- Livro ilustrado sobre animais da fazenda (com imagens grandes).
- Fantoches simples (galinha, vaca, porco, cavalo) — feitos de meia ou papel.
- Cartazes com imagens dos animais em grande formato.
- Folhas A4, lápis de cor, giz de cera.
- Caixa sensorial com palha artificial (ou papel picado) e pequenos animais de plástico.
Desenvolvimento (roteiro narrado)
Rotina inicial (acolhida, chamadinha e roda):
“Acolher as crianças com sorriso e contato visual: ‘Bom dia, turma! Hoje vamos visitar a fazenda!'”. Acolher cada criança pelo nome, estimular a chamadinha: “Quem veio hoje?” e registrar presenças de forma lúdica (ex.: colar um adesivo no quadro). Conduzir a roda de conversa, pedindo que as crianças contem algo sobre animais que conhecem: “Alguém já viu uma vaca? Como ela é?” — incentivar falas curtas e reforçar com gestos e imagens.
Introdução ao conteúdo (narrada):
“Hoje vamos ouvir a história do pintinho curioso que queria conhecer a fazenda. Prestem atenção nas imagens e depois vamos conversar.” Mostrar o livro página por página, apontando as ilustrações e nomeando os animais. Fazer pausas para observar reações e identificar elementos familiares, apontando a direção da leitura para reforçar EI02EF03.
Atividade 1 — Lúdica (faz-de-conta com fantoches):
Convidar as crianças a escolher um fantoche e “virar personagem”: “Agora cada um pode escolher um bichinho e contar o que ele está sentindo.” Orientar para que brinquem em pequenos grupos, representar cuidados (dar água, arrumar a cama do animal) e fazer falas simples. Se um grupo ficar inseguro, modelar a interação apresentando um diálogo curto: “Eu sou a vaquinha e estou com sede, alguém me dá água?” Sugerir alternância de papéis para que todas as crianças experimentem cuidar e ser cuidadas. Observar a demonstração de solidariedade e autonomia, anotando quem compartilha e quem precisa de apoio.
Atividade 2 — Impressa (reconto com desenho):
Entregar folha A4 e pedir para que, depois da história, as crianças desenhem o animal que mais gostaram. Dizer: “Desenhe o seu animal favorito da história e me conte uma coisa que ele faz.” Acompanhar individualmente, encorajar a fala: “O que seu animal come?” Se a criança não conseguir desenhar, oferecer recorte de imagens para colagem ou desenhar junto, perguntando e registrando verbalmente a fala para posterior reconto escrito pelo professor (escriba).
Atividade 3 — Lúdica (caixa sensorial e dramatização):
Convidar para explorar a caixa sensorial: “Quem quer procurar o pintinho na palha?” Orientar para achar o animalzinho escondido e, em seguida, dramatizar pequenas ações (dar comida ao animal, cobrir com paninho). Usar frases de estimulação: “Você pode cuidar do pintinho? O que ele precisa?” Se alguma criança ficar retraída, propor jogo dirigido onde um adulto mostra passo a passo como procurar e cuidar, incentivando a repetição independente.
Atividade 4 — Impressa (jogo de correspondência imagem-nome):
Apresentar cartelas com imagens de animais e outras com os nomes (ou símbolos simples). Pedir para que as crianças encontrem o par correspondente, falando o nome: “Encontre a vaca”. Se a criança tiver dificuldade, reduzir o número de cartas e trabalhar em duplas com mediação do professor. Finalizar com reconto coletivo: pedir que cada criança diga uma coisa que aprendeu.
Avaliação:
Observar e registrar a participação, atenção durante a leitura (EI02EF03), capacidade de formular perguntas (EI02EF04) e atitudes de cuidado/solidariedade (EI02EO01). Fazer anotações qualitativas por criança (quem participou da dramatização, quem conseguiu desenhar e relatar, quem partilhou brinquedos), usar registro narrativo no diário de classe.
Terça-feira
Tema: Sons da fazenda — conhecer e imitar os sons dos animais
Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas.
Habilidades (código + descrição):
- EI02CG02 Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
- EI02CG05 Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- EI02TS01 Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Objetivo:
Estimular habilidades motoras amplas e finas, explorar propriedades sonoras e desenvolver coordenação motora ao imitar movimentos e produzir sons relacionados aos animais da fazenda.
Metodologia:
Promover atividades corporais guiadas e livre-expressivas que integrem movimento e som. Iniciar com aquecimento motor (canção com movimentos) para preparar o corpo; utilizar instrumentos de percussão simples e materiais recicláveis para produzir sons; propor trajetos no espaço que remetam ao ambiente da fazenda (pular como o cabritinho, andar devagar como a vaca); propor tarefas manuais de recorte/colagem para fortalecer a motricidade fina. Oferecer demonstrações claras, encorajar tentativas e ajustar suporte para crianças com dificuldades motoras, dividindo as tarefas em passos menores.
Recursos didáticos:
- Pequenos instrumentos (pandeiro, chocalho, tambores).
- Cartões com imagens dos animais com símbolos de movimento.
- Fitas coloridas para movimentação no espaço.
- Tesouras sem ponta, cola em bastão, papéis coloridos.
- Música instrumental com ritmo simples.
Desenvolvimento (roteiro narrado)
Rotina inicial:
“Acolher com canção de chegada: ‘Bom dia, fazenda, bom dia, sol!'”. Realizar chamadinha usando instrumento para cada nome chamado, incentivando reação auditiva e corporal. Conduzir roda, perguntando: “Que som faz a vaca? Vamos imitar?”
Introdução ao conteúdo:
“Hoje vamos descobrir os sons da fazenda e como o corpo pode falar junto com a música.” Mostrar cartões dos animais e pedir que as crianças façam o som e um movimento correspondente. Reforçar noções espaciais: “Agora ande devagar pela fazenda; cuidado para não pisar na palha.”
Atividade 1 — Lúdica (oficina de sons):
Convidar as crianças para experimentar instrumentos: “Pegue seu chocalho e vamos fazer som de galinha.” Orientar sequências: primeiro escutar exemplo, depois imitar e por fim criar pequenos trechos em conjunto. Sugerir variações (som forte/fraco) para trabalhar intensidade sonora. Se alguma criança não quiser tocar, permitir bater palmas ou usar o corpo como instrumento (estalar dedos, bater pés), garantindo participação.
Atividade 2 — Impressa (recorte e colagem — criar o animal):
Entregar materiais para montar um animal da fazenda usando formas recortadas (círculos, quadrados). Dizer: “Recorte as formas e cole para montar a sua vaquinha.” Orientar passo a passo: mostrar como segurar a tesoura, como aplicar cola. Se a criança não dominar o recorte, oferecer adesivos prontos para colar, mantendo o foco no sequenciamento da atividade e no uso da motricidade fina.
Atividade 3 — Lúdica (circuito da fazenda):
Organizar um percurso com obstáculos que representem tarefas da fazenda (pular sobre ‘poça’, andar em linha reta, pegar balde). Dizer: “Agora vamos levar a água para a vaca — caminhe devagar e segure o balde.” Modelar cada passo e estimular noções espaciais (em cima, embaixo, dentro, fora). Oferecer assistência a crianças que precisem e diminuir o circuito se alguém ficar inseguro.
Atividade 4 — Impressa (registro gráfico do som):
Apresentar folha com desenhos grandes dos animais e pedir que marquem (com carimbo ou lápis) onde escutaram o som favorito. Dizer: “Carimbe no desenho do animal que mais gostou.” Ajudar com a identificação e com a coordenação para usar o carimbo, registrando verbalmente a escolha para posterior inclusão no portfólio.
Avaliação:
Observar coordenação motora grossa (EI02CG02), controle da motricidade fina nas atividades de recorte/cola (EI02CG05) e participação na produção sonora (EI02TS01). Registrar evidências com descrições breves e, se possível, fotos/vídeos para documentar o progresso (respeitar autorização de família).
Quarta-feira
Tema: Alimentando e cuidando — rotina de cuidado com os animais da fazenda
Campos de experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações; O Eu, o Outro e o Nós.
Habilidades (código + descrição):
- EI02ET03 Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
- EI02ET05 Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
- EI02EO03 Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Objetivo:
Promover atitudes de cuidado e responsabilidade por meio de atividades de alimentação/rotina dos animais; trabalhar noções de classificação e partilha de materiais.
Metodologia:
Organizar atividades práticas de cuidado simbólico (dar ração, encher comedouro), com materiais de baixo risco; propor tarefas de classificação por tamanho e cor (ordenar comedouros, segregar alimentos de brinquedo); trabalhar em duplas e pequenos grupos para favorecer partilha e cooperação. Modelar comportamentos de cuidado, reforçar vocabulário relacionado a necessidades dos animais e usar perguntas que estimulem raciocínio e comparação.
Recursos didáticos:
- Animais de brinquedo tamanho pequeno/médio/grande.
- Comedouros plásticos, potes variados.
- Fichas com imagens e cores.
- Bandejas para organizar materiais.
- Aventais para dramatização.
Desenvolvimento (roteiro narrado)
Rotina inicial:
“Acolher cada criança com aproximação individual: ‘Que bom que você veio ajudar na fazenda!'”. Fazer a chamadinha e organizar a roda para planejar as tarefas do dia: “Hoje vamos alimentar os bichinhos — quem quer ser o ajudante?” Incentivar participação voluntária.
Introdução ao conteúdo:
“Os animais precisam de comida, água e carinho. Vamos ver como podemos organizar os potes.” Mostrar os objetos e falar sobre suas diferenças. Incentivar a criança a observar e comparar: “Qual potinho é maior? Qual é menor?”
Atividade 1 — Lúdica (teatro de cuidado):
Distribuir papéis (dono da fazenda, ajudante) e aventais, orientar cena: “Você vai pegar o comedouro, colocar a ração e dizer ‘comidas para as galinhas’.” Inserir falas-modelo para guiar: “Pegue, coloque e fale: ‘Hora de comer’.” Se a criança ficar insegura, oferecer um roteiro reduzido com ações guiadas (pegar-comer-agradecer).
Atividade 2 — Impressa (classificação por tamanho):
Apresentar animais de brinquedo e potes para que as crianças classifiquem por tamanho: “Coloque os animais grandes no pote grande, os menores no pote pequeno.” Orientar a contagem simples e perguntar: “Quantos grandes temos?” Ajudar com a linguagem e, se necessário, reduzir o conjunto de itens para facilitar a classificação.
Atividade 3 — Lúdica (jogo da partilha):
Propor um jogo em que as crianças precisam dividir ‘ração’ entre animais de brinquedo, incentivando a negociação: “Quantas colheradas cada animal vai ganhar?” Mediar conflitos e modelar frases de partilha: “Vamos dividir direitinho, cada um vai receber um pouco.” Se a divisão gerar tensão, fazer pequenas rodadas com supervisão direta do adulto para exemplificar resolução.
Atividade 4 — Impressa (registro do cuidado):
Convidar as crianças a colorir uma ficha onde sinalizam qual animal cuidaram e o que deram (desenho simples). Dizer: “Pinte o animal e desenhe uma comidinha.” Auxiliar com escrita do nome do animal pelo professor como escriba, registrando a fala da criança.
Avaliação:
Anotar observações sobre a capacidade de classificar objetos (EI02ET05), a participação na partilha (EI02EO03) e envolvimento nas situações de cuidado (EI02ET03). Registrar exemplos de linguagem usada, nível de autonomia e estratégias de resolução de conflito.
Quinta-feira
Tema: Histórias da fazenda — criar e contar mini-histórias
Campos de experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas.
Habilidades (código + descrição):
- EI02EF01 Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- EI02EF06 Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
- EI02TS02 Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo:
Estimular a expressão oral e criativa por meio da criação de pequenas histórias sobre os animais; trabalhar habilidades de linguagem e manipulação de materiais para representar personagens.
Metodologia:
Utilizar recursos visuais (sequências de imagens) para inspirar criação coletiva e individual de narrativas; promover roda de histórias em que cada criança contribui com uma frase; oferecer materiais tridimensionais (massa de modelar) para criar personagens que representem suas histórias; incentivar diálogo e escuta ativa com perguntas orientadoras; oferecer tempo de repetição e recontagem para consolidar estruturas narrativas.
Recursos didáticos:
- Sequência de imagens ilustrativas (3–4 imagens de uma história simples).
- Massa de modelar ou argila infantil.
- Papel kraft grande e lápis para desenhar o enredo.
- Figuras impressas para apoio visual.
- Caixa de teatro com adereços simples.
Desenvolvimento (roteiro narrado)
Rotina inicial:
“Acolher com música curta e perguntar: ‘Quem trouxe uma boa ideia para contar hoje?'”. Fazer a chamadinha e organizar a roda, lembrando o combinado de escutar os colegas.
Introdução ao conteúdo:
“Vamos criar uma história juntos sobre um coelho que perdeu seu chapéu na fazenda.” Apresentar 3 imagens sequenciais que mostrem começo, meio e fim e pedir que as crianças façam previsões: “O que aconteceu depois?” Registrar as hipóteses oralmente.
Atividade 1 — Lúdica (criação coletiva de história):
Convidar as crianças a participar da construção oral: “Vamos montar a história: eu começo e cada um completa com uma frase.” Modelar exemplos e incentivar a formação de frases curtas. Se alguma criança estiver tímida, oferecer um apoio: “Você pode apontar a imagem e eu escrevo sua ideia.” Garantir que cada criança tenha vez, apoiando com perguntas que facilitem a fala.
Atividade 2 — Impressa (desenho do enredo):
Entregar folha grande para que as crianças desenhem uma cena da história criada. Dizer: “Desenhe a parte da história que você mais gostou.” Acompanhar, dialogar sobre detalhes do desenho e anotar a fala da criança como registro escrito.
Atividade 3 — Lúdica (modelagem de personagens):
Propor que as crianças modelem o personagem principal com massa de modelar: “Faça o coelho ou outro bichinho que está na sua história.” Demonstrar técnicas simples (rolar, juntar bolinhas). Se a criança tiver dificuldades motoras, oferecer modelos prontos para serem montados (pegar e colar partes), mantendo a experiência de criação.
Atividade 4 — Impressa (ficha de personagens com nome):
Fornecer pequenas fichas imprimíveis com espaço para colar foto do personagem/modelagem e escrever (ou professor escrever) o nome do personagem. Pedir que a criança dite uma frase sobre o personagem que será registrada pelo docente.
Avaliação:
Observar participação no diálogo (EI02EF01), capacidade de criar e contar histórias (EI02EF06) e uso da manipulação para expressar ideias (EI02TS02). Documentar frases produzidas, qualidade do enredo (simples), autonomia na modelagem.
Sexta-feira
Tema: Feira da fazenda — transformar conhecimentos em exposição coletiva
Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Habilidades (código + descrição):
- EI02CG03 Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- EI02ET04 Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- EI02ET01 Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Objetivo:
Consolidar conteúdos da semana por meio de uma feira/mostra onde as crianças apresentam trabalhos, exploram movimentos e reforçam noções espaciais e de comparação de propriedades.
Metodologia:
Organizar a sala como uma pequena feira, com estandes das atividades realizadas (desenhos, personagens, cartazes). Propor sequências motoras e pequenas apresentações coreografadas que representem animais. Trabalhar noções temporais ao ordenar etapas da preparação da feira (antes/durante/depois). Fomentar troca entre pares, exposição de trabalhos e visita guiada em duplas.
Recursos didáticos:
- Mesas com trabalhos das crianças (desenhos, fichas, modelagens).
- Fitas marcadoras no chão para indicar caminhos (espaço).
- Cartazes explicativos simples feitos pelo professor com frases ditadas pelas crianças.
- Música para a apresentação de movimento.
- Etiquetas para identificar objetos por propriedades (grande/pequeno, áspero/liso).
Desenvolvimento (roteiro narrado)
Rotina inicial:
“Acolher com entusiasmo: ‘Hoje é dia de feira na fazenda!'” Fazer chamadinha e explicar a dinâmica do dia: “Vamos montar as bancas e cada dupla vai apresentar um trabalho.” Orientar regras de circulação e respeito pelo espaço.
Introdução ao conteúdo:
“Mostraremos tudo o que aprendemos: desenhos, sons, cuidados e histórias.” Explicar noções temporais: “Primeiro organizamos, depois apresentamos, por fim guardamos.” Mostrar passo a passo.
Atividade 1 — Lúdica (apresentação coreografada):
Ensaiar pequena sequência de movimentos representando os animais (andar como cavalo, pular como o cordeiro). Dizer: “Ao ouvir a música, todos fazem o movimento do seu animal.” Modelar a sequência por etapas e ensaiar com pausas. Se alguém não conseguir acompanhar, atribuir papel de apresentador que descreve os movimentos, garantindo participação inclusiva.
Atividade 2 — Impressa (mostra de trabalhos):
Organizar as mesas com os desenhos e fichas. Convidar as crianças a explicar para um colega o que desenharam: “Fale para seu amigo o que seu animal come.” Orientar a fala e oferecer frases-modelo para auxiliar.
Atividade 3 — Lúdica (jogo das propriedades):
Propor jogo em que as crianças classificam objetos trazidos (ou brinquedos) por textura, tamanho e peso: “Coloque na caixa dos ‘grandes’.” Acompanhar com perguntas que estimulem comparação e linguagem descritiva. Diminuir o número de opções se necessário para favorecer a compreensão.
Atividade 4 — Impressa (registro coletivo do dia):
Confeccionar um grande cartaz de turma com colagem das fotos das atividades da semana e frases curtas ditadas pelas crianças (registradas pelo professor). Pedir que cada criança aponte sua contribuição e diga uma palavra sobre o que mais gostou.
Avaliação:
Observar coordenação nos movimentos (EI02CG03), compreensão de relações espaciais e temporais na organização e apresentação (EI02ET04) e habilidade de comparar propriedades de objetos (EI02ET01). Registrar participação nas apresentações, qualidade das justificativas e capacidade de organizar o próprio material.
Observações finais e orientações práticas
- Em todos os dias, garantir momentos de transição suaves: oferecer contagem, música curta ou sinal visual antes de mudar de atividade para facilitar o ajuste das crianças.
- Adaptar materiais para crianças com dificuldades motoras (usar adesivos, recortes prontos, apoio físico).
- Manter o registro do desenvolvimento por criança em formato narrativo (breves notas de observação ao final de cada dia) para documentar progressos nas habilidades indicadas.
- Priorizar segurança: evitar objetos pequenos que possam ser engolidos; supervisionar tesouras e cola.
- Em situações de falta de materiais, substituir impressos por atividades orais ou dramatizações com materiais reutilizáveis.
Se desejar, eu posso:
- Gerar as fichas imprimíveis (cartões de animais, fichas de classificação, sequência de imagens) prontas para impressão;
- Preparar um modelo de ficha de observação para cada criança (para facilitar a avaliação) com campos prontos para as habilidades citadas.
Encerrar o Plano de aula animais da fazenda maternal é celebrar uma semana de vivências cheias de aprendizado e alegria. Durante as atividades, as crianças exploram sons, cores, movimentos e histórias, fortalecendo vínculos e desenvolvendo habilidades da BNCC de forma prática e prazerosa. Este tema oferece inúmeras possibilidades de exploração criativa, despertando curiosidade e amor pela natureza desde cedo. Ao final da proposta, o educador percebe o crescimento das crianças na fala, na imaginação e na convivência. O Plano de aula animais da fazenda maternal é mais do que um conjunto de atividades — é uma experiência sensorial e afetiva que transforma o aprendizado em uma aventura inesquecível.




























