
SUMÁRIO
ToggleTema Geral da Semana: Consciência Negra na Educação Infantil
O Plano de aula consciência negra educação infantil, habilidades da pré escola é uma proposta pedagógica essencial para promover o respeito, a valorização das diferenças e o reconhecimento da cultura afro-brasileira desde cedo.
Neste conteúdo, você encontra uma abordagem prática e significativa, pensada para ajudar professores a trabalharem identidade, diversidade e representatividade dentro da rotina escolar.
O plano contempla atividades lúdicas, rodas de conversa, contação de histórias e propostas artísticas que favorecem o desenvolvimento integral das crianças. Ao incluir as habilidades da pré-escola, o trabalho se torna ainda mais completo, garantindo intencionalidade pedagógica e alinhamento à BNCC.
Este material foi desenvolvido para facilitar a prática docente, trazendo sugestões claras e acessíveis para enriquecer o trabalho em sala. Dessa forma, educadores podem conduzir aprendizagens com sensibilidade, propósito e respeito às vivências das crianças.
1. CRONOGRAMA SEMANAL (somente códigos das habilidades)
| Dia da Semana | Campos de Experiência | Habilidades (somente códigos) |
|---|---|---|
| Segunda-feira | O Eu, o Outro e o Nós; Traços, Sons, Cores e Formas | EI03EO05, EI03EO06, EI03TS02 |
| Terça-feira | O Eu, o Outro e o Nós; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | EI03EO01, EI03EO03, EI03EF01 |
| Quarta-feira | Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas | EI03CG01, EI03CG03, EI03TS01 |
| Quinta-feira | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | EI03EF04, EI03ET06 |
| Sexta-feira | O Eu, o Outro e o Nós; Traços, Sons, Cores e Formas; Corpo, Gestos e Movimentos | EI03EO06, EI03TS02, EI03CG02 |
2. PLANOS DIÁRIOS COMPLETOS
SEGUNDA-FEIRA
Tema: “Meu cabelo é assim: bonito do meu jeitinho!”
Campos de Experiência
- O Eu, o Outro e o Nós
- Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades da BNCC
- (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros.
- (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
Objetivo
Promover a valorização da identidade e das características físicas das crianças, especialmente as relacionadas ao cabelo, construindo uma percepção positiva da estética negra.
Metodologia
A professora conduzirá a aula de maneira sensível, iniciando com um momento de identificação visual e emocional, usando espelhos, imagens e livros que representem a diversidade de cabelos. A metodologia se baseará na escuta ativa, validação das falas das crianças e incentivo à autoexpressão artística. A docente oferecerá materiais variados para estimular criatividade e múltiplas linguagens, respeitando o tempo e dificuldade motora de cada criança.
Recursos
- Espelho grande
- Livro infantil sobre diversidade de cabelos
- Fotos de crianças negras com diferentes penteados
- Papel, tintas, lápis de cor
- Lã, barbante, algodão, tecido
- Folhas impressas de atividades
DESENVOLVIMENTO
Rotina Inicial – Acolhida, chamadinha e roda de conversa
A professora recebe cada criança com um sorriso e diz:
“Bom dia! Hoje vamos falar sobre como cada um de nós é lindo do jeito que é.”
Após a chamadinha, forma-se a roda. A professora mostra um espelho grande e pergunta:
“O que você mais gosta em você?”
Deixa que as crianças falem livremente, apoiando quem precisar com perguntas orientadoras.
ATIVIDADE 1 (Lúdica) – “Explorando meu cabelo no espelho”
A professora leva o espelho ao centro e convida um a um:
“Olhe com atenção para seu cabelo. Como ele é?”
Ela incentiva toques e observações, sempre validando:
“Seu cabelo é maravilhoso assim!”
Para crianças tímidas, ela aproxima suavemente o espelho e complementa a fala delas.
ATIVIDADE 2 (Lúdica) – “Criando meu cabelo com texturas”
Entrega-se o molde do rosto.
A professora diz:
“Agora vocês vão escolher materiais para fazer o próprio cabelo!”
Ela demonstra possibilidades, ajuda com cortes e encoraja escolhas.
Falas como:
“Que criativo! Isso ficou muito parecido com seus cachinhos!”
são reforçadas para autoestima.
ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Ligue o cabelo ao penteado”
Folha com vários tipos de cabelo.
A professora explica:
“Vamos ligar o tipo de cabelo ao penteado correspondente.”
Circula ajudando, dando pistas visuais.
ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Pinte os penteados étnicos”
A professora diz:
“Vocês podem colorir com liberdade, usando as cores que mais gostam.”
Avaliação
Observação da participação, da autoimagem verbalizada, do respeito às diferenças e do uso dos materiais.
TERÇA-FEIRA
Tema: “Histórias que vêm de longe: Contos africanos”
Campos de Experiência
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades
- (EI03EO01) Demonstrar empatia percebendo sentimentos, necessidades e formas de pensar.
- (EI03EO03) Desenvolver atitudes de participação e cooperação.
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências.
Objetivo
Estimular imaginação, empatia e expressão oral por meio de contos africanos.
Metodologia
A aula utiliza narrativas afro-brasileiras e africanas. A professora explora emoções, personagens e valores culturais. Há reconto, dramatização, expressão artística e atividades de sequência lógica.
Recursos
- Livro infantil africano
- Fantoches simples
- Imagens do conto
- Papel, lápis, giz
- Folhas impressas
DESENVOLVIMENTO
Rotina Inicial
A professora cumprimenta dizendo:
“Hoje vamos conhecer uma história muito, muito antiga!”
Após a chamadinha, ela mostra um mapa simples e localiza a África.
ATIVIDADE 1 (Lúdica) – Contação de história africana
A professora lê com entonação, para e pergunta:
“O que vocês acham que o personagem está sentindo agora?”
Ela reforça empatia e compreensão.
ATIVIDADE 2 (Lúdica) – Teatro com fantoches
Cada criança escolhe um personagem.
A professora conduz:
“Agora vocês vão mostrar o que o personagem faria nesta parte.”
Ela apoia os tímidos oferecendo papéis mais silenciosos.
ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Ligando personagens às emoções”
A professora diz:
“Quem estava feliz? Quem ficou com medo?”
Ajuda mostrando imagens do livro.
ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Ordem da história”
Cenas do conto precisam ser organizadas.
A professora pergunta:
“Qual parte aconteceu primeiro?”
Avaliação
Registro de como recontam a história, como expressam emoções e como se relacionam com o grupo.
QUARTA-FEIRA
Tema: “Dançando ritmos africanos!”
Campos de Experiência
- Corpo, Gestos e Movimentos
- Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades
- (EI03CG01) Criar formas diversificadas de expressão corporal.
- (EI03CG03) Criar movimentos e gestos em atividades artísticas.
- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por objetos e instrumentos musicais.
Objetivo
Explorar movimentos inspirados em ritmos africanos, estimulando expressão corporal criativa.
Metodologia
A professora utilizará músicas rítmicas africanas, instrumentos e tecidos para criar experiências sensoriais. Incentivará movimentos livres e coordenados.
Recursos
- Caixa de som
- Playlist africana
- Tambores, chocalhos
- Tecidos coloridos
- Folhas impressas
DESENVOLVIMENTO
Rotina Inicial
Chamadinha rítmica com palmas.
Roda:
“Como o seu corpo quer dançar hoje?”
ATIVIDADE 1 (Lúdica) – “Movimentos com música africana”
A professora diz:
“Primeiro vamos só ouvir… agora vamos balançar o corpo devagar.”
Ela mostra movimentos simples e incentiva improviso.
ATIVIDADE 2 (Lúdica) – “Dança dos tecidos”
Com tecidos, a professora orienta:
“Façam o tecido voar junto com vocês!”
Apoia quem tem dificuldade sugerindo movimentos.
ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Complete o instrumento”
A professora explica:
“Veja o tambor… o que está faltando?”
A criança desenha os elementos faltantes.
ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Pinte a dança”
Cena de dança africana para colorir.
Avaliação
Observação da coordenação, ritmo, criatividade e interesse.
QUINTA-FEIRA
Tema: “Heróis e heroínas negros: quem somos nós?”
Campos de Experiência
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Habilidades
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar roteiros.
- (EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre sua família e comunidade.
Objetivo
Valorizar personagens negros históricos e fictícios, destacando coragem, inteligência, luta e criatividade, promovendo identificação positiva.
Metodologia
A professora apresenta personagens negros usando imagens ilustradas e linguagem acessível. Incentiva que as crianças se reconheçam como sujeitos fortes, capazes e importantes. As atividades incluem reconto, identificação, desenhos e fichas.
Recursos
- Imagens de personagens negros
- Livro infantil
- Papel, lápis, giz
- Folhas impressas
DESENVOLVIMENTO
Rotina Inicial
Roda sobre inspiração:
“Quem aqui já ajudou alguém? Isso também é ser um herói!”
ATIVIDADE 1 (Lúdica) – Conhecendo heróis negros
A professora apresenta Dandara, Zumbi, Machado de Assis etc.
Diz:
“Essa pessoa ajudou muitas outras. Como você ajuda seus amigos?”
ATIVIDADE 2 (Lúdica) – “Eu também sou um herói!”
As crianças desenham a si mesmas como heróis.
A professora apoia:
“Qual poder especial você tem no coração?”
ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Ligue o herói ao seu símbolo”
Escudo, livro, microfone etc.
ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Ordene a história”
Sequência de pequenas cenas para ordenar.
Avaliação
Observa-se como a criança se identifica positivamente e como compreende os feitos dos personagens.
SEXTA-FEIRA
Tema: “Celebração da Beleza Negra: desfile cultural!”
Campos de Experiência
- O Eu, o Outro e o Nós
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Corpo, Gestos e Movimentos
Habilidades
- (EI03EO06) Respeitar diferentes culturas e modos de vida.
- (EI03TS02) Expressar-se por meio da arte.
- (EI03CG02) Demonstrar controle corporal em atividades e brincadeiras.
Objetivo
Encerrar a semana celebrando a estética negra, promovendo autoestima, respeito e expressão corporal.
Metodologia
A professora criará um clima festivo, com tecidos, músicas e adereços. As crianças farão acessórios e participarão de um desfile simbólico. Cada etapa enfatiza valorização e respeito.
Recursos
- Tecidos estampados
- Miçangas ou tampinhas
- Adereços simples
- Música
- Folhas impressas
DESENVOLVIMENTO
Rotina Inicial
Roda sobre beleza:
“O que faz alguém ser bonito? Será que todo mundo tem beleza?”
ATIVIDADE 1 (Lúdica) – Confecção de adereços
Colares, pulseiras, faixas.
A professora incentiva:
“Escolha cores que combinem com sua alegria!”
ATIVIDADE 2 (Lúdica) – Desfile cultural
Uma passarela é montada.
A professora orienta:
“Quando seu nome for chamado, você desfila devagar, mostrando seu adereço. Todos vamos aplaudir com carinho!”
ATIVIDADE 3 (Impressa) – Pintura de tecidos africanos
Padronagens estilizadas para colorir.
ATIVIDADE 4 (Impressa) – Meu autorretrato com adereço
A criança desenha a si mesma com o adereço produzido.
Avaliação
Observação da expressão corporal, autoestima, respeito ao espaço do outro e participação geral.
Trabalhar o Plano de aula consciência negra educação infantil, habilidades da pré escola é uma forma potente de construir ambientes mais inclusivos e conscientes, onde cada criança se reconhece e reconhece o outro com respeito e valorização.
Ao aplicar propostas alinhadas à BNCC, o professor fortalece competências importantes, como identidade, empatia, expressão cultural e convivência. Este conjunto de atividades possibilita que os pequenos compreendam a diversidade como algo natural e positivo, desenvolvendo autoestima e senso de pertencimento.
Espera-se que o plano incentive educadores a ampliarem suas práticas e incluírem referências negras de forma contínua, sensível e significativa. Assim, a escola se torna um espaço mais representativo, acolhedor e comprometido com uma educação antirracista desde os primeiros anos.




























