logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula consciência negra educação infantil

plano de aula consciencia negra educação infantil

SUMÁRIO

Tema Geral da Semana: Consciência Negra na Educação Infantil

O Plano de aula consciência negra educação infantil, habilidades da pré escola é uma proposta pedagógica essencial para promover o respeito, a valorização das diferenças e o reconhecimento da cultura afro-brasileira desde cedo. 

Neste conteúdo, você encontra uma abordagem prática e significativa, pensada para ajudar professores a trabalharem identidade, diversidade e representatividade dentro da rotina escolar. 

O plano contempla atividades lúdicas, rodas de conversa, contação de histórias e propostas artísticas que favorecem o desenvolvimento integral das crianças. Ao incluir as habilidades da pré-escola, o trabalho se torna ainda mais completo, garantindo intencionalidade pedagógica e alinhamento à BNCC. 

Este material foi desenvolvido para facilitar a prática docente, trazendo sugestões claras e acessíveis para enriquecer o trabalho em sala. Dessa forma, educadores podem conduzir aprendizagens com sensibilidade, propósito e respeito às vivências das crianças.

1. CRONOGRAMA SEMANAL (somente códigos das habilidades)

Dia da SemanaCampos de ExperiênciaHabilidades (somente códigos)
Segunda-feiraO Eu, o Outro e o Nós; Traços, Sons, Cores e FormasEI03EO05, EI03EO06, EI03TS02
Terça-feiraO Eu, o Outro e o Nós; Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoEI03EO01, EI03EO03, EI03EF01
Quarta-feiraCorpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e FormasEI03CG01, EI03CG03, EI03TS01
Quinta-feiraEscuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesEI03EF04, EI03ET06
Sexta-feiraO Eu, o Outro e o Nós; Traços, Sons, Cores e Formas; Corpo, Gestos e MovimentosEI03EO06, EI03TS02, EI03CG02

2. PLANOS DIÁRIOS COMPLETOS

SEGUNDA-FEIRA

Tema: “Meu cabelo é assim: bonito do meu jeitinho!”

Campos de Experiência

      • O Eu, o Outro e o Nós

      • Traços, Sons, Cores e Formas

    Habilidades da BNCC

        • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros.

        • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

        • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.

      Objetivo

      Promover a valorização da identidade e das características físicas das crianças, especialmente as relacionadas ao cabelo, construindo uma percepção positiva da estética negra.

      Metodologia

      A professora conduzirá a aula de maneira sensível, iniciando com um momento de identificação visual e emocional, usando espelhos, imagens e livros que representem a diversidade de cabelos. A metodologia se baseará na escuta ativa, validação das falas das crianças e incentivo à autoexpressão artística. A docente oferecerá materiais variados para estimular criatividade e múltiplas linguagens, respeitando o tempo e dificuldade motora de cada criança.

      Recursos

          • Espelho grande

          • Livro infantil sobre diversidade de cabelos

          • Fotos de crianças negras com diferentes penteados

          • Papel, tintas, lápis de cor

          • Lã, barbante, algodão, tecido

          • Folhas impressas de atividades

        DESENVOLVIMENTO

        Rotina Inicial – Acolhida, chamadinha e roda de conversa

        A professora recebe cada criança com um sorriso e diz:
        “Bom dia! Hoje vamos falar sobre como cada um de nós é lindo do jeito que é.”
        Após a chamadinha, forma-se a roda. A professora mostra um espelho grande e pergunta:
        “O que você mais gosta em você?”
        Deixa que as crianças falem livremente, apoiando quem precisar com perguntas orientadoras.

        ATIVIDADE 1 (Lúdica) – “Explorando meu cabelo no espelho”

        A professora leva o espelho ao centro e convida um a um:
        “Olhe com atenção para seu cabelo. Como ele é?”
        Ela incentiva toques e observações, sempre validando:
        “Seu cabelo é maravilhoso assim!”
        Para crianças tímidas, ela aproxima suavemente o espelho e complementa a fala delas.

        ATIVIDADE 2 (Lúdica) – “Criando meu cabelo com texturas”

        Entrega-se o molde do rosto.
        A professora diz:
        “Agora vocês vão escolher materiais para fazer o próprio cabelo!”
        Ela demonstra possibilidades, ajuda com cortes e encoraja escolhas.
        Falas como:
        “Que criativo! Isso ficou muito parecido com seus cachinhos!”
        são reforçadas para autoestima.

        ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Ligue o cabelo ao penteado”

        Folha com vários tipos de cabelo.
        A professora explica:
        “Vamos ligar o tipo de cabelo ao penteado correspondente.”
        Circula ajudando, dando pistas visuais.

        ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Pinte os penteados étnicos”

        A professora diz:
        “Vocês podem colorir com liberdade, usando as cores que mais gostam.”

        Avaliação

        Observação da participação, da autoimagem verbalizada, do respeito às diferenças e do uso dos materiais.

        TERÇA-FEIRA

        Tema: “Histórias que vêm de longe: Contos africanos”

        Campos de Experiência

            • O Eu, o Outro e o Nós

            • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

          Habilidades

              • (EI03EO01) Demonstrar empatia percebendo sentimentos, necessidades e formas de pensar.

              • (EI03EO03) Desenvolver atitudes de participação e cooperação.

              • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências.

            Objetivo

            Estimular imaginação, empatia e expressão oral por meio de contos africanos.

            Metodologia

            A aula utiliza narrativas afro-brasileiras e africanas. A professora explora emoções, personagens e valores culturais. Há reconto, dramatização, expressão artística e atividades de sequência lógica.

            Recursos

                • Livro infantil africano

                • Fantoches simples

                • Imagens do conto

                • Papel, lápis, giz

                • Folhas impressas

              DESENVOLVIMENTO

              Rotina Inicial

              A professora cumprimenta dizendo:
              “Hoje vamos conhecer uma história muito, muito antiga!”
              Após a chamadinha, ela mostra um mapa simples e localiza a África.

              ATIVIDADE 1 (Lúdica) – Contação de história africana

              A professora lê com entonação, para e pergunta:
              “O que vocês acham que o personagem está sentindo agora?”
              Ela reforça empatia e compreensão.

              ATIVIDADE 2 (Lúdica) – Teatro com fantoches

              Cada criança escolhe um personagem.
              A professora conduz:
              “Agora vocês vão mostrar o que o personagem faria nesta parte.”
              Ela apoia os tímidos oferecendo papéis mais silenciosos.

              ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Ligando personagens às emoções”

              A professora diz:
              “Quem estava feliz? Quem ficou com medo?”
              Ajuda mostrando imagens do livro.

              ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Ordem da história”

              Cenas do conto precisam ser organizadas.
              A professora pergunta:
              “Qual parte aconteceu primeiro?”

              Avaliação

              Registro de como recontam a história, como expressam emoções e como se relacionam com o grupo.

              QUARTA-FEIRA

              Tema: “Dançando ritmos africanos!”

              Campos de Experiência

                  • Corpo, Gestos e Movimentos

                  • Traços, Sons, Cores e Formas

                Habilidades

                    • (EI03CG01) Criar formas diversificadas de expressão corporal.

                    • (EI03CG03) Criar movimentos e gestos em atividades artísticas.

                    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por objetos e instrumentos musicais.

                  Objetivo

                  Explorar movimentos inspirados em ritmos africanos, estimulando expressão corporal criativa.

                  Metodologia

                  A professora utilizará músicas rítmicas africanas, instrumentos e tecidos para criar experiências sensoriais. Incentivará movimentos livres e coordenados.

                  Recursos

                      • Caixa de som

                      • Playlist africana

                      • Tambores, chocalhos

                      • Tecidos coloridos

                      • Folhas impressas

                    DESENVOLVIMENTO

                    Rotina Inicial

                    Chamadinha rítmica com palmas.
                    Roda:
                    “Como o seu corpo quer dançar hoje?”

                    ATIVIDADE 1 (Lúdica) – “Movimentos com música africana”

                    A professora diz:
                    “Primeiro vamos só ouvir… agora vamos balançar o corpo devagar.”
                    Ela mostra movimentos simples e incentiva improviso.

                    ATIVIDADE 2 (Lúdica) – “Dança dos tecidos”

                    Com tecidos, a professora orienta:
                    “Façam o tecido voar junto com vocês!”
                    Apoia quem tem dificuldade sugerindo movimentos.

                    ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Complete o instrumento”

                    A professora explica:
                    “Veja o tambor… o que está faltando?”
                    A criança desenha os elementos faltantes.

                    ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Pinte a dança”

                    Cena de dança africana para colorir.

                    Avaliação

                    Observação da coordenação, ritmo, criatividade e interesse.

                    QUINTA-FEIRA

                    Tema: “Heróis e heroínas negros: quem somos nós?”

                    Campos de Experiência

                        • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

                        • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

                      Habilidades

                          • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar roteiros.

                          • (EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre sua família e comunidade.

                        Objetivo

                        Valorizar personagens negros históricos e fictícios, destacando coragem, inteligência, luta e criatividade, promovendo identificação positiva.

                        Metodologia

                        A professora apresenta personagens negros usando imagens ilustradas e linguagem acessível. Incentiva que as crianças se reconheçam como sujeitos fortes, capazes e importantes. As atividades incluem reconto, identificação, desenhos e fichas.

                        Recursos

                            • Imagens de personagens negros

                            • Livro infantil

                            • Papel, lápis, giz

                            • Folhas impressas

                          DESENVOLVIMENTO

                          Rotina Inicial

                          Roda sobre inspiração:
                          “Quem aqui já ajudou alguém? Isso também é ser um herói!”

                          ATIVIDADE 1 (Lúdica) – Conhecendo heróis negros

                          A professora apresenta Dandara, Zumbi, Machado de Assis etc.
                          Diz:
                          “Essa pessoa ajudou muitas outras. Como você ajuda seus amigos?”

                          ATIVIDADE 2 (Lúdica) – “Eu também sou um herói!”

                          As crianças desenham a si mesmas como heróis.
                          A professora apoia:
                          “Qual poder especial você tem no coração?”

                          ATIVIDADE 3 (Impressa) – “Ligue o herói ao seu símbolo”

                          Escudo, livro, microfone etc.

                          ATIVIDADE 4 (Impressa) – “Ordene a história”

                          Sequência de pequenas cenas para ordenar.

                          Avaliação

                          Observa-se como a criança se identifica positivamente e como compreende os feitos dos personagens.

                          SEXTA-FEIRA

                          Tema: “Celebração da Beleza Negra: desfile cultural!”

                          Campos de Experiência

                              • O Eu, o Outro e o Nós

                              • Traços, Sons, Cores e Formas

                              • Corpo, Gestos e Movimentos

                            Habilidades

                                • (EI03EO06) Respeitar diferentes culturas e modos de vida.

                                • (EI03TS02) Expressar-se por meio da arte.

                                • (EI03CG02) Demonstrar controle corporal em atividades e brincadeiras.

                              Objetivo

                              Encerrar a semana celebrando a estética negra, promovendo autoestima, respeito e expressão corporal.

                              Metodologia

                              A professora criará um clima festivo, com tecidos, músicas e adereços. As crianças farão acessórios e participarão de um desfile simbólico. Cada etapa enfatiza valorização e respeito.

                              Recursos

                                  • Tecidos estampados

                                  • Miçangas ou tampinhas

                                  • Adereços simples

                                  • Música

                                  • Folhas impressas

                                DESENVOLVIMENTO

                                Rotina Inicial

                                Roda sobre beleza:
                                “O que faz alguém ser bonito? Será que todo mundo tem beleza?”

                                ATIVIDADE 1 (Lúdica) – Confecção de adereços

                                Colares, pulseiras, faixas.
                                A professora incentiva:
                                “Escolha cores que combinem com sua alegria!”

                                ATIVIDADE 2 (Lúdica) – Desfile cultural

                                Uma passarela é montada.
                                A professora orienta:
                                “Quando seu nome for chamado, você desfila devagar, mostrando seu adereço. Todos vamos aplaudir com carinho!”

                                ATIVIDADE 3 (Impressa) – Pintura de tecidos africanos

                                Padronagens estilizadas para colorir.

                                ATIVIDADE 4 (Impressa) – Meu autorretrato com adereço

                                A criança desenha a si mesma com o adereço produzido.

                                Avaliação

                                Observação da expressão corporal, autoestima, respeito ao espaço do outro e participação geral.

                                Trabalhar o Plano de aula consciência negra educação infantil, habilidades da pré escola é uma forma potente de construir ambientes mais inclusivos e conscientes, onde cada criança se reconhece e reconhece o outro com respeito e valorização. 

                                Ao aplicar propostas alinhadas à BNCC, o professor fortalece competências importantes, como identidade, empatia, expressão cultural e convivência. Este conjunto de atividades possibilita que os pequenos compreendam a diversidade como algo natural e positivo, desenvolvendo autoestima e senso de pertencimento. 

                                Espera-se que o plano incentive educadores a ampliarem suas práticas e incluírem referências negras de forma contínua, sensível e significativa. Assim, a escola se torna um espaço mais representativo, acolhedor e comprometido com uma educação antirracista desde os primeiros anos.

                                Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                POSTS RECENTES