
SUMÁRIO
ToggleMovimento e expressão corporal no cotidiano da Educação Infantil
Plano de aula corpo gesto e movimento educação infantil é um eixo fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois amplia a consciência corporal, favorece a exploração do espaço e fortalece habilidades motoras essenciais para a primeira infância.
Trabalhar gestos, ritmo, equilíbrio, expressões e diferentes formas de movimento contribui não apenas para a coordenação motora, mas para a comunicação, autonomia e interação social.
Este post apresenta um plano de aula semanal completo, cuidadosamente estruturado e totalmente alinhado à BNCC, com atividades práticas, adequadas e organizadas para facilitar o trabalho do professor em sala.
PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL
Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
Tema: Explorando o corpo em movimento
Faixa etária: 4 e 5 anos
Habilidade (BNCC)
EI03CG03 – Utilizar intencionalmente os gestos e movimentos do corpo para expressar emoções, contar histórias, explorar objetos e interagir com o ambiente.
Objetivo
Desenvolver consciência corporal, coordenação ampla, equilíbrio e expressão corporal por meio de movimentos variados e dinâmicos.
Metodologia
Aula prática, lúdica e exploratória, onde as crianças aprendem através do movimento, imitação, experimentação e criatividade.
Recursos Didáticos
Espaço amplo
Cones ou objetos para percurso
Fitas de TNT ou tiras de papel crepom
Música
4 atividades impressas
Desenvolvimento (passo a passo)
– Acolhida em Movimento: convidar as crianças para um “despertar do corpo”, levantando braços, girando ombros, esticando pernas, balançando o corpo de forma divertida.
– Exploração Livre: pedir que caminhem pelo espaço alternando movimentos como passo grande, pequeno, ponta dos pés, andando pesado como gigante ou leve como pluma.
– Circuito Motor: montar um circuito com zigue-zague entre cones, pulos dentro e fora de círculos marcados no chão e linha reta para equilíbrio. Depois pedir variações como robô, gato, foguete, vento.
– Dança com Fitas: entregar fitas de TNT para que, com música, façam movimentos circulares, ondas, rápidos e lentos. Em seguida, representar emoções como alegria, surpresa e calma usando o movimento do corpo.
Atividades Impressas (4 atividades)
– Atividade Impressa 1: desenhe o movimento. A criança observa imagens de crianças correndo, pulando e dançando e marca com X a imagem que representa “pular”, depois desenha ela mesma fazendo esse movimento.
– Atividade Impressa 2: ligue o movimento ao corpo, relacionando ações como pular, chutar, abraçar às partes do corpo usadas: perna, braço, corpo todo.
– Atividade Impressa 3: circule o equilíbrio. Três cenas: criança se equilibrando na linha, criança correndo, criança sentada. A criança circula apenas a que mostra equilíbrio.
– Atividade Impressa 4: complete o caminho. Um pequeno percurso ilustrado com setas para a criança completar indicando o caminho que a personagem deve percorrer.
Avaliação
Observação contínua da participação, atenção às instruções, capacidade de experimentar movimentos variados, equilíbrio, criatividade e participação nas atividades impressas.
Considerações finais sobre movimento e expressão corporal
Trabalhar o desenvolvimento motor por meio deste plano de aula corpo gesto e movimento educação infantil fortalece aprendizagens essenciais e promove experiências significativas para as crianças.
A movimentação diária, estruturada e exploratória amplia a autonomia, favorece a expressão e estimula relações sociais saudáveis. Ao vivenciar propostas corporais variadas, as crianças se tornam mais conscientes de suas ações, percepções e possibilidades, desenvolvendo competências fundamentais previstas na BNCC.
Este planejamento semanal oferece ao professor uma base sólida e prática para enriquecer o cotidiano escolar com atividades integradas, criativas e altamente formativas.






























