logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Educação Infantil Semana da Criança Maternal

plano de ala semana da criança educação infantil maternal

Celebrar a Semana da Criança na Educação Infantil é um momento especial para valorizar o brincar, a criatividade e o convívio entre os pequenos. Este plano de aula Educação Infantil Semana da Criança maternal foi elaborado com propostas lúdicas, afetivas e cheias de significado, voltadas para crianças de 2 e 3 anos.

As atividades promovem o desenvolvimento global da criança, integrando movimento, arte, música e imaginação, de acordo com os campos de experiência da BNCC. Durante a Semana da Criança, o professor pode transformar a sala em um ambiente de descobertas e alegria, favorecendo a socialização, a autonomia e o prazer de aprender por meio do brincar.

Este material é um guia prático, repleto de sugestões detalhadas e acessíveis, que ajudam o educador a planejar uma rotina encantadora e educativa, tornando a comemoração da infância um verdadeiro aprendizado.

PLANO SEMANAL – EDUCAÇÃO INFANTIL (MATERNAL – 2 E 3 ANOS)

Tema da Semana: Semana da Criança
Período: _____ a _____ de Outubro

CRONOGRAMA SEMANAL – PLANO DE AULA: SEMANA DA CRIANÇA

Turma: Educação Infantil – Maternal (2 e 3 anos)
Período: _____ a _____ de Outubro
Tema da Semana: Semana da Criança

 

Dia da SemanaCampos de ExperiênciaHabilidade (Código)
Segunda-feiraO eu, o outro e o nósEI02EO01
 Corpo, gestos e movimentosEI02CG03
Terça-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI02ET02
 Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02EF03
Quarta-feiraTraços, sons, cores e formasEI02TS02
 Corpo, gestos e movimentosEI02CG05
Quinta-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02EF04
 O eu, o outro e o nósEI02EO04
Sexta-feiraCorpo, gestos e movimentosEI02CG01
 Traços, sons, cores e formasEI02TS03

DIA DA SEMANA: Segunda-feira

Data: //_____
Tema do dia: Ser criança é brincar e sorrir

Campos de Experiência:

  • O eu, o outro e o nós

  • Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da BNCC:

  • (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

  • (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

Objetivo:
Promover um dia repleto de brincadeiras e movimento, fortalecendo os vínculos de amizade e estimulando a empatia, a alegria e a coordenação motora ampla das crianças.

Metodologia:
As atividades serão organizadas em um ambiente alegre e colorido, repleto de música, dança e movimento. O professor atuará como mediador, orientando as crianças nas brincadeiras e reforçando o respeito e a cooperação. A metodologia será essencialmente lúdica e participativa, utilizando elementos simples que despertem a curiosidade e a afetividade.

Recursos Didáticos:

  • Balões coloridos

  • Caixa de som

  • Tinta guache

  • Papel A4

  • Cola e pincel

Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
O professor inicia o dia com acolhida calorosa, recebendo cada criança com um sorriso e dizendo: “Hoje é o nosso dia de brincar muito! Esta semana é toda dedicada a vocês!”. Em seguida, realiza a chamadinha cantada e organiza a roda de conversa, perguntando: “O que vocês mais gostam de brincar?”. As crianças respondem livremente, e o professor valoriza cada resposta, reforçando o quanto o brincar é importante.

Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira “Bolinhas ao vento”. O professor solta vários balões coloridos no chão e convida as crianças a brincarem com eles, empurrando, jogando para cima e tentando mantê-los no ar. Ele diz: “Vamos ver quem consegue deixar o balão voando mais tempo?”. A brincadeira estimula coordenação, alegria e cooperação.

Atividade 2 – Lúdica:
Dança livre com movimentos variados. O professor coloca músicas infantis e orienta: “Quando eu disser a cor vermelha, todos pulam! Quando eu disser azul, batem palmas!”. O objetivo é desenvolver atenção e ritmo.

Atividade 3 – Impressa:
Entregar uma folha A4 com desenhos de crianças brincando. O professor orienta: “Pintem com as cores que mais gostam. A alegria das crianças vai aparecer nas cores!”. Ele circula pela sala incentivando a expressão individual.

Atividade 4 – Impressa:
Com tinta guache, as crianças carimbam as mãos em uma folha e o professor escreve: “Minhas mãos que brincam e cuidam”. Depois, todos observam as diferentes cores e tamanhos das mãos, valorizando a diversidade.

Avaliação:
Observar o envolvimento e a coordenação das crianças nas brincadeiras e atividades, registrando atitudes de cooperação, alegria e empatia com os colegas.


DIA DA SEMANA: Terça-feira

Data: //_____
Tema do dia: Brinquedos de ontem e de hoje

Campos de Experiência:

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades da BNCC:

  • (EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

  • (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.

Objetivo:
Apresentar às crianças brinquedos antigos e atuais, estimulando a curiosidade, a observação e a linguagem oral, por meio de conversas, histórias e brincadeiras simbólicas.

Metodologia:
O professor trará brinquedos ou imagens de brinquedos antigos e atuais, propondo comparações simples e espontâneas. As atividades serão práticas e visuais, priorizando o diálogo e o faz de conta.

Recursos Didáticos:

  • Imagens de brinquedos antigos

  • Brinquedos modernos da escola

  • Cartolina e revistas

  • Papel e lápis de cor

Desenvolvimento:
Após a acolhida e a roda de conversa, o professor pergunta: “Vocês sabiam que o vovô e a vovó também brincavam quando eram crianças?”. Mostra fotos de pião, peteca, bonecas de pano e carrinhos de madeira. As crianças observam e comentam suas diferenças.

Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira de roda com música antiga, como “Ciranda, Cirandinha”. O professor canta junto e estimula o movimento circular, dizendo: “Vamos dar as mãos e girar bem devagar!”.

Atividade 2 – Lúdica:
Oficina do brinquedo antigo. As crianças ajudam o professor a montar uma peteca simples com jornal e fita adesiva. Depois, brincam de lançá-la para cima.

Atividade 3 – Impressa:
Entregar folha com imagens de brinquedos antigos e atuais. As crianças devem pintar os brinquedos que mais gostaram.

Atividade 4 – Impressa:
Montagem coletiva de um cartaz intitulado “Brinquedos de ontem e de hoje”, colando recortes trazidos de revistas.

Avaliação:
Observar o interesse e a participação das crianças, bem como sua capacidade de reconhecer diferenças entre os brinquedos e expressar oralmente suas percepções.


DIA DA SEMANA: Quarta-feira

Data: //_____
Tema do dia: Arte e imaginação

Campos de Experiência:

  • Traços, sons, cores e formas

  • Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da BNCC:

  • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas e formas.

  • (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar e colar.

Objetivo:
Estimular a criatividade e a coordenação motora fina por meio de atividades artísticas e sensoriais.

Metodologia:
As atividades promoverão livre expressão artística, explorando diferentes materiais, texturas e cores. O professor incentivará o uso de tintas, colagens e massinhas, estimulando o prazer de criar.

Recursos Didáticos:

  • Tinta guache

  • Papel A3 e pincéis

  • Massinha de modelar

  • Cola, tesoura e papéis coloridos

Desenvolvimento:
O professor acolhe as crianças com música calma e prepara o espaço com materiais coloridos. Diz: “Hoje vocês serão artistas e poderão criar o que quiserem!”.

Atividade 1 – Lúdica:
Pintura livre com pincel e guache em papel grande. As crianças exploram cores e formas. O professor comenta: “Olhem como cada pintura é única e cheia de alegria!”.

Atividade 2 – Lúdica:
Brincadeira com massinha. As crianças moldam o que quiserem, enquanto o professor pergunta: “O que você está fazendo? Um brinquedo? Um animal?”.

Atividade 3 – Impressa:
Desenho livre sobre o tema “O que é ser criança?”. O professor incentiva a contar o que desenhou.

Atividade 4 – Impressa:
Colagem com papéis coloridos formando balões e brinquedos. O professor ajuda e reforça: “Esses balões são símbolos da nossa alegria!”.

Avaliação:
Observar a coordenação e a criatividade, registrando como as crianças utilizam as cores e os materiais.


DIA DA SEMANA: Quinta-feira

Data: //_____
Tema do dia: Histórias e brincadeiras

Campos de Experiência:

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

  • O eu, o outro e o nós

Habilidades da BNCC:

  • (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando personagens e cenários.

  • (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Objetivo:
Desenvolver a imaginação, a linguagem oral e o gosto pela leitura por meio da contação de histórias e reconto coletivo.

Metodologia:
As crianças participarão de momentos de leitura, reconto e dramatização, com ênfase na linguagem oral e na escuta atenta.

Recursos Didáticos:

  • Livro ilustrado

  • Fantoches

  • Papel e giz de cera

Desenvolvimento:
Após a acolhida, o professor pergunta: “Quem gosta de ouvir histórias?”. Apresenta um livro e diz: “Hoje vou contar uma história cheia de aventuras!”.
Durante a contação, usa fantoches e expressões faciais.

Atividade 1 – Lúdica:
Contação com fantoches, com participação das crianças nos diálogos.

Atividade 2 – Lúdica:
Reconto coletivo: o professor convida as crianças a relembrar partes da história, reforçando os personagens e os sentimentos.

Atividade 3 – Impressa:
Desenho do personagem favorito da história.

Atividade 4 – Impressa:
Folha com sequência de cenas da história para pintar e colar em ordem.

Avaliação:
Observar a compreensão e o envolvimento das crianças durante as histórias e recontos.


DIA DA SEMANA: Sexta-feira

Data: //_____
Tema do dia: Festa da Alegria

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos

  • Traços, sons, cores e formas

Habilidades da BNCC:

  • (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

  • (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, músicas e melodias.

Objetivo:
Encerrar a Semana da Criança com brincadeiras, danças e músicas que reforcem a alegria, a interação e a valorização do ser criança.

Metodologia:
A aula será conduzida como uma celebração, com muita música, dança e atividades criativas.

Recursos Didáticos:

  • Aparelho de som

  • Balões e fitas coloridas

  • Brinquedos diversos

Desenvolvimento:
O professor organiza o espaço festivo, enfeitando a sala com balões. Acolhe as crianças dizendo: “Hoje é o nosso dia de festa! Vamos brincar e dançar muito!”.

Atividade 1 – Lúdica:
Dança das cadeiras. O professor orienta com alegria, destacando a importância de se divertir, mesmo sem competir.

Atividade 2 – Lúdica:
Brincadeira “Cabo de Guerra Suave”, com lençol, reforçando cooperação e risadas.

Atividade 3 – Impressa:
Pintura livre de balões e brinquedos.

Atividade 4 – Impressa:
Montagem de um cartaz coletivo com o título “Semana da Criança no Maternal”, com desenhos feitos pelos alunos.

Avaliação:
Observar a alegria, a participação e o entrosamento entre as crianças, registrando atitudes de cooperação e autonomia.

 

Conclusão – Plano de Aula Educação Infantil Semana da Criança Maternal

A Semana da Criança é muito mais do que um período de comemoração — é uma oportunidade de reforçar a importância do brincar como ferramenta de desenvolvimento. Com este plano de aula Educação Infantil Semana da Criança maternal, o educador encontra atividades que unem alegria, aprendizado e interação, proporcionando momentos inesquecíveis para os pequenos.

Cada proposta foi pensada para estimular a imaginação, o movimento e a expressão das crianças de forma espontânea e prazerosa. Ao aplicar esse plano, o professor cria experiências que fortalecem os vínculos afetivos, desenvolvem habilidades e celebram o encanto da infância dentro da escola.

Mais do que uma sequência de atividades, este plano de aula Educação Infantil Semana da Criança maternal representa o compromisso com uma educação sensível, criativa e significativa, onde cada gesto, cor e brincadeira se transformam em aprendizado e amor pelo saber.

Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

POSTS RECENTES