logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula emoções educação infantil pré escola

plano de aula emoções educação infantil pré escola

O plano de aula emoções educação infantil pré escola é uma proposta completa e envolvente para trabalhar sentimentos, autoconhecimento e empatia com as crianças de forma lúdica e significativa. Desde cedo, é essencial que os pequenos aprendam a identificar e expressar suas emoções, fortalecendo vínculos e desenvolvendo a inteligência emocional.

Neste plano, cada atividade é pensada para proporcionar experiências práticas e divertidas, por meio de brincadeiras, histórias e expressões corporais. Com base na BNCC, o professor encontra aqui um guia claro, cheio de orientações detalhadas e acessíveis. 

Essa abordagem favorece o aprendizado afetivo, a socialização e a construção de uma convivência respeitosa. Trabalhar emoções na educação infantil é fundamental para formar crianças mais seguras, empáticas e felizes.

1. Cronograma Semanal

Dia da SemanaCampos de ExperiênciaHabilidades da BNCC (códigos)
Segunda-feiraO eu, o outro e o nós / Corpo, gestos e movimentosEI02EO01, EI02CG03
Terça-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formasEI02EF01, EI02TS02
Quarta-feiraO eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02EO04, EI02EF04
Quinta-feiraCorpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formasEI02CG02, EI02TS01
Sexta-feiraO eu, o outro e o nós / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI02EO02, EI02ET04

2. Planos Diários Detalhados

SEGUNDA-FEIRA – Tema: “Descobrindo as Emoções”

Campos de Experiência:
O eu, o outro e o nós / Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da BNCC:

      • (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

      • (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

    Objetivo:
    Reconhecer e nomear emoções básicas (felicidade, tristeza, raiva e medo), explorando-as através do corpo e de interações afetivas.

    Metodologia:
    O professor promoverá um ambiente acolhedor e seguro para que as crianças expressem suas emoções livremente. Serão realizadas conversas, brincadeiras corporais e dramatizações curtas, com incentivo à empatia e à identificação dos sentimentos. O foco é o aprendizado vivencial e afetivo, respeitando o ritmo de cada criança.

    Recursos Didáticos:

        • Cartazes com rostos expressando emoções

        • Espelho grande

        • Músicas infantis sobre sentimentos

        • Fantoche de pano

      Desenvolvimento:

      Rotina inicial:
      Receber as crianças na porta com sorriso e abraço. “Bom dia, turma! Hoje vamos descobrir como o nosso coração fala através das emoções!”
      Realizar a chamadinha e a roda de conversa, perguntando: “Como você está se sentindo hoje? Feliz, bravo ou com sono?”

      Atividade 1 – Espelho das emoções:
      Propor que cada criança olhe-se no espelho e faça “cara de feliz”, “cara de triste”, “cara de bravo”. O professor diz: “Olhem só como o rosto muda com cada emoção! Nosso corpo fala sem palavras.”
      – Se alguma criança não conseguir, o professor pode demonstrar com o próprio rosto e convidá-la a imitar.

      Atividade 2 – Dança das emoções:
      Colocar músicas com diferentes ritmos (alegres, lentas, agitadas). Dizer: “Agora vamos dançar como quem está feliz! Agora como quem está bravo!”
      – Caso alguma criança fique tímida, o professor pode segurá-la pela mão e dançar junto, reforçando o vínculo e a confiança.

      Atividade 3 – Abraço solidário:
      Ao final, sentar em roda e propor: “Vamos dar um abraço no amigo ao lado para mostrar carinho e amizade?”
      Reforçar que sentir e demonstrar emoções é algo natural e bom.

      Avaliação:
      Observar se as crianças conseguem nomear e imitar emoções básicas, se participam das brincadeiras e demonstram empatia nos gestos e nas palavras.

      TERÇA-FEIRA – Tema: “Colorindo as Emoções”

      Campos de Experiência:
      Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas

      Habilidades da BNCC:

          • (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

          • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

        Objetivo:
        Expressar sentimentos por meio das cores e da arte, desenvolvendo a linguagem emocional e a coordenação motora.

        Metodologia:
        A aula combinará arte e emoção, permitindo que as crianças expressem o que sentem com tintas e texturas. O professor servirá como mediador, nomeando emoções e incentivando o diálogo durante a pintura.

        Recursos Didáticos:

            • Tintas guache coloridas

            • Papel pardo grande

            • Esponjas e rolinhos

            • Potes com água

            • Toalhas para limpeza

          Desenvolvimento:

          Rotina inicial:
          Após a roda de conversa, perguntar: “Qual cor representa a alegria? E a tristeza?” Mostrar cartões coloridos e associar a sentimentos.

          Atividade 1 – Pintura das emoções:
          Entregar tintas e dizer: “Hoje, vamos pintar o que o coração sente. Que cor você escolheria para a felicidade?”
          O professor circula, incentivando falas espontâneas.

          Atividade 2 – Misturando emoções:
          Propor a mistura de cores: “O que acontece se juntarmos azul e amarelo? Às vezes, sentimentos também se misturam!”
          O objetivo é explorar o conceito de ambiguidade emocional.

          Atividade 3 – Exposição coletiva:
          Colar as produções no mural “Cores do Coração”. Cada criança explica brevemente sua pintura.

          Avaliação:
          Registrar observações sobre a participação, escolha das cores e capacidade de verbalizar sentimentos simples.

          QUARTA-FEIRA – Tema: “Histórias que Sentem” Campos de Experiência:
          O eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginação

          Habilidades da BNCC:

              • (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

              • (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

            Objetivo:
            Compreender e expressar emoções através da escuta e reconto de histórias.

            Metodologia:
            Usar contação de histórias com fantoches para despertar a empatia e o diálogo. Estimular perguntas e reações emocionais das crianças diante das situações vividas pelos personagens.

            Recursos Didáticos:

                • Livro “A Lagarta Comilona” ou “O Monstro das Cores”

                • Fantoches ou bonecos

                • Cartazes com expressões faciais

              Desenvolvimento:

              Rotina inicial:
              Conversar: “Quem aqui já ficou bravo ou triste alguma vez? Hoje vamos conhecer uma história cheia de emoções!”

              Atividade 1 – Contação interativa:
              Narrar a história com entonação e pausas. Dizer: “Como vocês acham que o personagem está se sentindo agora?”
              Estimular a empatia.

              Atividade 2 – Reconto coletivo:
              Após a leitura, pedir: “Quem lembra o que deixou o personagem feliz?” As crianças completam oralmente, reconstruindo a narrativa.

              Atividade 3 – Expressões faciais:
              Distribuir cartazes e pedir: “Vamos mostrar a cara de quem está alegre, triste, assustado!”
              Usar o corpo como linguagem expressiva.

              Avaliação:
              Observar a atenção durante a escuta, a capacidade de recontar e de expressar emoções através da fala e dos gestos.

              QUINTA-FEIRA – Tema: “Dança dos Sentimentos”

              Campos de Experiência:
              Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas

              Habilidades da BNCC:

                  • (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.

                  • (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

                Objetivo:
                Explorar emoções por meio da música e do movimento corporal, promovendo expressão livre e consciência espacial.

                Metodologia:
                A aula será conduzida de forma lúdica, com danças, sons e brincadeiras rítmicas. O professor estimulará o uso do corpo como instrumento de comunicação.

                Recursos Didáticos:

                    • Instrumentos musicais simples (chocalho, pandeiro, tambor)

                    • Aparelho de som

                    • Fitas coloridas

                  Desenvolvimento:

                  Rotina inicial:
                  Propor um breve alongamento com músicas calmas. “Vamos acordar o corpo com alegria!”

                  Atividade 1 – Sons das emoções:
                  Apresentar instrumentos e pedir que cada som represente uma emoção. “O tambor faz o som da raiva? E o chocalho da alegria?”

                  Atividade 2 – Dança guiada:
                  Tocar músicas de ritmos variados e orientar: “Agora vamos dançar como quem está alegre… agora bem devagar, como quem está com sono!”
                  Adaptar conforme o engajamento.

                  Atividade 3 – Relaxamento emocional:
                  Encerrar com música suave, pedindo que as crianças respirem fundo e abracem a si mesmas.

                  Avaliação:
                  Observar se as crianças se expressam corporalmente e reconhecem emoções por meio do ritmo e do som.

                  SEXTA-FEIRA – Tema: “Cuidando dos Sentimentos”

                  Campos de Experiência:
                  O eu, o outro e o nós / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

                  Habilidades da BNCC:

                      • (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

                      • (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado).

                    Objetivo:
                    Fortalecer a autoestima e o reconhecimento das próprias emoções, desenvolvendo autonomia e empatia.

                    Metodologia:
                    Através de jogos simbólicos e reflexões simples, a aula promoverá o autoconhecimento e o respeito ao outro, usando o corpo e o espaço como meio de expressão.

                    Recursos Didáticos:

                        • Caixa surpresa com cartões de emoções

                        • Espelho pequeno para cada criança

                        • Tapetes ou almofadas

                      Desenvolvimento:

                      Rotina inicial:
                      Cantar “Se eu estou feliz eu bato palmas”. Conversar sobre o que nos faz felizes.

                      Atividade 1 – Caixa das emoções:
                      Sortear cartões e pedir que a criança mostre a emoção sorteada com o rosto e o corpo.

                      Atividade 2 – Caminho dos sentimentos:
                      Criar um percurso no chão com fita adesiva. O professor diz: “Pule sobre o tapete da alegria! Agora caminhe devagar pelo caminho da calma.”
                      Trabalhar emoções e orientação espacial.

                      Atividade 3 – Espelho do coração:
                      Entregar espelhos e dizer: “Olhe para você e diga: eu sou especial!”
                      Estimular autovalorização e amor-próprio.

                      Avaliação:
                      Registrar a autoconfiança, o envolvimento e o reconhecimento das emoções no grupo.

                      Encerrar o plano de aula emoções educação infantil pré escola é celebrar o crescimento emocional e social das crianças. Ao longo da semana, elas vivenciam situações que fortalecem a empatia, o respeito e o autoconhecimento. Cada atividade proposta contribui para que o aluno compreenda seus sentimentos e aprenda a lidar com eles de maneira saudável. Essa prática diária ajuda a construir uma base sólida para as relações futuras e para o desenvolvimento integral. Investir nesse tipo de plano é investir em uma educação mais humana, acolhedora e transformadora, onde sentir, expressar e compreender são partes essenciais do aprender.

                      Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                      POSTS RECENTES