
Plano de aula infantil cores primárias é um tema essencial para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, especialmente no Maternal II e na Pré-escola.
O trabalho com as cores favorece a percepção visual, a expressão artística, a linguagem e a construção de conceitos iniciais sobre o mundo.
Este conteúdo apresenta um plano de aula semanal completo, organizado de forma prática e alinhado às diretrizes da BNCC, auxiliando o professor no planejamento pedagógico e garantindo experiências significativas, lúdicas e intencionais.
SUMÁRIO
TogglePLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO
Cronograma Semanal
| Dia da semana | Campos de Experiência | Habilidades (códigos) |
|---|---|---|
| Segunda-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
| Terça-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EF01, EI03EF04 |
| Quarta-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI03CG01 |
| Quinta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03ET01 |
| Sexta-feira | O eu, o outro e o nós / Traços, sons, cores e formas | EI03EO03, EI03TS02 |
Segunda-feira
Tema
Conhecendo as cores primárias: vermelho, amarelo e azul
Campos de Experiência
Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Objetivo
Reconhecer e identificar as cores primárias por meio de experiências artísticas.
Metodologia
Exploração visual e prática com materiais de pintura, incentivando a livre expressão.
Recursos Didáticos
- Tintas guache nas cores primárias
- Papel sulfite ou cartolina
- Pincéis e esponjas
- Aventais ou camisetas usadas
Atividades
- Apresentação das cores primárias em roda de conversa
- Pintura livre utilizando apenas as três cores
- Observação coletiva das produções
- Nomeação das cores durante a atividade
Desenvolvimento passo a passo
O professor organiza a turma em roda, apresenta as cores primárias e conversa sobre onde elas aparecem no dia a dia. Em seguida, distribui os materiais e orienta a pintura livre, incentivando que as crianças experimentem cada cor separadamente.
Avaliação
Observação da participação, do reconhecimento das cores e do envolvimento na atividade artística.
Terça-feira
Tema
As cores primárias nas histórias infantis
Campos de Experiência
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.
Objetivo
Ampliar a linguagem oral e a atenção por meio de histórias relacionadas às cores.
Metodologia
Leitura mediada e diálogo coletivo.
Recursos Didáticos
- Livro infantil sobre cores
- Cartazes coloridos
- Almofadas ou tapete
Atividades
- Leitura de história com destaque para as cores
- Identificação das cores citadas
- Conversa sobre as partes favoritas da história
- Desenho inspirado na narrativa
Desenvolvimento passo a passo
O professor realiza a leitura em local confortável, pausando para mostrar as ilustrações e destacar as cores primárias. Após a leitura, promove conversa e propõe um desenho livre relacionado à história.
Avaliação
Participação nas rodas de conversa e capacidade de relacionar cores à narrativa.
Quarta-feira
Tema
Movimento e cores no corpo
Campos de Experiência
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música.
Objetivo
Associar cores primárias ao movimento e à expressão corporal.
Metodologia
Brincadeiras dirigidas com música e movimento.
Recursos Didáticos
- Lenços ou fitas coloridas
- Aparelho de som
- Espaço amplo
Atividades
- Dança livre com lenços coloridos
- Movimentos orientados conforme a cor apresentada
- Brincadeira de parar e movimentar
Desenvolvimento passo a passo
O professor distribui os lenços e propõe movimentos livres ao som da música, solicitando que as crianças observem e nomeiem as cores durante a atividade.
Avaliação
Envolvimento nas brincadeiras e reconhecimento das cores durante os movimentos.
Quinta-feira
Tema
Comparando objetos pelas cores
Campos de Experiência
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Objetivo
Classificar e comparar objetos a partir das cores primárias.
Metodologia
Exploração concreta e classificação.
Recursos Didáticos
- Objetos diversos nas cores primárias
- Cestos ou caixas
- Tapete
Atividades
- Separação de objetos por cor
- Comparação de tamanhos e quantidades
- Organização coletiva
Desenvolvimento passo a passo
O professor apresenta os objetos e orienta as crianças a agrupá-los conforme a cor, estimulando a observação e a comparação.
Avaliação
Capacidade de classificar e participar da organização coletiva.
Sexta-feira
Tema
Criando juntos com as cores primárias
Campos de Experiência
O eu, o outro e o nós
Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Objetivo
Promover a cooperação e a expressão artística coletiva.
Metodologia
Produção coletiva em grupo.
Recursos Didáticos
- Cartolina grande
- Tintas nas cores primárias
- Pincéis e esponjas
Atividades
- Pintura coletiva em cartaz
- Combinação de ideias entre as crianças
- Exposição do trabalho
Desenvolvimento passo a passo
O professor organiza pequenos grupos e propõe a criação de um painel coletivo, incentivando o diálogo, a cooperação e o respeito às produções dos colegas.
Avaliação
Observação das interações, da cooperação e do envolvimento na produção coletiva.
A importância de trabalhar as cores primárias na Educação Infantil
O trabalho com as cores primárias ao longo da semana contribui de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e expressivo das crianças.
Um plano de aula infantil cores primárias bem estruturado favorece aprendizagens integradas, amplia o repertório cultural e artístico e fortalece práticas pedagógicas alinhadas à BNCC, tornando o processo educativo mais significativo e prazeroso para professores e alunos.






























