logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2026

Plano de aula infantil cores primárias

plano de aula infantil cores primarias baseado na bncc com habilidades

Plano de aula infantil cores primárias é um tema essencial para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, especialmente no Maternal II e na Pré-escola. 

O trabalho com as cores favorece a percepção visual, a expressão artística, a linguagem e a construção de conceitos iniciais sobre o mundo. 

Este conteúdo apresenta um plano de aula semanal completo, organizado de forma prática e alinhado às diretrizes da BNCC, auxiliando o professor no planejamento pedagógico e garantindo experiências significativas, lúdicas e intencionais.

PLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO

Cronograma Semanal

Dia da semanaCampos de ExperiênciaHabilidades (códigos)
Segunda-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS02
Terça-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI03EF01, EI03EF04
Quarta-feiraCorpo, gestos e movimentosEI03CG01
Quinta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI03ET01
Sexta-feiraO eu, o outro e o nós / Traços, sons, cores e formasEI03EO03, EI03TS02

Segunda-feira

Tema
Conhecendo as cores primárias: vermelho, amarelo e azul

Campos de Experiência
Traços, sons, cores e formas

Habilidades da BNCC
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivo
Reconhecer e identificar as cores primárias por meio de experiências artísticas.

Metodologia
Exploração visual e prática com materiais de pintura, incentivando a livre expressão.

Recursos Didáticos

      • Tintas guache nas cores primárias

      • Papel sulfite ou cartolina

      • Pincéis e esponjas

      • Aventais ou camisetas usadas

    Atividades

        • Apresentação das cores primárias em roda de conversa

        • Pintura livre utilizando apenas as três cores

        • Observação coletiva das produções

        • Nomeação das cores durante a atividade

      Desenvolvimento passo a passo
      O professor organiza a turma em roda, apresenta as cores primárias e conversa sobre onde elas aparecem no dia a dia. Em seguida, distribui os materiais e orienta a pintura livre, incentivando que as crianças experimentem cada cor separadamente.

      Avaliação
      Observação da participação, do reconhecimento das cores e do envolvimento na atividade artística.

      Terça-feira

      Tema
      As cores primárias nas histórias infantis

      Campos de Experiência
      Escuta, fala, pensamento e imaginação

      Habilidades da BNCC
      (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
      (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.

      Objetivo
      Ampliar a linguagem oral e a atenção por meio de histórias relacionadas às cores.

      Metodologia
      Leitura mediada e diálogo coletivo.

      Recursos Didáticos

          • Livro infantil sobre cores

          • Cartazes coloridos

          • Almofadas ou tapete

        Atividades

            • Leitura de história com destaque para as cores

            • Identificação das cores citadas

            • Conversa sobre as partes favoritas da história

            • Desenho inspirado na narrativa

          Desenvolvimento passo a passo
          O professor realiza a leitura em local confortável, pausando para mostrar as ilustrações e destacar as cores primárias. Após a leitura, promove conversa e propõe um desenho livre relacionado à história.

          Avaliação
          Participação nas rodas de conversa e capacidade de relacionar cores à narrativa.

          Quarta-feira

          Tema
          Movimento e cores no corpo

          Campos de Experiência
          Corpo, gestos e movimentos

          Habilidades da BNCC
          (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música.

          Objetivo
          Associar cores primárias ao movimento e à expressão corporal.

          Metodologia
          Brincadeiras dirigidas com música e movimento.

          Recursos Didáticos

              • Lenços ou fitas coloridas

              • Aparelho de som

              • Espaço amplo

            Atividades

                • Dança livre com lenços coloridos

                • Movimentos orientados conforme a cor apresentada

                • Brincadeira de parar e movimentar

              Desenvolvimento passo a passo
              O professor distribui os lenços e propõe movimentos livres ao som da música, solicitando que as crianças observem e nomeiem as cores durante a atividade.

              Avaliação
              Envolvimento nas brincadeiras e reconhecimento das cores durante os movimentos.

              Quinta-feira

              Tema
              Comparando objetos pelas cores

              Campos de Experiência
              Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

              Habilidades da BNCC
              (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

              Objetivo
              Classificar e comparar objetos a partir das cores primárias.

              Metodologia
              Exploração concreta e classificação.

              Recursos Didáticos

                  • Objetos diversos nas cores primárias

                  • Cestos ou caixas

                  • Tapete

                Atividades

                    • Separação de objetos por cor

                    • Comparação de tamanhos e quantidades

                    • Organização coletiva

                  Desenvolvimento passo a passo
                  O professor apresenta os objetos e orienta as crianças a agrupá-los conforme a cor, estimulando a observação e a comparação.

                  Avaliação
                  Capacidade de classificar e participar da organização coletiva.

                  Sexta-feira

                  Tema
                  Criando juntos com as cores primárias

                  Campos de Experiência
                  O eu, o outro e o nós
                  Traços, sons, cores e formas

                  Habilidades da BNCC
                  (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
                  (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                  Objetivo
                  Promover a cooperação e a expressão artística coletiva.

                  Metodologia
                  Produção coletiva em grupo.

                  Recursos Didáticos

                      • Cartolina grande

                      • Tintas nas cores primárias

                      • Pincéis e esponjas

                    Atividades

                        • Pintura coletiva em cartaz

                        • Combinação de ideias entre as crianças

                        • Exposição do trabalho

                      Desenvolvimento passo a passo
                      O professor organiza pequenos grupos e propõe a criação de um painel coletivo, incentivando o diálogo, a cooperação e o respeito às produções dos colegas.

                      Avaliação

                      Observação das interações, da cooperação e do envolvimento na produção coletiva.

                      A importância de trabalhar as cores primárias na Educação Infantil

                      O trabalho com as cores primárias ao longo da semana contribui de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e expressivo das crianças. 

                      Um plano de aula infantil cores primárias bem estruturado favorece aprendizagens integradas, amplia o repertório cultural e artístico e fortalece práticas pedagógicas alinhadas à BNCC, tornando o processo educativo mais significativo e prazeroso para professores e alunos.

                      Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                      POSTS RECENTES