logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2026

Plano de aula infantil sobre números de 1 a 5

Plano de aula números de 1 a 5 para educação infantil com habilidades alinhado à bncc

Explorando os números no cotidiano da Educação Infantil

Plano de aula infantil sobre números de 1 a 5 é um tema essencial para o desenvolvimento lógico-matemático nas primeiras etapas da Educação Infantil. Trabalhar a construção do pensamento numérico desde cedo favorece a organização mental, a percepção de quantidades, a noção de sequência e a resolução de problemas simples no cotidiano da criança. 

Neste post, apresentamos um plano de aula semanal alinhado à BNCC, trazendo propostas práticas, lúdicas e progressivas que estimulam a participação ativa das crianças e tornam o aprendizado significativo.

PLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO

Cronograma Semanal

Dia da semanaCampos de ExperiênciaHabilidades (códigos)
Segunda-feiraEspaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesEI03ET07, EI03ET05
Terça-feiraEspaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesEI03ET07, EI03ET04
Quarta-feiraTraços, Sons, Cores e Formas / ETQREI03TS02, EI03ET07
Quinta-feiraEscuta, Fala, Pensamento e Imaginação / ETQREI03EF01, EI03ET07
Sexta-feiraO Eu, o Outro e o Nós / ETQREI03EO03, EI03ET07

PLANOS DIÁRIOS

Segunda-feira

Tema: Quantidades no cotidiano
Campos de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Habilidades da BNCC:

      • EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

      • EI03ET05 – Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

    Objetivo: Identificar quantidades de 1 a 5 utilizando objetos reais.

    Metodologia: Atividade prática com manipulação de materiais concretos.

    Recursos Didáticos:

        • Tampinhas

        • Copinhos

        • Cartões com números

        • Cestas pequenas

      Atividades:

          1. Apresentar cartões com números de 1 a 5.

          1. Propor que as crianças separem tampinhas conforme o número indicado.

          1. Fazer jogos rápidos de identificação visual das quantidades.

        Desenvolvimento passo a passo:
        O professor inicia mostrando cada número e perguntando o que as crianças já conhecem sobre eles. Em seguida, distribui os materiais e orienta que cada criança coloque a quantidade correta de tampinhas nos copinhos numerados. Ao final, promove breve conversa sobre as descobertas do grupo.

        Avaliação:
        Observação da capacidade de relacionar número e quantidade em situações práticas.

        Terça-feira

        Tema: Sequência numérica de 1 a 5
        Campos de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
        Habilidades da BNCC:

            • EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

            • EI03ET04 – Registrar observações ou medidas usando múltiplas linguagens, como desenhos ou registros numéricos.

          Objetivo: Construir noção de ordem e sequência numérica.

          Metodologia: Atividade guiada com linha numérica ampliada.

          Recursos Didáticos:

              • Linha numérica no chão

              • Cartões ilustrados

              • Adesivos

            Atividades:

                1. Explorar a linha numérica e identificar o que vem antes e depois.

                1. Organizar cartões na sequência correta.

                1. Realizar pequenos desafios de caminhada sobre a sequência.

              Desenvolvimento passo a passo:
              O professor apresenta a linha numérica e chama uma criança por vez para posicionar um cartão no lugar certo. Depois propõe caminhadas: “Pule até o número 3”, “Volte para o 2”, estimulando a compreensão da ordem.

              Avaliação:
              Participação nas atividades e reconhecimento da sequência.

              Quarta-feira

              Tema: Criando números com arte
              Campos de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas / ETQR
              Habilidades da BNCC:

                  • EI03TS02 – Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                  • EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades.

                Objetivo: Representar os números de 1 a 5 por meio da arte.

                Metodologia: Atividade artística de colagem e pintura.

                Recursos Didáticos:

                    • Papel kraft

                    • Cola

                    • Tinta guache

                    • Pedaços de papel colorido

                    • Pincéis

                  Atividades:

                      1. Pintura dos números de 1 a 5.

                      1. Colagem de elementos correspondentes às quantidades.

                      1. Exposição dos trabalhos na sala.

                    Desenvolvimento passo a passo:
                    O professor distribui folhas com números grandes impressos. As crianças pintam e, após secar, colam papéis coloridos representando as quantidades correspondentes. Ao final, fazem leitura coletiva dos números produzidos.

                    Avaliação:
                    Análise das produções artísticas e correspondência entre número e quantidade.

                    Quinta-feira

                    Tema: Histórias que ensinam números
                    Campos de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação / ETQR
                    Habilidades da BNCC:

                        • EI03EF01 – Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre vivências por meio da linguagem oral e escrita, desenhos e outras formas de expressão.

                        • EI03ET07 – Relacionar números às suas quantidades.

                      Objetivo: Reconhecer números de 1 a 5 em narrativas infantis.

                      Metodologia: Contação de história com intervenção pedagógica.

                      Recursos Didáticos:

                          • Livro com foco em números

                          • Cartazes ilustrados

                          • Fantoches

                        Atividades:

                            1. Contação de história que envolve números.

                            1. Identificação dos números na narrativa.

                            1. Representação das quantidades com objetos.

                          Desenvolvimento passo a passo:
                          O professor lê a história destacando momentos-chave em que os números aparecem. Em seguida, pede que as crianças recontem partes da narrativa e utilizem objetos para representar as quantidades apresentadas.

                          Avaliação:
                          Verificação da compreensão da história e reconhecimento dos números durante o reconto.

                          Sexta-feira

                          Tema: Brincadeiras numéricas coletivas
                          Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós / ETQR
                          Habilidades da BNCC:

                              • EI03EO03 – Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

                              • EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades.

                            Objetivo: Desenvolver cooperação e reconhecer números por meio de jogos coletivos.

                            Metodologia: Brincadeiras de grupo com foco numérico.

                            Recursos Didáticos:

                                • Cartões numerados

                                • Aros

                                • Bolinhas

                              Atividades:

                                  1. Jogo de lançar bolinhas em aros numerados.

                                  1. Desafio de completar conjuntos com quantidade certa.

                                  1. Circuito motor com números.

                                Desenvolvimento passo a passo:
                                O professor organiza um circuito com estações numeradas. As crianças passam por cada estação realizando ações relacionadas ao número indicado. A turma é incentivada a ajudar os colegas e resolver juntos as atividades.

                                Avaliação:
                                Observação da participação cooperativa e reconhecimento dos números nas brincadeiras.

                                H2 – Considerações finais sobre o trabalho com números na Educação Infantil

                                Encerrar a semana com o Plano de aula infantil sobre números de 1 a 5 permite que as crianças construam conhecimentos importantes para seu desenvolvimento lógico, motor, social e linguístico. Ao explorar diferentes linguagens, histórias, brincadeiras e atividades práticas, o professor amplia a compreensão das crianças sobre os números e suas funções no cotidiano. Esse conjunto de experiências fortalece a autonomia, o pensamento matemático inicial e o prazer em aprender.

                                Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                POSTS RECENTES