
Plano de aula infantil sobre respeito é fundamental para a formação social e emocional das crianças na Educação Infantil, especialmente na Pré-escola, pois contribui para a construção de valores como empatia, cooperação e convivência harmoniosa.
Trabalhar o respeito desde cedo favorece relações mais saudáveis, o reconhecimento das diferenças e o desenvolvimento da autonomia moral.
Este post apresenta um plano de aula semanal completo, organizado e alinhado à BNCC, com propostas práticas que auxiliam o professor a promover experiências significativas sobre respeito mútuo no cotidiano escolar.
SUMÁRIO
TogglePLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO
Cronograma Semanal
| Dia da semana | Campos de Experiência | Habilidades (códigos) |
|---|---|---|
| Segunda-feira | O eu, o outro e o nós | EI03EO01, EI03EO03 |
| Terça-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EF01, EI03EF04 |
| Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
| Quinta-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI03CG01, EI03CG03 |
| Sexta-feira | O eu, o outro e o nós | EI03EO05, EI03EO07 |
Segunda-feira
Tema
Respeito ao colega e às diferenças
Campos de Experiência
O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Objetivo
Promover atitudes de respeito e empatia nas interações entre as crianças.
Metodologia
Roda de conversa mediada, com escuta ativa e valorização das falas infantis.
Recursos Didáticos
- Cartazes ilustrados
- Imagens de crianças em diferentes situações
- Tapete para roda
Atividades
- Conversa inicial sobre o que é respeitar o colega
- Observação de imagens e identificação de atitudes respeitosas
- Relato de situações do cotidiano da turma
- Combinados coletivos de convivência
Desenvolvimento passo a passo
Organizar a turma em roda, apresentar imagens que retratem interações diversas e questionar as crianças sobre o que observam. Incentivar que relatem experiências pessoais, mediando falas que valorizem a escuta e o respeito. Registrar com o grupo combinados de convivência para a semana.
Avaliação
Observação das interações e participação nas discussões, considerando atitudes de escuta e respeito.
Terça-feira
Tema
Respeito nas palavras e na comunicação
Campos de Experiência
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de encenações, definindo contextos, personagens e a estrutura da história.
Objetivo
Estimular o uso de palavras respeitosas nas interações diárias.
Metodologia
Contação de história seguida de diálogo orientado.
Recursos Didáticos
- Livro infantil sobre respeito
- Fantoche ou boneco
- Espaço para dramatização
Atividades
- Escuta da história
- Identificação de falas respeitosas e desrespeitosas
- Reconto coletivo
- Dramatização de situações cotidianas
Desenvolvimento passo a passo
Realizar a leitura do livro, explorando ilustrações e diálogos. Conversar sobre as atitudes dos personagens e propor que as crianças reencenem situações, escolhendo palavras que demonstrem respeito.
Avaliação
Análise da participação oral e da capacidade de expressar sentimentos e opiniões de forma respeitosa.
Quarta-feira
Tema
Respeito expresso pela arte
Campos de Experiência
Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Objetivo
Representar o respeito por meio de produções artísticas.
Metodologia
Atividade prática com livre expressão.
Recursos Didáticos
- Papel sulfite
- Tintas e pincéis
- Giz de cera
Atividades
- Desenho sobre atitudes de respeito
- Pintura coletiva
- Socialização das produções
Desenvolvimento passo a passo
Disponibilizar os materiais e propor que cada criança represente, por meio do desenho, uma situação de respeito. Ao final, promover a socialização das produções, incentivando comentários positivos.
Avaliação
Observação do envolvimento e da capacidade de expressar ideias por meio da arte.
Quinta-feira
Tema
Respeito nas brincadeiras e no corpo
Campos de Experiência
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções em brincadeiras, dança, teatro e música.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.
Objetivo
Vivenciar o respeito por meio de jogos cooperativos.
Metodologia
Brincadeiras orientadas em grupo.
Recursos Didáticos
- Espaço amplo
- Bolas
- Cordas
Atividades
- Jogos cooperativos
- Brincadeiras em dupla
- Conversa sobre regras e respeito
Desenvolvimento passo a passo
Organizar jogos que exijam cooperação, reforçando a importância de respeitar o espaço e o tempo do outro. Intervir quando necessário, retomando combinados.
Avaliação
Registro das atitudes durante as brincadeiras, considerando cooperação e respeito às regras.
Sexta-feira
Tema
Respeito às diferenças
Campos de Experiência
O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros, com os quais convive.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Objetivo
Reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas.
Metodologia
Roda de conversa e atividade reflexiva.
Recursos Didáticos
- Espelho
- Imagens diversas
- Cartolina
Atividades
- Observação de si e do outro
- Conversa sobre diferenças
- Construção de mural coletivo
Desenvolvimento passo a passo
Propor a observação no espelho e a identificação de características pessoais. Apresentar imagens variadas e dialogar sobre diferenças, finalizando com um mural que represente a diversidade da turma.
Avaliação
Acompanhamento das falas e atitudes diante das diferenças.
A importância de trabalhar o respeito na Educação Infantil
Ao longo da semana, o plano de aula infantil sobre respeito possibilita experiências que fortalecem valores essenciais para a convivência social. Trabalhar o respeito de forma contínua e integrada aos campos de experiência contribui para o desenvolvimento integral das crianças, favorecendo relações mais empáticas, conscientes e colaborativas desde a Educação Infantil.































