
O plano de aula letra A educação infantil é uma proposta prática e criativa para professores que desejam trabalhar a descoberta da linguagem com os pequenos de forma lúdica e significativa.
A letra A é uma das primeiras a ser apresentada às crianças e pode ser explorada através de sons, músicas, histórias, movimentos e atividades sensoriais. Esse tipo de abordagem favorece não apenas a aprendizagem inicial da alfabetização, mas também estimula o desenvolvimento da coordenação motora, da imaginação e da socialização.
Ao planejar atividades com a letra A, o educador garante momentos prazerosos que despertam curiosidade e encantamento pelo universo das letras. Além disso, um plano estruturado ajuda até professores iniciantes a se sentirem seguros para conduzir a rotina.
Combinando jogos, artes e narrativas, o plano de aula letra A educação infantil torna-se um recurso essencial para o desenvolvimento integral na primeira infância.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal (segunda a sexta)
Na coluna “Habilidades da BNCC” abaixo aparecem apenas os códigos, conforme solicitado.
Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (apenas códigos) |
---|---|---|
Segunda-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas | EI02EF03, EI02EF02, EI02TS02 |
Terça-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Corpo, gestos e movimentos | EI02EF02, EI02CG05, EI02EF01 |
Quarta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / O eu, o outro e o nós / Traços, sons, cores e formas | EI02EF03, EI02EO01, EI02TS02 |
Quinta-feira | Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02EF09, EI02CG05, EI02ET04 |
Sexta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / O eu, o outro e o nós | EI02EF03, EI02EO02, EI02EF02 |
2) Planos diários detalhados
Em cada dia: Tema / Campos de experiência / Habilidades (código + descrição completa) / Objetivo / Metodologia / Recursos didáticos (um por linha) / Desenvolvimento (3 atividades — passo a passo com verbos no infinitivo) / Avaliação.
Segunda-feira — Tema: Descobrindo a letra A (sons e texturas)
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo:
Promover a percepção do som inicial /a/ e o reconhecimento sensorial (visual e tátil) da forma da letra A por meio de música, exploração tátil e manipulação.
Metodologia:
Aproximação lúdica: roda de conversa e cantiga para ativar a atenção; exploração tátil livre com orientação; registro coletivo simples (desenho/colagem). Alternar momentos curtos de atividade (5–10 min) para manter atenção.
Recursos didáticos (um por linha):
- Cartaz grande com a letra A (cartolina firme)
- Figuras/cartões de objetos (arara, abacate, amigo, bola, gato — misturar com A e sem A)
- Caixa sensorial com materiais (papel lixa, tecido felpudo, bolinhas de isopor coladas no A)
- Massa de modelar (massinha segura para a idade)
- Instrumentos sonoros (pandeiro, chocalho)
- Livro ilustrado curto com imagens fortes e poucas palavras
Desenvolvimento — Atividade 1: Roda sonora “Escutar o A”
- Propor acolhimento musical: reunir as crianças em círculo e anunciar que hoje o som que vamos procurar é o som /a/.
- Demonstrar alongamento do som: emitir o som /aaaa/ e pedir para repetir em voz alta ou através de movimento (balançar braços).
- Propor o jogo do cartão: mostrar um cartão por vez; solicitar que bater palmas quando o nome da figura começar com som /a/ (ex.: “arara”) e ficar quieto se começar com outro som.
- Sugerir auxílio para crianças com dificuldade: aproximar o cartão da boca do professor e repetir o som enfatizado; oferecer resposta binária (sim/não) em vez de resposta motora complexa.
- Finalizar com reforço positivo: elogiar cada tentativa e registrar rapidamente em ficha (participou/repete o som/assinalar observação).
Desenvolvimento — Atividade 2: Explorar a letra A com texturas
- Propor exploração tátil: apresentar o cartaz da letra A coberto por diferentes texturas (lixa, papel crepom, tecido).
- Convidar cada criança a tocar e descrever (usar palavras simples): “áspero”, “macio” — professor modelar as palavras.
- Propor modelagem com massinha: pedir para fazer um ‘A’ com massinha ou colar massinha no contorno do A.
- Oferecer alternativa para dificuldade motora: entregar moldes do A recortados para colar adesivos pré-cortados em vez de modelar.
Desenvolvimento — Atividade 3: Leitura curta focada em A
- Propor leitura dramatizada: escolher 1 história muito curta com vários nomes/objetos em A; usar entonação, vozes e boneco.
- Acompanhar a direção do livro com o dedo para mostrar a direção da leitura (de cima para baixo, esquerda → direita), convidando as crianças a acompanhar.
- Propor repetição de palavras-chave: pausar e pedir para repetir palavras iniciadas por A; se a criança não conseguir, oferecer repetição-modelo e gesto que represente o som.
- Registrar observações sobre quem acompanhou a leitura e quem repetiu as palavras.
Avaliação:
Observar e registrar (apontar em checklist rápido): (1) participação na roda; (2) resposta ao jogo do som (conseguir identificar 1–2 palavras com /a/); (3) manipulação do A na massinha (tentar formar ou colar). Usar observações para ajustar atividades futuras (mais modelos ou mais tempo de manipulação).
Terça-feira — Tema: O som /a/: rimas e movimento
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Objetivo:
Estimular consciência fonológica inicial (rimas e aliterações com /a/) e integrar movimento e linguagem, promovendo também a expressão de desejos e emoções.
Metodologia:
Atividades curtas e rítmicas intercaladas com movimento; uso de cantigas e parlendas que enfatizem o som /a/ e ações corporais para reforçar a aprendizagem.
Recursos didáticos (um por linha):
- Lista de parlendas/cantigas curtas com muitas palavras em A (adaptadas)
- Fitas coloridas para segurar durante a canção
- Folhas com formas grandes de A para pintar/rasgar colar
- Caixa de objetos que começam e não começam com A
Desenvolvimento — Atividade 1: Cantiga com movimentos
- Propor a cantiga-jogo: cantar uma parlenda curta com muitas palavras com A e combinar um gesto simples para cada palavra (às vezes bater no peito, às vezes levantar os braços).
- Convidar as crianças a imitar os gestos e repetir a palavra-chave com ênfase no som /a/.
- Sugerir adaptação para crianças com pouca atenção: reduzir o número de versos e repetir apenas a estrofe com A, aumentar a expressão corporal do professor para manter engajamento.
Desenvolvimento — Atividade 2: Caixa dos sons (explorar rimas)
- Propor inspeção da caixa: apresentar dois objetos (um com A e outro sem A), pronunciar o nome e pedir que apontar o que contém o som /a/.
- Propor criação de rimas simples: falar “a-ba” e convidar a criança a encontrar um objeto que rime (adaptar para sílabas simples; se não conseguir, oferecer opção entre duas figuras).
- Oferecer suporte: usar imagens grandes e repetição clara, repetir o som inicial e alongar para facilitar discriminação.
Desenvolvimento — Atividade 3: Pintura/rasgar o A (coordenação)
1) Propor pintura do molde A: entregar molde de A para cada criança e orientar para pintar com pincel grosso (segurar o pincel juntos, se necessário).
2) Propor rasgar papel colorido para colagem no interior do A (rasgar peças grandes para crianças com motricidade menor).
3) Oferecer alternativa: caso a criança não conseguir rasgar, oferecer pedaços pré-rasgados para colar, ou usar adesivos grandes para preencher o A.
Avaliação:
Anotar quem repete o som /a/, quem identifica o objeto inicial com /a/, e quem realiza sequência de movimentos/rimas. Observar autonomia no uso de pincel/tesoura/colagem (quando aplicável) para planejar trabalho motor subsequente.
Quarta-feira — Tema: A de animais (exploração de vocabulário e convívio)
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Nova Escola
EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Nova Escola
EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola
Objetivo:
Ampliar vocabulário com palavras iniciadas em A (animais e objetos), estimular atitudes de cuidado (por exemplo, cuidar do boneco/animal) e promover expressão criativa.
Metodologia:
Uso de dramatização e faz-de-conta (fantoches/animais de pelúcia), leitura ilustrada curta, e oficinas de modelagem para criar animais com A.
Recursos didáticos:
– Fantoches/animais de pelúcia (arara, abelha, anta, cachorro, etc.
– Imagens grandes de animais com nomes escritos (apenas para o professor mostrar)
– Massinha / argila segura para a faixa etária
-Caixa de areia ou tapete sensorial para “ninho” dos animais
Desenvolvimento — Atividade 1: Roda de histórias “Animais que começam com A”
- Propor contação curta: usar um fantoche (ex.: arara) para “contar” quem é e dizer o nome enfatizando o /a/.
- Convidar as crianças a apontar a imagem do animal e repetir o nome; usar pergunta: “Quem começa com /a/?” (oferecer alternativas).
- Propor cuidado simbólico: pedir para cada criança segurar o fantoche por um minuto e fazer carinho (trabalhar cuidado e solidariedade).
Desenvolvimento — Atividade 2: Oficina de modelagem — fazer um animal com A
- Propor modelagem: demonstrar como fazer um corpo simples e uma cabeça (ex.: arara — corpo alongado e bico) usando massinha.
- Convidar as crianças a tentar, oferecendo modelagem conjunta (pegar a mão e guiar o movimento se necessário).
- Oferecer alternativa: caso a criança não consiga modelar, permitir colagem de olhos e penas (pedaços de papel) em um molde desenhado do animal.
Desenvolvimento — Atividade 3: Brincadeira cooperativa “Cuidando do ninho”
- Propor cenário: organizar um tapete como “ninho” e distribuir animais de pelúcia.
- Convidar pares de crianças a levar um animal ao ninho, trocar com colega e dizer uma palavra que começa com A sobre o animal (ex.: “asas”).
- Sugerir suporte para conflitos: intervir modelando linguagem de partilha (“posso brincar quando você terminar?”) e propor revezamento com timer curto (1–2 minutos).
Avaliação:
Registrar participação na dramatização, capacidade de nomear ao menos um animal com /a/ e demonstração de atitudes de cuidado/partilha durante a atividade cooperativa.
Quinta-feira — Tema: Traços: desenhando o A e noções de espaço
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EF09 — Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. Canoas
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. Nova Escola
- EI02ET04 — Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). Nova Escola
Objetivo:
Estimular o uso de instrumentos de escrita e a coordenação motora fina para traçar a forma da letra A, além de trabalhar noções espaciais simples (em cima, embaixo, entre).
Metodologia:
Atividades práticas com materiais variados (pincel, giz, fita adesiva, caminho de pontos) e jogos de localização espacial integrados ao desenho do A.
Recursos didáticos (um por linha):
- Papéis grandes e resistentes (papel kraft) com A desenhado em grande escala
- Pincéis grossos, giz de cera grosso, canetões adequados à idade
- Fitas adesivas coloridas para marcar “caminho do A” no chão
- Molde de A em cartão para traçar
- Lápis-guias (palito/haste) para segurar com orientação
Desenvolvimento — Atividade 1: Traçar o A no chão (movimento + espaço)
- Propor circuito: colar fita no chão em forma de A grande e convidar a criança a andar sobre a fita, seguindo a forma (andar em cima, pular fora da base).
- Convidar a verbalizar posições: ao parar, perguntar “Você está em cima/inferior/entre as linhas?” (modelar as palavras).
- Oferecer adaptação: para crianças com dificuldade motora grossa, permitir caminhar ao lado da fita e fazer o gesto com a mão.
Desenvolvimento — Atividade 2: Traçado com diferentes instrumentos
- Propor traçado no papel kraft: apresentar o molde do A e demonstrar traçar com pincel grosso, giz e canetão.
- Convidar cada criança a escolher um instrumento e traçar o contorno do A (ajudar a segurar o instrumento, se necessário).
- Oferecer alternativa: para crianças que não conseguem segurar o pincel, propor pintura com carimbo ou carimbo de esponja no contorno do A.
Desenvolvimento — Atividade 3: Ligando pontos e colagem
- Propor ligação de pontos simples formando A: entregar folha com 6–8 pontos e incentivar a criança a ligar com lápis grosso (guiar a mão quando necessário).
- Propor colagem de elementos (recortes que começam com A) dentro do A traçado.
- Oferecer suporte: se a criança não conseguir ligar os pontos, propor colagem direta de adesivos ao longo da linha do A.
Avaliação:
Observar coordenação ao segurar instrumentos, iniciativa em escolher materiais, e compreensão de posições espaciais (ser capaz de apontar “em cima”, “embaixo”, “entre” durante a atividade).
Sexta-feira — Tema: Roda de histórias e avaliação lúdica: tudo sobre o A
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Nova Escola
- EI02EO02 — Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Nova Escola
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. Nova Escola
Objetivo:
Consolidar o que foi trabalhado durante a semana (sons, forma do A, palavras) em atividades avaliativas e festivas, valorizando a autoestima e a tentativa.
Metodologia:
Roda de apresentação dos trabalhos (mostruário), atividades em estações curtas (3 estações com 5–8 minutos cada) e celebração das conquistas individuais e do grupo.
Recursos didáticos (um por linha):
- Painel com os trabalhos da semana (A em massinha, desenhos, colagens)
- Três estações preparadas: estação sonora, estação de traço, estação de modelagem
- Selos ou estrelas adesivas para marcar tentativas
- Livro-brinde ou um pequeno certificado simbólico para cada criança (feito pelo professor)
Desenvolvimento — Atividade 1: Exposição e fala livre
- Propor “mostra do A”: sentar em roda e apresentar o painel com trabalhos; convidar cada criança a apontar sua produção e dizer uma palavra que começou com A (se disser, premiar com elogio).
- Modelar a fala: caso a criança não consiga falar, oferecer alternativas (apontar, dizer junto).
- Encorajar elogios do grupo: orientar as crianças a aplaudir (“batidinhas leves”) a apresentação do colega.
Desenvolvimento — Atividade 2: Estações rápidas (rotativa)
- Propor estação 1 (sonora): ouvir gravações de palavras e identificar as que começam com /a/ (professor reforçar).
- Propor estação 2 (traço): traçar o A em areia fina/recipiente sensorial com o dedo.
- Propor estação 3 (modelagem): montar um mini-A com massinha.
- Organizar rodízio: orientar troca a cada 6 minutos; auxiliar quem precisar ao lado.
Desenvolvimento — Atividade 3: Encerramento e valorização
- Propor roda de elogios: pedir ao grupo para dizer algo positivo sobre a semana (o professor começar).
- Entregar um selo/estrelinha a cada criança por “tentativa e participação” e tirar foto do grupo para registro pedagógico.
- Registrar observações para planejamento da próxima semana (quem precisa de mais apoio no traço, na discriminação sonora, etc.).
Avaliação:
Realizar avaliação formativa por observação: (a) conseguir identificar ao menos 1 palavra com /a/ numa atividade guiada; (b) demonstrar tentativa ao traçar ou modelar o A; (c) demonstrar atitude positiva (tentar, participar). Preencher ficha de observação rápida com três indicadores (sons /a/, traçado do A, participação social) para cada criança.
Sugestões finais e orientações práticas para o professor (dicas rápidas)
- Preparar materiais na véspera e ter alternativas prontas (ex.: moldes prontos, adesivos) para alunos com dificuldade motora.
- Manter o ritmo curto: para Maternal, cada bloco de atividade idealmente 8–12 minutos; dividir atividades e alternar movimento/sons/descanso.
- Documentar com fotos curtas e anotações: registrar 1 foto por criança em atividade chave e 1 observação de comportamento para a avaliação formativa.
- Adaptar sempre: se o grupo se dispersar, reduzir a atividade a micro-tarefas (por exemplo, 3 repetições da canção) e oferecer reforço imediato.
- Trabalhar com as famílias: enviar um bilhete curto com sugestão de atividade para casa (“brincar de achar objetos com A”) para reforço familiar.
Ao aplicar um plano de aula letra A educação infantil, o professor proporciona uma experiência completa de aprendizado que vai além do simples reconhecimento da letra. As atividades permitem que as crianças explorem sons, texturas, movimentos e interações sociais, fortalecendo competências previstas na BNCC.
Esse tipo de planejamento mostra como a ludicidade pode ser aliada da alfabetização inicial e do desenvolvimento infantil. Mais do que ensinar a letra A, o educador cria um ambiente de descoberta, cuidado e valorização das conquistas de cada criança.
Assim, o plano de aula letra A educação infantil se torna uma ferramenta indispensável para quem deseja aliar pedagogia, criatividade e afeto no processo de ensino-aprendizagem.