
Tema: Letra E
O Plano de aula letra E educação infantil é uma ferramenta essencial para professores que desejam explorar o alfabeto de maneira lúdica e significativa. Trabalhar com a letra E na educação infantil permite desenvolver a oralidade, a percepção sonora, a coordenação motora e o interesse inicial pela escrita.
Ao incluir atividades práticas, como cantigas, jogos, traçados e brincadeiras coletivas, o plano proporciona experiências que unem aprendizagem e diversão.
Além disso, possibilita a socialização, já que as crianças compartilham descobertas e participam de interações em grupo. Com propostas criativas e acessíveis, o plano de aula letra E educação infantil pode ser aplicado até por professores iniciantes.
Ele garante segurança pedagógica, clareza no passo a passo e flexibilidade para adaptações. Assim, cada criança vivencia o aprendizado de forma ativa, explorando sons, movimentos e símbolos da linguagem escrita.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal
Tabela com dias da semana, campos de experiência e habilidades da BNCC (apenas códigos, conforme solicitado).
Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (códigos) |
---|---|---|
Segunda-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos | EI02EF03, EI02EF09, EI02CG05 |
Terça-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas | EI02EF02, EI02TS03, EI02EF06 |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos / Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02TS01, EI02CG03, EI02EF09 |
Quinta-feira | O eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas | EI02EO06, EI02EF05, EI02TS01 |
Sexta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02EF03, EI02EF09, EI02ET04 |
Obs.: no cronograma acima coloquei apenas os códigos das habilidades. A seguir vêm os planos diários detalhados — em cada dia a seção “Habilidades da BNCC” mostra código + descrição completa (retirada da BNCC). Fonte das habilidades: Base Nacional Comum Curricular — Educação Infantil.
2) Planos diários detalhados
Segunda-feira
Tema: Apresentando a letra E — som e forma (primeiro contato)
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC (código + descrição completa)
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- EI02EF09 — Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Objetivo
Proporcionar o primeiro contato lúdico com a letra E, promovendo atenção para leitura, exploração tátil e prática de traçado simples, fortalecendo coordenação olho-mão e interesse pela escrita.
Metodologia
Atividades coletivas e individuais com mediação do professor, uso de materiais concretos e linguagem clara; favorecer a brincadeira e a exploração sensorial. Adotar ritmo flexível conforme atenção do grupo.
Recursos didáticos
- Livro ilustrado com palavras que contenham /e/ (ex.: “O Elefante Entediado” ou história com imagens grandes).
- Cartaz grande com a letra E maiúscula e minúscula (grosso).
- Bandejas com areia fina ou fubá para traçar (uma por 3–4 crianças).
- Giz grosso, papelão, folhas A3.
- Lápis-giz grosso ou giz de cera grosso.
- Álcool gel e paninhos.
Desenvolvimento — 3 atividades (roteiro passo a passo, verbos em infinitivo)
Atividade 1 — Roda de leitura e identificação do som /e/ (duração: 10–12 min)
- Reunir as crianças em roda num espaço calmo; colocar o livro à vista.
- Apresentar o objetivo de forma simples: “Hoje vamos conhecer a letrinha E!”; mostrar o cartaz com a letra.
- Ler a história em tom animado, pausar em palavras com som /e/ (ex.: elefante, escola) e apontar as ilustrações; convidar as crianças a imitar sons curtos (“e-e” leve).
- Estimular respostas: formular perguntas simples (“Onde está o elefante?”) e apontar a direção da leitura, mostrando com o dedo o sentido da página.
Dicas / alternativas: se o grupo tiver baixa atenção, reduzir a leitura a 1–2 páginas favoritas; usar fantoches para atrair atenção; perguntar a uma criança por vez para evitar dispersão.
- Estimular respostas: formular perguntas simples (“Onde está o elefante?”) e apontar a direção da leitura, mostrando com o dedo o sentido da página.
Atividade 2 — Explorar a forma da letra: traçar na areia (duração: 12–15 min)
- Distribuir bandejas com areia/fubá e mostrar como traçar a letra maiúscula E com o dedo (demonstrar 2-3 vezes).
- Convidar as crianças, uma a uma, a fazerem tentativas; orientar com elogios e gestos.
- Oferecer alternativas para quem tiver dificuldades: garantir um suporte com traçado impresso (E grande em papel) para seguir com o dedo; oferecer lápis grosso para traçar em papel.
Dicas práticas: para crianças com atraso motor, reduzir a exigência (desenhar apenas linhas verticais e horizontais) e usar massa de modelar para preencher a forma da letra.
- Oferecer alternativas para quem tiver dificuldades: garantir um suporte com traçado impresso (E grande em papel) para seguir com o dedo; oferecer lápis grosso para traçar em papel.
Atividade 3 — Pintura guiada da letra E (duração: 15 min)
- Entregar folhas A3 com a letra E recortada (contorno grosso) e dispor tinta guache em potes rasos.
- Convidar a criança a pintar dentro do contorno usando os dedos ou pincel grosso; estimular a pronúncia de palavras com E enquanto pintam.
- Organizar exposição das produções em painel do corredor com etiqueta “Nossa letra E”.
Alternativa: para crianças que não toleram tinta, usar colagem de retalhos (recortar e colar papel colorido dentro do contorno).
- Organizar exposição das produções em painel do corredor com etiqueta “Nossa letra E”.
Avaliação
- Observar a atenção durante a leitura (EI02EF03).
- Registrar se a criança tentou traçar a letra na areia/papel (EI02EF09; EI02CG05).
- Anotar em ficha simples: participa (sim/parcial/não); precisa de suporte (alto/médio/baixo); sugestões de adaptação.
Terça-feira
Tema: Som /e/ — rimas e cantigas com a letra E
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC (código + descrição completa)
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- EI02TS03 — Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
- EI02EF06 — Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
Objetivo
Fomentar a percepção sonora do fonema /e/ por meio de rimas, canções e produção oral, estimulando linguagem e imaginação.
Metodologia
Atividades em roda com música e manipulação sonora; mediação afetiva do professor; incentivar repetição e imitação sonora.
Recursos didáticos
- Cantigas curtas com palavras que enfatizam /e/ (letra E).
- Instrumentos simples: chocalhos, tamborins, garrafas com grãos.
- Cartões com imagens de palavras que iniciam/contêm E (elefante, estrela, escova).
- Caixa sensorial com objetos diversos que começam com E (ou imagens).
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — Cantiga com ênfase em /e/ (duração: 8–10 min)
- Reunir o grupo em roda; apresentar a cantiga escolhida (repetitiva, curta).
- Cantar e convidar as crianças a bater palmas ou sacudir chocalho nos versos que contenham /e/.
- Repetir a cantiga algumas vezes, estimular que elas apontem para a figura que o educador mostrar quando ouvirem /e/.
Alternativa: se criança tiver timidez para cantar, pedir para bater palmas apenas.
- Repetir a cantiga algumas vezes, estimular que elas apontem para a figura que o educador mostrar quando ouvirem /e/.
Atividade 2 — Jogo das rimas simples (duração: 10–12 min)
- Mostrar um cartão com “elefante” e pedir para encontrar outro cartão que rime (ou escutar rimas simples).
- Estimular a criação coletiva de pequenas rimas ou repetições (“E-le-fan-te — e-sto-ufan-te” brincar com sons).
- Apoiar crianças com dificuldade oferecendo opções visuais.
Dica: para alunos com dificuldade auditiva leve, usar contato visual intenso e repetição gestual.
- Apoiar crianças com dificuldade oferecendo opções visuais.
Atividade 3 — Criar história coletiva com objeto E (duração: 12–15 min)
- Colocar na roda um objeto com E (elefante de pelúcia).
- Convidar a criança A para iniciar a história com uma frase curta; convidar a próxima a continuar, e assim por diante, mediando para incluir palavras com /e/.
- Registrar pequenas falas no quadro para recontar ao final.
Alternativa: se a turma não conseguir sequenciar, reduzir para recontar a história pelo professor com participação de 2–3 crianças.
- Registrar pequenas falas no quadro para recontar ao final.
Avaliação
- Registrar reconhecimento de rimas e participação nas canções (EI02EF02; EI02TS03).
- Observar contribuições na criação oral (EI02EF06).
- Fazer nota: vocaliza sons com /e/ (sim/parcial/não); precisa de suporte.
Quarta-feira
Tema: Traçado e movimento — desenhando e “andando” a letra E
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC (código + descrição completa)
- EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
- EI02CG03 — Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- EI02EF09 — Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Objetivo
Integrar movimento corporal com marcação gráfica da letra E, desenvolvendo lateralidade, noção espacial e coordenação motora.
Metodologia
Atividades corporais motoras integradas ao traço (trabalhar letra gigante no chão), posteriormente passagem para suporte gráfico.
Recursos didáticos
- Fita crepe para formar a letra E no chão (área grande).
- Música ritmada.
- Pedaços de papel grandes para desenho coletivo.
- Lápis e giz grosso.
- Cartaz da letra E para referência.
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — “Caminhar pela letra E” (movimento) (duração: 8–10 min)
- Colocar fita crepe no chão formando uma letra E gigante.
- Convidar as crianças a andar sobre a fita seguindo orientações (em cima da linha, depois fora dela), trocar maneiras de deslocamento (caminhar, pular leve, marcha).
- Solicitar que, ao ouvir um som (p.ex. tambor), mudar o modo de deslocamento.
Adaptação: para crianças que têm medo de espaço aberto, colocar a letra menor ou desenhar no papel colado no chão.
- Solicitar que, ao ouvir um som (p.ex. tambor), mudar o modo de deslocamento.
Atividade 2 — Ritmo e E (ligar som ao traçado) (duração: 8–10 min)
- Usar instrumentos simples e marcar um ritmo; pedir que as crianças batam no ritmo enquanto fazem com a mão o movimento do traçado da letra E no ar.
- Estimular a repetição: som lento = traçado lento; som rápido = traçado rápido.
Sugestão: para crianças com pouca coordenação, reduzir a atividade a traçar apenas linhas horizontais e verticais com o dedo.
- Estimular a repetição: som lento = traçado lento; som rápido = traçado rápido.
Atividade 3 — Traçado coletivo no papel (duração: 12–15 min)
- Abrir uma folha A2 com a letra E desenhada em traço grosso; convidar as crianças a preencher com giz grosso ou colagem de tirinhas de papel.
- Orientar passo a passo: primeiro vertical, depois horizontais. Elogiar tentativas e enfoque no processo.
Alternativa: oferecer modelos com números indicando a sequência do traçado (1,2,3) para quem consegue seguir instrução.
- Orientar passo a passo: primeiro vertical, depois horizontais. Elogiar tentativas e enfoque no processo.
Avaliação
- Observar a execução do deslocamento e a correspondência entre movimento e traçado (EI02CG03; EI02EF09).
- Registrar nível de participação e necessidade de suporte motor.
Quinta-feira
Tema: Brincadeira coletiva: objetos e nomeações com E (socialização)
Campos de experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC (código + descrição completa)
- EI02EO06 — Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
- EI02EF05 — Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
- EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Objetivo
Estimular a socialização, a nomeação de objetos que começam com E e a expressão oral em contexto de brincadeira coletiva; fortalecer regras básicas de convívio.
Metodologia
Jogo guiado em pequenos grupos, alternando papéis; mediação constante do professor para regras e inclusão.
Recursos didáticos
- Caixa sensorial com objetos/imagens que comecem com E (elefante de brinquedo, estojo, elástico, escova de brinquedo).
- Cartões de identificação.
- Instrumentos pequenos para marcação sonora.
- Cartolina para registro coletivo.
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — “Caixa do E” (exploração coletiva) (duração: 10–12 min)
- Colocar os objetos na caixa e convidar uma criança a pegar sem olhar; pedir para nomear o objeto.
- Estimular que os colegas repitam o nome e fazer comentário simples (“Muito bem! Isso tem a letra E!”).
- Reforçar regras: esperar a vez, escutar quem fala (EI02EO06).
Alternativa: se a criança não souber o nome, mostrar o cartão com a palavra e a imagem, pronunciar e pedir para repetir.
- Reforçar regras: esperar a vez, escutar quem fala (EI02EO06).
Atividade 2 — Reconto em dupla (duração: 8–10 min)
- Formar duplas; pedir que cada dupla conte para o parceiro uma experiência simples relacionada à escola que contenha a letra E (ex.: “Eu vi o elefante no livro”).
- Circular pela sala e registrar frases curtas ditas pelas crianças para literatura futura (EI02EF05).
Dica: para quem não conseguir verbalizar, oferecer imagens para apontar e formar a frase com apoio do professor.
- Circular pela sala e registrar frases curtas ditas pelas crianças para literatura futura (EI02EF05).
Atividade 3 — Música e ritmo com objetos do E (duração: 8 min)
- Distribuir instrumentos simples; convidar as crianças a criar um som que represente o objeto escolhido (ex.: som grave para elefante).
- Compor uma pequena sequência sonora coletiva; apresentar o resultado ao grupo, reforçando a participação e o respeito às regras de apresentação.
Adaptação: crianças com dificuldades motoras podem apontar o movimento em vez de tocar.
- Compor uma pequena sequência sonora coletiva; apresentar o resultado ao grupo, reforçando a participação e o respeito às regras de apresentação.
Avaliação
- Observar respeito às regras de turno e convívio (EI02EO06).
- Registrar capacidade de relatar/eleger palavras com E (EI02EF05).
- Anotar participação nas sequências sonoras (EI02TS01).
Sexta-feira
Tema: Roda de reconto e caça espacial da letra E (fechamento da semana)
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC (código + descrição completa)
EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
EI02EF09 — Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
EI02ET04 — Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
Objetivo
Consolidar aprendizagens da semana por meio de reconto e atividade espacial (localizar letras E pelo espaço), trabalhando atenção, orientação espacial e traçado novamente.
Metodologia
Roda coletiva seguida de atividade de exploração pelo pátio ou sala, com instruções curtas e claras. Favorecer registro das descobertas.
Recursos didáticos
- Livro ou história curta usada na segunda-feira.
- Etiquetas adesivas com a letra E (várias).
- Mapa simples do espaço (desenho da sala/pátio).
- Folhas e lápis para registro.
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — Reconto compartilhado (duração: 8–10 min)
- Reunir as crianças e reler rapidamente a passagem favorita do livro da segunda-feira; pedir para as crianças apontarem para a direção da leitura. (EI02EF03)
- Convidar algumas a recontarem com ajuda de imagens; registrar frases curtas no quadro.
Atividade 2 — Caça ao E (no espaço) (duração: 12–15 min)
- Esconder etiquetas com letra E em diferentes posições (em cima da mesa, embaixo da cadeira, dentro de uma caixa).
- Entregar às crianças um “mini-mapa” com símbolos e orientar para localizar e colecionar 1–2 etiquetas cada (trabalhar relações espaciais: em cima/embaixo/dentro). (EI02ET04)
- Estimular a verbalização: ao encontrar, pedir que a criança diga onde achou (“Achei embaixo da mesa”).
Adaptação: para crianças com mobilidade reduzida, colocar etiquetas ao alcance ou ajustar o papel do localizador (apontar em vez de coletar).
- Estimular a verbalização: ao encontrar, pedir que a criança diga onde achou (“Achei embaixo da mesa”).
Atividade 3 — Traçar o E do achado (duração: 10 min)
- Solicitar que cada criança cole sua etiqueta em sua folha e traçar ao lado a letra E usando lápis/ giz grosso (EI02EF09).
- Incentivar a exibição e a fala curta sobre a localização encontrada (“Eu achei em cima”).
Alternativa: usar carimbos em substituição ao traçado para quem tiver dificuldade motora.
- Incentivar a exibição e a fala curta sobre a localização encontrada (“Eu achei em cima”).
Avaliação
- Verificar reconhecimento espacial (EI02ET04): consegue dizer se estava em cima/embaixo/dentro?
- Observar recontagem e direção da leitura (EI02EF03).
- Registrar tentativa de traçado do E (EI02EF09).
- Síntese semanal: preencher ficha rápida com observações para cada criança (atenção; traçado; participação oral; socialização).
Observações finais e orientações gerais (práticas)
- Tempo de atividades: Maternal exige flexibilidade — fracionar atividades em blocos curtos (8–15 min) e intercalar com momento livre.
- Tamanho dos materiais: priorizar instrumentos e lápis grossos para facilitar preensão (EI02CG05).
- Adaptações: oferecer alternativas táteis (massinha, colagem) para traçado; permitir participação passiva (observar) e progressão individual.
- Rotina e segurança: explicar regras antes das atividades (esperar a vez, cuidado com tinta), organizar espaços para circulação segura.
- Registro pedagógico: manter portfólio com fotos (com autorização), amostras de produções e ficha de observação por criança.
- Comunicação com famílias: enviar síntese semanal com fotos e sugestão de casa (brincar com objetos que comecem com E; ouvir a cantiga).
O Plano de aula letra E educação infantil é um recurso que amplia as possibilidades de aprendizagem, tornando o contato com a letra E muito mais dinâmico e prazeroso.
Por meio de atividades organizadas em campos de experiência, a criança desenvolve a escuta, a fala, a imaginação e a coordenação motora. Esse tipo de planejamento favorece a atenção individual e coletiva, respeitando o ritmo de cada aluno.
Além disso, contribui para a construção de vínculos sociais durante as brincadeiras e atividades em grupo. Aplicar um plano de aula letra E educação infantil é investir em práticas pedagógicas que estimulam a criatividade e fortalecem as bases da alfabetização.
Com ele, professores têm à disposição um guia seguro, prático e eficiente para tornar o aprendizado mais atrativo e transformador.