
Tema: Letra U
O Plano de aula letra U educação infantil é uma proposta prática e lúdica para auxiliar professores na alfabetização inicial, despertando o interesse das crianças pelo universo das letras.
A sequência proposta é simples de aplicar, com passo a passo detalhado para que qualquer educador, até mesmo iniciante, se sinta seguro. Assim, a aprendizagem se torna significativa, conectada à realidade das crianças e estimulante para o processo de construção da linguagem.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal (Segunda a Sexta)
Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (apenas os códigos) |
---|---|---|
Segunda | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas | EI02EF01; EI02TS01 |
Terça | Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos | EI02TS02; EI02CG05 |
Quarta | Escuta, fala, pensamento e imaginação / O eu, o outro e o nós | EI02EF02; EI02EO04 |
Quinta | Traços, sons, cores e formas / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02TS03; EI02ET07 |
Sexta | Escuta, fala, pensamento e imaginação / O eu, o outro e o nós / Traços, sons, cores e formas | EI02EF03; EI02EO04; EI02TS01 |
2) Planos diários detalhados
Observação: abaixo, em Habilidades da BNCC, cada código vem acompanhado da descrição fiel (conforme BNCC / material de apoio). Após a lista há referência às fontes consultadas.
Segunda-feira — Tema: Conhecendo a letra U (sonoridade inicial)
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. Nova Escola+1
Objetivo:
Proporcionar o reconhecimento do som inicial /u/ em palavras simples e aproximar as crianças da identidade visual e sonora da letra U de forma lúdica e sensorial.
Metodologia:
Roda de conversa guiada + exploração sonora com objetos do cotidiano + exploração ativa e coletiva, com mediação afetiva do professor (escuta atenta, reforço positivo, repetição de palavras e modelagem da pronúncia).
Recursos didáticos
- Caixa sensorial com objetos que comecem com /u/ (ex.: ursinho de pelúcia, unhas postiça de brinquedo, utensílio plástico que se chame “uva” imagem), fotos e cartões com imagens;
- Instrumentos sonoros simples (latinhas com grãos, chocalhos) ;
- Cartaz grande com a letra U (maíuscula e minúscula) e imagens;
- Tapete ou colchonete para roda;
- Espelho pequeno (para brincadeiras de boca/som).
Desenvolvimento — 3 atividades (roteiro narrado / passo a passo — verbos no infinitivo):
Atividade 1 — Roda de escuta e identificação (15–20 min)
- Sentar as crianças em círculo e fazer acolhida breve (nome, sorriso, toque leve no ombro se a criança permitir).
- Apresentar o cartaz com a letra U, mostrar a forma e pronunciar devagar o som /u/ (ex.: “/u/ — uva”).
- Convidar cada criança a pegar, um por vez, um objeto da caixa sensorial e falar em voz alta o nome do objeto, reforçando o som inicial “Escutem: uuuurso — /u/”.
- Quando uma criança não conseguir nomear, nomear você mesmo e pedir que repita — sempre com voz suave e encorajadora.
- Registrar espontaneamente quem pronunciou, para retomar após a atividade.
Dica prática: para crianças tímidas, permitir que um par ou o professor segure a mão da criança ao falar; usar o espelho para a criança ver a boca ao emitir o som /u/ (ajuda a articulação).
- Registrar espontaneamente quem pronunciou, para retomar após a atividade.
Alternativas se encontrar dificuldade: se a criança não reconhecer o som, mostrar várias imagens (uva, ursinho, úrsula — se for nome próprio culturalmente conhecido, cuidado) e pedir que aponte a que o professor disser o som /u/; fazer o som prolongado /uuuu/ para facilitar a percepção.
Atividade 2 — Oficina de sons (10–15 min)
- Distribuir pequenos chocalhos/latinhas e propor que as crianças façam sons no ritmo do professor.
- Cantar uma música curto com repetição da sílaba “u” (ex.: “U, u, u — o ursinho vai dormir”) e incentivar as crianças a balançar o chocalho quando ouvirem /u/.
- Repetir a canção 3 vezes, diminuindo o volume para trabalhar atenção auditiva.
Dica prática: para manter foco, manter a atividade curta e alternar com calma sensorial (respiração, mãos na cabeça) quando perceber dispersão.
- Repetir a canção 3 vezes, diminuindo o volume para trabalhar atenção auditiva.
Atividade 3 — Jogos de apontar (10 min)
- Dispor no chão 4–6 cartões com figuras (algumas com /u/ e outras sem).
- Propor que, ao ouvir a palavra dita pelo professor, a criança caminhar até o cartão correspondente (atividade motora leve).
- Oferecer elogio verbal para cada acerto e demonstrar de forma modelada quando houver erro (mostrar a diferença do som).
Dica prática: para crianças que ainda engatinham ou não caminham bem, permitir apontar sentado; para crianças com maior mobilidade, transformar em corrida lenta (sempre segura).
- Oferecer elogio verbal para cada acerto e demonstrar de forma modelada quando houver erro (mostrar a diferença do som).
Avaliação:
Observar e registrar (nota rápida em caderno) a participação: consegue identificar objetos que começam com /u/? participa verbalmente na roda? responde aos estímulos sonoros? Registrar evidências (foto do cartaz com a atividade, pequena gravação de 20s se a família autorizar).
Terça-feira — Tema: Fazendo a letra U — grafismo e habilidades manuais
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Objetivo:
Desenvolver controle manual e noção do traço básico que lembra a forma da letra U, por meio de exploração sensorial (massa e pintura), visando fortalecer a pré-escrita.
Metodologia:
Atividades de manipulação livre + mediação do professor por demonstração e modelagem. Enfatizar processo (explorar texturas) mais que produto final.
Recursos didáticos
- Massinha/argila não tóxica;
- Papel grande (cartolina) e tinta guache em pratos descartáveis;
- Pincéis grossos, rolinhos de espuma;
- Figuras grandes da letra U para referência;
- Toalhas/lenços umedecidos, aventais.
Desenvolvimento — 3 atividades (roteiro narrado / passo a passo — verbos no infinitivo):
Atividade 1 — Modelagem em massa (20 min)
- Distribuir porções pequenas de massinha a cada criança e mostrar como enrolar o material para formar uma “meia-lua” que lembra a letra U.
- Propor que as crianças experimentem enrolar, apertar e colocar as “meias-luas” lado a lado no papel.
- Estimular os comentários: “Como ficou? É macia? É firme?” — usar linguagem descritiva para ampliar vocabulário sensorial.
Dica prática: se uma criança não souber manipular, oferecer modelagem conjunta no colo ou com assistência da professora; evitar forçar.
- Estimular os comentários: “Como ficou? É macia? É firme?” — usar linguagem descritiva para ampliar vocabulário sensorial.
Atividade 2 — Pinceladas em U (15 min)
- Apresentar um cartaz com a letra U grande e mostrar o movimento do pincel em forma de U (de cima para baixo, curva e sobe um pouquinho).
- Entregar pincéis grossos e “papel U” (papel com traçado pontilhado em forma de U) e propor que a criança seguir o traçado.
- Oferecer diferentes tipos de suporte (papel, papelão) para sentir diferença de fricção.
Dica prática: para crianças que não conseguem segurar o pincel, permitir carimbo em forma de U (carimbo de esponja) para reproduzir a forma.
- Oferecer diferentes tipos de suporte (papel, papelão) para sentir diferença de fricção.
Atividade 3 — Colagem sensorial (10–15 min)
- Cortar tiras de papel colorido e propor que as crianças colarem as tiras formando o interior da letra U colado sobre o cartaz da letra (ou contornar um U desenhado).
- Orientar passo a passo: passar cola com o dedo adulto (ou com rolinho), posicionar a tira e apertar por 2 segundos.
- Expor os trabalhos na parede para valorizar a produção.
Alternativa: se a coordenação estiver difícil, permitir rasgar e amassar papel e colar; rasgar é ação motora fina importante.
- Expor os trabalhos na parede para valorizar a produção.
Avaliação:
Observar a progressão do controle manual: a criança consegue enrolar a massinha? consegue seguir um traçado simples? Registrar com breve nota e fotos. Registrar também participação e interesse.
Quarta-feira — Tema: Rimas e sons — palavras com U
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- (EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. Nova Escola+1
Objetivo:
Estimular a consciência sonora (atenção a rimas e sons) com foco em palavras que contenham a vogal U, fortalecendo a comunicação entre pares.
Metodologia:
Brincadeiras cantadas e parlendas curtas; uso de imagens e pares; incentivo à troca verbal entre crianças (trabalho em duplas/trio).
Recursos didáticos
- Cartões com figuras (uva, urso, uva, um, ovo, bola — alguns com U, outros sem);
- Tapete para formar pares;
- Pequena caixa com “surpresa U” (objetos que começam com /u/).
Desenvolvimento — 3 atividades (roteiro narrado / passo a passo — verbos no infinitivo):
Atividade 1 — Cantiga com rima (10 min)
- Cantar uma cantiga curta que destaque palavras com /u/ (ex.: “Uva, uva, doce cor / uva no pé, uva no pote”) e convidar as crianças a bater palmas quando ouvirem /u/.
- Repetir 3 vezes e variar a velocidade (lento → rápido) para trabalhar discriminação auditiva.
Dica prática: se o grupo dispersar, reduzir o número de versos e usar movimentos simples para acompanhar (balançar o corpo para a direita quando ouvir /u/).
- Repetir 3 vezes e variar a velocidade (lento → rápido) para trabalhar discriminação auditiva.
Atividade 2 — Jogo das rimas por pares (15 min)
- Distribuir dois cartões para cada par de crianças (um com imagem com /u/, outro sem).
- Propor que as crianças mostrar o cartão que rima com a palavra dita pelo professor (ex.: professor diz “uva” → procurar figura que combine).
- Estimular diálogo entre pares: pedir que um explique ao outro por que escolheu.
Alternativa: para crianças que não conseguem nomear, pedir que aponte a figura; usar linguagem gestual para apoiar.
- Estimular diálogo entre pares: pedir que um explique ao outro por que escolheu.
Atividade 3 — Caixa surpresa sonora (10 min)
- Colocar na caixa 4 objetos (2 com /u/, 2 sem).
- Convidar cada criança a pôr a mão na caixa sem olhar e tocar o objeto; pedir que diga se o nome começa com /u/ ou não.
- Validar e repetir com incentivo verbal.
Dica prática: para crianças sensoriais, permitir olhar um segundo e depois tocar; para as que têm aversão táctil, oferecer luva texturizada.
- Validar e repetir com incentivo verbal.
Avaliação:
Anotar quem identifica sons com /u/ e quem dialoga com colegas (EI02EO04). Produzir um pequeno registro (ficha simples: “identificou rima com U: sim/não; participa em pares: sim/não”).
Quinta-feira — Tema: Caixa das texturas e contagem de objetos com U
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
- (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. Nova Escola+1
Objetivo:
Explorar texturas e quantidades com objetos cuja palavra contenha U, trabalhando percepção sensorial e contagem oral.
Metodologia:
Atividades sensoriais individualizadas em estações + contagem coletiva (registro oral e visual simples).
Recursos didáticos
- Caixas/tubos com materiais de diferentes texturas (algum com etiqueta “U”: uva (plástico), ursinho (pelúcia), utensílio plástico);
- Potes numerados (1,2,3,4) para colocar objetos;
- Figuras para associação;
- Instrumentos sonoros opcionais.
Desenvolvimento — 3 atividades (roteiro narrado / passo a passo — verbos no infinitivo):
Atividade 1 — Estações sensoriais (20 min, 3 estações)
- Organizar 3 estações: (A) macio (pelúcia – urso), (B) liso (plástico – uva de brinquedo), (C) áspero (casca de algum fruto seco — evitar alergênicos).
- Orientar pequenos grupos de 3 crianças para circular pelas estações (5–7 min cada).
- Propor que cada criança tocar e descrever (professor anotar palavras que a criança usa).
Dica prática: substituir materiais que possam oferecer risco; verificar antes por possíveis alergias; oferecer luvas quando necessário.
- Propor que cada criança tocar e descrever (professor anotar palavras que a criança usa).
Atividade 2 — Contagem de objetos U (10–15 min)
- Apresentar potes numerados (1 a 4) e uma coleção de objetos (alguns com U).
- Propor que a criança colocar X objetos com U no pote correspondente ao número pedido (ex.: “Coloca 2 uvas de plástico no pote 2”).
- Pedagogizar: repetir a operação e pedir que a criança conte em voz alta enquanto coloca.
Alternativa: se a criança não conseguir contar, usar contagem conjunta (professor conta junto) e ir reduzindo suporte gradualmente.
- Pedagogizar: repetir a operação e pedir que a criança conte em voz alta enquanto coloca.
Atividade 3 — Música + contagem (8–10 min)
- Cantar uma canção curta que inclua contagem com objetos U (ex.: “Um ursinho, dois ursinhos…”).
- Convidar as crianças a bater um instrumento a cada número (1 → um batida; 2 → duas batidas).
- Fechar a atividade pedindo que cada criança mostrar quantos objetos colocou.
Dica prática: se o barulho for um problema, usar palmas silenciosas (tocar na perna) para representar números.
- Fechar a atividade pedindo que cada criança mostrar quantos objetos colocou.
Avaliação:
Avaliar a contagem oral (EI02ET07) e a descrição sensorial (vocabulário usado). Registrar quais crianças precisam de mais suporte e descrever estratégias (ex.: contagem com marcos visuais).
Sexta-feira — Tema: Roda de histórias e brincadeira de revisão — Letra U
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição):
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. Nova Escola+2Nova Escola+2
Objetivo:
Revisar os conteúdos trabalhados durante a semana (som /u/, grafismo, vocabulário, contagem) por meio de leitura compartilhada, dramatização e música.
Metodologia:
Leitura dialogada + dramatização em pequenos grupos + música de encerramento. Incentivar trocas entre pares, autoexpressão e escuta ativa.
Recursos didáticos
- Livro ilustrado curto com palavras que contenham U (ou história criada pelo professor com repetição da vogal U);
- Fantasias/objetos para dramatização (ursinho, chapéu, cesta de uvas de brinquedo);
- Instrumentos sonoros;
- Cartazes dos trabalhos da semana.
Desenvolvimento — 3 atividades (roteiro narrado / passo a passo — verbos no infinitivo):
Atividade 1 — Leitura dialogada (15 min)
- Chamar as crianças para roda e apresentar o livro (mostrar capa e perguntar “o que acham que tem na história?”).
- Ler trecho curto e parar em palavras com U para pedir que as crianças repitam (modelar a leitura e direção do texto: “olhem como o dedo vai de cima para baixo e para a direita”).
- Estimular perguntas: “Quem apareceu na história com U?” — registrar respostas coletivas.
Dica prática: para manter atenção, usar entonação variada e pausas; mostrar com o dedo a direção da leitura.
- Estimular perguntas: “Quem apareceu na história com U?” — registrar respostas coletivas.
Atividade 2 — Dramatização em trio (15 min)
- Dividir as crianças em pequenos grupos de 3 e entregar adereços simples (um ursinho, um cachinho de uvas de brinquedo, um utensílio).
- Orientar a dramatização livre: cada trio inventar uma cena curta envolvendo um objeto com U; professor circular e mediar as falas se necessário.
- Apresentar para o grupo e reforçar o uso de palavras com /u/.
Alternativa: se a criança tiver resistência a sair na frente, sugerir que fique de “assistente” e observe com participação (apontar, comentar).
- Apresentar para o grupo e reforçar o uso de palavras com /u/.
Atividade 3 — Roda musical de despedida (8–10 min)
- Entoar uma música de encerramento incluindo a letra U; convidar todas a acompanhar com instrumentos.
- Propor que cada criança dizer uma palavra com U antes de receber um adesivo de participação (recompensa simbólica).
- Fechar com agradecimento e breve orientação para o retorno para as famílias (se for horário de saída).
Dica prática: respeitar tempos individuais — algumas crianças dirão mais palavras, outras apenas olharão; valorizar a tentativa sempre.
- Fechar com agradecimento e breve orientação para o retorno para as famílias (se for horário de saída).
Avaliação:
Registrar observações de interesse e atenção durante a leitura (EI02EF03), comunicação entre pares (EI02EO04) e participação musical (EI02TS01). Fazer anotação simples por criança: “ouve e repete; participa na dramatização; fala 1 palavra com U”. Compartilhar com a família um resumo curto da semana.
Observações finais e orientações para o professor (dicas práticas)
- Tempo: cada bloco sugerido pode variar entre 8–25 minutos conforme a faixa etária; para Maternal, priorizar trocas rápidas e atividades curtas (8–15 min cada) para manter o engajamento.
- Rotina e afetividade: iniciar cada atividade com cumprimento e ritual previsível (boa tarde + nome) para segurança emocional.
- Inclusão: adaptar materiais (tamanhos maiores, pegadores) para crianças com baixa coordenação; usar apoio tátil e visual.
- Avaliação formativa: priorizar registros descritivos (fotos, 1 frase por criança) em vez de provas; usar registros para planejar reforços.
- Segurança: checar materiais (não tóxicos, sem peças pequenas que possam ser engolidas); evitar frutas reais sem verificação de alergia; supervisionar o manuseio de cola/tintas.
- Envolvimento familiar: solicitar que as famílias tragam uma foto de um objeto com U (opcional) ou repitam cantiga simples em casa.
- Fontes consultadas (BNCC e materiais de apoio): BNCC — documento oficial; resumos e materiais de apoio consultados em: BNCC / MEC e conteúdos didáticos de Nova Escola e Movimento pela Base.
Ao aplicar um Plano de aula letra U educação infantil, o professor garante que a criança tenha contato com a sonoridade, a escrita e a representação da letra de forma lúdica e prazerosa.
Esse trabalho vai além do reconhecimento da vogal: promove momentos de escuta, diálogo, experimentação e convivência em grupo. O uso de histórias, músicas, jogos e atividades práticas torna a aprendizagem divertida e significativa.
Assim, o Plano de aula letra U educação infantil cumpre seu papel de apoiar a alfabetização inicial e fortalecer habilidades socioemocionais. Seguindo as propostas semanais, os educadores têm um roteiro claro, com metodologias variadas, recursos acessíveis e avaliação formativa. Dessa forma, cada aula se transforma em uma oportunidade de descoberta e encantamento pelo mundo das letras.