Plano de aula meio ambiente educação infantil
Ensinar sobre o meio ambiente desde cedo é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Por isso, se você está buscando um plano de aula meio ambiente educação infantil, chegou ao lugar certo!
Aqui você vai encontrar atividades práticas, lúdicas e alinhadas à BNCC, perfeitas para trabalhar temas como sustentabilidade, reciclagem e cuidado com a natureza de forma divertida e significativa para as crianças.
Prepare-se para transformar sua sala de aula em um verdadeiro espaço de aprendizado ecológico!
SUMÁRIO
ToggleConfira os planos de segunda a sexta feira
🌿 PLANO DE AULA – SEGUNDA-FEIRA
Turma: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Tema da Semana: Cuidando do Meio Ambiente – “A Natureza está ao nosso redor”
🎯 Objetivo:
Despertar o interesse das crianças pelos elementos da natureza por meio de atividades lúdicas e sensoriais, desenvolvendo o cuidado com o meio ambiente e a coordenação motora.
📘 Habilidade (BNCC):
- (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
🔍 Objeto do Conhecimento:
- Elementos naturais: folhas, flores, galhos, sementes
- Produções artísticas com elementos da natureza
🧠 Metodologia:
- Atividade lúdica ao ar livre
- Conversa dirigida e valorização das experiências
- Produções com colagem, pintura, traçados e escrita inicial
🧰 Recursos Didáticos:
- Sacolinhas de papel (uma por criança)
- Cola branca, pincel, folhas secas, sementes e galhos
- Tinta guache verde e marrom
- Papel kraft ou A3 para colagem
- Barbante
- Cartões com as letras do nome da criança e números de 1 a 5
- Giz de cera, lápis preto grosso e canetinhas atóxicas
✍️ Atividades:
1️⃣ Coleta e Colagem Sensorial: “Folhinha que caiu virou arte!”
As crianças irão até o jardim da escola ou pátio coletar folhas, flores secas e pequenos galhos caídos (sem arrancar nada). Em sala, colarão os elementos no papel kraft formando árvores ou “paisagens” inventadas. A professora pode sugerir que usem barbante como “troncos” ou raízes.
🧠 Trabalha: percepção visual, natureza, coordenação motora, texturas.
2️⃣ Pintura com Tinta e Barbante: “As raízes da Terra”
Cada criança terá um papel A4 e irá mergulhar barbantes em tinta marrom e verde. Ao puxar e pressionar no papel, surgem formas que lembram árvores, raízes e folhas.
🧠 Trabalha: coordenação motora, arte livre, cor e movimento.
3️⃣ Letras da Natureza: “Meu nome com folhas”
Com a ajuda de cartões-modelo, as crianças formarão a primeira letra do seu nome com folhas e colarão no papel. Quem quiser, pode tentar escrever o nome com lápis grosso ou com ajuda da professora.
🧠 Trabalha: consciência do nome, letra inicial, colagem, leitura do mundo.
4️⃣ Números na Natureza: “Contando sementinhas”
Distribua sementinhas ou pedrinhas e os cartões com os números de 1 a 5. As crianças colam a quantidade correta sobre cada número.
🧠 Trabalha: contagem, quantidade, coordenação fina, percepção numérica inicial.
📊 Avaliação:
A avaliação será contínua e observacional, considerando:
- Participação nas atividades e no momento da coleta
- Envolvimento na criação artística com os elementos naturais
- Reconhecimento da letra inicial do nome e dos números
- Coordenação motora nas colagens e pinturas
💧 PLANO DE AULA – TERÇA-FEIRA (20/05/2025)
Turma: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Tema da Semana: Cuidando do Meio Ambiente
Subtema do Dia: A importância da água
🎯 Objetivo:
Sensibilizar as crianças sobre o uso consciente da água, por meio de atividades lúdicas que envolvam observação, pintura, colagem e escrita inicial.
📘 Habilidade (BNCC):
- (EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
🔍 Objeto do Conhecimento:
- Fenômenos naturais: água na natureza
- Consumo consciente e cuidado ambiental
🧠 Metodologia:
- Diálogo inicial com imagem/vídeo curto
- Experimentação com água
- Atividades com pintura, colagem e registro gráfico
- Estímulo à linguagem e ao raciocínio lógico
🧰 Recursos Didáticos:
- Garrafinhas com água, copinhos, baldinhos
- Borrifadores com água
- Papeis coloridos (azul e branco), algodão, cola
- Tinta guache azul e pincéis
- Números de 1 a 5 em cartelas
- Cartões com gotinhas numeradas
- Barbante para pendurar “gotas da chuva”
- Vídeo curto sobre uso da água (ex: Bita ou Mundo Bita Água)
✍️ Atividades:
1️⃣ Experiência “A água faz mágica”
As crianças borrifam água sobre papel toalha ou papel de seda com tinta guache azul e veem a “mágica” da cor se espalhando. Depois colam bolinhas de algodão no céu formando nuvens.
🧠 Trabalha: observação de fenômenos, coordenação, sensorialidade, arte.
2️⃣ Colagem das gotinhas conscientes
Cada criança recebe recortes de gotinhas numeradas (1 a 5). Elas colam na ordem correta em tiras verticais de papel azul claro, simulando uma “chuva” e decoram com lápis de cor.
🧠 Trabalha: contagem, sequência numérica, coordenação motora fina.
3️⃣ Pintura da água com barbante
As crianças mergulham um barbante em tinta azul e arrastam sobre o papel formando ondas e respingos. Depois colam peixinhos de papel (ou desenham com ajuda da professora).
🧠 Trabalha: criatividade, coordenação ampla e fina, exploração artística.
4️⃣ Roda da consciência: “Como podemos cuidar da água?”
Conversa em roda com imagens de torneiras abertas, banho longo, escovação com a torneira ligada… As crianças opinam: “Devo ou não devo?”. No final, cada criança desenha uma atitude correta para cuidar da água.
📊 Avaliação:
A avaliação será feita com base na observação do envolvimento das crianças nas atividades, considerando:
- Curiosidade na exploração da água e tintas
- Capacidade de seguir sequência de números
- Participação na roda de conversa e expressividade
- Interesse em representar ações de cuidado ambiental
♻️ PLANO DE AULA – QUARTA-FEIRA (21/05/2025)
Turma: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Tema da Semana: Cuidando do Meio Ambiente
Subtema do Dia: Reciclagem e reaproveitamento
🎯 Objetivo:
Estimular nas crianças o hábito de reaproveitar materiais recicláveis, desenvolvendo criatividade, consciência ecológica e coordenação motora por meio da arte.
📘 Habilidade (BNCC):
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
🔍 Objeto do Conhecimento:
- Reciclagem e transformação de materiais
- Arte com sucatas
🧠 Metodologia:
- Conversa guiada com exploração de objetos recicláveis
- Criação coletiva de brinquedos ou painéis com materiais reutilizáveis
- Atividades práticas de montagem, colagem e pintura
🧰 Recursos Didáticos:
- Sucatas limpas (caixinhas, tampinhas, rolinhos, copos plásticos, potinhos)
- Cola, tesoura sem ponta, fita adesiva
- Tintas guache, pincéis, papelão, barbante
- Papéis coloridos e texturizados
- Figuras de lixeiras coloridas (reciclagem)
- Músicas sobre meio ambiente (ex: “Planeta Água”, “O lixo no lugar”)
✍️ Atividades:
1️⃣ Roda da sucata: “Isso é lixo?”
Cada criança pega um item da sacola da professora (rolinho, tampinha, caixinha) e diz o que acha que poderia ser feito com aquilo. Conversa sobre reciclagem e tipos de lixo.
2️⃣ Oficina de arte reciclada: “Construindo com o que sobrou”
As crianças criam animais, robôs, casas ou o que imaginarem usando os materiais disponíveis. Pintam e colam, usando a criatividade livremente.
🧠 Trabalha: imaginação, coordenação, reaproveitamento, expressão artística.
3️⃣ Jogo do lixo certo: “Qual a lixeira?”
A turma é desafiada a colar imagens de objetos (papel, casca, garrafa, vidro, lata…) na lixeira certa (azul, verde, amarela, vermelha). Pode ser feito em cartaz coletivo ou mural.
🧠 Trabalha: classificação, percepção ambiental, cores, organização mental.
📊 Avaliação:
A avaliação será baseada na participação das crianças nas discussões e produções, observando:
- Criatividade nas montagens com sucata
- Compreensão sobre reutilização e reciclagem
- Habilidade motora nas colagens e recortes
- Respeito aos colegas e cuidado com o material coletivo
🌼 PLANO DE AULA – QUINTA-FEIRA (22/05/2025)
Turma: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Tema da Semana: Cuidando do Meio Ambiente
Subtema do Dia: Plantas – semear, cuidar e preservar
🎯 Objetivo:
Despertar nas crianças o interesse pelas plantas e pelo cultivo da natureza, promovendo atitudes de cuidado, paciência e respeito ao ciclo da vida.
📘 Habilidades (BNCC):
- (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea).
- (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
🔍 Objeto do Conhecimento:
- Plantas e seus cuidados
- Crescimento e transformação no meio ambiente
🧠 Metodologia:
- Observação de sementes e mudas
- Atividade prática de plantio
- Registro artístico da experiência
- Conversa e socialização em roda
🧰 Recursos Didáticos:
- Copinhos descartáveis ou potinhos reciclados
- Terra vegetal e sementes (feijão, girassol ou alpiste)
- Funil de papel (para facilitar a montagem pelas crianças)
- Barbante, tinta guache, pincel, papelão
- Números de 1 a 5 para contagem de sementes
- Papel sulfite ou A3, lápis de cor e giz
✍️ Atividades:
1️⃣ Mãos na terra: “Plantando meu feijão”
Cada criança prepara seu próprio vasinho: enche com terra, escolhe a semente e planta com ajuda da professora. Depois coloca o nome em uma plaquinha e decora com colagem de barbante e tinta.
🧠 Trabalha: responsabilidade, coordenação, vida, sequência de ações.
2️⃣ Pintura das partes da planta
A professora mostra uma imagem simples das partes da planta (raiz, caule, folha, flor). As crianças fazem sua versão com tinta e colam sementes de verdade nas folhas ou no caule.
🧠 Trabalha: visualização, identificação, coordenação motora, ciência + arte.
3️⃣ Contagem com sementes: “Quantos grãozinhos tem?”
Com apoio de cartões numerados de 1 a 5, as crianças colam a quantidade certa de sementes em cada espaço.
🧠 Trabalha: noção de número, quantidade, comparação.
📊 Avaliação:
Será feita por meio da observação das interações e do envolvimento nas atividades:
- Participação no plantio e cuidado com os materiais
- Interesse em entender o ciclo da planta
- Organização durante os registros e colagens
- Capacidade de relacionar número com quantidade
🐾 PLANO DE AULA – SEXTA-FEIRA (23/05/2025)
Turma: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Tema da Semana: Cuidando do Meio Ambiente
Subtema do Dia: Animais e proteção da vida
🎯 Objetivo:
Conscientizar as crianças sobre a importância dos animais para o equilíbrio do planeta, despertando o cuidado, o respeito e a curiosidade por meio de atividades sensoriais e lúdicas.
📘 Habilidades (BNCC):
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
🔍 Objeto do Conhecimento:
- Animais e seus habitats
- Respeito à vida animal e preservação ambiental
🧠 Metodologia:
- Contação de história ilustrada
- Atividade lúdica com pintura, colagem e reconto
- Classificação e observação de animais por habitat
- Música temática e roda de conversa
🧰 Recursos Didáticos:
- Livro ou vídeo com história de animais (ex: “A Arca de Noé”, “Bichos da Floresta”, “O Jacaré que não gostava de água”)
- Cartazes com ambientes (floresta, mar, campo, deserto)
- Recortes de animais variados
- Tinta guache, cola, algodão, areia, papel colorido, barbante
- Cartões com números de 1 a 5 e imagens de animais para colar
✍️ Atividades:
1️⃣ História encenada: “O animal que perdeu seu lar”
A professora conta a história de um animal que precisa de ajuda para encontrar seu habitat. As crianças ajudam a resolver o “problema” dizendo onde ele vive.
🧠 Trabalha: escuta atenta, empatia, identificação de ambientes.
2️⃣ Colagem: “Quem vive onde?”
Cartazes com diferentes ambientes (mar, floresta, fazenda…). As crianças colam os animais nos habitats corretos, usando cola e materiais que imitam os espaços (areia no deserto, algodão para nuvem, barbante para cipó da floresta).
🧠 Trabalha: classificação, criatividade, observação e respeito ao espaço.
3️⃣ Jogo “Quantos animais tem aqui?”
As crianças recebem cartões com números de 1 a 5 e colam a quantidade certa de figuras de animais em cada um. Depois contam para os colegas.
🧠 Trabalha: contagem, oralidade, organização e linguagem matemática.
📊 Avaliação:
Será feita por meio de observação do envolvimento da turma, considerando:
- Participação na contação e reconto da história
- Capacidade de associar animal ao habitat
- Compreensão da importância dos animais
- Interesse pelas atividades e cuidado com o material