
O Plano de aula número 1 educação infantil Maternal é um recurso essencial para professores que desejam organizar atividades pedagógicas de forma estruturada e atrativa. Neste plano, o foco está no desenvolvimento integral da criança, respeitando sua faixa etária e estimulando habilidades sociais, motoras, cognitivas e de linguagem.
Ao adotar um planejamento semanal, o educador garante uma rotina estável e rica em experiências, favorecendo a adaptação das crianças e fortalecendo vínculos no ambiente escolar.
Além disso, o Plano de aula tema número 1 educação infantil Maternal possibilita ao professor aplicar práticas alinhadas à BNCC, oferecendo atividades lúdicas, acessíveis e repletas de significado.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal
Dia da semana | Campo de experiência | Habilidades da BNCC (códigos) |
---|---|---|
Segunda-feira | O eu, o outro e o nós | EI02EO01, EI02EO03 |
Terça-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI02CG03, EI02CG04 |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI02TS01, EI02TS02 |
Quinta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02EF01, EI02EF03 |
Sexta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02ET01, EI02ET05 |
2) Planos diários detalhados
SEGUNDA-FEIRA
Tema: Acolhida e convívio — aprender a cuidar e compartilhar
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC
- EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI02EO03 — Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Objetivo
Favorecer vínculos afetivos, atitudes de cuidado e práticas iniciais de compartilhar.
Metodologia
Roda de acolhida, jogo simbólico de cuidado, brincadeiras orientadas de partilha.
Recursos
- Tapete para roda
- Bonecos e cobertores
- Brinquedos em quantidade limitada
- Fotos das famílias
- Música de acolhida
Desenvolvimento
Atividade 1 — Acolhida em roda
- Receber cada criança pelo nome, de forma afetiva.
- Formar roda no tapete, cantar canção de nomes, convidando resposta com gesto ou fala.
- Acolher crianças inseguras com colo, paninho ou apoio gradual.
- BNCC (EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos): o professor cuida das emoções e ensina atitudes de solidariedade ao grupo.
Atividade 2 — Brincar de cuidar (jogo simbólico)
- Disponibilizar bonecos, paninhos, copinhos.
- Demonstrar ações de cuidado (“dar água”, “colocar cobertor”) e narrar o gesto.
- Incentivar que as crianças repitam as ações.
- BNCC (EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos): ao cuidar do boneco, a criança vivencia empatia e solidariedade.
Atividade 3 — Cantinho do compartilhar
- Organizar brinquedos iguais em caixas diferentes.
- Orientar a troca após sinal sonoro (música).
- Mediar conflitos nomeando sentimentos e propondo negociação.
- BNCC (EI02EO03 — Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos): a criança aprende a dividir objetos e conviver em grupo.
Avaliação
Observar se a criança aceita compartilhar, se demonstra atitudes de cuidado e se consegue permanecer no grupo com apoio.
Observações
Respeitar o tempo de adaptação; registrar comportamentos; comunicar famílias.
TERÇA-FEIRA
Tema: Movimento e autonomia — circuito e autocuidado
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC
- EI02CG03 — Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
- EI02CG04 — Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
Objetivo
Estimular coordenação motora ampla e autonomia em cuidados básicos.
Metodologia
Circuito motor, jogo do espelho, prática de autocuidado com apoio visual.
Recursos
- Colchonetes
- Cones, almofadas
- Bolas macias
- Pictogramas de lavar as mãos
Desenvolvimento
Atividade 1 — Circuito motor
- Preparar quatro estações: andar na linha, pular em círculos, rastejar sob arco, dançar/girar.
- Demonstrar cada estação antes.
- Incentivar participação com frases curtas.
- BNCC (EI02CG03 — Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações): ao passar pelo circuito, a criança pratica coordenação e deslocamento.
Atividade 2 — Espelho e imitação
- Fazer gestos lentos para que a criança imite.
- Trocar papéis, permitindo que a criança lidere.
- Nomear partes do corpo em cada movimento.
- BNCC (EI02CG03 — Explorar formas de deslocamento no espaço, combinando movimentos e seguindo orientações): a imitação fortalece consciência corporal e controle motor.
Atividade 3 — Rotina do cuidar (lavar as mãos)
- Levar crianças em pequenos grupos ao lavatório.
- Seguir pictogramas: molhar, ensaboar, enxaguar, secar.
- Incentivar que cada criança realize uma parte sozinha.
- BNCC (EI02CG04 — Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo): ao lavar as mãos, a criança conquista autonomia no autocuidado.
Avaliação
Registrar quem explora deslocamentos e quem realiza passos de higiene de forma independente ou com apoio.
Observações
Garantir segurança no espaço motor; adaptar para diferentes níveis de confiança.
QUARTA-FEIRA
Tema: Sons e materiais — experimentos sonoros e pintura
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC
- EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo
Favorecer a exploração de sons, cores e texturas de forma criativa e lúdica.
Metodologia
Exploração sonora em roda, pintura sensorial e confecção de instrumentos.
Recursos
- Instrumentos simples e sucata segura
- Papéis grandes, tintas atóxicas
- Massinha caseira ou comercial
Desenvolvimento
Atividade 1 — Roda dos sons
- Apresentar instrumentos simples e sucata sonora.
- Convidar as crianças a experimentar e imitar sons.
- Propor ritmos lentos e rápidos para acompanhar.
- BNCC (EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música): a criança cria sons e acompanha ritmos, ampliando percepção auditiva.
Atividade 2 — Pintura sensorial
- Disponibilizar tintas em pratinhos e papéis grandes.
- Incentivar uso das mãos para deixar marcas.
- Permitir mistura de cores e texturas.
- BNCC (EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais): ao pintar, a criança experimenta cores, texturas e superfícies.
Atividade 3 — Construção de instrumentos de sucata
- Montar chocalhos com garrafas e grãos (fechado pelo professor).
- Permitir que a criança decore com adesivos.
- Tocar todos juntos em roda.
- BNCC (EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música): ao tocar instrumento criado, a criança explora ritmos e sons.
Avaliação
Observar participação na criação sonora e manipulação de materiais plásticos (tinta/massinha).
Observações
Garantir materiais atóxicos; oferecer alternativas (pincel/esponja) para crianças resistentes à tinta.
QUINTA-FEIRA
Tema: Linguagem e histórias — falar, escutar e recontar
Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC
- EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustração e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Objetivo
Estimular a oralidade, a escuta atenta e o gosto por narrativas.
Metodologia
Diálogo inicial, contação com fantoches, dramatização com objetos.
Recursos
- Livros cartonados ou de pano
- Fantoches
- Cartões de imagens
- Tapete para roda
Desenvolvimento
Atividade 1 — Chamada e diálogo inicial
- Fazer chamada em roda, chamando cada criança pelo nome.
- Fazer pergunta simples, incentivando resposta curta.
- Valorizar respostas verbais ou gestuais.
- BNCC (EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões): a criança dialoga, ainda que com palavras simples ou gestos.
Atividade 2 — Contação de história com fantoches
- Mostrar capa do livro e contar a história de forma breve.
- Usar fantoches para dar vida à narrativa.
- Estimular que apontem figuras e observem direção da leitura.
- BNCC (EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustração e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura): a criança aprende a diferenciar escrita e imagem e acompanha o sentido da leitura.
Atividade 3 — Recontar com objetos
- Disponibilizar adereços simples relacionados à história.
- Incentivar as crianças a dramatizar pequenas cenas.
- Valorizar falas curtas e gestos que reconstroem a narrativa.
- BNCC (EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões): ao recontar, a criança expressa desejos e sentimentos.
Avaliação
Observar se mantém atenção durante a leitura, se participa de diálogo e se demonstra interesse em recontar.
Observações
Selecionar histórias curtas e com imagens claras; reforçar parceria com famílias na leitura em casa.
SEXTA-FEIRA
Tema: Explorar e organizar — texturas, tamanhos e classificação
Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC
- EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
- EI02ET05 — Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
Objetivo
Promover exploração sensorial e noções iniciais de comparação e classificação.
Metodologia
Mesa sensorial, jogo de classificação, ordenação de objetos.
Recursos
- Cestas ou caixas
- Materiais com texturas variadas (tecido, lixa, algodão)
- Bolas e blocos grandes e pequenos
- Cartões coloridos
Desenvolvimento
Atividade 1 — Mesa sensorial de texturas
- Disponibilizar materiais diversos para tocar.
- Nomear as sensações (macio, áspero).
- Estimular comparação entre eles.
- BNCC (EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos): a criança percebe diferenças de textura e tamanho.
Atividade 2 — Jogo da classificação
- Organizar cestas com cores ou símbolos.
- Entregar objetos para que classifiquem por cor/tamanho.
- Corrigir erros com demonstração e incentivo.
- BNCC (EI02ET05 — Classificar objetos, considerando determinado atributo como tamanho, peso, cor, forma): ao colocar objetos nas cestas, a criança pratica classificação.
Atividade 3 — Comparação de maior/menor
- Apresentar pares de objetos (bola grande/pequena).
- Pedir para indicar “maior” e “menor”.
- Propor ordenação do menor ao maior.
- BNCC (EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos): a criança reconhece e descreve diferenças de tamanho.
Avaliação
Observar se a criança toca os materiais, reconhece diferenças, consegue classificar e ordenar com ajuda ou sozinha.
Observações
Usar materiais grandes e seguros; reduzir quantidade em caso de dificuldade; repetir com variações em semanas seguintes.
O Plano de aula número com número 1 educação infantil Maternal foi elaborado para apoiar o educador na criação de experiências significativas, que unem o brincar ao aprender. Com atividades detalhadas e organizadas, o professor encontra neste planejamento um aliado para conduzir a rotina com segurança, clareza e intencionalidade pedagógica.
Ao aplicar este modelo, é possível observar o progresso das crianças em diferentes campos de experiência, além de fortalecer a autonomia, a socialização e o desenvolvimento global.
O Plano de aula trabalhando o número 1 para educação infantil Maternal se destaca por sua praticidade e por estar em sintonia com as habilidades da BNCC, oferecendo recursos que realmente funcionam no dia a dia da sala de aula.
Assim, este material não é apenas um guia, mas uma ferramenta de transformação, capaz de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais leve, prazeroso e eficiente para todos.