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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Número 2 Educação Infantil Pré-escola

plano de aula número 2 educação infantil pré escola

O Plano de aula número 2 educação infantil Pré-escola é uma ferramenta essencial para professores que desejam organizar atividades semanais de forma clara, prática e pedagógica. 

Esse plano de aula foi pensado para atender as necessidades do maternal, com propostas lúdicas, criativas e alinhadas à BNCC, favorecendo o desenvolvimento integral dos pequenos. 

O grande diferencial está na riqueza de detalhes, que orienta o educador passo a passo, oferecendo alternativas práticas caso a criança não consiga realizar determinada atividade da forma esperada. Dessa forma, o Plano de aula tema número 2 educação infantil Pré-escola se torna um guia completo, ajudando a tornar o processo de ensino mais leve, inclusivo e significativo.

1. Cronograma semanal

Dia da semanaCampos de experiênciaHabilidades da BNCC
Segunda-feiraO eu, o outro e o nósEI03EO01, EI03EO02
Terça-feiraCorpo, gestos e movimentosEI03CG01, EI03CG03
Quarta-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI03EF01, EI03EF06
Quinta-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS01, EI03TS02
Sexta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI03ET01, EI03ET03

2. Planos diários detalhados Segunda-feira

Tema: Quem sou eu e quem somos nós
Campos de experiência: O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC:

      • EI03EO01: Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

      • EI03EO02: Identificar e respeitar características pessoais e dos outros, reconhecendo diferenças e semelhanças entre pessoas.

    Objetivo:
    Promover a valorização de si e do outro, incentivando o respeito às diferenças e a construção de uma convivência solidária.

    Metodologia:
    Atividades lúdicas, roda de conversa, uso de materiais visuais e dinâmicas de grupo.

    Recursos didáticos:

        • Espelho grande de sala

        • Cartolina e canetinhas

        • Bonecos diversos (com diferentes características)

      Desenvolvimento (passo a passo):

          1. Atividade 1 – Roda de conversa “Quem sou eu?”
                • Propor que cada criança se olhe no espelho e diga algo sobre si (exemplo: cor do cabelo, se usa óculos, se está de tênis ou sandália).

                • Orientar: se a criança não souber falar, ajudar fazendo perguntas simples (“Seu cabelo é liso ou enrolado?”).

                • Reforçar que todos são especiais do jeitinho que são.

            1. Atividade 2 – Painel “Nós juntos”
                  • Entregar cartolina e pedir que cada criança faça um desenho de si mesma.

                  • Caso não consigam, propor que façam um rabisco enquanto o professor escreve o nome embaixo.

                  • Reunir todos os desenhos e montar um painel na sala com o título “Nossa turma é especial”.

              1. Atividade 3 – Brincadeira com bonecos diferentes
                    • Apresentar bonecos com diferentes características (alto, baixo, cabelo claro, pele escura etc.).

                    • Perguntar às crianças: “O que é igual? O que é diferente?”

                    • Conduzir para que percebam que todos podem brincar juntos.

              Avaliação:
              Observar se as crianças participam ativamente, se reconhecem diferenças, se demonstram atitudes de respeito e se conseguem se identificar no grupo.

              Terça-feira

              Tema: Brincando com o corpo
              Campos de experiência: Corpo, gestos e movimentos
              Habilidades da BNCC:

                  • EI03CG01: Experimentar diferentes possibilidades de gestos e movimentos do próprio corpo em interações e brincadeiras.

                  • EI03CG03: Utilizar gestos e movimentos para expressar-se nas brincadeiras, nas danças, nas dramatizações e nas demais situações de interação.

                Objetivo:
                Estimular a coordenação motora ampla e a expressão corporal por meio de jogos e brincadeiras de movimento.

                Metodologia:
                Atividades práticas em espaço livre, explorando movimentos corporais de forma lúdica.

                Recursos didáticos:

                    • Cones ou garrafas PET

                    • Música animada

                    • Bambolês

                  Desenvolvimento (passo a passo):

                      1. Atividade 1 – Caminho dos movimentos
                            • Organizar cones em fila e pedir que as crianças passem correndo, pulando e depois andando de lado.

                            • Orientar cada movimento e incentivar quem sentir dificuldade.

                        1. Atividade 2 – Dança com gestos
                              • Colocar uma música animada e propor que imitem animais (pular como sapo, andar como pato, se arrastar como cobra).

                              • Se uma criança não souber, demonstrar para ela repetir.

                          1. Atividade 3 – Brincadeira do bambolê
                                • Colocar bambolês no chão e dizer que são “ilhas”.

                                • Ao parar a música, todos devem correr e entrar em um bambolê.

                                • Explicar que podem dividir espaço, reforçando a cooperação.

                          Avaliação:
                          Registrar se a criança experimenta diferentes movimentos, se interage com colegas e se consegue usar o corpo para se expressar.

                          Quarta-feira

                          Tema: Histórias que encantam
                          Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
                          Habilidades da BNCC:

                              • EI03EF01: Relatar experiências, acontecimentos e histórias, reais ou imaginárias, por meio da linguagem oral.

                              • EI03EF06: Interessar-se pela leitura de histórias, livros ilustrados, quadrinhos, poemas, entre outros.

                            Objetivo:
                            Ampliar a oralidade, a escuta e a imaginação por meio da contação de histórias e dramatizações.

                            Metodologia:
                            Leitura, reconto e dramatização coletiva.

                            Recursos didáticos:

                                • Livro de história ilustrado

                                • Fantasias simples (chapéus, lenços)

                                • Fantoches

                              Desenvolvimento (passo a passo):

                                  1. Atividade 1 – Contação de história
                                        • Ler um livro com muitas imagens, mostrando cada página.

                                        • Usar entonação e gestos para tornar a narrativa envolvente.

                                    1. Atividade 2 – Conversa sobre a história
                                          • Perguntar: “Quem eram os personagens? O que aconteceu de mais engraçado?”

                                          • Se a criança não souber responder, oferecer alternativas (“Foi o coelho ou o cachorro que correu rápido?”).

                                      1. Atividade 3 – Dramatização com fantoches
                                            • Distribuir fantoches para que as crianças recontarem a história.

                                            • Ajudar quem não conseguir, narrando junto e incentivando pequenos gestos ou sons.

                                      Avaliação:
                                      Perceber se as crianças conseguem recontar ou participar da história, se demonstram interesse e se usam a linguagem oral.

                                      Quinta-feira

                                      Tema: Arte e cores
                                      Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas
                                      Habilidades da BNCC:

                                          • EI03TS01: Produzir desenhos, pinturas, colagens e outras criações utilizando diferentes materiais.

                                          • EI03TS02: Experimentar sons, cores, formas, texturas, movimentos e gestos em suas produções artísticas.

                                        Objetivo:
                                        Estimular a criatividade e a expressão por meio de diferentes materiais artísticos.

                                        Metodologia:
                                        Atividades práticas de pintura e colagem em grupo.

                                        Recursos didáticos:

                                            • Papéis grandes

                                            • Tintas guache

                                            • Pincéis e esponjas

                                            • Retalhos de tecido e papéis coloridos

                                          Desenvolvimento (passo a passo):

                                              1. Atividade 1 – Pintura livre
                                                    • Entregar pincéis e tintas, pedindo que pintem como quiserem.

                                                    • Reforçar que não há certo ou errado.

                                                1. Atividade 2 – Colagem com texturas
                                                      • Oferecer tecidos e papéis coloridos para colarem sobre o desenho.

                                                      • Mostrar como passar a cola e pressionar.

                                                  1. Atividade 3 – Painel coletivo
                                                        • Juntar todos os trabalhos em uma cartolina grande.

                                                        • Pedir que cada criança cole sua produção e depois comentar sobre o resultado coletivo.

                                                  Avaliação:
                                                  Observar se as crianças exploram materiais, se experimentam texturas e cores e se demonstram satisfação com a produção.

                                                  Sexta-feira

                                                  Tema: Descobrindo quantidades
                                                  Campos de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
                                                  Habilidades da BNCC:

                                                      • EI03ET01: Utilizar contagens em brincadeiras e em situações da rotina.

                                                      • EI03ET03: Relacionar números às suas respectivas quantidades em situações diversas.

                                                    Objetivo:
                                                    Introduzir noções de quantidade e contagem de forma lúdica.

                                                    Metodologia:
                                                    Brincadeiras matemáticas com objetos concretos.

                                                    Recursos didáticos:

                                                        • Tampinhas coloridas

                                                        • Caixinhas pequenas

                                                        • Cartões com números de 1 a 5

                                                      Desenvolvimento (passo a passo):

                                                          1. Atividade 1 – Contagem coletiva
                                                                • Colocar tampinhas em cima da mesa e contar junto com as crianças.

                                                                • Incentivar que repitam em voz alta.

                                                            1. Atividade 2 – Encaixar quantidade na caixinha
                                                                  • Mostrar cartão com número “3” e pedir para colocar 3 tampinhas dentro da caixa.

                                                                  • Se a criança não conseguir, ajudar contando junto: “Um, dois, três.”

                                                              1. Atividade 3 – Brincadeira de quem tem mais
                                                                    • Dividir tampinhas entre grupos e perguntar: “Quem tem mais? Quem tem menos?”

                                                                    • Mostrar que às vezes dá para comparar sem contar, apenas olhando.

                                                              Conclusão

                                                              Ao aplicar o Plano de aula número 2 educação infantil Pré-escola, o professor ganha mais segurança e organização em sua prática pedagógica, garantindo que todas as áreas do desenvolvimento infantil sejam contempladas ao longo da semana. 

                                                              Mais do que um cronograma, este plano promove experiências que estimulam a criatividade, a interação social, a oralidade, a expressão corporal e o raciocínio lógico de maneira lúdica.

                                                              Com atividades cuidadosamente elaboradas e alinhadas à BNCC, cada dia de aula se transforma em uma oportunidade de aprendizagem significativa. Esse plano é especialmente útil para professores iniciantes, que encontrarão nele um verdadeiro roteiro pronto para aplicar em sala.

                                                              Assim, o Plano de aula trabalhando o número 2 educação infantil Pré-escola contribui para que o ensino na pré-escola seja mais planejado, intencional e prazeroso, tanto para as crianças quanto para os educadores.

                                                              Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

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