
O Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal foi elaborado para auxiliar professores e cuidadores na organização de atividades semanais que favorecem o desenvolvimento integral das crianças.
Este plano trabalha diferentes campos de experiência previstos na BNCC, oferecendo propostas práticas e detalhadas que podem ser aplicadas por qualquer educador.
A cada dia da semana, são apresentadas atividades planejadas para estimular a socialização, a criatividade, a coordenação motora e a linguagem, respeitando sempre o ritmo e as necessidades da turma.
O Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal traz sugestões claras, acessíveis e bem estruturadas, garantindo segurança ao professor no momento da aplicação.
Além disso, está alinhado às competências essenciais da educação infantil, promovendo aprendizagens significativas e experiências ricas. Essa organização facilita o trabalho pedagógico e contribui para o fortalecimento do vínculo entre criança, escola e família.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal
Dia da semana | Campo de experiência | Habilidades da BNCC (apenas códigos) |
---|---|---|
Segunda-feira | O eu, o outro e o nós | EI02EO01, EI02EO02, EI02EO05 |
Terça-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI02CG01, EI02CG02, EI02CG04 |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI02TS01, EI02TS02, EI02TS03 |
Quinta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02EF01, EI02EF02, EI02EF04 |
Sexta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02ET01, EI02ET04, EI02ET05 |
2) Planos diários detalhados
(Nas habilidades, sempre código + descrição completa conforme BNCC, nas que localizei; onde não achei descrição completa, explicito que não encontrei e uso aproximação com base em documentos confiáveis.)
Segunda-feira
Tema: Cuidar, conhecer-se e conviver
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós
Habilidades BNCC
- EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI02EO02 — Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (descrição oficial para EI02EO02: “Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.”) — essa descrição está presente em documentos de plano de Maternal.
- EI02EO05 — Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. (não encontrei a descrição completa em fonte oficial digital que eu possa confirmar com certeza, mas é amplamente usada em planos de Maternal; se preferir, posso localizar exata redação da BNCC integral)
Objetivo:
Permitir que as crianças se reconheçam, desenvolvam autoestima, percebam diferenças físicas entre si e pratiquem gestos de cuidado e solidariedade.
Metodologia:
Roda de conversa com fotos, brincadeiras com bonecos, atividades de auto-imagem e interação afetiva. Reforço positivo, linguagem simples, demonstração e modelagem pelo professor.
Recursos didáticos:
- Bonecos diversos com diferentes tons de pele e características
- Espelho seguro de mão para uso individual
- Cartões / fotos da família ou da turma
- Lenços ou paninhos coloridos
- Música suave para momentos de acolhimento
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Roda de fotos e espelho (20 minutos)
- Organizar as crianças em roda com os cartões/fotos sobre uma manta ou tapete.
- Mostrar uma das fotos e convidar a criança que está nela a levantar-se, mostrar-se ao espelho e dizer seu nome.
- Replicar com cada criança, ensinando aos demais a dizer “este é o (nome)” e “esta é a minha foto / esta é minha família”.
- Estimular que cada criança olhe no espelho, diga algo que gosta em si (cor da pele, cabelo ou traço).
Alternativa: se criança não quiser olhar no espelho, oferecer modelo do professor ou de colega; se dificuldade na fala, aceitar gestos ou apontamentos.
Atividade 2 — Brincadeira “Cuidar de bonecos” (15 minutos)
- Distribuir bonecos para duplas ou trios pequenas.
- Propor que cuidem dos bonecos: vestir, alimentar, aconchegar.
- Demonstrar alguns gestos de cuidado: abraçar, dar colo, falar baixinho.
- Estimular que as crianças se ofereçam para ajudar colegas ou professor no cuidado dos bonecos.
Se criança tiver resistência, facilitar com brincadeira dirigida: professor e criança juntos cuidam de um boneco, mostrando como fazer.
Atividade 3 — Dança dos lenços coloridos (10-15 minutos)
- Entregar um lenço colorido para cada criança.
- Propor dançar ao som de música suave, movendo o lenço para cima, para baixo, ao redor.
- Convidar que cada criança mostre seu lenço ao colega ou professor, oferecendo-o, passando-o.
- Reforçar atitudes de gentileza: “você ofereceu seu lenço”, “obrigado”, etc.
Alternativa: se espaço pequeno, usar música calma para movimentação sentada; se criança tem sensibilidade sensorial, usar lenços de tecido macio.
Avaliação:
Observar as crianças quanto à expressão de autoestima (nomear algo positivo sobre si), participação nos cuidados, reconhecimento de fotos/família, gestos de solidariedade com colegas. Registrar comportamentos notáveis, dificuldades na verbalização ou no entendimento e planejar reforços.
Terça-feira
Tema: Movimento, espaço e autonomia
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Habilidades BNCC
- EI02CG01 — Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (descrição oficial: usar gestos e movimentos culturalmente valorizados, praticar comportamentos de cuidado de si, participar de brincadeiras que envolvam movimentos da cultura) — fonte de planos de Maternal.
- EI02CG02 — Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. (descrição oficial conforme BNCC: movimentar-se considerando referências espaciais) — parte da BNCC de Maternal.
- EI02CG04 — Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. (descrição oficial: cuidar do próprio corpo, participar de rotinas de higiene, vestir, alimentar-se com ajuda decrescente) — também presente em documentos de Maternal.
Objetivo:
Estimular a coordenação motora ampla, percepção espacial e incentivar autonomia em pequenos cuidados corporais.
Metodologia:
Circuito motor, atividades ritmadas, exploração corporal, rotinas de auto cuidado com orientações visuais e modelagens pelo professor.
Recursos didáticos:
- Tapetes / colchonetes
- Túneis de tecido ou caixas grandes seguras
- Fitas ou fitas adesivas coloridas para marcar zonas no chão
- Pufs baixos ou degraus seguros
- Roupa fácil de vestir e utensílios para higiene simples
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Circuito de exploração motora (25 minutos)
- Montar percurso com segmento de “andar sobre fita / faixa no chão”, pular de um ponto a outro, entrar em túnel de tecido, subir pufe e descer.
- Demonstrar cada parte do percurso, explicando: “Agora vamos andar aqui”, “Agora vamos por dentro do túnel”.
- Convidar as crianças, de uma a uma ou em pequenos grupos, a percorrerem o circuito, oferecendo ajuda se escorregarem ou tiverem medo.
- Estimular que digam onde estão: “em cima”, “embaixo”, “dentro”, “fora”.
Se pista muito longa, reduzir ou fracionar; se criança insegura, acompanhar de perto com a mão do adulto.
Atividade 2 — Brincadeiras de posições com objetos (10-15 minutos)
- Disponibilizar caixas, cestos ou recipientes.
- Propor que coloquem objetos “dentro/fora”, “em cima/embaixo” de caixas, segundo instruções orais do professor.
- Repetir com variações (“entre”, “lado de”) – usar objetos grandes visíveis.
Se criança confundir posições, mostrar com gestos e repetir várias vezes; usar demonstração.
Atividade 3 — Rotina de cuidado pessoal (15 minutos)
- Levar crianças ao lavabo ou espaço de higiene.
- Propor lavar mãos, secar com toalha, vestir peça de roupa simples ou ajeitar chapéu.
- Orientar passo a passo: molhar, ensaboar, enxaguar.
- Estimular que façam aquilo que puderem sozinhas; professor apoiar quando necessário.
Se criança tiver dificuldade motora, dividir em etapas; reconhecer e elogiar cada tentativa.
Avaliação:
Observar se a criança move-se com mais segurança, usa conceitos espaciais nas instruções, faz parte do cuidado pessoal com menor dependência, participa com autonomia. Registrar observações para relatórios e para ajustar desafios futuros.
Quarta-feira
Tema: Sons, texturas e cores
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Habilidades BNCC
- EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. (descrição oficial conforme BNCC: explorar ritmos, acompanhar música com sons criados) — (não achei link exato para descrição completa, mas habilidade reconhecida e presente em documentos de planos TS para Maternal)
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (descrição oficial da habilidade encontrada em Nova Escola)
- EI02TS03 — Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. (descrição reconhecida: explorar sons do ambiente, usar diferentes timbres e ritmos) — embora não achei texto exato integralmente oficial numa só fonte, vários planos de Maternal usam esta habilidade dessa maneira.
Objetivo:
Estimular percepção auditiva, sensorial tátil e visual, favorecer expressão artística e sensorial, desenvolver motricidade fina e apreciação musical.
Metodologia:
Estaçõezinhas sensoriais (sons, massas, pintura), trabalho em grupos pequenos, repetição de sons/música, exploração livre acompanhada.
Recursos didáticos:
- Instrumentos simples (chocalhos, tambores, potes com diferentes objetos)
- Massinha de modelar / argila atóxica
- Tintas seguras para crianças, pincéis grossos, rolos, esponjas
- Papéis de diferentes texturas e cores
- Objetos do ambiente que produzem sons variados
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Oficina sonora (15-20 minutos)
- Mostrar instrumentos diversos e objetos que produzem som (ar, água, sacos com sementes).
- Propor às crianças explorar livremente os sons, batendo, sacudindo, raspando.
- Convidar a acompanhar uma música simples, usando um instrumento ou objeto sonoro.
- Estimular contrastes: alto/baixo, rápido/devagar.
Se criança hesitar, dar demonstração ou tocar junto; se sensível a ruídos altos, usar volume moderado.
Atividade 2 — Pintura com texturas variadas (15 minutos)
- Disponibilizar papel grande no chão, tintas, objetos de textura (esponja, escova, algodão).
- Propor que experimentem pintar usando pincel, dedos, rolo, objetos, para sentir diferentes texturas.
- Orientar para nomear algumas cores e como sentem ao tocar (“áspero”, “liso”, “macio”).
Se criança não quiser pintura com mão, oferecer pincel; se bagunça for grande, preparar espaço que possa sujar.
Atividade 3 — Modelagem livre com massinha / argila (10-15 minutos)
- Distribuir porções de massinha para cada criança.
- Propor modelar livremente: apertar, fazer bolinhas, unir partes.
- Convidar que comparem formas feitas pela turma (maior/menor) e falem o que acharam.
Registrar preferência por materiais, resistência ao tato, progresso.
Avaliação:
Observar participação, diferenciação de texturas e cores, capacidade de usar instrumentos, interesse pela música e sons, autonomia na manipulação de materiais. Notar quais crianças precisam de estímulo adicional para tolerância tátil.
Quinta-feira
Tema: Histórias, rimas e expressão
Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades BNCC
- EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (descrição oficial: participação em diálogos, expressar-se verbalmente, manifestar opiniões e emoções) — presente em documentos de Maternal.
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. (descrição oficial: ouvir, identificar rimas e aliterações, produzir rimas simples)
- EI02EF04 — Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. (descrição oficial: após ouvir narrativa, filho responder perguntas simples sobre personagens, ação, cenário) — usado em Maternal.
Objetivo:
Desenvolver linguagem oral, escuta atenta, imaginação através de histórias, rimas e diálogos, incentivando expressão de sentimentos e compreensão de narrativas simples.
Metodologia:
Roda de histórias interativa, uso de fantoches, cantigas, atividades de rima e repetição, estímulo ao questionamento e participação infantil.
Recursos didáticos:
- Livros com narrativa simples e ilustrações grandes
- Fantoches ou bonecos para dramatização
- Cartões com imagens de personagens/objetos da história
- Música / cantigas com rimas e aliterações
- Instrumentos sonoros simples para acompanhar canções
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Roda de histórias interativas (15-20 minutos)
- Escolher história curta e clara, com personagens distintos e ilustrações visíveis.
- Ler a história em voz alta, fazendo pausas para perguntar “Quem é este personagem?”, “O que aconteceu?”, mostrando imagens.
- Convidar as crianças a recontar com ajuda dos cartões de personagens.
- Estimular que uma criança faça pergunta ao grupo (“O que vai acontecer agora?”).
Se criança for muito tímida, aceitar gestos ou expressões; trabalhar em pares.
Atividade 2 — Cantiga com rimas (10-15 minutos)
- Apresentar uma cantiga de roda com rimas fáceis e refrão repetitivo.
- Propor cantar com ajuda do professor, destacando rimas e aliterações.
- Estimular que as crianças inventem nova palavra que rime com uma do refrão.
Se não conseguirem inventar, usar rima sugerida pelo professor ou colega; reforçar participação.
Atividade 3 — Dramatização com fantoches (15 minutos)
- Distribuir papeis simples de personagem/fantoches para algumas crianças.
- Propor encenar cena da história ou inventar continuação.
- Orientar sequência: entrar, falar, interagir, despedir-se.
Alternativa: se poucos fantoches, usar bonecos/trocar entre crianças; se grupo grande, dividir em subgrupos.
Avaliação:
Observar se a criança expressa desejo, sentimento, responde perguntas sobre história, identifica rimas, participa ativamente. Registrar avanços na linguagem oral e na imaginação.
Sexta-feira
Tema: Comparar, classificar e relacionar
Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades BNCC
- EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
- EI02ET04 — Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). (descrição oficial: usar conceitos espaciais/temporais em atividades de rotina e brincadeiras) — confirmação parcial em documentos de Maternal.
- EI02ET05 — Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). (descrição oficial: agrupar/classificar objetos por atributos diversos) — presente nos documentos de Maternal.
Objetivo:
Introduzir noções iniciais de comparação, classificação, relações espaciais e temporais, estimulando percepção, raciocínio e organização.
Metodologia:
Jogos de coleção, atividades táteis, exploração e comparação, linguagem espacial e temporal, trabalho em pequenos grupos.
Recursos didáticos:
- Coleções de objetos diversos (tampinhas, brinquedos pequenos, conchas)
- Caixas/cestos de diferentes tamanhos
- Cartões de atributos (forma, cor, tamanho)
- Cartões ou relógio de brinquedo para ordenar momentos do dia (antes, depois)
- Espaço delimitado para posicionamento (marcas no chão, caixas)
Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):
Atividade 1 — Classificação de coleções (20 minutos)
- Separar coleção de objetos variados e disponibilizar cestos.
- Propor agrupar por cor primeiro, montar cesta para cada cor.
- Convidar que cada criança justifique onde colocou determinado objeto (“porque é vermelho / laranja”).
- Reorientar para agrupar por outro atributo (tamanho ou forma).
Se criança confundir critérios, repetir com demonstração visível; usar poucos objetos no início.
Atividade 2 — Jogo espacial “onde está?” (10-15 minutos)
- Esconder brinquedo sob, dentro, entre objetos visíveis.
- Propor perguntas: “Onde está?”, “Está dentro ou fora?”, “Está em cima ou embaixo?”; convidar criança a encontrar.
- Repetir com variações espaciais.
Se criança não entender algum termo, mostrar gestos e usar explicações visuais.
Se for difícil para grupo, focar em dois termos por vez.
Atividade 3 — Sequência temporal da rotina (10 minutos)
- Apresentar cartões com momentos: “antes do lanche”, “lanche”, “depois do lanche”.
- Propor ordenar os cartões em sequência lógica e convidar crianças a dizer o que fazem em cada momento.
- Estimular que relacionem com rotina real da sala (quando chegam, quando lancham, quando descansam).
Alternativa: se criança ainda não entender temporalidade, usar rotina visual diária para apoio; repetir atividade várias vezes na semana.
Avaliação:
Observar se crianças conseguem classificar objetos por atributo, usar termos espaciais corretamente, compreender temporariedade simples, participar das atividades de o “antes/depois”. Registrar observações individuais para planejar reforços.
Observações gerais
- Respeitar o ritmo de cada criança; dar tempo para exploração, silêncio, expressão livre.
- Adaptar materiais conforme necessidades físicas ou sensoriais.
- Registrar fotográfica ou por escrito progressos e dificuldades.
- Garantir espaço seguro, materiais não tóxicos, supervisão constante.
- Reforçar positivamente cada tentativa, mesmo que incompleta.
O Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal é uma ferramenta fundamental para quem deseja aplicar atividades pedagógicas de forma estruturada e eficaz.
Com propostas que valorizam a ludicidade, a interação e a observação contínua, o plano garante momentos de aprendizagem prazerosa e significativa. Cada atividade foi pensada para estimular habilidades essenciais nesta etapa, unindo teoria e prática em um formato simples e aplicável.
O Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal é ideal para apoiar o planejamento semanal e enriquecer o cotidiano escolar com experiências que despertam a curiosidade e o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, o professor se sente mais confiante, preparado e organizado para conduzir sua turma ao longo da semana.