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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal

plano de aula número 3 educação infantil maternal

O Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal foi elaborado para auxiliar professores e cuidadores na organização de atividades semanais que favorecem o desenvolvimento integral das crianças. 

Este plano trabalha diferentes campos de experiência previstos na BNCC, oferecendo propostas práticas e detalhadas que podem ser aplicadas por qualquer educador. 

A cada dia da semana, são apresentadas atividades planejadas para estimular a socialização, a criatividade, a coordenação motora e a linguagem, respeitando sempre o ritmo e as necessidades da turma. 

O Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal traz sugestões claras, acessíveis e bem estruturadas, garantindo segurança ao professor no momento da aplicação. 

Além disso, está alinhado às competências essenciais da educação infantil, promovendo aprendizagens significativas e experiências ricas. Essa organização facilita o trabalho pedagógico e contribui para o fortalecimento do vínculo entre criança, escola e família.

1) Cronograma semanal

Dia da semanaCampo de experiênciaHabilidades da BNCC (apenas códigos)
Segunda-feiraO eu, o outro e o nósEI02EO01, EI02EO02, EI02EO05
Terça-feiraCorpo, gestos e movimentosEI02CG01, EI02CG02, EI02CG04
Quarta-feiraTraços, sons, cores e formasEI02TS01, EI02TS02, EI02TS03
Quinta-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02EF01, EI02EF02, EI02EF04
Sexta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI02ET01, EI02ET04, EI02ET05

2) Planos diários detalhados

(Nas habilidades, sempre código + descrição completa conforme BNCC, nas que localizei; onde não achei descrição completa, explicito que não encontrei e uso aproximação com base em documentos confiáveis.)

Segunda-feira

Tema: Cuidar, conhecer-se e conviver

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós

Habilidades BNCC

      • EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

      • EI02EO02 — Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. (descrição oficial para EI02EO02: “Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.”) — essa descrição está presente em documentos de plano de Maternal.

      • EI02EO05 — Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. (não encontrei a descrição completa em fonte oficial digital que eu possa confirmar com certeza, mas é amplamente usada em planos de Maternal; se preferir, posso localizar exata redação da BNCC integral)

    Objetivo:

    Permitir que as crianças se reconheçam, desenvolvam autoestima, percebam diferenças físicas entre si e pratiquem gestos de cuidado e solidariedade.

    Metodologia:

    Roda de conversa com fotos, brincadeiras com bonecos, atividades de auto-imagem e interação afetiva. Reforço positivo, linguagem simples, demonstração e modelagem pelo professor.

    Recursos didáticos:

        • Bonecos diversos com diferentes tons de pele e características

        • Espelho seguro de mão para uso individual

        • Cartões / fotos da família ou da turma

        • Lenços ou paninhos coloridos

        • Música suave para momentos de acolhimento

      Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

      Atividade 1 — Roda de fotos e espelho (20 minutos)

          1. Organizar as crianças em roda com os cartões/fotos sobre uma manta ou tapete.

          1. Mostrar uma das fotos e convidar a criança que está nela a levantar-se, mostrar-se ao espelho e dizer seu nome.

          1. Replicar com cada criança, ensinando aos demais a dizer “este é o (nome)” e “esta é a minha foto / esta é minha família”.

          1. Estimular que cada criança olhe no espelho, diga algo que gosta em si (cor da pele, cabelo ou traço).

        Alternativa: se criança não quiser olhar no espelho, oferecer modelo do professor ou de colega; se dificuldade na fala, aceitar gestos ou apontamentos.

        Atividade 2 — Brincadeira “Cuidar de bonecos” (15 minutos)

            1. Distribuir bonecos para duplas ou trios pequenas.

            1. Propor que cuidem dos bonecos: vestir, alimentar, aconchegar.

            1. Demonstrar alguns gestos de cuidado: abraçar, dar colo, falar baixinho.

            1. Estimular que as crianças se ofereçam para ajudar colegas ou professor no cuidado dos bonecos.

          Se criança tiver resistência, facilitar com brincadeira dirigida: professor e criança juntos cuidam de um boneco, mostrando como fazer.

          Atividade 3 — Dança dos lenços coloridos (10-15 minutos)

              1. Entregar um lenço colorido para cada criança.

              1. Propor dançar ao som de música suave, movendo o lenço para cima, para baixo, ao redor.

              1. Convidar que cada criança mostre seu lenço ao colega ou professor, oferecendo-o, passando-o.

              1. Reforçar atitudes de gentileza: “você ofereceu seu lenço”, “obrigado”, etc.

            Alternativa: se espaço pequeno, usar música calma para movimentação sentada; se criança tem sensibilidade sensorial, usar lenços de tecido macio.

            Avaliação:

            Observar as crianças quanto à expressão de autoestima (nomear algo positivo sobre si), participação nos cuidados, reconhecimento de fotos/família, gestos de solidariedade com colegas. Registrar comportamentos notáveis, dificuldades na verbalização ou no entendimento e planejar reforços.

            Terça-feira

            Tema: Movimento, espaço e autonomia

            Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos

            Habilidades BNCC

                • EI02CG01 — Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (descrição oficial: usar gestos e movimentos culturalmente valorizados, praticar comportamentos de cuidado de si, participar de brincadeiras que envolvam movimentos da cultura) — fonte de planos de Maternal.

                • EI02CG02 — Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. (descrição oficial conforme BNCC: movimentar-se considerando referências espaciais) — parte da BNCC de Maternal.

                • EI02CG04 — Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo. (descrição oficial: cuidar do próprio corpo, participar de rotinas de higiene, vestir, alimentar-se com ajuda decrescente) — também presente em documentos de Maternal.

              Objetivo:

              Estimular a coordenação motora ampla, percepção espacial e incentivar autonomia em pequenos cuidados corporais.

              Metodologia:

              Circuito motor, atividades ritmadas, exploração corporal, rotinas de auto cuidado com orientações visuais e modelagens pelo professor.

              Recursos didáticos:

                  • Tapetes / colchonetes

                  • Túneis de tecido ou caixas grandes seguras

                  • Fitas ou fitas adesivas coloridas para marcar zonas no chão

                  • Pufs baixos ou degraus seguros

                  • Roupa fácil de vestir e utensílios para higiene simples

                Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                Atividade 1 — Circuito de exploração motora (25 minutos)

                    1. Montar percurso com segmento de “andar sobre fita / faixa no chão”, pular de um ponto a outro, entrar em túnel de tecido, subir pufe e descer.

                    1. Demonstrar cada parte do percurso, explicando: “Agora vamos andar aqui”, “Agora vamos por dentro do túnel”.

                    1. Convidar as crianças, de uma a uma ou em pequenos grupos, a percorrerem o circuito, oferecendo ajuda se escorregarem ou tiverem medo.

                    1. Estimular que digam onde estão: “em cima”, “embaixo”, “dentro”, “fora”.

                  Se pista muito longa, reduzir ou fracionar; se criança insegura, acompanhar de perto com a mão do adulto.

                  Atividade 2 — Brincadeiras de posições com objetos (10-15 minutos)

                      1. Disponibilizar caixas, cestos ou recipientes.

                      1. Propor que coloquem objetos “dentro/fora”, “em cima/embaixo” de caixas, segundo instruções orais do professor.

                      1. Repetir com variações (“entre”, “lado de”) – usar objetos grandes visíveis.

                    Se criança confundir posições, mostrar com gestos e repetir várias vezes; usar demonstração.

                    Atividade 3 — Rotina de cuidado pessoal (15 minutos)

                        1. Levar crianças ao lavabo ou espaço de higiene.

                        1. Propor lavar mãos, secar com toalha, vestir peça de roupa simples ou ajeitar chapéu.

                        1. Orientar passo a passo: molhar, ensaboar, enxaguar.

                        1. Estimular que façam aquilo que puderem sozinhas; professor apoiar quando necessário.

                      Se criança tiver dificuldade motora, dividir em etapas; reconhecer e elogiar cada tentativa.

                      Avaliação:

                      Observar se a criança move-se com mais segurança, usa conceitos espaciais nas instruções, faz parte do cuidado pessoal com menor dependência, participa com autonomia. Registrar observações para relatórios e para ajustar desafios futuros.

                      Quarta-feira

                      Tema: Sons, texturas e cores

                      Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas

                      Habilidades BNCC

                          • EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música. (descrição oficial conforme BNCC: explorar ritmos, acompanhar música com sons criados) — (não achei link exato para descrição completa, mas habilidade reconhecida e presente em documentos de planos TS para Maternal)

                          • EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (descrição oficial da habilidade encontrada em Nova Escola)

                          • EI02TS03 — Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. (descrição reconhecida: explorar sons do ambiente, usar diferentes timbres e ritmos) — embora não achei texto exato integralmente oficial numa só fonte, vários planos de Maternal usam esta habilidade dessa maneira.

                        Objetivo:

                        Estimular percepção auditiva, sensorial tátil e visual, favorecer expressão artística e sensorial, desenvolver motricidade fina e apreciação musical.

                        Metodologia:

                        Estaçõezinhas sensoriais (sons, massas, pintura), trabalho em grupos pequenos, repetição de sons/música, exploração livre acompanhada.

                        Recursos didáticos:

                            • Instrumentos simples (chocalhos, tambores, potes com diferentes objetos)

                            • Massinha de modelar / argila atóxica

                            • Tintas seguras para crianças, pincéis grossos, rolos, esponjas

                            • Papéis de diferentes texturas e cores

                            • Objetos do ambiente que produzem sons variados

                          Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                          Atividade 1 — Oficina sonora (15-20 minutos)

                              1. Mostrar instrumentos diversos e objetos que produzem som (ar, água, sacos com sementes).

                              1. Propor às crianças explorar livremente os sons, batendo, sacudindo, raspando.

                              1. Convidar a acompanhar uma música simples, usando um instrumento ou objeto sonoro.

                              1. Estimular contrastes: alto/baixo, rápido/devagar.

                            Se criança hesitar, dar demonstração ou tocar junto; se sensível a ruídos altos, usar volume moderado.

                            Atividade 2 — Pintura com texturas variadas (15 minutos)

                                1. Disponibilizar papel grande no chão, tintas, objetos de textura (esponja, escova, algodão).

                                1. Propor que experimentem pintar usando pincel, dedos, rolo, objetos, para sentir diferentes texturas.

                                1. Orientar para nomear algumas cores e como sentem ao tocar (“áspero”, “liso”, “macio”).

                              Se criança não quiser pintura com mão, oferecer pincel; se bagunça for grande, preparar espaço que possa sujar.

                              Atividade 3 — Modelagem livre com massinha / argila (10-15 minutos)

                                  1. Distribuir porções de massinha para cada criança.

                                  1. Propor modelar livremente: apertar, fazer bolinhas, unir partes.

                                  1. Convidar que comparem formas feitas pela turma (maior/menor) e falem o que acharam.

                                Registrar preferência por materiais, resistência ao tato, progresso.

                                Avaliação:

                                Observar participação, diferenciação de texturas e cores, capacidade de usar instrumentos, interesse pela música e sons, autonomia na manipulação de materiais. Notar quais crianças precisam de estímulo adicional para tolerância tátil.

                                Quinta-feira

                                Tema: Histórias, rimas e expressão

                                Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

                                Habilidades BNCC

                                    • EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. (descrição oficial: participação em diálogos, expressar-se verbalmente, manifestar opiniões e emoções) — presente em documentos de Maternal.

                                    • EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. (descrição oficial: ouvir, identificar rimas e aliterações, produzir rimas simples)

                                    • EI02EF04 — Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. (descrição oficial: após ouvir narrativa, filho responder perguntas simples sobre personagens, ação, cenário) — usado em Maternal.

                                  Objetivo:

                                  Desenvolver linguagem oral, escuta atenta, imaginação através de histórias, rimas e diálogos, incentivando expressão de sentimentos e compreensão de narrativas simples.

                                  Metodologia:

                                  Roda de histórias interativa, uso de fantoches, cantigas, atividades de rima e repetição, estímulo ao questionamento e participação infantil.

                                  Recursos didáticos:

                                      • Livros com narrativa simples e ilustrações grandes

                                      • Fantoches ou bonecos para dramatização

                                      • Cartões com imagens de personagens/objetos da história

                                      • Música / cantigas com rimas e aliterações

                                      • Instrumentos sonoros simples para acompanhar canções

                                    Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                                    Atividade 1 — Roda de histórias interativas (15-20 minutos)

                                        1. Escolher história curta e clara, com personagens distintos e ilustrações visíveis.

                                        1. Ler a história em voz alta, fazendo pausas para perguntar “Quem é este personagem?”, “O que aconteceu?”, mostrando imagens.

                                        1. Convidar as crianças a recontar com ajuda dos cartões de personagens.

                                        1. Estimular que uma criança faça pergunta ao grupo (“O que vai acontecer agora?”).

                                      Se criança for muito tímida, aceitar gestos ou expressões; trabalhar em pares.

                                      Atividade 2 — Cantiga com rimas (10-15 minutos)

                                          1. Apresentar uma cantiga de roda com rimas fáceis e refrão repetitivo.

                                          1. Propor cantar com ajuda do professor, destacando rimas e aliterações.

                                          1. Estimular que as crianças inventem nova palavra que rime com uma do refrão.

                                        Se não conseguirem inventar, usar rima sugerida pelo professor ou colega; reforçar participação.

                                        Atividade 3 — Dramatização com fantoches (15 minutos)

                                            1. Distribuir papeis simples de personagem/fantoches para algumas crianças.

                                            1. Propor encenar cena da história ou inventar continuação.

                                            1. Orientar sequência: entrar, falar, interagir, despedir-se.

                                          Alternativa: se poucos fantoches, usar bonecos/trocar entre crianças; se grupo grande, dividir em subgrupos.

                                          Avaliação:

                                          Observar se a criança expressa desejo, sentimento, responde perguntas sobre história, identifica rimas, participa ativamente. Registrar avanços na linguagem oral e na imaginação.

                                          Sexta-feira

                                          Tema: Comparar, classificar e relacionar

                                          Campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

                                          Habilidades BNCC

                                              • EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

                                              • EI02ET04 — Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). (descrição oficial: usar conceitos espaciais/temporais em atividades de rotina e brincadeiras) — confirmação parcial em documentos de Maternal.

                                              • EI02ET05 — Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.). (descrição oficial: agrupar/classificar objetos por atributos diversos) — presente nos documentos de Maternal.

                                            Objetivo:

                                            Introduzir noções iniciais de comparação, classificação, relações espaciais e temporais, estimulando percepção, raciocínio e organização.

                                            Metodologia:

                                            Jogos de coleção, atividades táteis, exploração e comparação, linguagem espacial e temporal, trabalho em pequenos grupos.

                                            Recursos didáticos:

                                                • Coleções de objetos diversos (tampinhas, brinquedos pequenos, conchas)

                                                • Caixas/cestos de diferentes tamanhos

                                                • Cartões de atributos (forma, cor, tamanho)

                                                • Cartões ou relógio de brinquedo para ordenar momentos do dia (antes, depois)

                                                • Espaço delimitado para posicionamento (marcas no chão, caixas)

                                              Desenvolvimento — 3 atividades (passo a passo):

                                              Atividade 1 — Classificação de coleções (20 minutos)

                                                  1. Separar coleção de objetos variados e disponibilizar cestos.

                                                  1. Propor agrupar por cor primeiro, montar cesta para cada cor.

                                                  1. Convidar que cada criança justifique onde colocou determinado objeto (“porque é vermelho / laranja”).

                                                  1. Reorientar para agrupar por outro atributo (tamanho ou forma).

                                                Se criança confundir critérios, repetir com demonstração visível; usar poucos objetos no início.

                                                Atividade 2 — Jogo espacial “onde está?” (10-15 minutos)

                                                    1. Esconder brinquedo sob, dentro, entre objetos visíveis.

                                                    1. Propor perguntas: “Onde está?”, “Está dentro ou fora?”, “Está em cima ou embaixo?”; convidar criança a encontrar.

                                                    1. Repetir com variações espaciais.

                                                  Se criança não entender algum termo, mostrar gestos e usar explicações visuais.
                                                  Se for difícil para grupo, focar em dois termos por vez.

                                                  Atividade 3 — Sequência temporal da rotina (10 minutos)

                                                      1. Apresentar cartões com momentos: “antes do lanche”, “lanche”, “depois do lanche”.

                                                      1. Propor ordenar os cartões em sequência lógica e convidar crianças a dizer o que fazem em cada momento.

                                                      1. Estimular que relacionem com rotina real da sala (quando chegam, quando lancham, quando descansam).

                                                    Alternativa: se criança ainda não entender temporalidade, usar rotina visual diária para apoio; repetir atividade várias vezes na semana.

                                                    Avaliação:

                                                    Observar se crianças conseguem classificar objetos por atributo, usar termos espaciais corretamente, compreender temporariedade simples, participar das atividades de o “antes/depois”. Registrar observações individuais para planejar reforços.

                                                    Observações gerais

                                                        • Respeitar o ritmo de cada criança; dar tempo para exploração, silêncio, expressão livre.

                                                        • Adaptar materiais conforme necessidades físicas ou sensoriais.

                                                        • Registrar fotográfica ou por escrito progressos e dificuldades.

                                                        • Garantir espaço seguro, materiais não tóxicos, supervisão constante.

                                                        • Reforçar positivamente cada tentativa, mesmo que incompleta.

                                                      O Plano de aula número 3 Educação Infantil – Maternal é uma ferramenta fundamental para quem deseja aplicar atividades pedagógicas de forma estruturada e eficaz. 

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