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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola

plano de aula número 3 educação infantil pré escola

PLANO SEMANAL NÚMERO 3 – EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA

Ensinar na Educação Infantil é uma arte que combina imaginação, paciência e propósito. Por isso, o Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola foi elaborado para transformar o aprendizado em experiências vivas e significativas.

 Cada atividade foi pensada para envolver a criança por inteiro — corpo, mente e emoção — estimulando a curiosidade, a coordenação motora e o amor pelo conhecimento desde cedo. 

Neste plano, o professor encontrará propostas lúdicas, fáceis de aplicar e totalmente alinhadas à BNCC, ideais para quem busca aulas dinâmicas e cheias de encantamento.

CRONOGRAMA SEMANAL – PLANO DE AULA NÚMERO 3 – EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-ESCOLA)

Dia da SemanaCampo de ExperiênciaHabilidade (Código)
Segunda-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI03ET07
Corpo, gestos e movimentosEI03CG02
Terça-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS02
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI03ET05
Quarta-feiraO eu, o outro e o nósEI03EO02
Corpo, gestos e movimentosEI03CG01
Quinta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI03ET04
Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI03EF01
Sexta-feiraCorpo, gestos e movimentosEI03CG03
Traços, sons, cores e formasEI03TS01

Dia da semana: Segunda-feira

Data: //_____
Tema do dia: Brincando com os números do 1 ao 3

Campos de Experiência:

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

  • Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da BNCC:

  • (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Objetivo:
Levar as crianças a reconhecer quantidades pequenas (1, 2 e 3) de forma concreta e lúdica, estimulando a coordenação motora e a percepção numérica em situações práticas do cotidiano.

Metodologia:
O professor conduzirá atividades concretas e divertidas, explorando o corpo, o movimento e o raciocínio lógico. O aprendizado se dará por meio de brincadeiras, músicas e manipulação de objetos que representem quantidades. A criança será convidada a participar ativamente das experiências, tocando, contando e movimentando-se para construir o conceito de número com base em situações reais e prazerosas.

Recursos Didáticos:

  • Tampinhas coloridas

  • Cartaz com números de 1 a 3

  • Papel A4 e lápis de cor

  • Massinha de modelar

  • Música “Um, dois, feijão com arroz”

Desenvolvimento (passo a passo narrativo):

  • Iniciar com acolhida, cantando e cumprimentando as crianças de forma alegre: “Bom dia, turma! Hoje vamos aprender de um jeito bem divertido!”.

  • Realizar a chamadinha, estimulando que contem quantos colegas estão presentes, dizendo: “Vamos contar juntos quantos amigos vieram hoje?”.

  • Na roda de conversa, mostrar o cartaz com os números 1, 2 e 3 e dialogar: “Quem sabe me dizer o que é o número 1? Onde encontramos o número 2? Vamos procurar juntos?”.

Atividade 1 – Lúdica:
Propor a brincadeira do corpo que conta: o professor diz o número e as crianças realizam o movimento correspondente (1 pulo, 2 palmas, 3 giros). Dizer: “Agora quero ver quem consegue fazer três giros bem alegres!”. Repetir várias vezes, alternando os movimentos.

Atividade 2 – Lúdica:
Cantar a música “Um, dois, feijão com arroz”, incentivando gestos de bater palmas e marchar no ritmo. O professor explica que cada número representa uma quantidade.

Atividade 3 – Impressa:
Entregar folha com desenhos de objetos em grupos de 1, 2 e 3. Pedir: “Vamos pintar apenas os grupos que têm três objetos!”. Incentivar a observação e comparação.

Atividade 4 – Impressa:
Dar massinha e solicitar: “Façam com a massinha três bolinhas bem redondinhas”. Depois, comparar com os números do cartaz.

Avaliação:
Observar se as crianças reconhecem e diferenciam quantidades pequenas, associando-as aos números correspondentes. Registrar se conseguem contar oralmente até 3 e se demonstram interesse e envolvimento nas atividades.


Dia da semana: Terça-feira

Data: //_____
Tema do dia: As cores dos números

Campos de Experiência:

  • Traços, sons, cores e formas

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidades da BNCC:

  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

  • (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Objetivo:
Estimular a percepção visual e a associação entre número, cor e forma, explorando a criatividade e a coordenação motora fina.

Metodologia:
Por meio de pintura e colagem, as crianças representarão números coloridos, reconhecendo semelhanças e diferenças entre as quantidades. O professor atuará como mediador, incentivando a exploração sensorial das cores e a observação dos números em diferentes contextos.

Recursos Didáticos:

  • Números recortados em cartolina

  • Tintas guache e pincéis

  • Papel A4

  • Papel colorido e cola

Desenvolvimento:

  • Iniciar com acolhida e música “Bom dia, coleguinha”.

  • Na roda de conversa, mostrar os números grandes coloridos e dizer: “Hoje vamos dar cor aos nossos números!”.

  • Conversar sobre as cores preferidas e explorar o nome de cada uma.

Atividade 1 – Lúdica:
Entregar números grandes de 1 a 3 em cartolina. Pedir que pintem cada número com uma cor diferente, dizendo: “O número 1 vai ficar vermelho, o 2 azul e o 3 amarelo!”.

Atividade 2 – Lúdica:
Propor a colagem livre: as crianças rasgam papéis coloridos e colam dentro dos números. Estimular: “Escolha suas cores favoritas e preencha bem o número!”.

Atividade 3 – Impressa:
Entregar folha com conjuntos de figuras e pedir que circulem as que têm a mesma quantidade.

Atividade 4 – Impressa:
Folha com números e conjuntos correspondentes para ligar corretamente.

Avaliação:
Registrar se as crianças conseguem associar cores, números e quantidades, demonstrando compreensão das diferenças e semelhanças.


Dia da semana: Quarta-feira

Data: //_____
Tema do dia: Contando com os dedinhos

Campos de Experiência:

  • O eu, o outro e o nós

  • Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da BNCC:

  • (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

Objetivo:
Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico e a autoconfiança ao contar com os dedos, reconhecendo seu corpo como instrumento de aprendizagem.

Metodologia:
Atividades práticas que envolvem o corpo e a contagem serão usadas para consolidar a noção de número e quantidade. A música e o movimento corporal serão aliados para fixar o conteúdo de forma prazerosa.

Recursos Didáticos:

  • Música “Cinco patinhos” (versão adaptada para até 3)

  • Cartaz de mãos numeradas

  • Giz de cera

  • Papel colorido e cola

Desenvolvimento:

  • Acolher as crianças e cantar a música “Bom dia da alegria”.

  • Fazer a chamadinha e contar nos dedos o número de presentes.

  • Conversar: “Sabiam que podemos contar com o corpo? Olhem os nossos dedinhos!”.

Atividade 1 – Lúdica:
Brincar de mostrar quantos dedos representam cada número. O professor pede: “Mostrem dois dedinhos! Agora três!”.

Atividade 2 – Lúdica:
Cantar a música dos patinhos, fazendo gestos com os dedos, acompanhando o enredo.

Atividade 3 – Impressa:
Entregar desenho de mãozinha numerada para colorir.

Atividade 4 – Impressa:
Colagem de pedacinhos de papel formando três dedos levantados.

Avaliação:
Observar se as crianças identificam a quantidade com os dedos e participam das músicas e gestos com envolvimento e autonomia.


Dia da semana: Quinta-feira

Data: //_____
Tema do dia: Brincando de contar brinquedos

Campos de Experiência:

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades da BNCC:

  • (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea).

Objetivo:
Estimular a oralidade, a contagem e a representação gráfica de quantidades, utilizando brinquedos da sala como base para o registro.

Metodologia:
As atividades exploram o ambiente e os brinquedos da sala como instrumentos de aprendizagem. As crianças contarão, registrarão e relatarão suas observações com mediação do professor, incentivando a fala e o desenho como forma de expressão matemática.

Recursos Didáticos:

  • Brinquedos diversos da sala

  • Papel A4

  • Lápis de cor

  • Cartaz coletivo

Desenvolvimento:

  • Iniciar com acolhida e conversa sobre os brinquedos preferidos.

  • O professor dirá: “Hoje vamos contar nossos brinquedos e ver quantos temos de cada!”.

  • As crianças contarão bolas, carrinhos, bonecas e registrarão em desenho.

Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira de separar brinquedos em grupos de 1, 2 e 3.

Atividade 2 – Lúdica:
Montar um gráfico coletivo no chão, colocando os brinquedos em colunas conforme a quantidade.

Atividade 3 – Impressa:
Folha com espaços para desenhar o que contaram (ex.: “Desenhe dois carrinhos”).

Atividade 4 – Impressa:
Completar tabela simples com colagem de figuras de brinquedos conforme quantidade.

Avaliação:
Observar se as crianças identificam quantidades concretas e conseguem registrá-las graficamente.


Dia da semana: Sexta-feira

Data: //_____
Tema do dia: Números e diversão

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos

  • Traços, sons, cores e formas

Habilidades da BNCC:

  • (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, encenações, criações musicais e festas.

Objetivo:
Encerrar a semana com atividades que integrem música, movimento e números, reforçando de forma lúdica o aprendizado dos conceitos trabalhados.

Metodologia:
A aula será repleta de movimento, dança e ritmo, utilizando músicas e jogos corporais para revisar os números aprendidos. As crianças expressarão alegria e segurança ao reconhecer as quantidades e representá-las corporalmente.

Recursos Didáticos:

  • Instrumentos de sucata

  • Cartazes com números

  • Caixa de som

  • Papel kraft

Desenvolvimento:

  • Acolher com música alegre de bom dia.

  • Relembrar o que aprenderam durante a semana: “Quem lembra o número 1? E o 2? E o 3?”.

  • Mostrar cartazes e pedir para que as crianças mostrem os números com o corpo.

Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira “Dança dos números”: quando a música para, o professor mostra um número e as crianças formam grupos com aquela quantidade.

Atividade 2 – Lúdica:
Montar uma bandinha de instrumentos de sucata para tocar e contar batidas: 1 toque, 2 toques, 3 toques.

Atividade 3 – Impressa:
Pintar números do 1 ao 3 em diferentes cores.

Atividade 4 – Impressa:
Folha com desenhos de notas musicais numeradas para ligar ao número correto.

Avaliação:
Observar se as crianças reconhecem visualmente e corporalmente os números, demonstrando entusiasmo e domínio crescente do conteúdo.

Conclusão: aplicando o Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola com propósito e encantamento

Encerrar uma sequência de atividades com o Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola é muito mais do que cumprir um conteúdo: é proporcionar vivências que despertam o prazer de aprender. 

Cada momento proposto nesse plano convida a criança a experimentar, criar e se expressar de forma autêntica, respeitando seu ritmo e celebrando cada conquista.

Quando o professor aplica este plano com intencionalidade e leveza, o aprendizado se transforma em alegria — e é exatamente aí que nasce a verdadeira magia da sala de aula. 

O Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola é uma ferramenta poderosa para quem acredita que ensinar é semear curiosidade, emoção e descobertas todos os dias.

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