
SUMÁRIO
TogglePLANO SEMANAL NÚMERO 3 – EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
Ensinar na Educação Infantil é uma arte que combina imaginação, paciência e propósito. Por isso, o Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola foi elaborado para transformar o aprendizado em experiências vivas e significativas.
Cada atividade foi pensada para envolver a criança por inteiro — corpo, mente e emoção — estimulando a curiosidade, a coordenação motora e o amor pelo conhecimento desde cedo.
Neste plano, o professor encontrará propostas lúdicas, fáceis de aplicar e totalmente alinhadas à BNCC, ideais para quem busca aulas dinâmicas e cheias de encantamento.
CRONOGRAMA SEMANAL – PLANO DE AULA NÚMERO 3 – EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-ESCOLA)
Dia da Semana | Campo de Experiência | Habilidade (Código) |
---|---|---|
Segunda-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03ET07 |
Corpo, gestos e movimentos | EI03CG02 | |
Terça-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03ET05 | |
Quarta-feira | O eu, o outro e o nós | EI03EO02 |
Corpo, gestos e movimentos | EI03CG01 | |
Quinta-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03ET04 |
Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EF01 | |
Sexta-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI03CG03 |
Traços, sons, cores e formas | EI03TS01 |
Dia da semana: Segunda-feira
Data: //_____
Tema do dia: Brincando com os números do 1 ao 3
Campos de Experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Objetivo:
Levar as crianças a reconhecer quantidades pequenas (1, 2 e 3) de forma concreta e lúdica, estimulando a coordenação motora e a percepção numérica em situações práticas do cotidiano.
Metodologia:
O professor conduzirá atividades concretas e divertidas, explorando o corpo, o movimento e o raciocínio lógico. O aprendizado se dará por meio de brincadeiras, músicas e manipulação de objetos que representem quantidades. A criança será convidada a participar ativamente das experiências, tocando, contando e movimentando-se para construir o conceito de número com base em situações reais e prazerosas.
Recursos Didáticos:
Tampinhas coloridas
Cartaz com números de 1 a 3
Papel A4 e lápis de cor
Massinha de modelar
Música “Um, dois, feijão com arroz”
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
Iniciar com acolhida, cantando e cumprimentando as crianças de forma alegre: “Bom dia, turma! Hoje vamos aprender de um jeito bem divertido!”.
Realizar a chamadinha, estimulando que contem quantos colegas estão presentes, dizendo: “Vamos contar juntos quantos amigos vieram hoje?”.
Na roda de conversa, mostrar o cartaz com os números 1, 2 e 3 e dialogar: “Quem sabe me dizer o que é o número 1? Onde encontramos o número 2? Vamos procurar juntos?”.
Atividade 1 – Lúdica:
Propor a brincadeira do corpo que conta: o professor diz o número e as crianças realizam o movimento correspondente (1 pulo, 2 palmas, 3 giros). Dizer: “Agora quero ver quem consegue fazer três giros bem alegres!”. Repetir várias vezes, alternando os movimentos.
Atividade 2 – Lúdica:
Cantar a música “Um, dois, feijão com arroz”, incentivando gestos de bater palmas e marchar no ritmo. O professor explica que cada número representa uma quantidade.
Atividade 3 – Impressa:
Entregar folha com desenhos de objetos em grupos de 1, 2 e 3. Pedir: “Vamos pintar apenas os grupos que têm três objetos!”. Incentivar a observação e comparação.
Atividade 4 – Impressa:
Dar massinha e solicitar: “Façam com a massinha três bolinhas bem redondinhas”. Depois, comparar com os números do cartaz.
Avaliação:
Observar se as crianças reconhecem e diferenciam quantidades pequenas, associando-as aos números correspondentes. Registrar se conseguem contar oralmente até 3 e se demonstram interesse e envolvimento nas atividades.
Dia da semana: Terça-feira
Data: //_____
Tema do dia: As cores dos números
Campos de Experiência:
Traços, sons, cores e formas
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Objetivo:
Estimular a percepção visual e a associação entre número, cor e forma, explorando a criatividade e a coordenação motora fina.
Metodologia:
Por meio de pintura e colagem, as crianças representarão números coloridos, reconhecendo semelhanças e diferenças entre as quantidades. O professor atuará como mediador, incentivando a exploração sensorial das cores e a observação dos números em diferentes contextos.
Recursos Didáticos:
Números recortados em cartolina
Tintas guache e pincéis
Papel A4
Papel colorido e cola
Desenvolvimento:
Iniciar com acolhida e música “Bom dia, coleguinha”.
Na roda de conversa, mostrar os números grandes coloridos e dizer: “Hoje vamos dar cor aos nossos números!”.
Conversar sobre as cores preferidas e explorar o nome de cada uma.
Atividade 1 – Lúdica:
Entregar números grandes de 1 a 3 em cartolina. Pedir que pintem cada número com uma cor diferente, dizendo: “O número 1 vai ficar vermelho, o 2 azul e o 3 amarelo!”.
Atividade 2 – Lúdica:
Propor a colagem livre: as crianças rasgam papéis coloridos e colam dentro dos números. Estimular: “Escolha suas cores favoritas e preencha bem o número!”.
Atividade 3 – Impressa:
Entregar folha com conjuntos de figuras e pedir que circulem as que têm a mesma quantidade.
Atividade 4 – Impressa:
Folha com números e conjuntos correspondentes para ligar corretamente.
Avaliação:
Registrar se as crianças conseguem associar cores, números e quantidades, demonstrando compreensão das diferenças e semelhanças.
Dia da semana: Quarta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Contando com os dedinhos
Campos de Experiência:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Objetivo:
Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico e a autoconfiança ao contar com os dedos, reconhecendo seu corpo como instrumento de aprendizagem.
Metodologia:
Atividades práticas que envolvem o corpo e a contagem serão usadas para consolidar a noção de número e quantidade. A música e o movimento corporal serão aliados para fixar o conteúdo de forma prazerosa.
Recursos Didáticos:
Música “Cinco patinhos” (versão adaptada para até 3)
Cartaz de mãos numeradas
Giz de cera
Papel colorido e cola
Desenvolvimento:
Acolher as crianças e cantar a música “Bom dia da alegria”.
Fazer a chamadinha e contar nos dedos o número de presentes.
Conversar: “Sabiam que podemos contar com o corpo? Olhem os nossos dedinhos!”.
Atividade 1 – Lúdica:
Brincar de mostrar quantos dedos representam cada número. O professor pede: “Mostrem dois dedinhos! Agora três!”.
Atividade 2 – Lúdica:
Cantar a música dos patinhos, fazendo gestos com os dedos, acompanhando o enredo.
Atividade 3 – Impressa:
Entregar desenho de mãozinha numerada para colorir.
Atividade 4 – Impressa:
Colagem de pedacinhos de papel formando três dedos levantados.
Avaliação:
Observar se as crianças identificam a quantidade com os dedos e participam das músicas e gestos com envolvimento e autonomia.
Dia da semana: Quinta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Brincando de contar brinquedos
Campos de Experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea).
Objetivo:
Estimular a oralidade, a contagem e a representação gráfica de quantidades, utilizando brinquedos da sala como base para o registro.
Metodologia:
As atividades exploram o ambiente e os brinquedos da sala como instrumentos de aprendizagem. As crianças contarão, registrarão e relatarão suas observações com mediação do professor, incentivando a fala e o desenho como forma de expressão matemática.
Recursos Didáticos:
Brinquedos diversos da sala
Papel A4
Lápis de cor
Cartaz coletivo
Desenvolvimento:
Iniciar com acolhida e conversa sobre os brinquedos preferidos.
O professor dirá: “Hoje vamos contar nossos brinquedos e ver quantos temos de cada!”.
As crianças contarão bolas, carrinhos, bonecas e registrarão em desenho.
Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira de separar brinquedos em grupos de 1, 2 e 3.
Atividade 2 – Lúdica:
Montar um gráfico coletivo no chão, colocando os brinquedos em colunas conforme a quantidade.
Atividade 3 – Impressa:
Folha com espaços para desenhar o que contaram (ex.: “Desenhe dois carrinhos”).
Atividade 4 – Impressa:
Completar tabela simples com colagem de figuras de brinquedos conforme quantidade.
Avaliação:
Observar se as crianças identificam quantidades concretas e conseguem registrá-las graficamente.
Dia da semana: Sexta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Números e diversão
Campos de Experiência:
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, encenações, criações musicais e festas.
Objetivo:
Encerrar a semana com atividades que integrem música, movimento e números, reforçando de forma lúdica o aprendizado dos conceitos trabalhados.
Metodologia:
A aula será repleta de movimento, dança e ritmo, utilizando músicas e jogos corporais para revisar os números aprendidos. As crianças expressarão alegria e segurança ao reconhecer as quantidades e representá-las corporalmente.
Recursos Didáticos:
Instrumentos de sucata
Cartazes com números
Caixa de som
Papel kraft
Desenvolvimento:
Acolher com música alegre de bom dia.
Relembrar o que aprenderam durante a semana: “Quem lembra o número 1? E o 2? E o 3?”.
Mostrar cartazes e pedir para que as crianças mostrem os números com o corpo.
Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira “Dança dos números”: quando a música para, o professor mostra um número e as crianças formam grupos com aquela quantidade.
Atividade 2 – Lúdica:
Montar uma bandinha de instrumentos de sucata para tocar e contar batidas: 1 toque, 2 toques, 3 toques.
Atividade 3 – Impressa:
Pintar números do 1 ao 3 em diferentes cores.
Atividade 4 – Impressa:
Folha com desenhos de notas musicais numeradas para ligar ao número correto.
Avaliação:
Observar se as crianças reconhecem visualmente e corporalmente os números, demonstrando entusiasmo e domínio crescente do conteúdo.
Conclusão: aplicando o Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola com propósito e encantamento
Encerrar uma sequência de atividades com o Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola é muito mais do que cumprir um conteúdo: é proporcionar vivências que despertam o prazer de aprender.
Cada momento proposto nesse plano convida a criança a experimentar, criar e se expressar de forma autêntica, respeitando seu ritmo e celebrando cada conquista.
Quando o professor aplica este plano com intencionalidade e leveza, o aprendizado se transforma em alegria — e é exatamente aí que nasce a verdadeira magia da sala de aula.
O Plano de aula número 3 Educação Infantil Pré-escola é uma ferramenta poderosa para quem acredita que ensinar é semear curiosidade, emoção e descobertas todos os dias.
