
O Plano de aula semanal — Educação Infantil (Maternal) é uma ferramenta essencial para organizar e enriquecer o aprendizado das crianças pequenas. Com base na BNCC, esse tipo de planejamento garante que cada dia da semana tenha atividades significativas, lúdicas e adequadas à faixa etária.
Ter um planejamento semanal claro e detalhado também ajuda na rotina da sala, tornando as aulas mais dinâmicas e organizadas. Neste conteúdo, você encontrará um modelo completo de plano de aula semanal — Educação Infantil (Maternal), pronto para ser aplicado e adaptado conforme as necessidades da turma.ograma abaixo, em “Habilidades da BNCC” constam apenas os códigos, como solicitado.)
Tema do conjunto: Plano de aula número 4 — Educação Infantil Maternal
1) Cronograma semanal (segunda a sexta)
| Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (códigos) |
|---|---|---|
| Segunda | O eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02EO01, EI02EO04, EI02EF01 |
| Terça | Corpo, gestos e movimentos / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02CG02, EI02CG04, EI02ET01 |
| Quarta | Traços, sons, cores e formas / Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02TS03, EI02EF02, EI02TS02 |
| Quinta | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações / Traços, sons, cores e formas | EI02ET02, EI02ET05, EI02TS02 |
| Sexta | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Corpo, gestos e movimentos | EI02EF03, EI02CG05, EI02EF05 |
SUMÁRIO
Toggle2) Planos diários detalhados
Segunda — Boas-vindas, rotina e vínculos
Campos de experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição)
- EI02EO01 — Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI02EO04 — Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Objetivo
Promover acolhimento, iniciar rotina compartilhada e fortalecer vínculos entre crianças e educadores, favorecendo comunicação e expressão de necessidades.
Metodologia
Acolhimento ativo, rodas curtas de conversa, linguagem oral dirigida por adulto, uso de brinquedos facilitadores da interação, tempo de livre escolha com mediação.
Recursos didáticos
- Tapete/almofadas para roda
- Fantoches simples (meias ou sacos)
- Caixinha com objetos de rotina (escova de brinquedo, pratinho plástico, etc.)
- Músicas curtas de saudação (gravadas)
- Figuras grandes (família, bebê) para mostrar
Desenvolvimento — 3 atividades (roteiro passo a passo — verbos no infinitivo)
Atividade 1 — Roda de chegada (10–12 min)
- Receber as crianças na entrada com voz calma e nomear cada uma ao chegar.
- Convidar as crianças a sentar no tapete, indicar lugar usando figura colorida.
- Cantar uma música curta de boas-vindas (repetir 2 vezes) e orientar para bater palminhas quando ouvir o próprio nome.
- Perguntar, de forma direta e simples: “Você trouxe seu brinquedo? Como você está?” e aguardar respostas; validar com sorriso e reconhecimento.
Dicas: manter tom de voz baixo; para crianças que não respondem, repetir a pergunta com opção de escolha simples (ex.: “Você está feliz? sim / não”) e aceitar gestos.
- Perguntar, de forma direta e simples: “Você trouxe seu brinquedo? Como você está?” e aguardar respostas; validar com sorriso e reconhecimento.
Atividade 2 — Jogo do objeto da rotina (8–10 min)
- Apresentar a caixinha com 4 objetos (escova, pratinho, fralda de pano, garrafinha).
- Convidar uma criança por vez a retirar um objeto e ‘mostrar’ para o grupo (estimular a falar “é meu/é da sala”).
- Orientar os demais a tocar levemente o objeto quando o adulto pedir “toque o pratinho” — para treinar compartilhamento e atenção.
Alternativa: se a criança não quiser participar, convidar para ficar ao lado do adulto e ajudar a entregar o objeto ao colega.
- Orientar os demais a tocar levemente o objeto quando o adulto pedir “toque o pratinho” — para treinar compartilhamento e atenção.
Atividade 3 — Brincadeira com fantoches: “Como estamos hoje?” (10 min)
- Apresentar dois fantoches: um “coelho” e um “patinho”.
- Narrar rapidamente: “O coelho acordou feliz — e você? O que você sente?” e passar o fantoche para uma criança para que ela ‘responda’ (com palavra, som ou gesto).
- Reforçar cada expressão com frase curta (“Entendi — você está contente!”) e estimular abraço ou cumprimento leve (se a criança permitir).
Dica prática: observar sinais não verbais; aceitar balbucios e gestos como resposta válida.
- Reforçar cada expressão com frase curta (“Entendi — você está contente!”) e estimular abraço ou cumprimento leve (se a criança permitir).
Avaliação
- Observar se a criança aproxima-se do adulto, responde ao próprio nome, compartilha ou aceita proximidade.
- Registrar em ficha rápida: presença, resposta verbal/gestual, integração no grupo.
Observações importantes / alternativas
- Garantir rotinas claras: avisar com 1–2 minutos antes de mudar de atividade.
- Para crianças com choro intenso, oferecer tempo de acolhida individual (sentar junto, respirar com calma).
- Adaptar volume da música e duração das atividades (maternal: períodos curtos).
Terça — Movimento e consciência corporal
Campos de experiência: Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Habilidades da BNCC (código + descrição)
- EI02CG02 — Deslocar o corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, ao se envolver em brincadeiras e atividades variadas.
- EI02CG04 — Demonstrar progressiva independência no cuidado do próprio corpo.
- EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre características e propriedades de objetos (textura, massa, tamanho).
Objetivo
Estimular esquema corporal, orientação espacial básica e autonomia em cuidados simples.
Metodologia
Brincadeiras motoras guiadas, circuitos de deslocamento, atividades de autocuidado com mediação e modelagem pelo adulto.
Recursos didáticos
- Fitas no chão (marcações de percurso)
- Bolas macias e almofadas
- Espelhos infantis (pequenos, seguros)
- Toalhas/lenços para dramatização
- Cestos e objetos de texturas diferentes
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — Circuito de espaços (10–15 min)
- Preparar um percurso simples no chão com fitas (linha reta, um “desvio” e um pequeno “pulo” marcado).
- Explicar e demonstrar o percurso (mostrar e realizar) e, em seguida, convidar cada criança a percorrer.
- Orientar para “ir devagar / ir rápido” quando solicitado, e nomear direções: “pular para cima”, “passar por baixo da fita”.
Sugestões: reduzir percurso para crianças inseguras; permitir segurar a mão do adulto.
- Orientar para “ir devagar / ir rápido” quando solicitado, e nomear direções: “pular para cima”, “passar por baixo da fita”.
Atividade 2 — Oficina do cuidado (autonomia) (8–10 min)
- Propor “lavar a mão do boneco” com paninho úmido.
- Convidar uma criança a pegar o paninho, passar no boneco e depois “secar” com toalha.
- Orientar cada etapa em voz curta: “molhar → passar → secar”.
Observação: reforçar a independência elogiando tentativas (“Você conseguiu passar o paninho!”).
- Orientar cada etapa em voz curta: “molhar → passar → secar”.
Atividade 3 — Caixa de texturas e comparação (8–10 min)
- Oferecer 3 pequenos objetos (bexiga cheia de água pequena, pedaço de tecido macio, bola de espuma).
- Convidar as crianças a tocar e dizer (ou demonstrar) se é “liso / macio / pesado” — o adulto nomear o atributo.
- Propor organizar os objetos em “parecidos / diferentes” com ajuda do adulto.
Alternativa: se a verbalização não ocorrer, aceitar apontar ou segurar como resposta.
- Propor organizar os objetos em “parecidos / diferentes” com ajuda do adulto.
Avaliação
- Registrar se a criança tem noção básica de direção (em frente / atrás), se participa do percurso e se realiza etapas do cuidado com apoio.
- Anotar progressos em autonomia (ex.: iniciar a ação sem que o adulto faça por completo).
Observações
- Garantir segurança no espaço (sem objetos cortantes).
- Para crianças com dificuldades motoras, reduzir deslocamento e priorizar movimentos de membros superiores.
Quarta — Música, sons e movimento
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades da BNCC (código + descrição)
- EI02TS03 — Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (massa, argila), explorando cores, texturas e formas.
Objetivo
Explorar sons e ritmos, estimular atenção auditiva e coordenação motora fina por meio de brincadeiras musicais e materiais.
Metodologia
Atividades musicais curtas, criação de pequenos instrumentos caseiros, exploração sensorial com massinha, integração música + movimento.
Recursos didáticos
- Instrumentos simples (chocalho, pandeiro de brinquedo)
- Garrafas plásticas com arroz (instrumento caseiro)
- Massinha ou massa de modelar segura
- Cartões com imagens de rimas/cantigas
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — “Descobrindo sons” (8–12 min)
- Apresentar diversos sons (instrumento, sino, batida de palma) e pedir para as crianças ouvirem sem ver o executante.
- Convidar para apontar para o objeto que fez o som (ou aproximar-se do instrumento).
- Repetir e variar intensidade (alto/baixo) para fortalecer discriminação auditiva.
Dica: fazer pausas longas; reforçar com nome do som.
- Repetir e variar intensidade (alto/baixo) para fortalecer discriminação auditiva.
Atividade 2 — Construção de chocalho (10–12 min)
- Mostrar uma garrafinha já pronta; propor encher outra com arroz/feijão (o adulto faz a manipulação) —não permitir ingestão.
- Convidar as crianças a tampar com auxílio, colar etiqueta colorida e testar o som.
- Propor brincar com movimentos: “sacudir devagar / sacudir rápido”.
Segurança: garantir tampa bem presa; supervisionar constantemente.
- Propor brincar com movimentos: “sacudir devagar / sacudir rápido”.
Atividade 3 — Massinha sonora e movimento (10 min)
- Oferecer massinha para cada criança e pedir para apertar, rolar e bater levemente sobre uma superfície para ouvir diferença de som.
- Cantar uma cantiga curta e convidar para movimentos do corpo (balançar, bater palminhas) conforme o ritmo da cantiga.
- Encerrar pedindo para cada criança mostrar o movimento preferido.
Alternativa: se massinha não for possível, usar tecidos com diferentes texturas para bater levemente.
- Encerrar pedindo para cada criança mostrar o movimento preferido.
Avaliação
- Observar se a criança identifica fontes sonoras, participa das brincadeiras e responde ao ritmo.
- Notar coordenação motora fina inicial ao manipular chocalhos/massinha.
Observações
- Evitar sons muito altos; respeitar sensibilidade auditiva.
- Manter instrumentos adequados à faixa etária e bem presos (sem peças pequenas).
Quinta — Exploração sensorial: natureza e materiais
Campos de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades da BNCC (código + descrição)
- EI02ET02 — Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
- EI02ET05 — Classificar objetos considerando um atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas e formas.
Objetivo
Despertar atenção para fenômenos do entorno e incentivar comparações simples entre objetos por meio da manipulação.
Metodologia
Atividades ao ar livre curtas (se possível), exploração guiada de materiais, registro com fotos ou desenhos simples (orientado pelo adulto).
Recursos didáticos
- Bandejas com materiais naturais (folhas, pedrinhas, gravetos)
- Lupa grande de brinquedo
- Potes transparentes para classificação
- Cartões com imagens (grande/pequeno, pesado/leve)
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — Passeio sensorial curto (10–15 min)
- Levar as crianças a um pequeno passeio (pátio/areia) e pedir para “ouvir o vento” e “olhar as folhas”.
- Sugerir: “Apontar para algo que se move com vento” e coletar uma folha para a sala.
- Registrar (adulto) com foto rápida e comentar: “Olha como a folha é leve!”
Observação: manter crianças sempre à vista e seguras.
- Registrar (adulto) com foto rápida e comentar: “Olha como a folha é leve!”
Atividade 2 — Caixa de classificação (8–10 min)
- Apresentar potes com etiquetas “grande / pequeno” ou “liso / áspero”.
- Convidar a criança a colocar objetos em cada pote com ajuda do adulto.
- Nomear o atributo enquanto a criança classifica: “Você colocou o pedacinho grande — isso é grande”.
Alternativa: usar cores em vez de tamanho para crianças que têm mais facilidade com cores.
- Nomear o atributo enquanto a criança classifica: “Você colocou o pedacinho grande — isso é grande”.
Atividade 3 — Experiência simples: o que afunda/boia (curta, 8–10 min)
- Encher uma bacia rasa com água.
- Oferecer 4 objetos (madeira leve, pedra pequena, tampa plástica, folha).
- Convidar para colocar um por vez e observar: “Boia?” / “Afunda?” — o adulto atuar como narrador e propor classificar.
Segurança: evitar objetos cortantes; manter supervisão próxima.
- Convidar para colocar um por vez e observar: “Boia?” / “Afunda?” — o adulto atuar como narrador e propor classificar.
Avaliação
- Verificar participação na observação de fenômenos e se consegue agrupar objetos por um atributo com apoio.
- Anotar evidências de curiosidade (aponta, toca, observa).
Observações
- Em dias de chuva intensa, adaptar passeio para observação pela janela.
- Objetos devem ser higienizados e seguros.
Sexta — Leitura, contação e expressão artística
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos.
Habilidades da BNCC (código + descrição)
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir leitura de histórias e outros textos; distinguir escrita de ilustração e acompanhar, com orientação, a direção da leitura.
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear etc.
- EI02EF05 — Relatar experiências e fatos vividos, histórias ouvidas, ou acontecimentos assistidos.
Objetivo
Estimular interesse por histórias, incentivar participação no reconto e trabalhar habilidades manuais simples em atividade artística.
Metodologia
Contação com recursos visuais, atividades de colagem e pintura livre com mediação, reconto coletivo (com perguntas do adulto).
Recursos didáticos
- Livro de imagens com páginas grandes
- Figuras recortadas (personagens)
- Papel sulfite, giz de cera grosso, cola em bastão (segura)
- Aventais infantis
Desenvolvimento — 3 atividades
Atividade 1 — Contação sensorial (10–12 min)
- Sentar em roda e apresentar o livro de imagens, abrir devagar.
- Contar a história com entonação e gestos, mostrar ilustrações grandes e pedir que as crianças toquem a figura quando ouvir determinado som (“aponta o cachorro quando ouvir ‘au au’”).
- Fazer perguntas simples ao final: “Quem apareceu na história?” — aceitar gestos ou palavras.
Dica: virar páginas devagar; mostrar direção da leitura com o dedo para vincular imagem-escrita.
- Fazer perguntas simples ao final: “Quem apareceu na história?” — aceitar gestos ou palavras.
Atividade 2 — Ateliê de colagem (12–15 min)
- Entregar pequenas figuras e pedaços de papel colorido; orientar para colar livremente no papel.
- Demonstrar primeiro: rasgar um pedaço com as mãos e colar; incentivar a tentativa.
- Circular, oferecer ajuda com tesoura supervisionada apenas quando necessário.
Sugestão: propor tema (ex.: “colagem do personagem preferido”) para orientar a atividade.
- Circular, oferecer ajuda com tesoura supervisionada apenas quando necessário.
Atividade 3 — Reconto com movimento (8–10 min)
- Pedir para cada criança, uma a uma, mostrar com um gesto o que mais gostou da história (ex.: bater palminhas = ficou feliz).
- Acompanhar com música curta enquanto as crianças fazem o gesto.
- Finalizar com aplausos e agradecer a participação de cada uma.
Alternativa: para crianças tímidas, permitir que um adulto narre por elas o gesto.
- Finalizar com aplausos e agradecer a participação de cada uma.
Avaliação
- Observar se a criança acompanha a leitura, se tenta apontar ilustrações e se participa das etapas de colagem (segurar, rasgar, colar).
- Registrar reconto em termos de sinais de compreensão (apontar personagens, gestos).
Observações
- Material de arte deve ser não tóxico.
- Para crianças que não aceitam colagem, oferecer alternativa de exploração sensorial (amassar papel, brincar com texturas).
Ao concluir o Plano de aula semanal — Educação Infantil (Maternal), é possível perceber o quanto o planejamento influencia positivamente o aprendizado e a convivência das crianças. Cada atividade proposta, alinhada às habilidades da BNCC, contribui para o desenvolvimento integral de forma leve e prazerosa. O professor ganha segurança e clareza sobre os objetivos de cada dia, e os alunos vivenciam experiências significativas. Um plano de aula semanal bem elaborado também fortalece o vínculo entre educador e crianças, tornando o ambiente mais acolhedor e produtivo. Use este modelo como referência e adapte conforme sua realidade escolar para garantir uma rotina rica, divertida e cheia de descobertas.





























