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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano Semanal Número e Quantidade Educação Infantil (Maternal)

Plano de aula numero e quantidade educação infantil

Tema da semana: Número e quantidade

Trabalhar números e quantidades desde cedo é essencial para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Um bom plano de aula número e quantidade educação infantil ajuda o professor a organizar atividades lúdicas, dinâmicas e significativas, que despertam o interesse dos pequenos. 

Por meio de brincadeiras, músicas, histórias e materiais concretos, é possível estimular a contagem, a comparação e o reconhecimento de quantidades no dia a dia. Esse tipo de prática favorece tanto a aprendizagem matemática quanto a socialização e a linguagem oral, preparando o aluno para etapas futuras de forma natural e prazerosa.

1) Cronograma semanal (somente códigos nas habilidades)

Dia da semanaCampos de experiênciaHabilidades da BNCC
Segunda-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02ET01, EI02ET05, EI02EF01
Terça-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nósEI02ET06, EI02ET05, EI02EO03
Quarta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02ET04, EI02CG02, EI02EF03
Quinta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02ET07, EI02TS02, EI02EF09
Sexta-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nósEI02ET08, EI02EF04, EI02EO04


2) Planos diários detalhados

Segunda-feira — “Contar e colecionar objetos da sala”

Campos de experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Habilidades da BNCC (código + descrição completa):

      • EI02ET01 — Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). Nova Escola

      • EI02ET05 — Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando propriedades tais como tecidos, consistências, texturas e tamanhos. YouTube

      • EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. Professora Ângela

    Objetivo:
    Proporcionar experiências de exploração e comparação de objetos do cotidiano, desenvolvendo a contagem inicial, a linguagem para descrever e comparar e a participação em diálogos.

    Metodologia:
    Organizar situações de exploração livre mediada, roda de conversa curta e propostas de coleções e comparações com materiais reais da sala. Garantir tempos de manipulação, verbalização e registro oral com apoio visual.

    Recursos didáticos:

        • Cestos com tampinhas, blocos, potes e elementos naturais limpos (pedrinhas grandes, pinhas)

        • Tapetes ou toalhas para as “estações”

        • Cartões com imagens simples (1, 2, 3) para apoio visual

        • Sacolas de tecido ou potes transparentes

        • Panos para delimitar espaços

      Desenvolvimento (3 atividades, passo a passo):

          1. Explorar e nomear coleções
                • Propor uma roda breve apresentando cestos com diferentes objetos.

                • Convidar as crianças a explorar livremente por estações, observar e nomear o que encontrarem.

                • Estimular a descrever semelhanças/diferenças (“macio/duro”, “grande/pequeno”), modelar a fala (“Este bloco é grande; aquele é pequeno”).

                • Sugerir que cada criança escolher 1 tipo de objeto para começar uma “coleção” em um pote.

                • Alternativa se houver dificuldade: Oferecer escolhas fechadas (“pegar tampinhas grandes”), apontar dois objetos e perguntar qual é “maior/menor”.

            1. Comparar e classificar
                  • Organizar as coleções em tapetes.

                  • Propor agrupar por cor/tamanho/textura, perguntar: “onde colocar as tampinhas lisas?”

                  • Apresentar os cartões 1, 2 e 3 e relacionar rapidamente ao número de peças (“dois blocos no cartão 2”).

                  • Incentivar pares a trocar objetos e verificar se ainda manter a classificação.

                  • Alternativa: Diminuir critérios (apenas cor) ou usar argolas desenhadas no chão como contornos de “grupos”.

              1. Pequenas contagens significativas
                    • Selecionar 3–5 objetos por coleção e contar com as crianças, apontar cada item e pronunciar lentamente.

                    • Repetir contagens em duplas, apoiar quem pular números retomar do início.

                    • Relacionar a fala ao gesto (um toque por objeto).

                    • Encerrar com uma mini-mostra: cada criança apresentar sua coleção e dizer “Tenho dois/tenho muitos”.

                    • Alternativa acessível: Usar palitos/bolinhas de feltro grandes para facilitar a correspondência um a um.

              Avaliação:
              Observar se a criança explora e descreve propriedades, participa de classificações simples e realiza contagens curtas com apoio gestual. Registrar anotações breves sobre vocabulário usado, interesse e necessidade de apoio.


              Terça-feira — “Mais, menos ou igual?”

              Campos de experiência:
              Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.

              Habilidades da BNCC (código + descrição completa):

                  • EI02ET06 — Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o durante e o depois em histórias, narrativas e filmes. pre-escola.com.br

                  • EI02ET05 — Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando propriedades tais como tecidos, consistências, texturas e tamanhos.

                  • EI02EO03 — Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos. Nova Escola

                Objetivo:
                Construir noções de comparação de quantidades (mais/menos/igual) em situações cooperativas.

                Metodologia:
                Organizar desafios em duplas, com material idêntico em dois cestos, e intervenções que coloquem em jogo vocabulário comparativo.

                Recursos didáticos:

                    • Dois cestos por dupla com o mesmo tipo de objeto (ex.: tampinhas)

                    • Tapetes individuais para apoiar as coleções

                    • Cartões com pictogramas: “+”, “–”, “=”

                    • Fitas para marcar o “meio” do espaço compartilhado

                  Desenvolvimento (3 atividades):

                      1. Montar duas coleções e comparar
                            • Entregar a cada dupla dois cestos idênticos.

                            • Orientar a tirar objetos e colocar em seus tapetes, parar quando achar “suficiente”.

                            • Perguntar: “Quem tem mais? Quem tem menos? Ou é igual?” Apoiar com cartões “+ / – / =”.

                            • Convidar a trocar um objeto de um lado para outro e ver como mudar a comparação.

                            • Alternativa: Marcar fileiras e organizar em colunas para facilitar a percepção.

                        1. Jogo do garçom
                              • Propor que a dupla servir “lanches” (tampinhas = biscoitos) para bonecos (2 bonecos para um, 3 para outro).

                              • Pedir que cada boneco receber 1 “biscoito”, contar juntos e ajustar para ficar igual.

                              • Explorar “antes/durante/depois”: narrar “Antes de servir, o boneco estava com zero; depois, com um”.

                              • Alternativa: Usar pratos de papel com desenhos de bolinhas para visualizar a meta.

                          1. Fechar compartilhando
                                • Solicitar que cada dupla explicar o que fez para deixar igual.

                                • Valorizar atitudes de esperar, ceder e combinar regras simples.

                                • Reforçar vocabulário: mais, menos, igual, antes, depois.

                                • Alternativa: Para crianças que dificultar, reduzir o total de peças (até 3) e usar apenas “mais/menos”.

                          Avaliação:
                          Registrar se a criança reconhece visualmente “mais/menos/igual”, ajusta quantidades transferindo objetos e compartilha materiais com o colega.


                          Quarta-feira — “Brincar no espaço: perto, longe, dentro, fora”

                          Campos de experiência:
                          Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

                          Habilidades da BNCC (código + descrição completa):

                              • EI02ET04 — Relacionar, com base em pontos de referência, objetos de uso cotidiano, observando distâncias, dimensões, superfícies e volumes. Nova Escola

                              • EI02CG02 — Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. Movimento Pela Base

                              • EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Serviços e Informações do Brasil

                            Objetivo:
                            Ampliar noções espaciais e linguagem posicional integrando movimento, escuta de histórias e organização de objetos.

                            Metodologia:
                            Sequência ativa com história curta, circuito motor simples e organização de objetos conforme posições.

                            Recursos didáticos:

                                • Livro ilustrado curto com referências a posições (“dentro/fora”, “perto/longe”)

                                • Caixas grandes (túnel), bambolês, fitas no chão

                                • Cestos com bolas leves ou saquinhos de tecido

                                • Cartazes com setas e pictogramas de posição

                              Desenvolvimento (3 atividades):

                                  1. História que movimenta
                                        • Ler um livro curto, apontar ilustrações e destacar posições (“o gato está dentro da caixa”).

                                        • Convidar a turma a imitar com o corpo: entrar no bambolê (dentro) e sair (fora), aproximar (perto) e afastar (longe).

                                        • Repetir palavras-chave, enfatizar gestos e convidar crianças a mostrar.

                                    1. Circuito posicional
                                          • Montar percurso: passar por baixo da fita (embaixo), pular dentro do bambolê (dentro), andar atrás do cone (atrás).

                                          • Chamar de 2 em 2, demonstrar antes e acompanhar lado a lado.

                                          • Variar dificuldades conforme o grupo.

                                          • Alternativa acessível: Diminuir obstáculos, marcar setas grandes e oferecer apoio de mão.

                                      1. Organizar o espaço com quantidade
                                            • Distribuir 3 bolas a cada dupla.

                                            • Pedir para colocar “1 bola dentro do cesto, 2 fora, perto do cone”.

                                            • Trocar comandos e deixar uma criança dar a instrução ao colega (escuta/linguagem).

                                            • Reforçar contagem associada à posição.

                                            • Alternativa: Usar cartões com desenhos de posição para apoiar a compreensão.

                                      Avaliação:
                                      Observar se a criança segue instruções posicionais, transita no circuito com segurança e relaciona posição com contagem simples.


                                      Quinta-feira — “Contar com o corpo e registrar com as mãos”

                                      Campos de experiência:
                                      Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

                                      Habilidades da BNCC (código + descrição completa):

                                          • EI02ET07 — Contar oralmente objetos e pessoas, a partir de diferentes possibilidades (parlendas, rimas, jogos e brincadeiras). Canoas

                                          • EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. Nova Escola Produção

                                          • EI02EF09 — Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. ribeiraodopinhal.pr.gov.br

                                        Objetivo:
                                        Consolidar a contagem oral em situações lúdicas e realizar registros gráficos simples das quantidades percebidas.

                                        Metodologia:
                                        Roda rítmica com parlendas, manipulação de massa para modelar “quantidades” e registro livre com marcas.

                                        Recursos didáticos:

                                            • Parlendas rimadas de contagem (“Um, dois, feijão com arroz…”)

                                            • Massa de modelar, palitos, botões grandes

                                            • Cartões ou folhas de cartolina, giz de cera, canetões grossos

                                            • Pranchetas de papelão (opcional)

                                          Desenvolvimento (3 atividades):

                                              1. Parlendas que contam
                                                    • Cantar uma parlenda de contagem, marcar o ritmo batendo palmas.

                                                    • Chamar pequenos grupos para pegar objetos enquanto cantar (um objeto no “um”, dois no “dois”).

                                                    • Repetir trocando responsáveis, apoiar quem perder a sequência recomeçando juntos.

                                                    • Alternativa: Usar cartões com pontos (• • •) para apoiar a correspondência um a um.

                                                1. Modelar a quantidade
                                                      • Entregar massa e propor fazer “bolinhas” conforme um comando (“fazer três bolinhas”).

                                                      • Contar tocando cada bolinha, alinhar lado a lado e checar “faltou/sobrou?”.

                                                      • Introduzir palitos para marcar 1 traço por bolinha (pré-registro).

                                                      • Alternativa: Trocar massa por tampinhas grandes se houver dificuldade motora ou sensorial.

                                                  1. Registrar do seu jeito
                                                        • Oferecer folhas e convidar a registrar “dois” com marcas (traços, bolinhas, carimbos de dedo).

                                                        • Circular e nomear estratégias (“você fez três marcas, vamos contar”).

                                                        • Guardar as produções com nome, valorizar cada tentativa de notação.

                                                        • Alternativa: Sugerir carimbo de esponja para quem não conseguir controlar o giz.

                                                  Avaliação:
                                                  Acompanhar se a criança mantém correspondência um a um, alcança pequenas quantidades sob comando e realiza registros pessoais (traços, pontos, marcas).


                                                  Sexta-feira — “Meu gráfico de quantidades”

                                                  Campos de experiência:
                                                  Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.

                                                  Habilidades da BNCC (código + descrição completa):

                                                      • EI02ET08 — Registrar, por meio de traços, desenhos, números e/ou escrita espontânea, quantidades e/ou informações sobre contagens, medidas, medições e comparações. YouTube

                                                      • EI02EF04 — Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. Canoas

                                                      • EI02EO04 — Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. Nova Escola

                                                    Objetivo:
                                                    Construir um painel simples de quantidades da turma (gráfico de colunas com adesivos/figuras), promovendo perguntas, respostas e comunicação sobre dados.

                                                    Metodologia:
                                                    Coleta de preferências da turma, contagem coletiva e registro visual em painel, com mediação de perguntas.

                                                    Recursos didáticos:

                                                        • Cartolina grande com três colunas desenhadas (ex.: “fruta que mais gosto: banana, maçã, uva”)

                                                        • Adesivos ou figuras para colar (uma por criança)

                                                        • Etiquetas com nomes/fotos (se possível)

                                                        • Canetas grossas

                                                      Desenvolvimento (3 atividades):

                                                          1. Escolher e colar
                                                                • Explicar a proposta, mostrar as três opções e convidar cada criança a escolher 1 adesivo e colar na coluna correspondente.

                                                                • Apoiar as decisões, evitar pressa e respeitar mudanças de ideia antes de colar.

                                                                • Alternativa: Oferecer cartões com imagens maiores para crianças com baixa visão ou adaptar usando fotos reais.

                                                            1. Contar e comparar
                                                                  • Contar cada coluna apontando adesivo por adesivo; registrar o total com marcas grandes ao lado (•••).

                                                                  • Perguntar: “Qual tem mais? Qual tem menos? Alguma ficou igual?”

                                                                  • Retomar linguagem usada na semana e relacionar ao painel.

                                                              1. Falar sobre o que o gráfico mostra
                                                                    • Propor perguntas simples para a turma responder: “Quantos gostam de maçã?” “Qual ganhou?”

                                                                    • Incentivar crianças a explicar suas escolhas, ouvir o colega e comentar com frases curtas.

                                                                    • Finalizar com um registro coletivo: desenhar ao pé de cada coluna o número de marcas correspondente.

                                                                    • Alternativa: Se o grupo cansar, dividir a atividade em dois momentos (colar de manhã, contar à tarde).

                                                              Avaliação:
                                                              Observar se a criança participa da coleta, compreende visualmente o “mais/menos/igual”, contribui para o registro com marcas e responde a perguntas simples sobre o painel.


                                                              Observações de acessibilidade e inclusão (para todos os dias)

                                                                  • Adaptar quantidade de itens (até 3) para quem precisar de menor complexidade.

                                                                  • Oferecer materiais de diferentes texturas/tamanhos e substituir peças pequenas por grandes em caso de risco.

                                                                  • Utilizar apoio visual (cartões/pictogramas) e reduzir ruído quando necessário.

                                                                  • Garantir tempo extra e parear com colega tutor quando ajudar a participação.

                                                                  • Ao elaborar um plano de aula número e quantidade educação infantil, o professor garante uma rotina estruturada e rica em experiências que conectam teoria e prática. As propostas de contagem, agrupamento e comparação devem ser adaptadas à faixa etária, respeitando o ritmo de cada criança e valorizando suas conquistas. Trabalhar com números nesse nível não significa antecipar conteúdos formais, mas sim proporcionar vivências que despertem curiosidade e senso de lógica. Dessa forma, o ensino se torna mais inclusivo, divertido e eficiente, transformando cada atividade em oportunidade de descoberta.

                                                                Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

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