
Celebrar a infância é reconhecer a importância do brincar como parte essencial do desenvolvimento infantil. Este Plano de Aula Semana da Criança Educação Infantil Pré-Escola foi elaborado para tornar essa data ainda mais significativa dentro da sala de aula, com atividades lúdicas, artísticas e interativas que valorizam a imaginação, a socialização e o aprendizado por meio da diversão.
Durante a Semana da Criança, o professor tem a oportunidade de proporcionar momentos de alegria e descoberta, unindo música, arte, movimento, contação de histórias e brincadeiras que estimulam a criatividade e o convívio entre os alunos. O plano traz propostas que respeitam o ritmo de cada criança e contemplam os campos de experiência da BNCC, promovendo o desenvolvimento integral em um ambiente acolhedor e participativo.
Com linguagem clara e atividades acessíveis, este plano foi pensado para facilitar o trabalho do educador, oferecendo uma sequência pedagógica completa para cinco dias de muita ludicidade, expressão e aprendizagem significativa.
SUMÁRIO
TogglePLANO SEMANA DA CRIANÇA – EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
Tema da semana: Semana da Criança
CRONOGRAMA SEMANAL – EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-ESCOLA)
Dia da Semana | Campos de Experiência | Habilidade (Código) |
---|---|---|
Segunda-feira | O eu, o outro e o nós | EI03EO03 |
Corpo, gestos e movimentos | EI03CG02 | |
Terça-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03ET06 |
Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EF04 | |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
Corpo, gestos e movimentos | EI03CG05 | |
Quinta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EF05 |
O eu, o outro e o nós | EI03EO04 | |
Sexta-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI03CG03 |
Traços, sons, cores e formas | EI03TS01 |
Tema da semana: Semana da Criança
Período: _____ a _____ de Outubro
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
Data: //_____
Tema do dia: Brincar é aprender
Campos de Experiência:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Objetivo:
Estimular o convívio social e a cooperação entre as crianças por meio de brincadeiras que valorizem a amizade, o respeito e o trabalho em grupo, reforçando a importância do brincar como meio de aprendizado.
Metodologia:
O professor organizará a sala de forma acolhedora e colorida, preparando um ambiente propício para a celebração da infância. As atividades privilegiarão o movimento, a socialização e o respeito mútuo. O professor conduzirá as etapas em tom narrativo e acolhedor, convidando as crianças a refletirem sobre a alegria de brincar.
Recursos Didáticos:
Bola grande
Músicas infantis
Cartolina colorida
Lápis de cor
Tesoura e cola
Desenvolvimento (passo a passo narrativo):
Iniciar com uma acolhida calorosa, recebendo as crianças com música suave e gestos de boas-vindas. O professor cumprimenta uma a uma e propõe a chamadinha cantada. Em seguida, forma-se a roda de conversa. O professor diz: “Hoje iniciamos a Semana da Criança! Durante esta semana, vamos celebrar o que há de mais bonito na infância: o brincar. O que vocês mais gostam de brincar?”. Ouvir as respostas e valorizar cada fala, estimulando a expressão oral e a escuta atenta.
Atividade 1 – Lúdica:
Propor a brincadeira “Passa a bola e fala”. As crianças ficam em roda e passam a bola enquanto uma música toca. Quando a música parar, quem estiver com a bola diz o nome e conta qual é sua brincadeira preferida. O professor incentiva: “Vamos escutar o amigo com atenção e esperar a nossa vez de falar”. Essa atividade trabalha a oralidade e o respeito ao turno de fala.
Atividade 2 – Lúdica:
Organizar o jogo “Estátua da Amizade”. As crianças dançam ao som de uma música animada e, quando o som parar, devem abraçar um colega próximo e permanecer imóveis. O professor comenta: “Perceberam como é bom ter um amigo por perto? A amizade nos faz sorrir!”.
Atividade 3 – Impressa:
Entregar uma folha com desenhos de crianças brincando juntas. Solicitar que as crianças circulem apenas as atitudes que mostram cooperação e respeito, explicando oralmente o porquê. O professor acompanha e incentiva a observação: “Veja como essas crianças ajudam umas às outras. Assim também fazemos na nossa turma”.
Atividade 4 – Impressa:
Oferecer revistas e pedir que recortem imagens de brinquedos ou brincadeiras que gostem. As figuras serão coladas em uma cartolina formando um painel coletivo intitulado “Brincar é aprender”. O professor finaliza dizendo: “Cada imagem representa um pedacinho da alegria que sentimos quando brincamos”.
Avaliação:
Observar se as crianças participam das atividades com envolvimento e respeito, demonstrando atitudes de cooperação, escuta e interação positiva com os colegas. Registrar observações sobre a linguagem oral e o comportamento social.
DIA DA SEMANA: Terça-feira
Data: //_____
Tema do dia: Brinquedos de ontem e de hoje
Campos de Experiência:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história.
Objetivo:
Favorecer o reconhecimento das mudanças nas formas de brincar ao longo do tempo, valorizando os brinquedos tradicionais e estimulando a comparação entre passado e presente.
Metodologia:
As atividades envolverão diálogo, observação de imagens e experimentação de brincadeiras antigas. O professor atuará como mediador, conectando as experiências familiares às novas descobertas.
Recursos Didáticos:
Imagens de brinquedos antigos e atuais
Brinquedos simples de madeira, lata ou tecido
Papel A4
Lápis de cor e cola
Desenvolvimento:
Iniciar com acolhida e canção suave. Realizar a chamadinha e convidar as crianças para a roda de conversa. O professor mostra imagens de brinquedos antigos e modernos e pergunta: “Vocês sabiam que os brinquedos mudaram com o tempo? Antigamente não havia tantos de plástico. Vamos conhecer alguns?”.
Atividade 1 – Lúdica:
Apresentar a brincadeira de peteca ou pião, demonstrando seu uso. O professor ensina: “A peteca precisa ser batida com leveza. Vamos tentar juntos?”. As crianças exploram o movimento e a coordenação, revezando entre si.
Atividade 2 – Lúdica:
Brincar de amarelinha desenhada no chão com fita adesiva. O professor orienta os saltos e diz: “Antigamente as crianças desenhavam a amarelinha no chão com giz e passavam horas se divertindo”.
Atividade 3 – Impressa:
Distribuir folha com figuras de brinquedos antigos e modernos. Solicitar que pintem os brinquedos que acreditam ser mais antigos e circulem os mais novos, comentando as diferenças.
Atividade 4 – Impressa:
Folha com atividades de ligar brinquedos do passado a seus equivalentes atuais (exemplo: cavalo de pau → bicicleta).
Avaliação:
Analisar se as crianças identificam diferenças entre brinquedos antigos e atuais e se demonstram interesse e curiosidade ao explorar objetos e imagens do passado.
DIA DA SEMANA: Quarta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Dia da Arte e da Criatividade
Campos de Experiência:
Traços, sons, cores e formas
Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Objetivo:
Incentivar a expressão artística e o desenvolvimento da coordenação motora por meio de diferentes técnicas de arte, promovendo a liberdade criativa.
Metodologia:
O professor criará um espaço artístico na sala, com mesas organizadas por tipos de material. As crianças serão convidadas a explorar livremente, criando e experimentando sem preocupação com o resultado final.
Recursos Didáticos:
Tinta guache
Papel kraft
Pincéis, esponjas e rolinhos
Cola e papel colorido
Massinha de modelar
Desenvolvimento:
Após a acolhida, o professor explica: “Hoje é o dia de soltar a imaginação e usar as cores como quiserem”. Ele apresenta os materiais e orienta o uso adequado.
Atividade 1 – Lúdica:
Pintura coletiva em grande cartaz de papel kraft. Cada criança pinta uma parte livremente, e o professor valoriza o trabalho coletivo, dizendo: “Percebam como nosso painel está ficando colorido e cheio de alegria!”.
Atividade 2 – Lúdica:
Modelagem com massinha, permitindo criar brinquedos, objetos ou personagens. O professor circula entre as mesas, incentivando a imaginação e comentando: “O que você está criando? Conte para nós!”.
Atividade 3 – Impressa:
Desenho livre sobre o tema “O que me faz feliz sendo criança”. As crianças desenham e depois compartilham com os colegas.
Atividade 4 – Impressa:
Montagem com colagem de papéis coloridos para criar uma obra com o nome: “Minha arte é alegria”.
Avaliação:
Observar a autonomia na manipulação dos materiais, a coordenação motora e a liberdade criativa. Registrar o envolvimento e a expressão artística individual.
DIA DA SEMANA: Quinta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Contos e imaginação
Campos de Experiência:
Escuta, fala, pensamento e imaginação
O eu, o outro e o nós
Habilidades da BNCC:
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Objetivo:
Estimular a imaginação, a linguagem oral e a criatividade por meio da contação e reconto de histórias.
Metodologia:
O professor contará uma história infantil de forma expressiva e teatral, utilizando fantoches e adereços simples. As crianças participarão ativamente, recontando partes da narrativa e criando desenhos inspirados no enredo.
Recursos Didáticos:
Livro infantil ilustrado
Fantoches e cenário simples
Papel A4
Lápis de cor e giz de cera
Desenvolvimento:
O professor inicia o dia com acolhida e roda de conversa sobre histórias preferidas. Em seguida, apresenta o livro e diz: “Hoje vamos ouvir uma linda história e depois contaremos novamente com as nossas palavras”.
Atividade 1 – Lúdica:
Contação teatral com fantoches. As crianças observam, participam e interagem com o narrador, completando falas e gestos.
Atividade 2 – Lúdica:
Roda de reconto: cada criança fala uma parte da história, e o professor escreve em um cartaz o reconto coletivo, valorizando a expressão oral.
Atividade 3 – Impressa:
Desenho da parte favorita da história contada. O professor pede: “Desenhe o que mais gostou na história e conte o motivo para o colega ao lado”.
Atividade 4 – Impressa:
Sequência de figuras da história para colagem em ordem correta (início, meio e fim).
Avaliação:
Observar o envolvimento e a compreensão das crianças ao recontar trechos, registrando avanços na linguagem oral e na construção narrativa.
DIA DA SEMANA: Sexta-feira
Data: //_____
Tema do dia: Dia de Festa das Crianças
Campos de Experiência:
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras, encenações, criações musicais e festas.
Objetivo:
Celebrar a Semana da Criança com atividades musicais, corporais e artísticas, reforçando a alegria e o convívio social.
Metodologia:
O professor organizará um ambiente festivo, com música, dança e brincadeiras, promovendo a integração e o prazer de estar junto.
Recursos Didáticos:
Aparelho de som
Balões coloridos
Fitas e cartazes
Instrumentos musicais de sucata
Desenvolvimento:
Recepção animada com músicas infantis. O professor comenta: “Hoje é o nosso dia de festa! Vamos brincar e cantar para comemorar a infância”.
Atividade 1 – Lúdica:
Brincadeira “Dança das cadeiras coloridas”. As crianças dançam ao som da música e sentam rapidamente quando ela para. O professor reforça o espírito esportivo, dizendo: “Quem não sentou continua na torcida, porque o importante é se divertir”.
Atividade 2 – Lúdica:
Bandinha rítmica com instrumentos feitos de sucata. Cada criança escolhe um instrumento e acompanha o ritmo das músicas, descobrindo sons e batidas.
Atividade 3 – Impressa:
Folha com balões desenhados para colorir e decorar o painel “Feliz Dia das Crianças”.
Atividade 4 – Impressa:
Desenhar sua brincadeira preferida da semana, escrevendo (com ajuda do professor) uma pequena legenda com o nome da atividade.
Avaliação:
Registrar o entusiasmo e a participação nas brincadeiras e músicas. Observar se as crianças expressam alegria, movimento e socialização durante a festa, demonstrando autonomia e envolvimento.
Conclusão – Plano de Aula Semana da Criança Educação Infantil Pré-Escola
Encerrar a Semana da Criança com atividades significativas é uma forma de valorizar o brincar e fortalecer o vínculo entre professor e alunos.
Este Plano de Aula Semana da Criança Educação Infantil Pré-Escola foi elaborado para proporcionar uma experiência completa de aprendizagem, alegria e socialização, garantindo que cada momento em sala de aula seja repleto de descobertas e encantamento.
Com propostas criativas, alinhadas à BNCC e pensadas especialmente para crianças da Pré-escola, o plano estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor de forma leve e prazerosa.
Ao aplicar este material, o professor transforma a sala em um espaço de vivência, imaginação e cooperação, celebrando o que há de mais genuíno na infância: a alegria de aprender brincando.
Mais do que uma semana comemorativa, este Plano de Aula Semana da Criança Educação Infantil Pré-Escola é uma oportunidade de reforçar o valor da infância, resgatar o prazer pelo brincar e deixar memórias afetivas que contribuem para a formação integral das crianças.