
Tema geral da semana: Trabalhando receitas na Educação Infantil
CRONOGRAMA SEMANAL
(mantido exatamente como você enviou)
| Dia da semana | Campos de Experiência | Habilidades (códigos) |
|---|---|---|
| Segunda-feira | Traços, Sons, Cores e Formas / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | EI02TS02, EI02EF01 |
| Terça-feira | Corpo, Gestos e Movimentos / Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | EI02CG03, EI02ET01 |
| Quarta-feira | O Eu, o Outro e o Nós / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | EI02EO03, EI02EF03 |
| Quinta-feira | Traços, Sons, Cores e Formas / Corpo, Gestos e Movimentos | EI02TS01, EI02CG05 |
| Sexta-feira | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações / O Eu, o Outro e o Nós | EI02ET07, EI02EO04 |
SUMÁRIO
ToggleSEGUNDA-FEIRA
Tema do dia: Misturando cores e sabores: conhecendo ingredientes
Campos de Experiência
Traços, Sons, Cores e Formas
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades da BNCC (com código + descrição completa)
EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
EI02EF01 – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Objetivo
Oferecer experiências sensoriais com ingredientes usados em receitas, permitindo exploração de texturas, cheiros e cores, ampliando vocabulário e estimulando comunicação oral, curiosidade, autonomia e criação artística.
Metodologia
A aula será conduzida por meio de exploração sensorial guiada e narrada pelo professor. O ambiente será organizado com recipientes transparentes, toalhas e utensílios adequados para garantir segurança e liberdade de manipulação. O professor incentivará que as crianças observem, toquem, cheirem e misturem ingredientes, verbalizando suas descobertas. A metodologia privilegia a oralidade, a comparação entre materiais e a criação artística como forma de registro significativo. A condução será acolhedora, respeitando ritmos individuais e valorizando cada manifestação, seja verbal ou gestual, como expressão válida de aprendizagem.
Recursos Didáticos
Farinha
Açúcar
Cacau
Toalhas de mesa
Recipientes transparentes
Colheres
Papel cartão
Cola
Bacias pequenas
DESENVOLVIMENTO (PASSO A PASSO)
Rotina inicial
O professor acolhe cada criança dizendo:
“Bom dia! Hoje vamos brincar com ingredientes de verdade!”
Realiza a chamadinha com nomeações e respostas espontâneas.
Na roda de conversa, pergunta:
“O que será que usamos para fazer bolo?”
Mostra os ingredientes em potes transparentes e instiga a curiosidade.
Introdução ao conteúdo
O professor apresenta farinha, açúcar e cacau:
“Olhem como cada um tem uma cor, um cheiro e uma textura diferente… querem descobrir junto comigo?”
ATIVIDADE 1 – Exploração sensorial (lúdica)
O professor estimula o toque devagar:
“Passe o dedo bem devagar… o que você sente? Está fofinho? Está áspero?”
Narra as descobertas, incentiva cheiros e percepções, acolhe quem preferir colher:
“Pode começar com a colher. Quando quiser, pode tocar com a mão.”
ATIVIDADE 2 – Mistura das texturas (lúdica)
As crianças recebem potes e colheres para misturar pequenas quantidades.
O professor comenta:
“Olha só, quando mistura açúcar com cacau, a cor muda! O que está acontecendo aí no seu potinho?”
Apoia se derramarem:
“Tudo bem, vamos colocar um pouquinho menos agora e tentar novamente.”
ATIVIDADE 3 – Arte com ingredientes (impressa)
O professor entrega folha e cola:
“Vamos fazer arte usando os ingredientes! Espalhe a cola devagar e jogue um pouquinho de farinha por cima.”
Guia a coordenação fina:
“Pouquinha cola para grudar bem, tudo bem?”
ATIVIDADE 4 – Registro da mistura (impressa)
Folha com contorno de potinho para colagem da mistura feita.
O professor diz:
“Aqui você vai guardar sua mistura dentro do potinho. Qual cor ficou a sua?”
Avaliação
Observação contínua sobre exploração sensorial, participação, comunicação, uso das mãos, curiosidade e registro artístico. Registrar falas espontâneas, reações e comparação entre ingredientes.
TERÇA-FEIRA
Tema do dia: Movimento de misturar: o corpo também cozinha
Campos de Experiência
Corpo, Gestos e Movimentos
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Habilidades da BNCC
EI02CG03 – Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
EI02ET01 – Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Objetivo
Estimular coordenação ampla, deslocamentos e movimentos corporais inspirados em ações culinárias, enquanto comparam propriedades de materiais como arroz, feijão e areia.
Metodologia
A aula será conduzida por meio de brincadeiras motoras que imitam gestos de cozinha: mexer, bater, misturar, transportar. O professor narrará cada movimento, incentivando que as crianças percebam seu corpo imitando utensílios e ações culinárias. Após os movimentos corporais, serão explorados materiais reais para comparar características, permitindo que as crianças façam observações sensoriais e visuais. O professor ouvirá as crianças, estimulará falas simples e reforçará vocabulário de tamanho, peso e textura.
Recursos
Bacias
Colheres grandes
Feijões
Areia fina
Arroz
Cartazes
Folhas impressas
DESENVOLVIMENTO
Rotina inicial
O professor acolhe as crianças e pergunta:
“Como será que o nosso corpo pode cozinhar hoje?”
Faz a chamadinha e segue para a roda.
ATIVIDADE 1 – Corrida do cozinheiro (lúdica)
As crianças imitam movimentos grandes (mexer, bater, transportar).
O professor narra:
“Agora vocês são cozinheiros! Corram até a bacia, mexam como se estivessem preparando uma massa, voltem devagar como se estivessem carregando um pote cheio…”
ATIVIDADE 2 – Mistura gigante (lúdica)
O professor organiza uma “bacia gigante imaginária” no chão.
Diz:
“Agora vamos misturar com o corpo inteiro! Pulem como se fossem colher grande, girem como se estivessem mexendo rápido…”
ATIVIDADE 3 – Comparação de ingredientes (impressa)
Apresenta arroz, feijão e areia.
“Qual é maior? Qual faz mais barulho? Qual escorrega mais?”
As crianças circulam desenhos conforme orientação.
ATIVIDADE 4 – Contornando utensílios (impressa)
Folhas com contornos de colheres, tigelas e peneiras.
O professor pede:
“Vamos contornar devagar, como se estivéssemos passando o dedo ao redor do utensílio real.”
Avaliação
Registrar atenção às orientações, coordenação global, comparações feitas e interesse pelos materiais.
QUARTA-FEIRA
Tema: Dividindo ingredientes: cozinhando juntos
Campos
O Eu, o Outro e o Nós
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades
EI02EO03 – Compartilhar objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
EI02EF03 – Demonstrar interesse e atenção ao ouvir histórias, diferenciando escrita de ilustrações.
Objetivo
Promover cooperação, compartilhamento e escuta atenta ao realizar uma receita coletiva simbólica.
Metodologia
A aula será centrada em experiências sociais em que as crianças precisam dividir ingredientes, pedir, ofertar, negociar e cooperar. O professor criará uma atmosfera de cozinha coletiva, onde todos participam e colaboram. A leitura de uma história temática ajudará a ampliar a compreensão de sequência e colaboração.
Recursos
Ingredientes simples (farinha, água colorida)
Bacias
Colheres
Folhas impressas sequenciais
Imagens de ingredientes
DESENVOLVIMENTO
Rotina inicial
O professor acolhe, faz chamadinha e inicia a roda com a pergunta:
“Como cozinhamos quando estamos juntos?”
Introdução
Contação de história sobre uma receita coletiva.
ATIVIDADE 1 – Receita coletiva de massinha comestível (lúdica)
O professor narra cada etapa:
“Agora vamos colocar farinha… quem pode me ajudar?”
As crianças se revezam, dividindo colheradas.
ATIVIDADE 2 – Jogo “Me empresta um pouquinho?” (lúdica)
Copinhos com ingredientes devem ser compartilhados.
O professor modela frases:
“Posso pegar um pouquinho? Obrigado por dividir comigo!”
ATIVIDADE 3 – Sequência de imagens de receita (impressa)
As crianças ordenam imagens (misturar, assar, servir).
O professor orienta:
“Qual imagem vem primeiro?”
ATIVIDADE 4 – Completar ingredientes faltantes (impressa)
Folha com utensílios incompletos.
“Qual ingrediente falta nesta tigela? Vamos colar!”
Avaliação
Observar cooperação, turnos de fala, respeito ao grupo, escuta durante história e sequência das imagens.
QUINTA-FEIRA
Tema: Sons da cozinha: batendo, mexendo, misturando
Campos
Traços, Sons, Cores e Formas
Corpo, Gestos e Movimentos
Habilidades
EI02TS01 – Criar sons com materiais e objetos musicais para acompanhar ritmos.
EI02CG05 – Desenvolver habilidades manuais: desenhar, pintar, rasgar, folhear.
Objetivo
Explorar sons produzidos por utensílios de cozinha e desenvolver movimentos finos inspirados em ações culinárias.
Metodologia
A aula será composta por exploração sonora de objetos reais da cozinha, transformando-os em instrumentos musicais. O professor incentivará a escuta ativa e a coordenação fina, usando atividades impressas que envolvem traçados relacionados aos movimentos de mexer e bater.
Recursos
Potes
Colheres
Tampa de panela
Arroz dentro de potes pequenos
Folhas impressas
Giz de cera
DESENVOLVIMENTO
Rotina inicial
O professor acolhe e pergunta:
“Que sons vocês acham que existem na cozinha?”
ATIVIDADE 1 – Orquestra da cozinha (lúdica)
As crianças exploram sons diferentes.
O professor diz:
“Vamos ouvir… esse som é forte ou fraco? Rápido ou lento?”
ATIVIDADE 2 – Percussão com potes e colheres (lúdica)
O professor propõe ritmos:
“Batam devagar… agora rápido… agora misturem batendo e mexendo ao mesmo tempo!”
ATIVIDADE 3 – Pintando o som (impressa)
As crianças pintam utensílios conforme indicação sonora.
“Esse faz som forte, vamos pintar mais escuro?”
ATIVIDADE 4 – Traçado guiado circular (impressa)
Folhas com traçados de movimentos circulares de mexer.
O professor orienta:
“Faça o movimento igual ao da colher misturando…”
Avaliação
Observar discriminação sonora, coordenação fina, escuta e participação nos ritmos propostos.
SEXTA-FEIRA
Tema: Contando ingredientes: matemática na cozinha
Campos
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
O Eu, o Outro e o Nós
Habilidades
EI02ET07 – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc.
EI02EO04 – Comunicar-se buscando compreender e ser compreendido.
Objetivo
Desenvolver contagem oral, comunicação e noção de quantidade usando ingredientes como base para brincadeiras matemáticas.
Metodologia
A aula será conduzida com situações concretas envolvendo contagem real de ingredientes, simulação de compra em mercadinho e registro em atividades impressas. O professor incentivará que as crianças verbalizem suas escolhas e expliquem o que estão contando, fortalecendo a comunicação.
Recursos
Copinhos
Feijões
Arroz
Utensílios
Folhas impressas
Cartões numerados
DESENVOLVIMENTO
Rotina inicial
Após acolhida e chamadinha, o professor pergunta:
“Quantos ingredientes precisamos para fazer uma receita?”
ATIVIDADE 1 – Mercadinho da receita (lúdica)
As crianças “compram” ingredientes.
O professor diz:
“Quantos feijões você pegou? Pode contar em voz alta.”
ATIVIDADE 2 – Quantos ingredientes eu peguei? (lúdica)
As crianças escondem ingredientes atrás das costas e revelam para contar.
O professor incentiva:
“Vamos contar juntos… um, dois, três…”
ATIVIDADE 3 – Contagem de utensílios (impressa)
Folha com desenhos de colheres, panelas e potes.
A criança circula a quantidade indicada.
ATIVIDADE 4 – Completar receita pela quantidade (impressa)
A criança cola ingredientes seguindo o número indicado.
O professor ajuda com verbalização:
“Você precisa de três colheres. Quantas já colocou?”
Avaliação
Observar contagem oral, comunicação clara, compreensão de quantidade, participação nas brincadeiras e registro nas atividades impressas.




























