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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula sobre higiene educação infantil Pré-escola

Plano de aula educação infantil pré escola sobre higiene

Ensinar sobre higiene na educação infantil é uma oportunidade maravilhosa de unir aprendizado, cuidado e diversão. 

Neste Plano de aula sobre higiene educação infantil Pré-escola, o professor encontra atividades práticas e criativas que ajudam as crianças a desenvolver hábitos de autocuidado de forma lúdica e significativa. 

Através de músicas, histórias e brincadeiras, os pequenos aprendem a importância de lavar as mãos, escovar os dentes e cuidar do corpo, construindo desde cedo uma relação positiva com a saúde e o bem-estar. 

Este plano foi pensado para atender às habilidades da BNCC, promovendo autonomia, consciência corporal e atitudes de respeito coletivo.

 Ideal para turmas do Maternal e Pré-escola, ele estimula a curiosidade, a observação e a rotina diária com amor e responsabilidade. Um conteúdo completo e fácil de aplicar, que transforma momentos simples em grandes aprendizagens.

1) Cronograma semanal (segunda a sexta)

Dia da semanaCampos de experiênciaHabilidades (códigos apenas)
SegundaO Eu, o Outro e o Nós / Corpo, Gestos e MovimentosEI02EO01, EI02CG04
TerçaCorpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e FormasEI02CG04, EI02TS02
QuartaEscuta, Fala, Pensamento e Imaginação / O Eu, o Outro e o NósEI02EF01, EI02EO03
QuintaEspaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações / Corpo, Gestos e MovimentosEI02ET04, EI02CG04
SextaTraços, Sons, Cores e Formas / Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoEI02TS02, EI02EF06

2) Planos diários detalhados

Segunda — Tema: “Minhas mãos cuidadosas”

Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós / Corpo, Gestos e Movimentos

Habilidades (código + descrição):

      • (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

      • (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

    Objetivo:
    Promover a progressiva autonomia das crianças nas pequenas rotinas de higiene das mãos, incentivando atitudes de cuidado próprio e do outro, e observar comportamentos sociais de troca e ajuda entre pares.

    Metodologia (orientações para o professor — leitura obrigatória antes da classe):
    Organizar a sala em pequenos cantinhos, preparar materiais visíveis e exigir que os adultos responsáveis pela turma estejam alinhados com a sequência. Iniciar com acolhida calma, cantar uma cantiga de chegada curta (20–30s) e fazer chamada por nome com apoio de fotos. Durante as atividades, incentivar a fala das crianças com perguntas curtas e dar modelos de frases: “Eu lavo minhas mãos assim: esfrego palma com palma”. Reforçar positiva e imediatamente cada tentativa de autonomia, nomeando a ação (“Você colocou sabão — que cuidado!”). Oferecer demonstrações visuais e físicas, em ritmo lento, e manter tempo para repetição. Estar atento às variações motoras: oferecer ajuda física suave quando necessário, e propor adaptações (p. ex. altura do lavatório, step ou suporte).

    Recursos didáticos:

        • Pia com água corrente ou bacias com água limpa

        • Sabão (em bomba/dispenser)

        • Toalhas de papel ou toalhas individuais de pano

        • Espelho infantil ou cartaz ilustrado da sequência de higienização das mãos

        • Figuras/mini-bonecos para dramatização

        • Caixa com cartões com imagens (sujas/limpas)

      Desenvolvimento (roteiro narrado — rotina inicial, introdução, atividades 1 a 4):

      Rotina inicial (acolhida, chamadinha, roda): Ao receber as crianças na porta, acolher cada uma com sorriso e nome: “Bom dia, [nome]! Que bom que você veio!” Convidar para a roda dizendo: “Vamos sentar na nossa roda para conversar?” Fazer chamada de presença com apoio de fotos/etiquetas e levar ao centro da roda.

      Introdução ao conteúdo (narrado pelo professor): Sentar no tapete com as crianças, apresentar o espelho/cartaz e dizer: “Hoje vamos falar sobre as nossas mãos e como cuidar delas. As mãos nos ajudam a brincar, comer e fazer carinho. Quando as mãos ficam sujas, os germes podem entrar no nosso corpo. Eu vou mostrar e vocês vão praticar comigo.” Mostrar passo a passo no espelho: molhar → sabão → esfregar palma, dorso, entre os dedos → enxaguar → secar.

      Atividade 1 — Lúdica (roda dramatização das mãos)
      Narrativa do professor para conduzir (mín. 6 linhas): Sentar as crianças em círculo e apresentar dois bonecos: um boneco “Sujo” e um boneco “Limpinho”. Dizer: “Vou brincar com o boneco Sujo para mostrar o que acontece quando as mãos não são limpas.” Fazer gestos exagerados com o boneco e incentivar que as crianças imitem: “Agora eu vou molhar, colocar sabão e esfregar bem!” Convidar um a um para vir ao centro e imitar a sequência com o boneco — nomear cada ação e oferecer elogios específicos: “Você esfregou entre os dedos — muito bem!” Se a criança tiver dificuldade motora, propor que ela segure o boneco enquanto o professor executa os movimentos e pedir que diga as etapas (falar é ação). Encerrar com a canção curta: “Lavo as mãos assim, assim, assim…” e com palmas. Esta dramatização estimula a imitação e a compreensão da sequência.

      Atividade 2 — Lúdica (jogo das imagens: sujo x limpo)
      Narrativa do professor: Colocar cartões com imagens de situações (comida, brincar na terra, tapinha, tossir) e pedir que as crianças escolham se a mão precisa ser lavada: “Quando você toca a terra, precisamos lavar as mãos. O que você faz?” Distribuir cartões e pedir que cada criança coloque o cartão no cesto escrito “lavar” ou “não precisa”. Orientar a fala: “Eu vou colocar no cesto ‘lavar’ porque a terra dá sujeira.” Se uma criança se enganar, conduzir com pergunta guia: “O que o boneco fez antes? Brincou na terra?” e propor refazer. Oferecer alternativa sensorial se a criança não conseguir manipular os cartões: apontar e escolher junto com o professor.

      Atividade 3 — Impressa (folha com sequência para colorir e recortar)
      Narrativa do professor: Entregar uma folha com quatro quadrinhos ilustrando: molhar → ensaboar → enxaguar → secar. Orientar cada etapa: “Agora vou entregar a sua folha. Pinte o quadro que você mais gostou.” Explicar passo a passo a tarefa: propor colorir, recortar com tesourinha sem ponta (se a turma estiver pronta), e colar na ordem correta num cartaz coletivo. Falar modelos de frase: “Eu vou pintar a espuma”, “Eu vou colar o quadrinho do enxágue no cartaz.” Dar apoio individual aos que não souberem usar a tesourinha, deixando alternativa: pedir que desenhem bolinhas no quadro em vez de recortar.

      Atividade 4 — Impressa (registro-imagem para família)
      Narrativa do professor: Preparar um cartão/folha para levar para casa com a foto ou desenho da criança segurando um certificado mini: “Eu me cuido — lavo as mãos.” Durante a atividade, pedir que cada criança assine com uma marca (ou o professor escreve o nome) e oriente a fala: “Você quer levar para casa e mostrar para sua família?” Explicar que esse registro reforça o vínculo com a família e estimula continuidade da rotina em casa. Oferecer alternativa para crianças mais tímidas: permitir que a professora brinquede a assinatura e entregue o registro.

      Avaliação:
      Observar a tentativa de realizar a sequência de higienização, registrar se a criança precisa de ajuda física/gestual/verbais, anotar progresso no caderno de observações com data e nível de independência (total, parcial, dependente). Registrar também interações de cuidado com colegas (oferecer toalha, ajudar) para documentar EI02EO01. Revisar registros ao final da semana para planejar intervenções individualizadas.

      Terça — Tema: “Espuma divertida”

      Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e Formas

      Habilidades (código + descrição):

          • (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

          • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

        Objetivo:
        Estimular a coordenação fina e autonomia nas ações de ensaboar e enxaguar, usando atividades sensoriais com espuma e massa para relacionar a ideia de limpeza com prazer e exploração tátil.

        Metodologia:
        Organizar bancadas com materiais sensoriais e prever coberturas de mesa. Demonstrar claramente o uso do sabão e supervisionar cada criança em pequenos grupos (máx. 4 por vez). Oferecer tempo para exploração e provocar linguagem: perguntar “Como a espuma se sente?” Reforçar regras de segurança: não levar sabão à boca, evitar contato com olhos. Planejar transições rápidas (música curta) para manter foco.

        Recursos didáticos:

            • Bacias rasas com água e sabão (ou bandejas sensoriais com espuma de sabão)

            • Massa de modelar própria para crianças (não tóxica)

            • Pincéis e potes para manipular espuma

            • Toalhas de papel ou panos individuais

            • Tapete de proteção

          Desenvolvimento (roteiro narrado):

          Rotina inicial: Acolher com música curta, chamada por fotos e roda para explicar atividades sensoriais do dia.

          Introdução: Mostrar a espuma e a massa: “Hoje vamos fazer bolhinhas e brincar com espuma para sentir como é limpar e também para criar.” Demonstrar como formar bolha, lamber? Não — proibir, dizer “A espuma é para as mãos, não para a boca”.

          Atividade 1 — Lúdica (exploração sensorial da espuma)
          Narrativa: Convidar as crianças a colocar as mãos na espuma e descrever sensações: “Coloque as mãos na espuma e diga: ‘Ai, como é macio!'”. Incentivar a expressão oral: pedir que digam se a espuma está fria/quente/pegajosa. Oferecer modelos de fala e repetir as palavras. Se uma criança se recusar, propor fazer junto: “Vamos fazer juntos, venha aqui.” Ensinar a sequência: ensaboar ➜ enxaguar ➜ secar, repetindo a linguagem.

          Atividade 2 — Lúdica (brincadeira: achar os objetos limpos)
          Narrativa: Esconder pequenos brinquedos limpos dentro da espuma e pedir que as crianças encontrem e lavem os brinquedos: “Procure o patinho e lave-o bem para ficar limpo!” Orientar ações e narrar: “Agora você esfregou o patinho entre as mãos — assim tiramos a sujeira!” Caso a criança tenha dificuldade de localizar, oferecer pistas verbais.

          Atividade 3 — Impressa (carimbo de espuma para formar imagem)
          Narrativa: Propor que as crianças façam carimbos com a espuma em papel resistente, criando texturas. Dizer: “Molhar o carimbo na espuma e pressionar no papel para ver as bolhas!” Orientar o cuidado com o manuseio do papel e ajudar a secar. Para quem não quiser usar papel molhado, oferecer alternativa: carimbo com massa de modelar.

          Atividade 4 — Impressa (pequeno registro: desenho da sensação)
          Narrativa: Entregar uma folha para que a criança desenhe como se sente depois de lavar as mãos (usar giz de cera ou lápis grosso). Pedir que cada criança diga uma palavra sobre a sensação e a professora registrar no rodapé: “Que legal — você disse: macio”. Oferecer suporte para as crianças que não conseguem expressar em palavras, propondo a escolha de uma carinha feliz/triste para colar.

          Avaliação:
          Anotar participação sensorial, autonomia ao ensaboar, capacidade de seguir sequência e uso de linguagem descritiva. Registrar quem precisou de ajuda física ou verbal.

          Quarta — Tema: “Cuidar é compartilhar”

          Campos de experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação / O Eu, o Outro e o Nós

          Habilidades (código + descrição):

              • (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

              • (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

            Objetivo:
            Desenvolver a linguagem para expressar necessidades de cuidado e praticar atitudes de cooperação no uso de materiais de higiene, fortalecendo a dimensão social do autocuidado.

            Metodologia:
            Promover atividades em duplas e trios, incentivar a fala e o revezamento de materiais (toalhas, sabonetes). Fazer perguntas abertas (adaptadas à faixa etária) e registrar frases que as crianças verbalizam. Modelar diálogos e frentes de solução de conflito simples: “Você pegou minha toalha — que tal combinarmos um rodízio?”

            Recursos didáticos:

                • Toalhas pequenas compartilháveis

                • Frascos de sabonete em dupla para revezamento

                • Cartões com figuras representando emoções

                • Tapete de roda

              Desenvolvimento (roteiro narrado):

              Rotina inicial: Recepção e roda com nome e canção; atenção a chegada de cada criança.

              Introdução: Contar pequena história ilustrada (ou dramatização curta) sobre duas crianças que precisam dividir a toalha e como resolveram dividir o tempo: “O João queria a toalha, e a Ana também. O que vocês acham que eles poderiam fazer?”

              Atividade 1 — Lúdica (encenação de partes: dividir objetos)
              Narrativa: Distribuir os papéis na dramatização (um pega a toalha, outro pede, outro media). Dizer falas modelo: “Posso usar a toalha por um pouquinho? Depois eu te entrego.” Conduzir a cena e pausar para perguntar ao grupo: “O que ele poderia dizer?” Se houver conflitos reais entre as crianças, aproveitar para orientar a mediação com rodinha de conversa e propor soluções simples de troca.

              Atividade 2 — Lúdica (jogo da escuta: reconhecer necessidade do outro)
              Narrativa: Propor mini-encenações em que uma criança faz um som ou expressa “estou com mãos sujas” e outra precisa oferecer ajuda: “Você pode ajudar? Pode me emprestar a sua toalha?” Praticar a expressão “por favor” e “obrigado”. Se a criança não responder, o professor modela a fala e convida a repetir.

              Atividade 3 — Impressa (cartões de revezamento)
              Narrativa: Entregar cartões numerados que representam a vez de cada criança para usar um recurso (p. ex. pia). Orientar a turma a colar os números em sequência no quadro. “Vamos colar o número 1 para quem vai primeiro.” Explicar e ajudar a ordenar.

              Atividade 4 — Impressa (desenho coletivo: ‘Nossa turminha cuida junto’)
              Narrativa: Montar um grande cartaz onde cada criança cola seu desenho representando uma atitude de cuidado. Dizer: “Desenhe como você ajuda um amigo.” A professora ajuda as crianças que não conseguem desenhar e escreve a frase delas no cartaz.

              Avaliação:
              Observar a capacidade de dialogar para expressar necessidades e a prática de compartilhar materiais; registrar exemplos concretos (quem ofereceu ajuda, quem negociou rodízio), anotando progressos e dificuldades.

              Quinta — Tema: “Hora do cuidado: roupa e escova”

              Campos de experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações / Corpo, Gestos e Movimentos

              Habilidades (código + descrição):

                  • (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

                  • (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

                Objetivo:
                Favorecer a compreensão de sequência temporal (antes/durante/depois) relacionada às rotinas de higiene (ex.: escovar dentes, trocar roupa), e promover autonomia em partes simples dessa rotina.

                Metodologia:
                Usar recursos visuais sequenciais (cartões em linha), dramatizações e cronograma visual do dia. Trabalhar em pequenos grupos para permitir prática e ajuste individual. Nomear cada momento da sequência e pedir que as crianças repitam a ordem.

                Recursos didáticos:

                    • Cartões seqüenciais (antes/durante/depois) ilustrados

                    • Escovas de dente de brinquedo e mini espelhos

                    • Roupa para vestir/vestir bonecos (fechos, botões grandes)

                    • Tapetes ou colchonetes

                  Desenvolvimento (roteiro narrado):

                  Rotina inicial: Acolhida, música curta e roda; revisão do que se fez nos dias anteriores (lavagem de mãos).

                  Introdução: Apresentar os cartões de sequência: “Agora vamos ver o que fazemos antes de comer, durante e depois.” Mostrar uma sequência de imagens e pedir que as crianças coloquem na ordem certa.

                  Atividade 1 — Lúdica (sequência corporal com bonecos)
                  Narrativa: Trazer bonecos e roupas, demonstrar vestir/despir e escovar dentes de brinquedo. Falar “Primeiro colocar a camiseta, depois o zíper, por último amarrar o sapato” (usar termos concretos). Convidar as crianças a praticar em bonecos. Se a criança tiver dificuldade com botões, oferecer alternativa com roupas de velcro.

                  Atividade 2 — Lúdica (mímica: ‘o que vem antes?’)
                  Narrativa: Fazer mímicas curtas e pedir que as crianças identifiquem se a ação é antes/durante/depois (ex.: colocar pijama → dormir → acordar). Perguntar: “O que vem antes de escovar os dentes?” e reforçar com repetição.

                  Atividade 3 — Impressa (sequência para recortar/colar)
                  Narrativa: Entregar folha com imagens para recortar e colar na ordem. Dizer: “Recorte as figuras e cole na ordem em que acontecem.” Ajudar os que não dominam tesoura e oferecer que colem com fita dupla face se preferirem.

                  Atividade 4 — Impressa (registro para família: rotina de higiene em casa)
                  Narrativa: Produzir um pequeno folheto com desenhos das crianças mostrando a rotina que seguem em casa (escovar dentes, lavar mãos, vestir). Pedir que levem para casa e peçam aos familiares para completar com horários. Esclarecer aos pais a importância da rotina.

                  Avaliação:
                  Observar a compreensão temporal (colocar imagens na ordem), autonomia ao vestir bonecos/pequenos fechos e participação na mímica. Registrar progressos e planejar intervenções (ex.: atividades motora fina para botões).

                  Sexta — Tema: “Cuidando com arte e canção”

                  Campos de experiência: Traços, Sons, Cores e Formas / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

                  Habilidades (código + descrição):

                      • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

                      • (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

                    Objetivo:
                    Consolidar conceitos de higiene por meio de atividades artísticas e de criação oral — incentivar que as crianças contem pequenas histórias sobre cuidar do corpo e socializem suas experiências.

                    Metodologia:
                    Combinar música com artes plásticas: cantar canções curtas sobre lavar as mãos/escovar dentes e depois produzir trabalhos manuais que representem a ação. Estimular a narrativa oral a partir dos trabalhos, gravando pequenas falas (se possível) ou anotando as falas na ficha da criança.

                    Recursos didáticos:

                        • Massa de modelar (não tóxica)

                        • Papel, giz de cera grosso, cola e elementos para colagem

                        • Instrumentos simples para música (pandeiro, chocalho)

                        • Cartões com imagens-guia para criação de histórias

                      Desenvolvimento (roteiro narrado):

                      Rotina inicial: Acolhida e revisão da semana, relembrar o que aprenderam sobre higiene.

                      Introdução: Fazer roda musical com canção sobre lavar as mãos e escovar dentes. Dizer: “Agora vamos fazer arte e contar histórias sobre como cuidamos do nosso corpinho.”

                      Atividade 1 — Lúdica (cantar e dramatizar a canção)
                      Narrativa: Ensaiar a canção em pequenos versos, incentivando gestos (esfregar as mãos, escovar dentes no ar). Dizer falas modelo: “Vamos cantar juntos e mostrar com as mãos como escovar os dentes.” Para crianças tímidas, convidar a bater palmas e acompanhar o ritmo.

                      Atividade 2 — Lúdica (criar um personagem que gosta de cuidar-se)
                      Narrativa: Pedir que cada criança molde um bonequinho de massa que represente alguém que cuida das mãos e dos dentes. Perguntar: “Como se chama seu boneco? O que ele faz para se cuidar?” Ajudar a nomear e estimular características (cabelo, roupa). Se houver dificuldade motora, permitir que a professora modele partes e a criança personalize com um carimbo.

                      Atividade 3 — Impressa (desenho e legenda: ‘Meu boneco cuida assim’)
                      Narrativa: Entregar folha para a criança desenhar seu boneco e a sua ação de higiene. Pedir que a criança diga uma frase curta e a professora escreva abaixo: ex., “O Léo lava as mãos antes de comer.” Isso promove autoria e registro escrito assistido.

                      Atividade 4 — Impressa (pequeno livro coletivo de higiene)
                      Narrativa: Reunir as produções individuais em um livro coletivo com páginas dobradas e encadernadas. Fazer cada criança “ler” sua página para o grupo, com o professor apoiando: “Agora você vai mostrar e dizer para nós o que seu boneco faz.” Registrar a fala e arquivar o livro na biblioteca da sala.

                      Avaliação:
                      Registrar a participação na música, a capacidade de transformar em imagem a ação de higiene e a produção oral (frases ditas). Avaliar evolução da autonomia na dramatização e a apropriação da linguagem do cuidado.


                      Notas finais e orientações práticas gerais (importantes)

                          1. Em todas as atividades iniciar com a rotina (acolhida, chamadinha e roda de conversa) — regra obrigatória do comando que você enviou.

                          1. Preferir material de fácil higiene (toalhas de papel, massinha lavável). Higienizar materiais entre usos.

                          1. Registrar diariamente observações de cada criança: nível de independência ao realizar a rotina de higiene (anotar data e breve comentário). Esses registros subsidiarão o planejamento individualizado.

                          1. Adaptar a duração das atividades ao tempo de atenção das crianças (5–15 minutos ativos por atividade, para Maternal). Manter transições com canções curtas.

                          1. Enviar aos familiares, ao final da semana, um breve informe com fotos/registros das atividades e orientações de continuidade em casa (ex.: rotina de lavagem de mãos antes das refeições).

                        Encerrar a semana com o Plano de aula sobre higiene educação infantil Pré-escola é garantir que as crianças aprendam brincando e levem para casa valores essenciais de cuidado e respeito. Com propostas práticas e divertidas, o plano estimula o autocuidado e a responsabilidade individual, fortalecendo vínculos afetivos e sociais. A cada atividade, o professor tem a chance de transformar hábitos cotidianos em experiências educativas cheias de significado. Além de desenvolver a coordenação motora e a linguagem, o plano incentiva atitudes de solidariedade e consciência corporal. Um conteúdo completo, pronto para ser aplicado e que faz toda a diferença no dia a dia da Educação Infantil.

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