
Ensinar sobre higiene na educação infantil é uma oportunidade maravilhosa de unir aprendizado, cuidado e diversão.
Neste Plano de aula sobre higiene educação infantil Pré-escola, o professor encontra atividades práticas e criativas que ajudam as crianças a desenvolver hábitos de autocuidado de forma lúdica e significativa.
Através de músicas, histórias e brincadeiras, os pequenos aprendem a importância de lavar as mãos, escovar os dentes e cuidar do corpo, construindo desde cedo uma relação positiva com a saúde e o bem-estar.
Este plano foi pensado para atender às habilidades da BNCC, promovendo autonomia, consciência corporal e atitudes de respeito coletivo.
Ideal para turmas do Maternal e Pré-escola, ele estimula a curiosidade, a observação e a rotina diária com amor e responsabilidade. Um conteúdo completo e fácil de aplicar, que transforma momentos simples em grandes aprendizagens.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal (segunda a sexta)
| Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades (códigos apenas) |
|---|---|---|
| Segunda | O Eu, o Outro e o Nós / Corpo, Gestos e Movimentos | EI02EO01, EI02CG04 |
| Terça | Corpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e Formas | EI02CG04, EI02TS02 |
| Quarta | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação / O Eu, o Outro e o Nós | EI02EF01, EI02EO03 |
| Quinta | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações / Corpo, Gestos e Movimentos | EI02ET04, EI02CG04 |
| Sexta | Traços, Sons, Cores e Formas / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | EI02TS02, EI02EF06 |
2) Planos diários detalhados
Segunda — Tema: “Minhas mãos cuidadosas”
Campos de experiência: O Eu, o Outro e o Nós / Corpo, Gestos e Movimentos
Habilidades (código + descrição):
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
Objetivo:
Promover a progressiva autonomia das crianças nas pequenas rotinas de higiene das mãos, incentivando atitudes de cuidado próprio e do outro, e observar comportamentos sociais de troca e ajuda entre pares.
Metodologia (orientações para o professor — leitura obrigatória antes da classe):
Organizar a sala em pequenos cantinhos, preparar materiais visíveis e exigir que os adultos responsáveis pela turma estejam alinhados com a sequência. Iniciar com acolhida calma, cantar uma cantiga de chegada curta (20–30s) e fazer chamada por nome com apoio de fotos. Durante as atividades, incentivar a fala das crianças com perguntas curtas e dar modelos de frases: “Eu lavo minhas mãos assim: esfrego palma com palma”. Reforçar positiva e imediatamente cada tentativa de autonomia, nomeando a ação (“Você colocou sabão — que cuidado!”). Oferecer demonstrações visuais e físicas, em ritmo lento, e manter tempo para repetição. Estar atento às variações motoras: oferecer ajuda física suave quando necessário, e propor adaptações (p. ex. altura do lavatório, step ou suporte).
Recursos didáticos:
- Pia com água corrente ou bacias com água limpa
- Sabão (em bomba/dispenser)
- Toalhas de papel ou toalhas individuais de pano
- Espelho infantil ou cartaz ilustrado da sequência de higienização das mãos
- Figuras/mini-bonecos para dramatização
- Caixa com cartões com imagens (sujas/limpas)
Desenvolvimento (roteiro narrado — rotina inicial, introdução, atividades 1 a 4):
Rotina inicial (acolhida, chamadinha, roda): Ao receber as crianças na porta, acolher cada uma com sorriso e nome: “Bom dia, [nome]! Que bom que você veio!” Convidar para a roda dizendo: “Vamos sentar na nossa roda para conversar?” Fazer chamada de presença com apoio de fotos/etiquetas e levar ao centro da roda.
Introdução ao conteúdo (narrado pelo professor): Sentar no tapete com as crianças, apresentar o espelho/cartaz e dizer: “Hoje vamos falar sobre as nossas mãos e como cuidar delas. As mãos nos ajudam a brincar, comer e fazer carinho. Quando as mãos ficam sujas, os germes podem entrar no nosso corpo. Eu vou mostrar e vocês vão praticar comigo.” Mostrar passo a passo no espelho: molhar → sabão → esfregar palma, dorso, entre os dedos → enxaguar → secar.
Atividade 1 — Lúdica (roda dramatização das mãos)
Narrativa do professor para conduzir (mín. 6 linhas): Sentar as crianças em círculo e apresentar dois bonecos: um boneco “Sujo” e um boneco “Limpinho”. Dizer: “Vou brincar com o boneco Sujo para mostrar o que acontece quando as mãos não são limpas.” Fazer gestos exagerados com o boneco e incentivar que as crianças imitem: “Agora eu vou molhar, colocar sabão e esfregar bem!” Convidar um a um para vir ao centro e imitar a sequência com o boneco — nomear cada ação e oferecer elogios específicos: “Você esfregou entre os dedos — muito bem!” Se a criança tiver dificuldade motora, propor que ela segure o boneco enquanto o professor executa os movimentos e pedir que diga as etapas (falar é ação). Encerrar com a canção curta: “Lavo as mãos assim, assim, assim…” e com palmas. Esta dramatização estimula a imitação e a compreensão da sequência.
Atividade 2 — Lúdica (jogo das imagens: sujo x limpo)
Narrativa do professor: Colocar cartões com imagens de situações (comida, brincar na terra, tapinha, tossir) e pedir que as crianças escolham se a mão precisa ser lavada: “Quando você toca a terra, precisamos lavar as mãos. O que você faz?” Distribuir cartões e pedir que cada criança coloque o cartão no cesto escrito “lavar” ou “não precisa”. Orientar a fala: “Eu vou colocar no cesto ‘lavar’ porque a terra dá sujeira.” Se uma criança se enganar, conduzir com pergunta guia: “O que o boneco fez antes? Brincou na terra?” e propor refazer. Oferecer alternativa sensorial se a criança não conseguir manipular os cartões: apontar e escolher junto com o professor.
Atividade 3 — Impressa (folha com sequência para colorir e recortar)
Narrativa do professor: Entregar uma folha com quatro quadrinhos ilustrando: molhar → ensaboar → enxaguar → secar. Orientar cada etapa: “Agora vou entregar a sua folha. Pinte o quadro que você mais gostou.” Explicar passo a passo a tarefa: propor colorir, recortar com tesourinha sem ponta (se a turma estiver pronta), e colar na ordem correta num cartaz coletivo. Falar modelos de frase: “Eu vou pintar a espuma”, “Eu vou colar o quadrinho do enxágue no cartaz.” Dar apoio individual aos que não souberem usar a tesourinha, deixando alternativa: pedir que desenhem bolinhas no quadro em vez de recortar.
Atividade 4 — Impressa (registro-imagem para família)
Narrativa do professor: Preparar um cartão/folha para levar para casa com a foto ou desenho da criança segurando um certificado mini: “Eu me cuido — lavo as mãos.” Durante a atividade, pedir que cada criança assine com uma marca (ou o professor escreve o nome) e oriente a fala: “Você quer levar para casa e mostrar para sua família?” Explicar que esse registro reforça o vínculo com a família e estimula continuidade da rotina em casa. Oferecer alternativa para crianças mais tímidas: permitir que a professora brinquede a assinatura e entregue o registro.
Avaliação:
Observar a tentativa de realizar a sequência de higienização, registrar se a criança precisa de ajuda física/gestual/verbais, anotar progresso no caderno de observações com data e nível de independência (total, parcial, dependente). Registrar também interações de cuidado com colegas (oferecer toalha, ajudar) para documentar EI02EO01. Revisar registros ao final da semana para planejar intervenções individualizadas.
Terça — Tema: “Espuma divertida”
Campos de experiência: Corpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades (código + descrição):
- (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo:
Estimular a coordenação fina e autonomia nas ações de ensaboar e enxaguar, usando atividades sensoriais com espuma e massa para relacionar a ideia de limpeza com prazer e exploração tátil.
Metodologia:
Organizar bancadas com materiais sensoriais e prever coberturas de mesa. Demonstrar claramente o uso do sabão e supervisionar cada criança em pequenos grupos (máx. 4 por vez). Oferecer tempo para exploração e provocar linguagem: perguntar “Como a espuma se sente?” Reforçar regras de segurança: não levar sabão à boca, evitar contato com olhos. Planejar transições rápidas (música curta) para manter foco.
Recursos didáticos:
- Bacias rasas com água e sabão (ou bandejas sensoriais com espuma de sabão)
- Massa de modelar própria para crianças (não tóxica)
- Pincéis e potes para manipular espuma
- Toalhas de papel ou panos individuais
- Tapete de proteção
Desenvolvimento (roteiro narrado):
Rotina inicial: Acolher com música curta, chamada por fotos e roda para explicar atividades sensoriais do dia.
Introdução: Mostrar a espuma e a massa: “Hoje vamos fazer bolhinhas e brincar com espuma para sentir como é limpar e também para criar.” Demonstrar como formar bolha, lamber? Não — proibir, dizer “A espuma é para as mãos, não para a boca”.
Atividade 1 — Lúdica (exploração sensorial da espuma)
Narrativa: Convidar as crianças a colocar as mãos na espuma e descrever sensações: “Coloque as mãos na espuma e diga: ‘Ai, como é macio!'”. Incentivar a expressão oral: pedir que digam se a espuma está fria/quente/pegajosa. Oferecer modelos de fala e repetir as palavras. Se uma criança se recusar, propor fazer junto: “Vamos fazer juntos, venha aqui.” Ensinar a sequência: ensaboar ➜ enxaguar ➜ secar, repetindo a linguagem.
Atividade 2 — Lúdica (brincadeira: achar os objetos limpos)
Narrativa: Esconder pequenos brinquedos limpos dentro da espuma e pedir que as crianças encontrem e lavem os brinquedos: “Procure o patinho e lave-o bem para ficar limpo!” Orientar ações e narrar: “Agora você esfregou o patinho entre as mãos — assim tiramos a sujeira!” Caso a criança tenha dificuldade de localizar, oferecer pistas verbais.
Atividade 3 — Impressa (carimbo de espuma para formar imagem)
Narrativa: Propor que as crianças façam carimbos com a espuma em papel resistente, criando texturas. Dizer: “Molhar o carimbo na espuma e pressionar no papel para ver as bolhas!” Orientar o cuidado com o manuseio do papel e ajudar a secar. Para quem não quiser usar papel molhado, oferecer alternativa: carimbo com massa de modelar.
Atividade 4 — Impressa (pequeno registro: desenho da sensação)
Narrativa: Entregar uma folha para que a criança desenhe como se sente depois de lavar as mãos (usar giz de cera ou lápis grosso). Pedir que cada criança diga uma palavra sobre a sensação e a professora registrar no rodapé: “Que legal — você disse: macio”. Oferecer suporte para as crianças que não conseguem expressar em palavras, propondo a escolha de uma carinha feliz/triste para colar.
Avaliação:
Anotar participação sensorial, autonomia ao ensaboar, capacidade de seguir sequência e uso de linguagem descritiva. Registrar quem precisou de ajuda física ou verbal.
Quarta — Tema: “Cuidar é compartilhar”
Campos de experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação / O Eu, o Outro e o Nós
Habilidades (código + descrição):
- (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Objetivo:
Desenvolver a linguagem para expressar necessidades de cuidado e praticar atitudes de cooperação no uso de materiais de higiene, fortalecendo a dimensão social do autocuidado.
Metodologia:
Promover atividades em duplas e trios, incentivar a fala e o revezamento de materiais (toalhas, sabonetes). Fazer perguntas abertas (adaptadas à faixa etária) e registrar frases que as crianças verbalizam. Modelar diálogos e frentes de solução de conflito simples: “Você pegou minha toalha — que tal combinarmos um rodízio?”
Recursos didáticos:
- Toalhas pequenas compartilháveis
- Frascos de sabonete em dupla para revezamento
- Cartões com figuras representando emoções
- Tapete de roda
Desenvolvimento (roteiro narrado):
Rotina inicial: Recepção e roda com nome e canção; atenção a chegada de cada criança.
Introdução: Contar pequena história ilustrada (ou dramatização curta) sobre duas crianças que precisam dividir a toalha e como resolveram dividir o tempo: “O João queria a toalha, e a Ana também. O que vocês acham que eles poderiam fazer?”
Atividade 1 — Lúdica (encenação de partes: dividir objetos)
Narrativa: Distribuir os papéis na dramatização (um pega a toalha, outro pede, outro media). Dizer falas modelo: “Posso usar a toalha por um pouquinho? Depois eu te entrego.” Conduzir a cena e pausar para perguntar ao grupo: “O que ele poderia dizer?” Se houver conflitos reais entre as crianças, aproveitar para orientar a mediação com rodinha de conversa e propor soluções simples de troca.
Atividade 2 — Lúdica (jogo da escuta: reconhecer necessidade do outro)
Narrativa: Propor mini-encenações em que uma criança faz um som ou expressa “estou com mãos sujas” e outra precisa oferecer ajuda: “Você pode ajudar? Pode me emprestar a sua toalha?” Praticar a expressão “por favor” e “obrigado”. Se a criança não responder, o professor modela a fala e convida a repetir.
Atividade 3 — Impressa (cartões de revezamento)
Narrativa: Entregar cartões numerados que representam a vez de cada criança para usar um recurso (p. ex. pia). Orientar a turma a colar os números em sequência no quadro. “Vamos colar o número 1 para quem vai primeiro.” Explicar e ajudar a ordenar.
Atividade 4 — Impressa (desenho coletivo: ‘Nossa turminha cuida junto’)
Narrativa: Montar um grande cartaz onde cada criança cola seu desenho representando uma atitude de cuidado. Dizer: “Desenhe como você ajuda um amigo.” A professora ajuda as crianças que não conseguem desenhar e escreve a frase delas no cartaz.
Avaliação:
Observar a capacidade de dialogar para expressar necessidades e a prática de compartilhar materiais; registrar exemplos concretos (quem ofereceu ajuda, quem negociou rodízio), anotando progressos e dificuldades.
Quinta — Tema: “Hora do cuidado: roupa e escova”
Campos de experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações / Corpo, Gestos e Movimentos
Habilidades (código + descrição):
- (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
- (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
Objetivo:
Favorecer a compreensão de sequência temporal (antes/durante/depois) relacionada às rotinas de higiene (ex.: escovar dentes, trocar roupa), e promover autonomia em partes simples dessa rotina.
Metodologia:
Usar recursos visuais sequenciais (cartões em linha), dramatizações e cronograma visual do dia. Trabalhar em pequenos grupos para permitir prática e ajuste individual. Nomear cada momento da sequência e pedir que as crianças repitam a ordem.
Recursos didáticos:
- Cartões seqüenciais (antes/durante/depois) ilustrados
- Escovas de dente de brinquedo e mini espelhos
- Roupa para vestir/vestir bonecos (fechos, botões grandes)
- Tapetes ou colchonetes
Desenvolvimento (roteiro narrado):
Rotina inicial: Acolhida, música curta e roda; revisão do que se fez nos dias anteriores (lavagem de mãos).
Introdução: Apresentar os cartões de sequência: “Agora vamos ver o que fazemos antes de comer, durante e depois.” Mostrar uma sequência de imagens e pedir que as crianças coloquem na ordem certa.
Atividade 1 — Lúdica (sequência corporal com bonecos)
Narrativa: Trazer bonecos e roupas, demonstrar vestir/despir e escovar dentes de brinquedo. Falar “Primeiro colocar a camiseta, depois o zíper, por último amarrar o sapato” (usar termos concretos). Convidar as crianças a praticar em bonecos. Se a criança tiver dificuldade com botões, oferecer alternativa com roupas de velcro.
Atividade 2 — Lúdica (mímica: ‘o que vem antes?’)
Narrativa: Fazer mímicas curtas e pedir que as crianças identifiquem se a ação é antes/durante/depois (ex.: colocar pijama → dormir → acordar). Perguntar: “O que vem antes de escovar os dentes?” e reforçar com repetição.
Atividade 3 — Impressa (sequência para recortar/colar)
Narrativa: Entregar folha com imagens para recortar e colar na ordem. Dizer: “Recorte as figuras e cole na ordem em que acontecem.” Ajudar os que não dominam tesoura e oferecer que colem com fita dupla face se preferirem.
Atividade 4 — Impressa (registro para família: rotina de higiene em casa)
Narrativa: Produzir um pequeno folheto com desenhos das crianças mostrando a rotina que seguem em casa (escovar dentes, lavar mãos, vestir). Pedir que levem para casa e peçam aos familiares para completar com horários. Esclarecer aos pais a importância da rotina.
Avaliação:
Observar a compreensão temporal (colocar imagens na ordem), autonomia ao vestir bonecos/pequenos fechos e participação na mímica. Registrar progressos e planejar intervenções (ex.: atividades motora fina para botões).
Sexta — Tema: “Cuidando com arte e canção”
Campos de experiência: Traços, Sons, Cores e Formas / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades (código + descrição):
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
Objetivo:
Consolidar conceitos de higiene por meio de atividades artísticas e de criação oral — incentivar que as crianças contem pequenas histórias sobre cuidar do corpo e socializem suas experiências.
Metodologia:
Combinar música com artes plásticas: cantar canções curtas sobre lavar as mãos/escovar dentes e depois produzir trabalhos manuais que representem a ação. Estimular a narrativa oral a partir dos trabalhos, gravando pequenas falas (se possível) ou anotando as falas na ficha da criança.
Recursos didáticos:
- Massa de modelar (não tóxica)
- Papel, giz de cera grosso, cola e elementos para colagem
- Instrumentos simples para música (pandeiro, chocalho)
- Cartões com imagens-guia para criação de histórias
Desenvolvimento (roteiro narrado):
Rotina inicial: Acolhida e revisão da semana, relembrar o que aprenderam sobre higiene.
Introdução: Fazer roda musical com canção sobre lavar as mãos e escovar dentes. Dizer: “Agora vamos fazer arte e contar histórias sobre como cuidamos do nosso corpinho.”
Atividade 1 — Lúdica (cantar e dramatizar a canção)
Narrativa: Ensaiar a canção em pequenos versos, incentivando gestos (esfregar as mãos, escovar dentes no ar). Dizer falas modelo: “Vamos cantar juntos e mostrar com as mãos como escovar os dentes.” Para crianças tímidas, convidar a bater palmas e acompanhar o ritmo.
Atividade 2 — Lúdica (criar um personagem que gosta de cuidar-se)
Narrativa: Pedir que cada criança molde um bonequinho de massa que represente alguém que cuida das mãos e dos dentes. Perguntar: “Como se chama seu boneco? O que ele faz para se cuidar?” Ajudar a nomear e estimular características (cabelo, roupa). Se houver dificuldade motora, permitir que a professora modele partes e a criança personalize com um carimbo.
Atividade 3 — Impressa (desenho e legenda: ‘Meu boneco cuida assim’)
Narrativa: Entregar folha para a criança desenhar seu boneco e a sua ação de higiene. Pedir que a criança diga uma frase curta e a professora escreva abaixo: ex., “O Léo lava as mãos antes de comer.” Isso promove autoria e registro escrito assistido.
Atividade 4 — Impressa (pequeno livro coletivo de higiene)
Narrativa: Reunir as produções individuais em um livro coletivo com páginas dobradas e encadernadas. Fazer cada criança “ler” sua página para o grupo, com o professor apoiando: “Agora você vai mostrar e dizer para nós o que seu boneco faz.” Registrar a fala e arquivar o livro na biblioteca da sala.
Avaliação:
Registrar a participação na música, a capacidade de transformar em imagem a ação de higiene e a produção oral (frases ditas). Avaliar evolução da autonomia na dramatização e a apropriação da linguagem do cuidado.
Notas finais e orientações práticas gerais (importantes)
- Em todas as atividades iniciar com a rotina (acolhida, chamadinha e roda de conversa) — regra obrigatória do comando que você enviou.
- Preferir material de fácil higiene (toalhas de papel, massinha lavável). Higienizar materiais entre usos.
- Registrar diariamente observações de cada criança: nível de independência ao realizar a rotina de higiene (anotar data e breve comentário). Esses registros subsidiarão o planejamento individualizado.
- Adaptar a duração das atividades ao tempo de atenção das crianças (5–15 minutos ativos por atividade, para Maternal). Manter transições com canções curtas.
- Enviar aos familiares, ao final da semana, um breve informe com fotos/registros das atividades e orientações de continuidade em casa (ex.: rotina de lavagem de mãos antes das refeições).
Encerrar a semana com o Plano de aula sobre higiene educação infantil Pré-escola é garantir que as crianças aprendam brincando e levem para casa valores essenciais de cuidado e respeito. Com propostas práticas e divertidas, o plano estimula o autocuidado e a responsabilidade individual, fortalecendo vínculos afetivos e sociais. A cada atividade, o professor tem a chance de transformar hábitos cotidianos em experiências educativas cheias de significado. Além de desenvolver a coordenação motora e a linguagem, o plano incentiva atitudes de solidariedade e consciência corporal. Um conteúdo completo, pronto para ser aplicado e que faz toda a diferença no dia a dia da Educação Infantil.




























