logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula sobre os números para educação infantil BNCC

plano de aula semanal sobre números para educação infantil alinhado à BNCC

Trabalhar os números na Educação Infantil é um passo fundamental para despertar nas crianças o interesse pela matemática de forma lúdica e significativa.

Mais do que aprender a contar, esse processo envolve a compreensão de quantidades, relações, comparações e registros. Pensando nisso, preparamos um plano de aula semanal completo sobre os números de 1 a 5 para a Pré-escola (BNCC), com atividades práticas, divertidas e alinhadas aos campos de experiência.

Cada dia traz propostas detalhadas que facilitam a aplicação pelo professor e tornam a aprendizagem prazerosa para as crianças.

Cronograma Semanal – Números de 1 a 5 Pré-escola

Dia da semanaTema do diaCampos de ExperiênciaHabilidades BNCC
Segunda-feiraNúmero 1Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações / Traços, sons, cores e formas(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Terça-feiraNúmero 2Corpo, gestos e movimentos / Escuta, fala, pensamento e imaginação(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Quarta-feiraNúmero 3O eu, o outro e o nós / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Quinta-feiraNúmero 4Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Sexta-feiraNúmero 5Escuta, fala, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.


Segunda-feira

Tema: Número 1
Campos de Experiência:

    • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

    • Traços, sons, cores e formas

Habilidades da BNCC:

    • (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

    • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivo: Reconhecer o número 1, relacionando-o à quantidade e representando-o por meio de atividades artísticas.

Metodologia: Atividades lúdicas, explorando objetos concretos, contagem e produção artística.

Recursos Didáticos:

    • Cartaz com o número 1

    • Objetos concretos (um lápis, uma bola, uma boneca, etc.)

    • Papel pardo

    • Lápis de cor, tinta guache, cola e pincéis

Desenvolvimento (passo a passo):

    • Iniciar mostrando o cartaz com o número 1, conversando com as crianças sobre situações em que usamos “um” (um brinquedo, um amigo, um livro).

    • Propor a observação e manipulação de objetos: entregar um objeto por vez e pedir que as crianças nomeiem.

    • Entregar folhas com o número 1 grande desenhado e orientar a pintura ou colagem com pedacinhos de papel colorido.

    • Montar um mural coletivo com todas as produções, chamando atenção para a ideia de “um”.

Avaliação: Observar se as crianças conseguem identificar e relacionar o número 1 com a quantidade, participando das atividades propostas.


Terça-feira

Tema: Número 2
Campos de Experiência:

    • Corpo, gestos e movimentos

    • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades da BNCC:

    • (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

    • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Objetivo: Identificar o número 2, associando-o a pares e explorando atividades motoras e de expressão.

Metodologia: Dinâmicas corporais, jogos e atividades manuais.

Recursos Didáticos:

    • Cartaz com o número 2

    • Brinquedos em pares (2 bolas, 2 bonecas, 2 carrinhos)

    • Papel sulfite, lápis de cor e massinha

Desenvolvimento (passo a passo):

    • Apresentar o número 2 em cartaz, explicando que “2 é quando temos um e mais um”.

    • Propor a dinâmica “andar de dois em dois”: formar pares de crianças para realizar pequenos percursos (de mãos dadas).

    • Oferecer brinquedos em pares, incentivando a nomeação (“duas bolas”, “dois carrinhos”).

    • Atividade de registro: entregar folhas para que as crianças façam dois desenhos iguais (ex.: dois círculos, duas flores).

    • Modelagem com massinha: cada criança deverá modelar dois objetos (ex.: duas frutas, dois bichinhos).

Avaliação: Verificar se a criança identifica a quantidade dois e se consegue representá-la em desenho ou modelagem.


Quarta-feira

Tema: Número 3
Campos de Experiência:

    • O eu, o outro e o nós

    • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidades da BNCC:

    • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

    • (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Objetivo: Compreender o número 3 em diferentes contextos, valorizando o trabalho em grupo e a classificação de objetos.

Metodologia: Atividades em grupo, brincadeiras cooperativas e classificação de materiais.

Recursos Didáticos:

    • Cartaz com o número 3

    • Blocos de montar

    • Figuras de animais, frutas ou brinquedos (em quantidade 3)

    • Folhas e lápis de cor

Desenvolvimento (passo a passo):

    • Mostrar o número 3 e conversar sobre exemplos (três patinhos, três amigos, três brinquedos).

    • Atividade em trios: organizar as crianças em grupos de três para realizar pequenas tarefas (ex.: montar três blocos, cantar três palminhas).

    • Distribuir cartões com figuras variadas e pedir que as crianças separem em grupos de três iguais.

    • Registro: cada criança desenhará três objetos de sua preferência.

Avaliação: Observar se as crianças conseguem trabalhar em grupo e identificar a quantidade três em diferentes contextos.


Quinta-feira

Tema: Número 4
Campos de Experiência:

    • Traços, sons, cores e formas

    • Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da BNCC:

    • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

    • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Objetivo: Identificar o número 4, associando-o a brincadeiras rítmicas e movimentos corporais.

Metodologia: Jogos musicais, exploração de sons e atividades corporais.

Recursos Didáticos:

    • Cartaz com o número 4

    • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores, latinhas com arroz)

    • Papel pardo e giz de cera

Desenvolvimento (passo a passo):

    • Mostrar o número 4 e relacionar a situações do cotidiano (quatro rodas do carro, quatro patas de animais).

    • Propor uma batida rítmica com instrumentos: cada criança deverá repetir quatro sons.

    • Brincadeira “quatro pulinhos”: ao ouvir o comando, as crianças deverão dar quatro pulos, quatro palmas, quatro giros.

    • Registro artístico: desenhar quatro elementos iguais no papel (ex.: quatro estrelas, quatro bolas).

Avaliação: Identificar se as crianças compreendem o número 4, relacionando-o a sons, movimentos e registros visuais.


Sexta-feira

Tema: Número 5
Campos de Experiência:

    • Escuta, fala, pensamento e imaginação

    • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidades da BNCC:

    • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

    • (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

Objetivo: Reconhecer o número 5 em histórias e atividades de registro, explorando a imaginação e a contagem.

Metodologia: Contação de histórias, roda de conversa, atividades de registro e artes.

Recursos Didáticos:

    • Livro infantil “Os cinco patinhos” ou similar

    • Cartaz com o número 5

    • Papel sulfite e lápis de cor

    • Massinha ou palitos de picolé

Desenvolvimento (passo a passo):

    • Contar a história dos cinco patinhos, destacando o número 5 ao longo da narrativa.

    • Roda de conversa: pedir que as crianças citem situações do dia a dia em que aparece o número 5 (cinco dedos, cinco pessoas da família).

    • Atividade de registro: desenhar cinco objetos iguais no papel.

    • Construção com massinha ou palitos: representar o número 5 de forma concreta.

Avaliação: Observar se a criança identifica o número 5 na história, no cotidiano e nos registros criados.

Conclusão

Esse plano de aula semanal sobre os números de 1 a 5 para a Educação Infantil oferece ao professor um material pronto, prático e repleto de atividades lúdicas.

Através de brincadeiras, contações de histórias, músicas e produções artísticas, as crianças exploram as primeiras noções matemáticas de maneira concreta e divertida.

Além de desenvolverem a contagem e o reconhecimento dos números, ampliam suas habilidades sociais, motoras e criativas, em total consonância com a BNCC.

Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

POSTS RECENTES