logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula tema animais da fazenda Pré escola

plano de aula tema animais da fazenda pré escola

O plano de aula tema animais da fazenda Pré escola é uma proposta encantadora para introduzir as crianças ao universo dos bichinhos do campo de forma lúdica e educativa. 

Durante as atividades, os pequenos aprendem sobre os diferentes animais da fazenda, seus sons, cores e hábitos, desenvolvendo a linguagem, a coordenação motora e o senso de cuidado com a natureza. 

Esse tipo de plano de aula é ideal para estimular a curiosidade, o respeito aos seres vivos e o trabalho em grupo, promovendo vivências significativas e alegres. As propostas são simples, criativas e podem ser aplicadas em qualquer ambiente escolar, favorecendo o aprendizado por meio da brincadeira e da imaginação.

 Assim, o plano de aula tema animais da fazenda Pré escola torna-se uma ferramenta essencial para professores que desejam unir diversão, conhecimento e desenvolvimento integral das crianças.

1. Cronograma Semanal

Dia da SemanaCampos de ExperiênciaHabilidades da BNCC
Segunda-feiraO eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI02EO01, EI02EF03
Terça-feiraCorpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formasEI02CG02, EI02TS01
Quarta-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI02EF04, EI02ET03
Quinta-feiraTraços, sons, cores e formas / O eu, o outro e o nósEI02TS02, EI02EO05
Sexta-feiraCorpo, gestos e movimentos / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI02CG03, EI02ET07

2. Planos Diários Detalhados

SEGUNDA-FEIRA

Tema: Conhecendo os animais da fazenda
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:

      • EI02EO01: Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

      • EI02EF03: Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

    Objetivo:
    Promover o contato inicial das crianças com os animais da fazenda, estimulando a escuta atenta, o diálogo, a empatia e o reconhecimento de características desses animais.

    Metodologia:
    Será utilizada uma abordagem lúdica e afetiva, com histórias, músicas e conversas guiadas. A proposta busca criar um ambiente acolhedor, no qual as crianças se sintam seguras para participar e expressar suas ideias. O professor atuará como mediador, estimulando a curiosidade e a observação dos alunos.

    Recursos Didáticos:

        • Livro ilustrado sobre animais da fazenda

        • Cartazes com figuras de animais

        • Músicas temáticas (“A Galinha do Vizinho”, “O sapo não lava o pé”)

        • Fantoche de fazendeiro

      Desenvolvimento:

          1. Rotina inicial:
            Realizar a acolhida com música e cumprimentos. Fazer a chamadinha com cartões de nome. Conduzir a roda de conversa com perguntas simples: “Quem aqui já viu um cavalo? E uma galinha?”

          1. Atividade 1 – História narrada:
            Ler o livro “A fazenda do Seu Joaquim” mostrando as imagens e imitando os sons dos animais. Dizer: “Olhem o cavalo! Ele faz assim, ó: Ihiih! Vamos imitar juntos?” Incentivar a repetição e a observação.

          1. Atividade 2 – Jogo dos sons:
            Tocar sons de animais e pedir que as crianças adivinhem: “Quem será que faz Muuu?” Caso alguma criança não saiba, o professor mostra a imagem correspondente e repete o som com ela.

          1. Atividade 3 – Dramatização:
            Propor que cada criança escolha um animal e imite seus movimentos. O professor orienta: “Vamos andar como o pato? Agora, galopar como o cavalo!” Estimular a coordenação motora e a imaginação.

        Avaliação:
        Observar a participação, o interesse e a capacidade das crianças em reconhecer e imitar os animais, bem como sua interação com os colegas.

        TERÇA-FEIRA

        Tema: Os sons e movimentos dos animais
        Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas
        Habilidades:

            • EI02CG02: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, dentro, fora etc.

            • EI02TS01: Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

          Objetivo:
          Estimular a coordenação motora e auditiva, explorando os sons e movimentos dos animais de forma divertida e interativa.

          Metodologia:
          A aula será prática e musical, com uso de instrumentos e brincadeiras. O professor incentivará a livre expressão corporal e sonora.

          Recursos Didáticos:

              • Instrumentos musicais (chocalhos, tambores, latas)

              • Imagens de animais

              • Aparelho de som

              • Espaço livre para movimento

            Desenvolvimento:

                1. Rotina inicial: Música de acolhida e chamadinha.

                1. Atividade 1 – Som e corpo: Mostrar imagens e propor movimentos: “Como anda a vaquinha? E o porquinho?” As crianças repetem e o professor valoriza cada tentativa.

                1. Atividade 2 – Orquestra dos bichos: Cada grupo cria o som de um animal com instrumentos improvisados. O professor coordena: “Agora, todos os cavalos! Agora os patos!”

                1. Atividade 3 – Dança dos animais: Tocar música de fazenda e propor livre dança imitando os bichos.

              Avaliação:
              Analisar a participação e coordenação motora, além da capacidade de relacionar sons e movimentos aos animais.

              QUARTA-FEIRA

              Tema: A vida na fazenda
              Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
              Habilidades:

                  • EI02EF04: Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada.

                  • EI02ET03: Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais.

                Objetivo:
                Compreender a rotina da fazenda e a importância dos cuidados com os animais.

                Metodologia:
                A aula será investigativa, com conversa guiada, ilustrações e dramatização.

                Recursos Didáticos:

                    • Cartazes da fazenda

                    • Brinquedos de animais

                    • Balde, peneira, brinquedos que simulem ferramentas de fazenda

                  Desenvolvimento:

                      1. Rotina inicial: Acolhida e conversa sobre “Quem cuida dos animais?”.

                      1. Atividade 1 – Conversa orientada: Mostrar imagens da fazenda e perguntar: “O que o fazendeiro faz? Quem dá comida às galinhas?”

                      1. Atividade 2 – Fazendinha simbólica: Montar uma “fazenda” com brinquedos, palitos e blocos. Cada criança cuida de um animal, simulando alimentação e abrigo.

                      1. Atividade 3 – Cuidando de verdade: Fazer a limpeza simbólica do espaço e conversar sobre responsabilidade.

                    Avaliação:
                    Registrar o envolvimento das crianças e sua compreensão sobre cuidado e colaboração.

                    QUINTA-FEIRA

                    Tema: As cores dos animais da fazenda
                    Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas / O eu, o outro e o nós
                    Habilidades:

                        • EI02TS02: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores e texturas.

                        • EI02EO05: Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

                      Objetivo:
                      Explorar as cores e texturas dos animais, relacionando-as à diversidade e às diferenças entre as pessoas.

                      Metodologia:
                      Atividades artísticas de pintura e colagem, com estímulo à observação e diálogo sobre diferenças.

                      Recursos Didáticos:

                          • Papeis coloridos

                          • Tinta guache

                          • Algodão e palito

                          • Figuras de animais

                        Desenvolvimento:

                            1. Rotina inicial: Acolhida e música.

                            1. Atividade 1 – Observação: Mostrar figuras e perguntar: “Qual cor tem a vaca? E o pintinho?”

                            1. Atividade 2 – Pintura de animais: Cada criança pinta seu animal favorito. O professor orienta: “Não tem problema sair da linha, o importante é participar!”

                            1. Atividade 3 – Exposição: Montar um mural coletivo com as pinturas, valorizando o trabalho de todos.

                          Avaliação:
                          Observar a coordenação motora, envolvimento e expressão criativa.

                          SEXTA-FEIRA

                          Tema: Brincadeiras da fazenda
                          Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
                          Habilidades:

                              • EI02CG03: Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar).

                              • EI02ET07: Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

                            Objetivo:
                            Encerrar a semana de forma lúdica, reforçando aprendizados com brincadeiras que integrem movimento, ritmo e contagem.

                            Metodologia:
                            Atividades ao ar livre e jogos cooperativos, promovendo interação e alegria.

                            Recursos Didáticos:

                                • Argolas, cordas e bolas

                                • Imagens de animais

                                • Música animada

                              Desenvolvimento:

                                  1. Rotina inicial: Música e conversa sobre o que mais gostaram na semana.

                                  1. Atividade 1 – Corrida dos bichos: Correr imitando os animais (ex.: pular como coelho).

                                  1. Atividade 2 – Contagem dos animais: Contar brinquedos em grupo, estimulando oralmente a sequência numérica.

                                  1. Atividade 3 – Dança final: Dançar “A Galinha do Vizinho” com gestos combinados.

                                Avaliação:
                                Registrar o entusiasmo, a cooperação e o uso espontâneo de números e movimentos.

                                O plano de aula tema animais da fazenda Pré escola proporciona experiências ricas e prazerosas para as crianças, que aprendem brincando enquanto descobrem o mundo dos animais do campo. Além de despertar o interesse pela natureza, esse tema trabalha aspectos cognitivos, afetivos e sociais de forma integrada. As atividades favorecem a interação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem, tornando o processo de aprendizagem leve e divertido. Com este plano de aula tema animais da fazenda Pré escola, o professor tem em mãos um roteiro completo e envolvente, capaz de transformar cada momento em uma descoberta cheia de encanto e significado.

                                Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                POSTS RECENTES