
O plano de aula tema animais da fazenda Pré escola é uma proposta encantadora para introduzir as crianças ao universo dos bichinhos do campo de forma lúdica e educativa.
Durante as atividades, os pequenos aprendem sobre os diferentes animais da fazenda, seus sons, cores e hábitos, desenvolvendo a linguagem, a coordenação motora e o senso de cuidado com a natureza.
Esse tipo de plano de aula é ideal para estimular a curiosidade, o respeito aos seres vivos e o trabalho em grupo, promovendo vivências significativas e alegres. As propostas são simples, criativas e podem ser aplicadas em qualquer ambiente escolar, favorecendo o aprendizado por meio da brincadeira e da imaginação.
Assim, o plano de aula tema animais da fazenda Pré escola torna-se uma ferramenta essencial para professores que desejam unir diversão, conhecimento e desenvolvimento integral das crianças.
SUMÁRIO
Toggle1. Cronograma Semanal
| Dia da Semana | Campos de Experiência | Habilidades da BNCC |
|---|---|---|
| Segunda-feira | O eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02EO01, EI02EF03 |
| Terça-feira | Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas | EI02CG02, EI02TS01 |
| Quarta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02EF04, EI02ET03 |
| Quinta-feira | Traços, sons, cores e formas / O eu, o outro e o nós | EI02TS02, EI02EO05 |
| Sexta-feira | Corpo, gestos e movimentos / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI02CG03, EI02ET07 |
2. Planos Diários Detalhados
SEGUNDA-FEIRA
Tema: Conhecendo os animais da fazenda
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós / Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:
- EI02EO01: Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- EI02EF03: Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Objetivo:
Promover o contato inicial das crianças com os animais da fazenda, estimulando a escuta atenta, o diálogo, a empatia e o reconhecimento de características desses animais.
Metodologia:
Será utilizada uma abordagem lúdica e afetiva, com histórias, músicas e conversas guiadas. A proposta busca criar um ambiente acolhedor, no qual as crianças se sintam seguras para participar e expressar suas ideias. O professor atuará como mediador, estimulando a curiosidade e a observação dos alunos.
Recursos Didáticos:
- Livro ilustrado sobre animais da fazenda
- Cartazes com figuras de animais
- Músicas temáticas (“A Galinha do Vizinho”, “O sapo não lava o pé”)
- Fantoche de fazendeiro
Desenvolvimento:
- Rotina inicial:
Realizar a acolhida com música e cumprimentos. Fazer a chamadinha com cartões de nome. Conduzir a roda de conversa com perguntas simples: “Quem aqui já viu um cavalo? E uma galinha?”
- Rotina inicial:
- Atividade 1 – História narrada:
Ler o livro “A fazenda do Seu Joaquim” mostrando as imagens e imitando os sons dos animais. Dizer: “Olhem o cavalo! Ele faz assim, ó: Ihiih! Vamos imitar juntos?” Incentivar a repetição e a observação.
- Atividade 1 – História narrada:
- Atividade 2 – Jogo dos sons:
Tocar sons de animais e pedir que as crianças adivinhem: “Quem será que faz Muuu?” Caso alguma criança não saiba, o professor mostra a imagem correspondente e repete o som com ela.
- Atividade 2 – Jogo dos sons:
- Atividade 3 – Dramatização:
Propor que cada criança escolha um animal e imite seus movimentos. O professor orienta: “Vamos andar como o pato? Agora, galopar como o cavalo!” Estimular a coordenação motora e a imaginação.
- Atividade 3 – Dramatização:
Avaliação:
Observar a participação, o interesse e a capacidade das crianças em reconhecer e imitar os animais, bem como sua interação com os colegas.
TERÇA-FEIRA
Tema: Os sons e movimentos dos animais
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas
Habilidades:
- EI02CG02: Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, dentro, fora etc.
- EI02TS01: Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Objetivo:
Estimular a coordenação motora e auditiva, explorando os sons e movimentos dos animais de forma divertida e interativa.
Metodologia:
A aula será prática e musical, com uso de instrumentos e brincadeiras. O professor incentivará a livre expressão corporal e sonora.
Recursos Didáticos:
- Instrumentos musicais (chocalhos, tambores, latas)
- Imagens de animais
- Aparelho de som
- Espaço livre para movimento
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: Música de acolhida e chamadinha.
- Atividade 1 – Som e corpo: Mostrar imagens e propor movimentos: “Como anda a vaquinha? E o porquinho?” As crianças repetem e o professor valoriza cada tentativa.
- Atividade 2 – Orquestra dos bichos: Cada grupo cria o som de um animal com instrumentos improvisados. O professor coordena: “Agora, todos os cavalos! Agora os patos!”
- Atividade 3 – Dança dos animais: Tocar música de fazenda e propor livre dança imitando os bichos.
Avaliação:
Analisar a participação e coordenação motora, além da capacidade de relacionar sons e movimentos aos animais.
QUARTA-FEIRA
Tema: A vida na fazenda
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades:
- EI02EF04: Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada.
- EI02ET03: Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais.
Objetivo:
Compreender a rotina da fazenda e a importância dos cuidados com os animais.
Metodologia:
A aula será investigativa, com conversa guiada, ilustrações e dramatização.
Recursos Didáticos:
- Cartazes da fazenda
- Brinquedos de animais
- Balde, peneira, brinquedos que simulem ferramentas de fazenda
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: Acolhida e conversa sobre “Quem cuida dos animais?”.
- Atividade 1 – Conversa orientada: Mostrar imagens da fazenda e perguntar: “O que o fazendeiro faz? Quem dá comida às galinhas?”
- Atividade 2 – Fazendinha simbólica: Montar uma “fazenda” com brinquedos, palitos e blocos. Cada criança cuida de um animal, simulando alimentação e abrigo.
- Atividade 3 – Cuidando de verdade: Fazer a limpeza simbólica do espaço e conversar sobre responsabilidade.
Avaliação:
Registrar o envolvimento das crianças e sua compreensão sobre cuidado e colaboração.
QUINTA-FEIRA
Tema: As cores dos animais da fazenda
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas / O eu, o outro e o nós
Habilidades:
- EI02TS02: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores e texturas.
- EI02EO05: Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
Objetivo:
Explorar as cores e texturas dos animais, relacionando-as à diversidade e às diferenças entre as pessoas.
Metodologia:
Atividades artísticas de pintura e colagem, com estímulo à observação e diálogo sobre diferenças.
Recursos Didáticos:
- Papeis coloridos
- Tinta guache
- Algodão e palito
- Figuras de animais
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: Acolhida e música.
- Atividade 1 – Observação: Mostrar figuras e perguntar: “Qual cor tem a vaca? E o pintinho?”
- Atividade 2 – Pintura de animais: Cada criança pinta seu animal favorito. O professor orienta: “Não tem problema sair da linha, o importante é participar!”
- Atividade 3 – Exposição: Montar um mural coletivo com as pinturas, valorizando o trabalho de todos.
Avaliação:
Observar a coordenação motora, envolvimento e expressão criativa.
SEXTA-FEIRA
Tema: Brincadeiras da fazenda
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades:
- EI02CG03: Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar).
- EI02ET07: Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Objetivo:
Encerrar a semana de forma lúdica, reforçando aprendizados com brincadeiras que integrem movimento, ritmo e contagem.
Metodologia:
Atividades ao ar livre e jogos cooperativos, promovendo interação e alegria.
Recursos Didáticos:
- Argolas, cordas e bolas
- Imagens de animais
- Música animada
Desenvolvimento:
- Rotina inicial: Música e conversa sobre o que mais gostaram na semana.
- Atividade 1 – Corrida dos bichos: Correr imitando os animais (ex.: pular como coelho).
- Atividade 2 – Contagem dos animais: Contar brinquedos em grupo, estimulando oralmente a sequência numérica.
- Atividade 3 – Dança final: Dançar “A Galinha do Vizinho” com gestos combinados.
Avaliação:
Registrar o entusiasmo, a cooperação e o uso espontâneo de números e movimentos.
O plano de aula tema animais da fazenda Pré escola proporciona experiências ricas e prazerosas para as crianças, que aprendem brincando enquanto descobrem o mundo dos animais do campo. Além de despertar o interesse pela natureza, esse tema trabalha aspectos cognitivos, afetivos e sociais de forma integrada. As atividades favorecem a interação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem, tornando o processo de aprendizagem leve e divertido. Com este plano de aula tema animais da fazenda Pré escola, o professor tem em mãos um roteiro completo e envolvente, capaz de transformar cada momento em uma descoberta cheia de encanto e significado.




























