
O plano de aula vogais educação infantil é uma proposta encantadora para trabalhar a consciência fonológica e a introdução ao universo da linguagem de forma lúdica e significativa.
Ao longo da semana, as crianças do maternal vivenciam experiências sensoriais e sonoras que despertam o interesse pelas letras A, E, I, O e U, fortalecendo a escuta, a fala e a coordenação motora.
A proposta envolve músicas, histórias, pinturas, dramatizações e jogos que favorecem o reconhecimento das vogais no cotidiano. O professor atua como mediador, conduzindo as atividades com acolhimento e intencionalidade pedagógica.
Com este plano de aula vogais educação infantil, o aprendizado acontece de forma leve, afetiva e repleta de descobertas, estimulando as primeiras noções de leitura e escrita.
SUMÁRIO
Toggle1) Cronograma semanal (segunda a sexta)
| Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades da BNCC (códigos) |
|---|---|---|
| Segunda | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas | EI02EF02 • EI02TS01 |
| Terça | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quant., relações e transformações | EI02EF03 • EI02ET04 |
| Quarta | Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos | EI02TS02 • EI02CG05 |
| Quinta | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Traços, sons, cores e formas | EI02EF01 • EI02EF09 |
| Sexta | Espaços, tempos, quant., relações e transformações / Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI02ET07 • EI02EF06 |
2) Planos diários detalhados
Em cada dia, logo após o título eu repito os códigos + a descrição completa da habilidade (conforme o arquivo de HABILIDADES MATERNAL) para facilitar a consulta do professor. As descrições são as listadas no documento de habilidades.
Segunda — Tema: “A música das vogais”
Campos de experência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades (código + descrição completa):
- EI02EF02 — Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
- EI02TS01 — Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Objetivo:
- Propiciar que as crianças reconheçam e explorem o som das vogais por meio de cantigas, batidas e instrumentos simples, desenvolvendo percepção sonora, rima e atenção auditiva; estimular a expressão corporal e sonora associada a cada vogal.
Metodologia (orientações para o professor):
- Organizar a sala com um tapete para a roda e um cantinho com instrumentos simples (pandeiros, chocalhos, colheres de pau).
- Trabalhar em pequenos momentos coletivos (roda) e em pequenos grupos para garantir atenção das crianças.
- Priorizar linguagem oral, repetição e jogo: usar repetição de palavras e canções curtas que enfatizem as vogais.
- Favorecer a exploração livre dos instrumentos antes das atividades dirigidas, observando preferências e dificuldades.
- Adaptar o ritmo da atividade ao grupo: pausar mais vezes para crianças que se dispersam e usar apoio visual (cartões com a letra vogal grande e colorida) para reforçar associação som-letra.
Recursos didáticos (lista):
- Tapete ou círculo marcado no chão
- Instrumentos sonoros simples (chocalho, pandeiro, colher de madeira)
- Cartões com vogais grandes (A, E, I, O, U), laminados
- Cartaz com uma cantiga curta sobre vogais (verso com aliteração)
- Caixa para “surpresa sonora” (objeto que faz som dentro)
Desenvolvimento — roteiro passo a passo (narrado, com verbos no infinitivo):
- Rotina inicial (acolhida, chamada e roda de conversa):
- Chegar à sala e acolher cada criança com cumprimento individual breve. Convidar para a roda dizendo: “Hoje vamos ouvir músicas que têm vogais que cantam — vamos descobrir o som de cada letra”. Realizar a chamada por nome, verificando presença e acalmar quem estiver agitado. Mostrar os cartões das vogais rapidamente para despertar curiosidade.
- Rotina inicial (acolhida, chamada e roda de conversa):
- Introdução ao conteúdo (apresentação):
- Apresentar os instrumentos na caixa surpresa e dizer: “Ao retirar um som, nós tentamos descobrir qual vogal ele gosta de ouvir”. Retirar um instrumento fazendo som e estimular as crianças a repetirem o som e dizerem palavras que começam com a vogal que o professor indica (“A — arara, A — água”). Reforçar oralmente: “Ouvir com atenção, repetir e brincar”.
- Introdução ao conteúdo (apresentação):
- Atividade 1 — (Lúdica — ritmo e rima):
- Propor colocar as crianças em roda. Entregar um chocalho para cada criança, em revezamento. Cantar uma rima curta onde a última palavra enfatiza uma vogal (ex.: “A, A, A — arara a voar; bate o chocalho, vamos escutar!”), e convidar a turma a bater o chocalho quando ouvirem a vogal alvo. Orientar a turma a observar o som e repetir: “Ouvir, identificar e bater”. Se algumas crianças não conseguirem acompanhar, apoiar individualmente segurando sua mão para marcar o ritmo e reduzir a quantidade de palavras na rima para facilitar.
- Atividade 1 — (Lúdica — ritmo e rima):
- Atividade 2 — (Lúdica — associação som-letra):
- Organizar quatro cantos com cartões grandes de vogais; chamar uma música simples e pedir para as crianças irem para o canto da vogal que o professor pronunciar (ex.: dizer “AAAA” e as crianças correrem para A). Falar frases curtas entre aspas: “Quem escutar o som /A/ vai para o cartaz A!”. Oferecer tempo extra e, para crianças que tiverem mobilidade reduzida ou insegurança, permitir que se desloquem com um adulto acompanhante ou apontar para o cartão sentado.
- Atividade 2 — (Lúdica — associação som-letra):
- Atividade 3 — (Impressa / registro simples):
- Entregar folhas com um grande círculo e uma vogal no centro (impressas previamente). Propor colar recortes coloridos ou carimbar ao lado da vogal conforme o som ouvido: “Quando eu cantar a música da vogal /E/, carimbar uma estrelinha ao lado do E”. Orientar a registrar mesmo que o traço seja simples. Para crianças que ainda não seguram bem o carimbo, permitir colagem de pedaços de papel ou uso do dedo com tinta (se autorizado pela escola).
- Atividade 3 — (Impressa / registro simples):
Avaliação:
- Observar e registrar quem consegue identificar o som da vogal no jogo (marcar em checklist: identifica som A/E/I/O/U com ajuda/sem ajuda), registrar participação no movimento e no uso dos instrumentos, anotar estratégias utilizadas para cada criança (ex.: precisou de apoio físico, repetição extra). Fazer registro breve na ficha de observação diária.
Terça — Tema: “Livro das vogais — tocar, folhear, descobrir”
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Habilidades (código + descrição completa):
- EI02EF03 — Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
- EI02ET04 — Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
Objetivo:
- Estimular o interesse pela leitura e manipulação de livros ilustrados sobre vogais; desenvolver noção de sequência espacial e temporal simples (antes, depois) ao relacionar imagens e a ordem das vogais.
Metodologia:
- Organizar um cantinho de leitura com livros ilustrados e um grande livro coletivo sobre vogais (páginas com imagens que representem palavras iniciadas pela vogal). Trabalhar em roda e também em pequenos grupos para manipulação dos livros. Valorizar toque, folhear e apontar antes de exigir nomeação. Fazer perguntas abertas e dar tempo para as respostas. Narrar de modo pausado e usar repetição com ênfase nas vogais. Promover atividades que articulem espaço (colocar um brinquedo “embaixo do tapete”) para reforçar conceitos espaciais.
Recursos didáticos (lista):
- Livros ilustrados com palavras simples (imagens claras)
- Livro coletivo gigante com uma vogal por página (A, E, I, O, U)
- Cena de brinquedo para demonstrar relações espaciais (caixa, tapete, boneco)
- Cartões com sequências (antes / depois)
- Papel e giz de cera para registro
Desenvolvimento — passo a passo (verbos no infinitivo):
- Rotina inicial:
- Acolher as crianças e convidar para a roda: “Hoje vamos folhear o livro das vogais — cada página tem uma surpresa!”. Realizar a chamada e perguntar como estão, dando oportunidade para respostas curtas.
- Rotina inicial:
- Introdução:
- Mostrar o livro coletivo e folhear lentamente a página do “A”, nomeando a imagem: “Vejam o A de abelha”. Apontar para a ilustração e para a letra, fazendo a direção da leitura com o dedo: “Ler de cima para baixo e da esquerda para a direita”.
- Introdução:
- Atividade 1 — (Lúdica — leitura compartilhada):
- Convidar uma criança para abrir a página do livro coletivo; fazer leitura em voz alta breve, enfatizando a vogal da página, repetir palavras rimadas e estimular as crianças a imitarem sons. Dizer: “Agora, quando eu falar a palavra, vocês batem palmas se ouvirem a vogal /I/”. Oferecer tempo e ajuda para crianças que não baterem no tempo — repetir a palavra e marcar a sílaba com tambores.
- Atividade 1 — (Lúdica — leitura compartilhada):
- Atividade 2 — (Lúdica — jogo espacial):
- Apresentar uma caixa e um boneco. Pedir para as crianças colocarem o boneco “em cima”, “embaixo” ou “dentro” da caixa conforme o comando que o professor disser, usando frases com enfoque nas vogais: “Colocar o boneco em cima quando ouvir /O/”. Orientar a observar relações espaciais e, caso crianças confundam, demonstrar fisicamente repetindo e pedindo para imitarem.
- Atividade 2 — (Lúdica — jogo espacial):
- Atividade 3 — (Impressa / registro):
- Entregar folha com duas imagens (antes/depois) e pedir para colar stickers na ordem correta depois de ouvir a história: “Ouvir a sequência e colar a estrela na primeira imagem que aconteceu”. Para crianças que não conseguirem colar sozinhas, permitir que o professor faça a colagem enquanto a criança aponta, garantindo participação.
- Atividade 3 — (Impressa / registro):
Avaliação:
- Registrar quem acompanha a leitura com olhar e apontamento, quem identifica a direção da leitura quando guiado, observar capacidade de seguir comandos espaciais simples (em cima/embaixo/dentro). Fazer nota sobre necessidade de apoio e estratégias que funcionaram.
Quarta — Tema: “Pintando a vogal”
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos.
Habilidades (código + descrição completa):
- EI02TS02 — Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
- EI02CG05 — Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Objetivo:
- Favorecer o desenvolvimento das habilidades manuais e a exploração sensorial de cores e texturas enquanto as crianças desenham e modelam as vogais, integrando movimento e coordenação fina.
Metodologia:
- Oferecer estações de atividade: mesa de pintura, bancada de modelagem com massa e área livre com papel kraft no chão para movimentos amplos. Demonstrar passo a passo antes de iniciar. Reforçar o uso de linguagem instrucional simples: “pegar”, “apertar”, “pincelar”. Permitir exploração livre seguida de momento dirigido para criar a vogal. Usar demonstração e apoio físico para segurar pincéis e massinha. Estimular elogios descritivos (“Você apertou forte e fez uma letrinha grande!”).
Recursos didáticos (lista):
- Massinha de modelar não tóxica
- Pincéis grossos, copinhos de tinta lavável
- Papel kraft ou cartolina grande com letras desenhadas em traço grosso
- Toalhas umedecidas e aventais
- Moldes de vogais para contorno
Desenvolvimento — passo a passo (infinitivo):
- Rotina inicial:
- Reunir as crianças, cumprimentar e convidar para a atividade: “Hoje vamos sentir, apertar e pintar as vogais!”. Explicar a sequência e demonstrar como usar a massinha e o pincel com palavras curtas.
- Rotina inicial:
- Introdução:
- Apresentar os moldes das vogais e pedir para cada criança escolher a vogal que mais gostar. Mostrar como pressionar massinha sobre o molde para formar a letra e como passar o pincel ao redor.
- Introdução:
- Atividade 1 — (Lúdica — modelagem sensorial):
- Orientar para pegar a massinha, amassar e formar a letra escolhida sobre o molde: “Amassar com as mãos, esticar e colar no molde formando a vogal”. Ficar próximo para apoiar quem não conseguir moldar sozinho; oferecer rolinho de massinha ou ajudar a enrolar.
- Atividade 1 — (Lúdica — modelagem sensorial):
- Atividade 2 — (Lúdica — pintura com movimento):
- Propor pintar grandes letras no chão com pincéis grossos, convidando as crianças a usar o corpo para fazer o movimento da letra (movimentos amplos com o braço): “Fazer um grande círculo para o O, mover o braço para cima e para baixo para o A”. Se alguma criança tiver resistência ao contato com a tinta, oferecer pincéis secos para carimbo ou usar giz de cera como alternativa.
- Atividade 2 — (Lúdica — pintura com movimento):
- Atividade 3 — (Impressa / registro):
- Entregar uma folha com o contorno da vogal e pedir para colar pequenos pedaços de papel colorido dentro do contorno (técnica de colagem). Orientar a recortar previamente em tiras ou oferecer pedaços prontos para colar, para não travar quem tem menos habilidade manual. Reforçar: “Colar por dentro do contorno, preencher devagar”.
- Atividade 3 — (Impressa / registro):
Avaliação:
- Observar controle manual (segurar pincel, manipular massinha), autonomia na escolha e execução, interesse sensorial. Registrar progresso individual em ficha (por ex.: precisa de ajuda total / parcial / realiza de forma independente).
Quinta — Tema: “O teatro das vogais”
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas.
Habilidades (código + descrição completa):
- EI02EF01 — Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
- EI02EF09 — Manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Objetivo:
- Estimular a expressão oral, a imaginação e a manipulação de suportes para traçar vogais por meio de pequenas dramatizações e exercícios de escrita emergente.
Metodologia:
- Promover um miniteatro com fantoches e adereços simples para representar palavras-iniciais com vogais. Trabalhar em turnos pequenos para permitir que cada criança fale e manipule o fantoche. Oferecer materiais variados para traçar (giz, lápis grosso, canetões laváveis) e demonstrar como formar o traço da vogal com o dedo e com utensílios. Usar perguntas que encorajem fala: “O que seu fantoche sente?” e dar tempo para respostas.
Recursos didáticos (lista):
- Fantoches ou meias-fantoches com etiquetas de vogal
- Cartazes com imagens e vogais associadas
- Papel grosso e instrumentos para traçar (giz, lápis grosso, canetões)
- Espelho pequeno para observação facial e expressão
- Adereços simples (chapéu, lenço)
Desenvolvimento — passo a passo (infinitivo):
- Rotina inicial:
- Acolher, chamar e reunir em roda. Explicar: “Hoje cada fantoche vai falar e mostrar qual vogal ele gosta”. Fazer a chamada com o fantoche e provocar risos para engajar.
- Rotina inicial:
- Introdução:
- Apresentar os fantoches, cada um com uma vogal no peito. Contar uma micro-história onde cada personagem/fantoche diz palavra com sua vogal (por ex.: “O fantoche A gosta de abraços e diz ‘Aaa’”). Pedir para as crianças imitarem a voz.
- Introdução:
- Atividade 1 — (Lúdica — dramatização curta):
- Convidar pequenas duplas para encenar com o fantoche uma cena de 30–60 segundos, orientando falas simples: “Dizer ‘A’ e mostrar o cartão A”. Oferecer frase pronta para crianças com timidez. Se a criança ficar insegura, permitir que apenas segure o fantoche enquanto o professor fala a cena, aumentando gradualmente a participação.
- Atividade 1 — (Lúdica — dramatização curta):
- Atividade 2 — (Lúdica / manipulação — traçar em grande escala):
- Disponibilizar folhas grandes e pedir para trilhar a vogal com o dedo na massa de areia ou talco dentro de uma bandeja (suporte tátil), em seguida traçar com lápis grosso no papel. Dizer: “Passar o dedo devagar sobre o molde, depois traçar com o lápis”. Ajudar fisicamente alunos que tenham dificuldade de coordenação.
- Atividade 2 — (Lúdica / manipulação — traçar em grande escala):
- Atividade 3 — (Impressa / registro simples):
- Entregar uma ficha com traços pontilhados da vogal escolhida e pedir para contornar com canetão grosso. Para crianças que não conseguirem seguir o traçado, permitir que façam carimbos ou coloquem adesivos sobre os pontos.
- Atividade 3 — (Impressa / registro simples):
Avaliação:
- Registrar quem participa verbalmente, quem usa o suporte de escrita para traçar, capacidades de expressão e confiança em falar em grupo. Observar evolução da escrita emergente (segurar o instrumento, movimento direcional).
Sexta — Tema: “Feira das vogais — contar e brincar”
Campos de experiência: Espaços, tempos, quant., relações e transformações; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Habilidades (código + descrição completa):
- EI02ET07 — Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
- EI02EF06 — Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
Objetivo:
- Trabalhar contagem oral e narração simples com foco em palavras que começam com vogais; integrar linguagem e matemática inicial de forma lúdica (feira imaginária com objetos que representam vogais).
Metodologia:
- Criar uma “feira” com cestas contendo objetos/tachinhas que começam com vogal (ex.: abacaxi, ovo de brinquedo, boneco com etiqueta I — imaginar itens simples). Trabalhar em estações: contagem (colocar 1,2,3 objetos) e narração (criar micro-histórias). Incentivar perguntas e respostas em dupla. Repetir vocabulário e usar gestos para apoiar a compreensão.
Recursos didáticos (lista):
- Cestas com objetos/figuras representando vogais
- Etiquetas com números e imagens grandes
- Caixinha de histórias (cartões com imagens sequenciais)
- Papel e adesivos para “comprar” itens na feira
- Caixa registradora de brinquedo (opcional)
Desenvolvimento — passo a passo (infinitivo):
- Rotina inicial:
- Acolher as crianças e apresentar a feira: “Hoje vamos comprar e contar frutas e objetos das vogais!”. Realizar a chamada e organizar em pequenos grupos.
- Rotina inicial:
- Introdução:
- Mostrar uma cesta e retirar um objeto dizendo: “Este é o abacaxi — começa com A”. Pedir para repetir e enfatizar a primeira vogal. Mostrar o número correspondente (ex.: um abacaxi = 1).
- Introdução:
- Atividade 1 — (Lúdica — comprar e contar):
- Distribuir cestas com conjuntos pequenos (1–3 itens). Pedir para as crianças contarem quantos objetos colocam no saquinho: “Colocar dois ovos no saquinho — contar junto comigo: um, dois”. Auxiliar a contagem por meio de toque e repetição. Para crianças que não conseguirem contar oralmente, incentivar a contagem por apontar e usar o dedo para marcar.
- Atividade 1 — (Lúdica — comprar e contar):
- Atividade 2 — (Lúdica — criar história curta):
- Em roda, sortear um cartão com imagem e pedir para uma criança inventar uma frase curta sobre o item: “O meu ovo está quente!”. Orientar com perguntas modelo: “Quem? O que? Onde?”. Para crianças com pouca verbalização, aceitar respostas por gestos e completar a frase oralmente junto com a criança.
- Atividade 2 — (Lúdica — criar história curta):
- Atividade 3 — (Impressa / registro):
- Entregar uma ficha com três imagens e números; pedir para colar um adesivo do número correspondente ao número de objetos mostrados (ex.: colar 2 onde há duas maçãs). Para crianças que tiverem dificuldade fina, permitir que o professor faça a colagem enquanto a criança observa e aponta.
- Atividade 3 — (Impressa / registro):
Avaliação:
- Registrar se a criança consegue contar até 1–3 objetos com apoio, identificar a vogal inicial nos itens e participar da construção oral da história. Anotar progressos e estratégias de mediação eficazes.
Observações finais e orientações práticas (para a semana toda)
- Registrar diariamente em ficha breve: presença, participação (alta/média/baixa), necessidade de apoio físico/linguístico e preferência de atividades.
- Respeitar tempos de repouso e lanche; dividir atividades em blocos curtos (7–12 minutos), adequados ao maternal.
- Usar reforço positivo descritivo e evitar comparações entre crianças.
- Preparar materiais com antecedência e alternativas de baixo custo (rolinho de papel para carimbo, tampinhas para colagem).
- Se uma atividade não for bem-sucedida, adaptar reduzindo a complexidade (menos itens, mais demonstrações) e repetir no dia seguinte em forma de jogo.
O plano de aula vogais educação infantil proporciona às crianças um mergulho encantador no mundo das letras e dos sons, desenvolvendo habilidades essenciais para a alfabetização inicial.
Através de brincadeiras, músicas e experimentações, o aprendizado se transforma em prazer e curiosidade.
Essa proposta valoriza o ritmo de cada criança, respeitando as etapas de desenvolvimento e incentivando a participação ativa em cada momento.
Aplicar o plano de aula vogais educação infantil é garantir uma rotina pedagógica divertida, afetiva e cheia de sentido, que desperta o interesse genuíno pelas letras e pela comunicação desde os primeiros anos.





























