logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano dia aula semanal dia das mães educação infantil

Plano dia aula semanal dia das mães educação infantil

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on pinterest

Descrição

🗓️ Plano Semanal – Educação Infantil (4 e 5 anos)

Tema da semana: Mamãe, você é minha flor do coração! 🌸💖
Objetivo geral: Desenvolver a expressão de sentimentos, a criatividade e a coordenação motora por meio de atividades que homenageiam a figura materna, promovendo vínculos afetivos e experiências artísticas.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03EO04) Comunicar sentimentos e ideias com clareza

  • (EI03TS02) Produzir composições visuais com colagem, pintura, dobradura

  • (EI03CG05) Coordenar movimentos de mãos e dedos com precisão

  • (EI03EF09) Escrever espontaneamente palavras e pequenos textos com apoio

  • (EI03EF01) Expressar ideias com intencionalidade e emoção

📅 Roteiro da Semana

DiaTema do DiaAtividade Principal
SegundaMeu amor por você é gigante!Roda de conversa + desenho da mãe + escrita espontânea: “Eu amo a minha mãe porque…”
TerçaAbraço com florRecorte e colagem de flor + braços de papel e pintura
QuartaCoração moldado com massinhaModelagem + escrita do nome da mãe + montagem de cartaz coletivo
QuintaLembrancinha especialCartão com dobradura + colagem + escrita guiada da frase: “Te amo, mamãe!”
SextaFesta do amor e entregaApresentação simbólica + roda de canções + entrega da lembrança com carinho

 

📅 Plano de Aula – Segunda-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Meu amor por você é gigante! 💗📝
Objetivo do dia: Estimular a expressão oral e a escrita espontânea por meio do desenho da mãe ou figura de afeto e da construção de frases com apoio.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03EO04) Comunicar sentimentos com clareza e intencionalidade

  • (EI03EF09) Escrever espontaneamente palavras e pequenos textos com apoio visual

  • (EI03TS02) Representar pessoas e sentimentos por meio de desenho e pintura

🧰 Materiais:

  • Folha A4 ou cartolina cortada em formato de coração

  • Lápis de cor, giz de cera, canetinhas

  • Tinta (opcional)

  • Cartões com palavras de apoio: “mamãe”, “amo”, “abraço”, “flor”, etc.

  • Painel para exposição com o título: “Mamãe, te amo do meu jeitinho”

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

Iniciar a roda com perguntas:

“Como é a sua mamãe?”
“O que ela faz que você mais gosta?”
“O que você gostaria de dizer pra ela hoje?”

Mostrar os cartões com palavras de apoio e dizer:

“Hoje vamos desenhar quem a gente ama MUITO, e escrever algo bem bonito pra ela.”

🎨 Atividade Principal – Desenho + Escrita espontânea:

Cada criança:

  1. Desenha sua mãe (ou quem cuida dela) no papel-coração

  2. Escreve uma frase com apoio, como:

    • “Eu amo a mamãe porque ela me dá abraço.”

    • “Mamãe, você é linda.”

    • “Te amo muito!”

O professor pode escrever a frase ditada pela criança ou deixar ela tentar escrever do jeitinho dela.

👏 Finalização e Avaliação:

Montar um mural com os desenhos e frases com o título:
“Mamãe, você é minha obra de arte!”

Pedir que cada criança compartilhe sua frase oralmente na rodinha:

“O que você escreveu pra sua mãe?”
“Como ficou seu desenho?”

Encerrar com música leve sobre amor ou afeto maternal. 🎶

📅 Plano de Aula – Terça-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Abraço com flor! 🌸🤗
Objetivo do dia: Desenvolver a coordenação motora fina e a expressão simbólica do afeto por meio de recorte, colagem e pintura, confeccionando uma flor com braços que simbolizam o abraço para a mãe.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03CG05) Coordenar os movimentos das mãos e dedos com intencionalidade

  • (EI03TS02) Produzir composições visuais com diferentes materiais

  • (EI03EO04) Expressar sentimentos por meio de ações simbólicas e artísticas

🧰 Materiais:

  • Moldes de flor (pétalas separadas ou flor inteira para pintar)

  • Tiras de papel kraft ou cartolina (para fazer os braços)

  • Papel colorido, lápis de cor, cola, tesoura sem ponta

  • Cartões com a frase: “Esse é o meu abraço com flor pra você, mamãe!”

  • Glitter ou lantejoulas (opcional, se quiser brilho)

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

Roda com as perguntas:

“Você já deu uma flor pra alguém?”
“E um abraço bem apertado?”
“Hoje vamos dar os dois juntinhos!”

Mostrar o modelo da atividade e dizer:

“Essa flor vai ter dois braços, igual os seus, que abraçam com carinho!”

🌸 Atividade Principal – Flor com braços de papel:

  1. A criança pinta ou monta a flor com pétalas e miolo.

  2. Cola dois braços de papel (feitos com tiras dobradas em “sanfona” ou retos) dos lados da flor.

  3. No final, cola a frase:
    “Esse é o meu abraço com flor pra você, mamãe!”

Dica extra: cole em um fundo colorido e dobre os braços pra que se “abram” na hora da entrega.

👏 Finalização e Avaliação:

Expor as flores no mural da sala ou guardar para a entrega de sexta-feira.
Na roda final:

“Como ficou seu abraço com flor?”
“Pra quem você vai entregar?”

Encerrar com a música “Mamãe, você é uma flor” (ou outra música doce sobre carinho e cuidado). 🎶🌷

📅 Plano de Aula – Quarta-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Coração moldado com massinha! 💗🖐️
Objetivo do dia: Estimular a coordenação motora, a linguagem simbólica e o reconhecimento da escrita do nome por meio da modelagem e da montagem de um cartaz coletivo para o Dia das Mães.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03CG05) Coordenar os movimentos de mãos e dedos com precisão

  • (EI03TS02) Expressar ideias e sentimentos por meio da modelagem e composição visual

  • (EI03EF09) Identificar e registrar palavras familiares com apoio

🧰 Materiais:

  • Massinha de modelar (vermelha, rosa, lilás, branca…)

  • Cartolina grande para o cartaz coletivo

  • Tiras de papel com o nome da mãe de cada criança (ou quem será homenageado)

  • Cola, canetinhas, corações de papel (opcional)

  • Música suave de fundo (opcional)

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

Roda de conversa com as perguntas:

“Como é o coração da sua mamãe?”
“Se você pudesse fazer um coração de presente, como ele seria?”
Mostrar a massinha e anunciar:
“Hoje cada um vai fazer um coração bem lindo pra montar o nosso cartaz do amor!”

💞 Atividade Principal – Modelagem + Cartaz coletivo:

  1. Cada criança molda 1 ou 2 corações de massinha.

  2. O professor ajuda a colar os corações no cartaz.

  3. Abaixo de cada coração, é colado o nome da mãe (ou a criança tenta escrever).

  4. Decorar o cartaz com desenhos, colagens ou brilhinhos.

Dica: usar frases como título do cartaz:
“Mamãe, você mora no nosso coração!” ou
“Nosso mural de amor!”

👏 Finalização e Avaliação:

Colocar o cartaz em destaque na sala.
Fazer uma roda para observação e apreciação:

“Qual coração é o seu?”
“O que você mais gostou de fazer hoje?”

Encerrar com abraço coletivo (se for costume) e uma música suave sobre coração ou amor. 🎶

📅 Plano de Aula – Quinta-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Lembrancinha especial 🎁🌷
Objetivo do dia: Desenvolver a coordenação motora, a escrita guiada e a expressão afetiva por meio da confecção de uma lembrancinha artesanal e simbólica para o Dia das Mães.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03CG05) Executar com precisão ações de dobrar, colar e montar

  • (EI03EF09) Registrar frases curtas com apoio de palavras conhecidas

  • (EI03TS02) Produzir composição visual com intencionalidade simbólica

🧰 Materiais:

  • Papel colorido (dobradura de coração, flor ou envelope)

  • Cola, tesoura sem ponta

  • Barbante ou fita para laço

  • Canetinha, lápis de cor, giz de cera

  • Etiquetas ou fichas com a frase modelo:
    “Te amo, mamãe!”
    “Você é a flor do meu coração!”

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

“Hoje é dia de fazer um presente lindo, feito pelas suas mãos e com muito amor.”
Mostrar um modelo da lembrancinha (simples, mas bonito) e explicar o passo a passo da dobradura.

🎁 Atividade Principal – Cartão ou flor dobrável com frase:

Cada criança:

  1. Faz a dobradura com apoio (de flor, coração ou envelope)

  2. Decora com colagem ou pintura

  3. Escreve (ou copia com apoio) a frase do dia:

    • “Te amo, mamãe!”

    • “Mamãe, você é especial!”

Pode-se adicionar um coração desenhado dentro com o nome da criança.

Ao final, amarra-se um laço com barbante e guarda-se a lembrancinha em uma sacolinha/envelope para entrega.

👏 Finalização e Avaliação:

Roda de conversa com perguntas:

“Como ficou seu presente?”
“Você acha que a mamãe vai gostar?”

Encerramento com uma canção de amor e um ensaio simbólico da entrega:

“Vamos fingir que a mamãe está aqui e dizer: TE AMO, MAMÃE!”

📅 Plano de Aula – Sexta-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Festa do amor e entrega! 💌🎁
Objetivo do dia: Celebrar o Dia das Mães com uma vivência afetiva, simbólica e significativa, promovendo a expressão de sentimentos por meio da entrega da lembrança, apresentações e roda musical.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03EF01) Expressar sentimentos, desejos e ideias com intencionalidade

  • (EI03EO04) Comunicar carinho em ações e palavras

  • (EI03TS02) Apresentar produções simbólicas com intencionalidade expressiva

🧰 Materiais:

  • As lembrancinhas confeccionadas na quinta-feira

  • Mural com produções da semana

  • Cartazes com frases de amor

  • Música instrumental ou canções sobre o amor maternal

  • Tecido ou tapete para roda

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida especial:

Receber as crianças com música suave e dizer:

“Hoje é o nosso dia de festa! Vamos celebrar o amor mais gostoso do mundo: o amor da mamãe!”

Mostrar o mural com as produções da semana. Relembrar as atividades:

  • “Desenhamos a mamãe”

  • “Fizemos abraço com flor”

  • “Modelamos corações”

  • “Criamos presentes com as nossas mãos”

💌 Atividade 1 – Entrega simbólica da lembrancinha:

Montar um espaço com tapetinho ou círculo de entrega.
Cada criança, individualmente ou em dupla:

  1. Pega sua lembrancinha

  2. Fala (ou repete) uma frase como:


    “Mamãe, eu te amo muito.”
    “Esse presente é pra você.”

  3. Coloca a lembrança em uma sacolinha/envelope para levar.

Se for apenas simbólico, a entrega pode ser feita com um teatro ou encenação.

🎶 Atividade 2 – Roda musical do amor:

Roda com músicas como:

  • “Mamãe, eu te amo”

  • “Como é grande o meu amor por você” (versão instrumental ou adaptada)

  • “Coração de mãe”

Usar gestos: coração com as mãos, abraço simbólico, mão no peito.

👏 Finalização e Avaliação:

Fazer a roda final e perguntar:

“O que você mais gostou de fazer essa semana?”
“O que você gostaria de dizer pra sua mamãe?”

Terminar com a frase coletiva:
🎤 “Mamãe, você mora no nosso coração!”

E se quiser fechar com chave de ouro: faça uma dancinha coletiva com as crianças em roda, dando tchauzinho e dizendo “Feliz Dia das Mães!”

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Plano dia aula semanal dia das mães educação infantil”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =