logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano De Aula Volta As Aulas Educação Infantil BNCC: Adaptação e Acolhimento

Plano de aula volta às aulas para educação infantil alinhado a BNCC plano semanal e diário editável no Word

Olá queridos professores! O inicio de mais 1 ano letivo está se aproximando. Pensando nisso, preparamos um plano de aula cheio de brincadeiras e muito interativo para que as crianças se sintam seguras e interajam umas com as outras promovendo um ambiente alegre e motivando a socialização entre os pequenos.

Preparamos 2 planejamentos semanais e diários volta as aulas totalmente alinhados à BNCC, São eles:

      • Plano semanal e diário para 2 e 3 anos (maternal)

      • Plano semanal e diário para 4 e 5 anos (pré escola)

      • No final desta página você poderá baixar os planejamentos em Word e editá-lo de acordo a necessidade da sua turminha.


      Plano De Aula Volta às Aulas Educação Infantil (2 e 3 anos) Maternal – Tema Adaptação e Acolhimento

      Segue o Plano Semanal de Adaptação e Acolhimento alinhado à BNCC para crianças de 2 e 3 anos, voltado para a volta às aulas, com atividades lúdicas, interativas e cheias de alegria para facilitar a socialização e integração.

      Plano Semanal – Tema: Adaptação e Acolhimento

      Data: [Inserir a data da semana]
      Turma: Educação Infantil – 2 e 3 anos

      Objetivos de Aprendizagem:

          1. (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

          1. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

          1. (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

          1. (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

          1. (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (massinha, giz de cera) para criar objetos bidimensionais e tridimensionais.


        Segunda-feira: Boas-vindas e Socialização

        Atividades:

            1. Acolhida Musical: Receba cada criança com músicas animadas, como “Bom Dia, Amiguinhos.” Use gestos para cumprimentar, como bater palmas ou dar tchauzinho.

            1. Apresentação com Bola: Em roda, as crianças passam uma bola e dizem seus nomes (ou fazem um som ou gesto caso ainda não falem bem).

            1. Brincadeira Livre: Monte estações de brincadeiras (carrinhos, bonecas, blocos) para incentivar interação.

          Objetivo do dia: Promover acolhimento e ajudar as crianças a se sentirem seguras no novo ambiente.


          Terça-feira: Conhecendo o Espaço

          Atividades:

              1. Exploração da Sala e Brinquedos: Crie uma atividade de “descoberta” onde as crianças explorem cantos diferentes da sala, como cozinha de brinquedo, área de leitura e espaço de construção.

              1. Circuito de Movimento: Monte um percurso simples com almofadas, túneis e cordas para que as crianças se movimentem.

              1. Música e Dança: Brinque de roda com músicas como “Ciranda Cirandinha” e “Se Essa Rua Fosse Minha.”

            Objetivo do dia: Familiarizar as crianças com o espaço e estimular a coordenação motora e a interação.


            Quarta-feira: Arte e Criatividade

            Atividades:

                1. Pintura Coletiva: Em um grande papel kraft no chão, as crianças pintam com as mãos, pincéis ou esponjas. Use tintas coloridas e laváveis.

                1. Massinha de Modelar: Cada criança cria algo que a deixe feliz (um sol, uma flor, formas abstratas).

                1. História com Fantoche: Conte uma história curta sobre amizade usando fantoches simples.

              Objetivo do dia: Trabalhar expressão artística e fortalecer a ideia de colaboração.


              Quinta-feira: Integração e Colaboração

              Atividades:

                  1. Brincadeiras de Parceria: Forme duplas para brincadeiras como “Caminho das Conchas,” onde as crianças precisam pisar em marcas no chão para chegar ao “tesouro” (um brinquedo ou surpresa).

                  1. Construção Coletiva: Monte torres ou casas com blocos de madeira ou brinquedos grandes.

                  1. Hora do Vídeo: Exiba um vídeo curto e colorido, como “Amiguinhos” da Galinha Pintadinha, e incentive as crianças a comentarem o que acharam.

                Objetivo do dia: Incentivar colaboração e socialização em atividades lúdicas.


                Sexta-feira: Encerramento com Alegria

                Atividades:

                    1. Brincadeiras ao Ar Livre: Organize um mini-piquenique no pátio, com frutas e sucos, seguido de brincadeiras de correr ou pular.

                    1. Mural de Boas-vindas: Relembre os momentos da semana e crie um mural com desenhos ou pinturas feitos pelas crianças.

                    1. Despedida Musical: Finalize com uma música de despedida, como “Tchau, Tchau Amiguinhos,” incentivando a alegria para a próxima semana.

                  Objetivo do dia: Celebrar a semana com integração e reforçar o acolhimento.


                  Avaliação:

                      • Observe a interação e a adaptação das crianças ao longo da semana.

                      • Registre como cada criança participou das atividades e quais momentos foram mais significativos para o grupo.

                    Esse plano semanal ajuda as crianças a se adaptarem de forma gradual e divertida ao novo ambiente escolar, com foco na socialização e no acolhimento.


                    Plano De Aula Volta às Aulas Educação Infantil (4 e 5 anos) Pré-escola – Tema Adaptação e Acolhimento

                    Segue o Plano Semanal de Adaptação e Acolhimento alinhado à bncc para crianças de 4 e 5 anos, voltado para a volta às aulas, com atividades lúdicas, interativas e cheias de alegria para facilitar a socialização e integração.

                    Plano Semanal – Tema: Adaptação e Acolhimento

                    Data: [Inserir a data da semana]
                    Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos


                    Objetivos de Aprendizagem:

                        1. (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

                        1. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.

                        1. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.

                        1. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

                        1. (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.


                      Segunda-feira: Boas-vindas e Socialização

                      Atividades:

                          1. Acolhida Musical: Receba cada criança com uma música animada como “Bom Dia, Amiguinhos” e convide-as a cantar e imitar gestos.

                          1. Dinâmica “Conhecendo os Amigos”: Em roda, cada criança diz seu nome e algo que gosta de fazer (com ajuda da professora, se necessário).

                          1. Brincadeira Livre: Organize áreas temáticas com brinquedos (cantinho da leitura, construção e jogos) para incentivar interações espontâneas.

                        Objetivo do dia: Promover acolhimento e estimular a socialização inicial.


                        Terça-feira: Conhecendo o Espaço

                        Atividades:

                            1. Passeio Guiado pela Escola: Leve as crianças para conhecer os principais espaços (sala, pátio, biblioteca), incentivando que observem e façam perguntas.

                            1. Circuito de Movimentos: Monte um circuito com cones, túneis e cordas para que as crianças pulem, equilibrem-se e rastejem, desenvolvendo coordenação motora.

                            1. Música e Dança: Brinque de roda com músicas como “Se Essa Rua Fosse Minha,” propondo movimentos corporais criativos.

                          Objetivo do dia: Familiarizar as crianças com o espaço escolar e desenvolver habilidades motoras.


                          Quarta-feira: Arte e Criatividade

                          Atividades:

                              1. Colagem Coletiva: Cada criança recorta ou rasga papéis coloridos para criar uma grande obra coletiva que represente “Nosso Mundo Escolar.”

                              1. Modelagem com Massinha: Proponha que modelem algo que gostem, como animais, árvores ou brinquedos.

                              1. Contação de História com Fantoches: Conte uma história divertida sobre amizade, usando fantoches para criar interação.

                            Objetivo do dia: Incentivar a expressão artística e a colaboração.


                            Quinta-feira: Integração e Colaboração

                            Atividades:

                                1. Jogos de Parceria: Forme duplas para atividades como montar torres de blocos ou resolver quebra-cabeças simples juntos.

                                1. Atividade de Comparação: Realize uma dinâmica de ordenar objetos por tamanho ou cor, promovendo trabalho em equipe.

                                1. Hora do Vídeo: Assista a um vídeo educativo sobre amizade e cooperação, incentivando as crianças a comentarem suas impressões.

                              Objetivo do dia: Estimular a colaboração e a interação por meio de atividades práticas.


                              Sexta-feira: Encerramento com Alegria

                              Atividades:

                                  1. Brincadeiras ao Ar Livre: Realize atividades em grupos no pátio, como corrida com obstáculos ou brincadeiras com bola.

                                  1. Mural de Memórias da Semana: Proponha que cada criança desenhe o que mais gostou de fazer na semana. Junte os desenhos em um mural.

                                  1. Despedida Musical: Cante uma música de despedida, como “Até Logo Amiguinhos,” incentivando alegria para a próxima semana.

                                Objetivo do dia: Encerrar a semana com integração e reforçar o acolhimento.


                                Avaliação:

                                    • Observe a interação entre as crianças, registrando como participaram das atividades e se adaptaram ao ambiente.

                                    • Avalie o progresso nas habilidades de socialização, cooperação e expressão artística.


                                  Esse plano semanal é ideal para criar um ambiente acolhedor e estimulante para crianças de 4 e 5 anos, promovendo integração e aprendizagem de forma lúdica e criativa.

                                  Baixe os planos edite no word

                                   Logo abaixo você poderá baixar os planos gratuitamente e fazer as edições now Word. Ao abrir o arquivo no Google Drive baixe primeiramente e depois faça a edição do seu computador.

                                  Baixe o plano editável 2 e 3 anos

                                  Baixe o plano editável 4 e 5 anos

                                  Deixe um comentário

                                  O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                  7 + 2 =