
O folclore brasileiro é uma festa de cores, sons e histórias que encanta os pequenos e transforma a sala de aula num verdadeiro palco de magia e imaginação!
Para nós, professores da Educação Infantil, essa é uma oportunidade de ouro para trabalhar valores culturais, linguagem oral, coordenação motora, criatividade e ainda dar boas gargalhadas com os causos da Cuca, do Saci e da Iara.
Neste plano de aula alinhado à BNCC, o foco é trazer o folclore de forma divertida, significativa e cheia de vivências sensoriais. Prepare a cantiga, a contação de histórias, a tinta e a alegria, porque essa semana vai ser folcloricamente inesquecível!
Confira uma variedade de recursos para trabalhar folclore na educação infantil: (clique e confira)
Preparamos dois planos: um para MATERNAL e outro para PRÉ-ESCOLA. Confira abaixo:
SUMÁRIO
TogglePLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL – MATERNAL (2 e 3 anos)
Tema: Folclore
Campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Objetivo:
Apresentar elementos do folclore brasileiro por meio de atividades sensoriais, despertando a curiosidade e incentivando a interação entre os colegas, com experiências que envolvem cor, forma, som e movimento.
Metodologia:
Aula vivencial e interativa, com estímulos visuais, táteis e sonoros. As crianças serão incentivadas a explorar, tocar, ouvir e manipular os materiais de forma livre, com apoio constante da professora e muita ludicidade.
Recursos didáticos:
- Fantoche ou boneco do Saci
- Caixa sensorial com folhas secas, penas, tecidos e sementes
- Massinha de modelar nas cores vermelho, verde e marrom
- Imagens grandes e coloridas de personagens do folclore
- Música instrumental suave com sons de natureza
Desenvolvimento (passo a passo):
– Acolhida e ambientação:
Receber as crianças com música suave. Estimular o toque e o abraço entre elas com apoio verbal: “Vamos dar bom dia com um tchauzinho?” – respeitando o tempo de cada criança.
– Apresentação do tema – personagem do dia (Saci):
Apresentar um fantoche ou boneco do Saci. Fazer movimentos com o boneco e sons (como ventinho ou risadas do Saci), estimulando a atenção e a curiosidade. Dizer frases simples como: “Esse é o Saci. Ele é arteiro e pula com uma perna só!”
– Atividade sensorial com a caixa mágica do folclore:
Entregar para pequenos grupos uma caixa sensorial com elementos naturais (folhas, penas, tecidos coloridos). Permitir que explorem livremente, com apoio verbal: “Olha a folha! Que cor tem? E essa peninha? É macia?”
– Atividade de modelagem – massinha do Saci:
Entregar massinha nas cores vermelho (gorro do Saci) e marrom (pele). Estimular a manipulação livre, com incentivo à construção espontânea. Pode-se dizer: “Vamos fazer o nosso Saci?”, mesmo que as formas não se pareçam com o personagem.
– Momento de socialização:
Reunir todos no tapete. Mostrar as criações com massinha e agradecer a participação de todos com palmas. Dizer: “Cada um fez o seu Saci, todos diferentes e muito lindos!”
Avaliação:
Observar o interesse das crianças pelos materiais apresentados, a participação nas atividades sensoriais, a interação com os colegas e o envolvimento nas explorações manuais. Valorizam-se as tentativas e expressões individuais, respeitando o tempo de cada criança.
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PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
Tema: Folclore
Campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:
- (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
Objetivo:
Apresentar elementos do folclore brasileiro de forma lúdica, despertando nas crianças o respeito pela diversidade cultural, incentivando a imaginação, a escuta atenta e a expressão oral por meio de contação e reconto de histórias.
Metodologia:
Aula expositiva-dialogada com contação de histórias folclóricas brasileiras, roda de conversa e atividades artísticas. Uso de recursos visuais e sonoros, com envolvimento ativo das crianças por meio de dramatizações, recontos orais e produções criativas.
Recursos didáticos:
- Livro de história folclórica (ex: “O Saci” ou “A Cuca”)
- Fantoches ou ilustrações dos personagens
- Caixa surpresa com objetos folclóricos
- Papel, lápis de cor, tinta, pincel
- Fantasias ou acessórios simples (chapéu, lenço, etc.)
Desenvolvimento (passo a passo):
– Acolhida e conversa inicial:
Receber as crianças com música suave e perguntar: “Quem já ouviu falar do Saci? E da Iara? E da Cuca?”. Mostrar imagens desses personagens e conversar brevemente sobre suas origens e lendas.
– Contação de história:
Contar uma lenda do folclore brasileiro com entonação envolvente, utilizando fantoches ou imagens. (Sugestão: “O Saci-Pererê” ou “A Cuca”).
Pedir que as crianças fiquem atentas para contar o que mais gostaram no final.
– Roda de conversa:
Após a contação, perguntar:
— O que aconteceu na história?
— Quem era o personagem principal?
— Como você se sentiria se estivesse lá?
Valorizar todas as falas, incentivando a escuta e o respeito pelo outro.
– Atividade artística – pintura folclórica:
Oferecer papel e tinta para que cada criança pinte seu personagem preferido da história ou uma cena da lenda.
– Atividade de reconto:
Em duplas ou pequenos grupos, convidar as crianças a “encenar” a história que ouviram. Os colegas assistem, incentivando a expressão oral e corporal. O professor pode registrar com fotos ou vídeos.
– Finalização:
Montar um mural com os desenhos das crianças, intitulado “Nosso Folclore”.
Cantar uma cantiga folclórica juntos para encerrar o dia (ex: “Sapo Cururu” ou “Ciranda, cirandinha”).
Avaliação:
Observar a participação ativa das crianças durante a contação e reconto da história, o interesse e respeito pelos personagens do folclore, a criatividade nas produções e a socialização nas rodas de conversa. Valorizar o progresso individual na escuta, expressão oral e envolvimento nas atividades.
Conclusão
Trabalhar o folclore na Educação Infantil é muito mais do que apresentar lendas e personagens. É valorizar a cultura popular, estimular a imaginação, desenvolver a linguagem e promover o respeito às diferentes tradições do nosso país.
Com este plano de aula alinhado à BNCC, você garante uma semana rica em aprendizagens, cheia de música, histórias e atividades que fazem brilhar os olhinhos das crianças.
Aproveite cada momento, porque o folclore é puro encantamento — e quando a educação se conecta com a cultura, o aprendizado acontece de forma natural, divertida e inesquecível!
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