logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

🗓️ Plano e Aula Dia Das mães alinhado à BNCC– Educação Infantil (4 e 5 anos)

Oi profe! Preparamos um plano de aula super completo para todos os dias da semana de segunda a sexta feira alinhado a BNCC para crianças da educação infantil. Os planos de aula possuem sequência pedagógica e envolve todos os Campos de experiência.

Tema da semana: Mamãe, você é minha flor do coração! 🌸💖
Objetivo geral: Desenvolver a expressão de sentimentos, a criatividade e a coordenação motora por meio de atividades que homenageiam a figura materna, promovendo vínculos afetivos e experiências artísticas.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03EO04) Comunicar sentimentos e ideias com clareza
  • (EI03TS02) Produzir composições visuais com colagem, pintura, dobradura
  • (EI03CG05) Coordenar movimentos de mãos e dedos com precisão
  • (EI03EF09) Escrever espontaneamente palavras e pequenos textos com apoio
  • (EI03EF01) Expressar ideias com intencionalidade e emoção

📅 Roteiro da Semana

DiaTema do DiaAtividade Principal
SegundaMeu amor por você é gigante!Roda de conversa + desenho da mãe + escrita espontânea: “Eu amo a minha mãe porque…”
TerçaAbraço com florRecorte e colagem de flor + braços de papel e pintura
QuartaCoração moldado com massinhaModelagem + escrita do nome da mãe + montagem de cartaz coletivo
QuintaLembrancinha especialCartão com dobradura + colagem + escrita guiada da frase: “Te amo, mamãe!”
SextaFesta do amor e entregaApresentação simbólica + roda de canções + entrega da lembrança com carinho

📅 Plano de Aula – Segunda-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Meu amor por você é gigante! 💗📝
Objetivo do dia: Estimular a expressão oral e a escrita espontânea por meio do desenho da mãe ou figura de afeto e da construção de frases com apoio.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03EO04) Comunicar sentimentos com clareza e intencionalidade 
  • (EI03EF09) Escrever espontaneamente palavras e pequenos textos com apoio visual 
  • (EI03TS02) Representar pessoas e sentimentos por meio de desenho e pintura 

🧰 Materiais:

  • Folha A4 ou cartolina cortada em formato de coração
  • Lápis de cor, giz de cera, canetinhas
  • Tinta (opcional)
  • Cartões com palavras de apoio: “mamãe”, “amo”, “abraço”, “flor”, etc.
  • Painel para exposição com o título: “Mamãe, te amo do meu jeitinho”

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

Iniciar a roda com perguntas:

“Como é a sua mamãe?”
“O que ela faz que você mais gosta?”
“O que você gostaria de dizer pra ela hoje?”

Mostrar os cartões com palavras de apoio e dizer:

“Hoje vamos desenhar quem a gente ama MUITO, e escrever algo bem bonito pra ela.”

🎨 Atividade Principal – Desenho + Escrita espontânea:

Cada criança:

  1. Desenha sua mãe (ou quem cuida dela) no papel-coração 
  2. Escreve uma frase com apoio, como:
    • “Eu amo a mamãe porque ela me dá abraço.” 
    • “Mamãe, você é linda.” 
    • “Te amo muito!” 

O professor pode escrever a frase ditada pela criança ou deixar ela tentar escrever do jeitinho dela.

👏 Finalização e Avaliação:

Montar um mural com os desenhos e frases com o título:
“Mamãe, você é minha obra de arte!”

Pedir que cada criança compartilhe sua frase oralmente na rodinha:

“O que você escreveu pra sua mãe?”
“Como ficou seu desenho?”

Encerrar com música leve sobre amor ou afeto maternal. 🎶

📅 Plano de Aula – Terça-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Abraço com flor! 🌸🤗
Objetivo do dia: Desenvolver a coordenação motora fina e a expressão simbólica do afeto por meio de recorte, colagem e pintura, confeccionando uma flor com braços que simbolizam o abraço para a mãe.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03CG05) Coordenar os movimentos das mãos e dedos com intencionalidade 
  • (EI03TS02) Produzir composições visuais com diferentes materiais 
  • (EI03EO04) Expressar sentimentos por meio de ações simbólicas e artísticas 

🧰 Materiais:

  • Moldes de flor (pétalas separadas ou flor inteira para pintar) 
  • Tiras de papel kraft ou cartolina (para fazer os braços) 
  • Papel colorido, lápis de cor, cola, tesoura sem ponta 
  • Cartões com a frase: “Esse é o meu abraço com flor pra você, mamãe!” 
  • Glitter ou lantejoulas (opcional, se quiser brilho) 

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

Roda com as perguntas:

“Você já deu uma flor pra alguém?”
“E um abraço bem apertado?”
“Hoje vamos dar os dois juntinhos!”

Mostrar o modelo da atividade e dizer:

“Essa flor vai ter dois braços, igual os seus, que abraçam com carinho!”

🌸 Atividade Principal – Flor com braços de papel:

  1. A criança pinta ou monta a flor com pétalas e miolo. 
  2. Cola dois braços de papel (feitos com tiras dobradas em “sanfona” ou retos) dos lados da flor. 
  3. No final, cola a frase:
    “Esse é o meu abraço com flor pra você, mamãe!” 

Dica extra: cole em um fundo colorido e dobre os braços pra que se “abram” na hora da entrega.

👏 Finalização e Avaliação:

Expor as flores no mural da sala ou guardar para a entrega de sexta-feira.
Na roda final:

“Como ficou seu abraço com flor?”
“Pra quem você vai entregar?”

Encerrar com a música “Mamãe, você é uma flor” (ou outra música doce sobre carinho e cuidado). 🎶🌷

📅 Plano de Aula – Quarta-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Coração moldado com massinha! 💗🖐️
Objetivo do dia: Estimular a coordenação motora, a linguagem simbólica e o reconhecimento da escrita do nome por meio da modelagem e da montagem de um cartaz coletivo para o Dia das Mães.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03CG05) Coordenar os movimentos de mãos e dedos com precisão 
  • (EI03TS02) Expressar ideias e sentimentos por meio da modelagem e composição visual 
  • (EI03EF09) Identificar e registrar palavras familiares com apoio 

🧰 Materiais:

  • Massinha de modelar (vermelha, rosa, lilás, branca…) 
  • Cartolina grande para o cartaz coletivo 
  • Tiras de papel com o nome da mãe de cada criança (ou quem será homenageado) 
  • Cola, canetinhas, corações de papel (opcional) 
  • Música suave de fundo (opcional) 

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

Roda de conversa com as perguntas:

“Como é o coração da sua mamãe?”
“Se você pudesse fazer um coração de presente, como ele seria?”
Mostrar a massinha e anunciar:
“Hoje cada um vai fazer um coração bem lindo pra montar o nosso cartaz do amor!”

💞 Atividade Principal – Modelagem + Cartaz coletivo:

  1. Cada criança molda 1 ou 2 corações de massinha. 
  2. O professor ajuda a colar os corações no cartaz. 
  3. Abaixo de cada coração, é colado o nome da mãe (ou a criança tenta escrever). 
  4. Decorar o cartaz com desenhos, colagens ou brilhinhos. 

Dica: usar frases como título do cartaz:
“Mamãe, você mora no nosso coração!” ou
“Nosso mural de amor!”

👏 Finalização e Avaliação:

Colocar o cartaz em destaque na sala.
Fazer uma roda para observação e apreciação:

“Qual coração é o seu?”
“O que você mais gostou de fazer hoje?”

Encerrar com abraço coletivo (se for costume) e uma música suave sobre coração ou amor. 🎶

📅 Plano de Aula – Quinta-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Lembrancinha especial 🎁🌷
Objetivo do dia: Desenvolver a coordenação motora, a escrita guiada e a expressão afetiva por meio da confecção de uma lembrancinha artesanal e simbólica para o Dia das Mães.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03CG05) Executar com precisão ações de dobrar, colar e montar 
  • (EI03EF09) Registrar frases curtas com apoio de palavras conhecidas 
  • (EI03TS02) Produzir composição visual com intencionalidade simbólica 

🧰 Materiais:

  • Papel colorido (dobradura de coração, flor ou envelope) 
  • Cola, tesoura sem ponta 
  • Barbante ou fita para laço 
  • Canetinha, lápis de cor, giz de cera 
  • Etiquetas ou fichas com a frase modelo:
    “Te amo, mamãe!” “Você é a flor do meu coração!” 

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida e conversa inicial:

“Hoje é dia de fazer um presente lindo, feito pelas suas mãos e com muito amor.”
Mostrar um modelo da lembrancinha (simples, mas bonito) e explicar o passo a passo da dobradura.

🎁 Atividade Principal – Cartão ou flor dobrável com frase:

Cada criança:

  1. Faz a dobradura com apoio (de flor, coração ou envelope) 
  2. Decora com colagem ou pintura 
  3. Escreve (ou copia com apoio) a frase do dia:
    • “Te amo, mamãe!” 
    • “Mamãe, você é especial!” 

Pode-se adicionar um coração desenhado dentro com o nome da criança.

Ao final, amarra-se um laço com barbante e guarda-se a lembrancinha em uma sacolinha/envelope para entrega.

👏 Finalização e Avaliação:

Roda de conversa com perguntas:

“Como ficou seu presente?”
“Você acha que a mamãe vai gostar?”

Encerramento com uma canção de amor e um ensaio simbólico da entrega:

“Vamos fingir que a mamãe está aqui e dizer: TE AMO, MAMÃE!”

📅 Plano de Aula – Sexta-feira

Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Festa do amor e entrega! 💌🎁
Objetivo do dia: Celebrar o Dia das Mães com uma vivência afetiva, simbólica e significativa, promovendo a expressão de sentimentos por meio da entrega da lembrança, apresentações e roda musical.

🎯 Habilidades da BNCC:

  • (EI03EF01) Expressar sentimentos, desejos e ideias com intencionalidade 
  • (EI03EO04) Comunicar carinho em ações e palavras 
  • (EI03TS02) Apresentar produções simbólicas com intencionalidade expressiva 

🧰 Materiais:

  • As lembrancinhas confeccionadas na quinta-feira 
  • Mural com produções da semana 
  • Cartazes com frases de amor 
  • Música instrumental ou canções sobre o amor maternal 
  • Tecido ou tapete para roda 

👣 Desenvolvimento:

🧡 Acolhida especial:

Receber as crianças com música suave e dizer:

“Hoje é o nosso dia de festa! Vamos celebrar o amor mais gostoso do mundo: o amor da mamãe!”

Mostrar o mural com as produções da semana. Relembrar as atividades:

  • “Desenhamos a mamãe” 
  • “Fizemos abraço com flor” 
  • “Modelamos corações” 
  • “Criamos presentes com as nossas mãos” 

💌 Atividade 1 – Entrega simbólica da lembrancinha:

Montar um espaço com tapetinho ou círculo de entrega.
Cada criança, individualmente ou em dupla:

  1. Pega sua lembrancinha 
  2. Fala (ou repete) uma frase como:


    “Mamãe, eu te amo muito.”
    “Esse presente é pra você.”
     
  3. Coloca a lembrança em uma sacolinha/envelope para levar. 

Se for apenas simbólico, a entrega pode ser feita com um teatro ou encenação.

🎶 Atividade 2 – Roda musical do amor:

Roda com músicas como:

  • “Mamãe, eu te amo” 
  • “Como é grande o meu amor por você” (versão instrumental ou adaptada) 
  • “Coração de mãe” 

Usar gestos: coração com as mãos, abraço simbólico, mão no peito.

👏 Finalização e Avaliação:

Fazer a roda final e perguntar:

“O que você mais gostou de fazer essa semana?”
“O que você gostaria de dizer pra sua mamãe?”

Terminar com a frase coletiva:
🎤 “Mamãe, você mora no nosso coração!”

E se quiser fechar com chave de ouro: faça uma dancinha coletiva com as crianças em roda, dando tchauzinho e dizendo “Feliz Dia das Mães!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 8 =