🗓️ Plano e Aula Dia Das mães alinhado à BNCC– Educação Infantil (4 e 5 anos)
Oi profe! Preparamos um plano de aula super completo para todos os dias da semana de segunda a sexta feira alinhado a BNCC para crianças da educação infantil. Os planos de aula possuem sequência pedagógica e envolve todos os Campos de experiência.
SUMÁRIO
Toggle🗓️ Plano – Educação Infantil (4 e 5 anos)
Tema da semana: Mamãe, você é minha flor do coração! 🌸💖
Objetivo geral: Desenvolver a expressão de sentimentos, a criatividade e a coordenação motora por meio de atividades que homenageiam a figura materna, promovendo vínculos afetivos e experiências artísticas.
🎯 Habilidades da BNCC:
- (EI03EO04) Comunicar sentimentos e ideias com clareza
- (EI03TS02) Produzir composições visuais com colagem, pintura, dobradura
- (EI03CG05) Coordenar movimentos de mãos e dedos com precisão
- (EI03EF09) Escrever espontaneamente palavras e pequenos textos com apoio
- (EI03EF01) Expressar ideias com intencionalidade e emoção
📅 Roteiro da Semana
Dia | Tema do Dia | Atividade Principal |
Segunda | Meu amor por você é gigante! | Roda de conversa + desenho da mãe + escrita espontânea: “Eu amo a minha mãe porque…” |
Terça | Abraço com flor | Recorte e colagem de flor + braços de papel e pintura |
Quarta | Coração moldado com massinha | Modelagem + escrita do nome da mãe + montagem de cartaz coletivo |
Quinta | Lembrancinha especial | Cartão com dobradura + colagem + escrita guiada da frase: “Te amo, mamãe!” |
Sexta | Festa do amor e entrega | Apresentação simbólica + roda de canções + entrega da lembrança com carinho |
📅 Plano de Aula – Segunda-feira
Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Meu amor por você é gigante! 💗📝
Objetivo do dia: Estimular a expressão oral e a escrita espontânea por meio do desenho da mãe ou figura de afeto e da construção de frases com apoio.
🎯 Habilidades da BNCC:
- (EI03EO04) Comunicar sentimentos com clareza e intencionalidade
- (EI03EF09) Escrever espontaneamente palavras e pequenos textos com apoio visual
- (EI03TS02) Representar pessoas e sentimentos por meio de desenho e pintura
🧰 Materiais:
- Folha A4 ou cartolina cortada em formato de coração
- Lápis de cor, giz de cera, canetinhas
- Tinta (opcional)
- Cartões com palavras de apoio: “mamãe”, “amo”, “abraço”, “flor”, etc.
- Painel para exposição com o título: “Mamãe, te amo do meu jeitinho”
👣 Desenvolvimento:
🧡 Acolhida e conversa inicial:
Iniciar a roda com perguntas:
“Como é a sua mamãe?”
“O que ela faz que você mais gosta?”
“O que você gostaria de dizer pra ela hoje?”
Mostrar os cartões com palavras de apoio e dizer:
“Hoje vamos desenhar quem a gente ama MUITO, e escrever algo bem bonito pra ela.”
🎨 Atividade Principal – Desenho + Escrita espontânea:
Cada criança:
- Desenha sua mãe (ou quem cuida dela) no papel-coração
- Escreve uma frase com apoio, como:
- “Eu amo a mamãe porque ela me dá abraço.”
- “Mamãe, você é linda.”
- “Te amo muito!”
O professor pode escrever a frase ditada pela criança ou deixar ela tentar escrever do jeitinho dela.
👏 Finalização e Avaliação:
Montar um mural com os desenhos e frases com o título:
“Mamãe, você é minha obra de arte!”
Pedir que cada criança compartilhe sua frase oralmente na rodinha:
“O que você escreveu pra sua mãe?”
“Como ficou seu desenho?”
Encerrar com música leve sobre amor ou afeto maternal. 🎶
📅 Plano de Aula – Terça-feira
Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Abraço com flor! 🌸🤗
Objetivo do dia: Desenvolver a coordenação motora fina e a expressão simbólica do afeto por meio de recorte, colagem e pintura, confeccionando uma flor com braços que simbolizam o abraço para a mãe.
🎯 Habilidades da BNCC:
- (EI03CG05) Coordenar os movimentos das mãos e dedos com intencionalidade
- (EI03TS02) Produzir composições visuais com diferentes materiais
- (EI03EO04) Expressar sentimentos por meio de ações simbólicas e artísticas
🧰 Materiais:
- Moldes de flor (pétalas separadas ou flor inteira para pintar)
- Tiras de papel kraft ou cartolina (para fazer os braços)
- Papel colorido, lápis de cor, cola, tesoura sem ponta
- Cartões com a frase: “Esse é o meu abraço com flor pra você, mamãe!”
- Glitter ou lantejoulas (opcional, se quiser brilho)
👣 Desenvolvimento:
🧡 Acolhida e conversa inicial:
Roda com as perguntas:
“Você já deu uma flor pra alguém?”
“E um abraço bem apertado?”
“Hoje vamos dar os dois juntinhos!”
Mostrar o modelo da atividade e dizer:
“Essa flor vai ter dois braços, igual os seus, que abraçam com carinho!”
🌸 Atividade Principal – Flor com braços de papel:
- A criança pinta ou monta a flor com pétalas e miolo.
- Cola dois braços de papel (feitos com tiras dobradas em “sanfona” ou retos) dos lados da flor.
- No final, cola a frase:
“Esse é o meu abraço com flor pra você, mamãe!”
Dica extra: cole em um fundo colorido e dobre os braços pra que se “abram” na hora da entrega.
👏 Finalização e Avaliação:
Expor as flores no mural da sala ou guardar para a entrega de sexta-feira.
Na roda final:
“Como ficou seu abraço com flor?”
“Pra quem você vai entregar?”
Encerrar com a música “Mamãe, você é uma flor” (ou outra música doce sobre carinho e cuidado). 🎶🌷
📅 Plano de Aula – Quarta-feira
Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Coração moldado com massinha! 💗🖐️
Objetivo do dia: Estimular a coordenação motora, a linguagem simbólica e o reconhecimento da escrita do nome por meio da modelagem e da montagem de um cartaz coletivo para o Dia das Mães.
🎯 Habilidades da BNCC:
- (EI03CG05) Coordenar os movimentos de mãos e dedos com precisão
- (EI03TS02) Expressar ideias e sentimentos por meio da modelagem e composição visual
- (EI03EF09) Identificar e registrar palavras familiares com apoio
🧰 Materiais:
- Massinha de modelar (vermelha, rosa, lilás, branca…)
- Cartolina grande para o cartaz coletivo
- Tiras de papel com o nome da mãe de cada criança (ou quem será homenageado)
- Cola, canetinhas, corações de papel (opcional)
- Música suave de fundo (opcional)
👣 Desenvolvimento:
🧡 Acolhida e conversa inicial:
Roda de conversa com as perguntas:
“Como é o coração da sua mamãe?”
“Se você pudesse fazer um coração de presente, como ele seria?”
Mostrar a massinha e anunciar:
“Hoje cada um vai fazer um coração bem lindo pra montar o nosso cartaz do amor!”
💞 Atividade Principal – Modelagem + Cartaz coletivo:
- Cada criança molda 1 ou 2 corações de massinha.
- O professor ajuda a colar os corações no cartaz.
- Abaixo de cada coração, é colado o nome da mãe (ou a criança tenta escrever).
- Decorar o cartaz com desenhos, colagens ou brilhinhos.
Dica: usar frases como título do cartaz:
“Mamãe, você mora no nosso coração!” ou
“Nosso mural de amor!”
👏 Finalização e Avaliação:
Colocar o cartaz em destaque na sala.
Fazer uma roda para observação e apreciação:
“Qual coração é o seu?”
“O que você mais gostou de fazer hoje?”
Encerrar com abraço coletivo (se for costume) e uma música suave sobre coração ou amor. 🎶
📅 Plano de Aula – Quinta-feira
Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Lembrancinha especial 🎁🌷
Objetivo do dia: Desenvolver a coordenação motora, a escrita guiada e a expressão afetiva por meio da confecção de uma lembrancinha artesanal e simbólica para o Dia das Mães.
🎯 Habilidades da BNCC:
- (EI03CG05) Executar com precisão ações de dobrar, colar e montar
- (EI03EF09) Registrar frases curtas com apoio de palavras conhecidas
- (EI03TS02) Produzir composição visual com intencionalidade simbólica
🧰 Materiais:
- Papel colorido (dobradura de coração, flor ou envelope)
- Cola, tesoura sem ponta
- Barbante ou fita para laço
- Canetinha, lápis de cor, giz de cera
- Etiquetas ou fichas com a frase modelo:
“Te amo, mamãe!” “Você é a flor do meu coração!”
👣 Desenvolvimento:
🧡 Acolhida e conversa inicial:
“Hoje é dia de fazer um presente lindo, feito pelas suas mãos e com muito amor.”
Mostrar um modelo da lembrancinha (simples, mas bonito) e explicar o passo a passo da dobradura.
🎁 Atividade Principal – Cartão ou flor dobrável com frase:
Cada criança:
- Faz a dobradura com apoio (de flor, coração ou envelope)
- Decora com colagem ou pintura
- Escreve (ou copia com apoio) a frase do dia:
- “Te amo, mamãe!”
- “Mamãe, você é especial!”
Pode-se adicionar um coração desenhado dentro com o nome da criança.
Ao final, amarra-se um laço com barbante e guarda-se a lembrancinha em uma sacolinha/envelope para entrega.
👏 Finalização e Avaliação:
Roda de conversa com perguntas:
“Como ficou seu presente?”
“Você acha que a mamãe vai gostar?”
Encerramento com uma canção de amor e um ensaio simbólico da entrega:
“Vamos fingir que a mamãe está aqui e dizer: TE AMO, MAMÃE!”
📅 Plano de Aula – Sexta-feira
Turma: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Tema do Dia: Festa do amor e entrega! 💌🎁
Objetivo do dia: Celebrar o Dia das Mães com uma vivência afetiva, simbólica e significativa, promovendo a expressão de sentimentos por meio da entrega da lembrança, apresentações e roda musical.
🎯 Habilidades da BNCC:
- (EI03EF01) Expressar sentimentos, desejos e ideias com intencionalidade
- (EI03EO04) Comunicar carinho em ações e palavras
- (EI03TS02) Apresentar produções simbólicas com intencionalidade expressiva
🧰 Materiais:
- As lembrancinhas confeccionadas na quinta-feira
- Mural com produções da semana
- Cartazes com frases de amor
- Música instrumental ou canções sobre o amor maternal
- Tecido ou tapete para roda
👣 Desenvolvimento:
🧡 Acolhida especial:
Receber as crianças com música suave e dizer:
“Hoje é o nosso dia de festa! Vamos celebrar o amor mais gostoso do mundo: o amor da mamãe!”
Mostrar o mural com as produções da semana. Relembrar as atividades:
- “Desenhamos a mamãe”
- “Fizemos abraço com flor”
- “Modelamos corações”
- “Criamos presentes com as nossas mãos”
💌 Atividade 1 – Entrega simbólica da lembrancinha:
Montar um espaço com tapetinho ou círculo de entrega.
Cada criança, individualmente ou em dupla:
- Pega sua lembrancinha
- Fala (ou repete) uma frase como:
“Mamãe, eu te amo muito.”
“Esse presente é pra você.”
- Coloca a lembrança em uma sacolinha/envelope para levar.
Se for apenas simbólico, a entrega pode ser feita com um teatro ou encenação.
🎶 Atividade 2 – Roda musical do amor:
Roda com músicas como:
- “Mamãe, eu te amo”
- “Como é grande o meu amor por você” (versão instrumental ou adaptada)
- “Coração de mãe”
Usar gestos: coração com as mãos, abraço simbólico, mão no peito.
👏 Finalização e Avaliação:
Fazer a roda final e perguntar:
“O que você mais gostou de fazer essa semana?”
“O que você gostaria de dizer pra sua mamãe?”
Terminar com a frase coletiva:
🎤 “Mamãe, você mora no nosso coração!”
E se quiser fechar com chave de ouro: faça uma dancinha coletiva com as crianças em roda, dando tchauzinho e dizendo “Feliz Dia das Mães!”