
Se você está em busca de um plano de aula completo, lúdico e alinhado à BNCC para trabalhar números de 1 a 5 e vogais com crianças da Educação Infantil, este post é para você! Aqui você encontrará uma sequência didática pensada especialmente para a Pré-escola (4 e 5 anos) alimhada à BNCC.
Confira também o plano de aula letra A e número 1 para pré escola
SUMÁRIO
Toggle🗓️ Cronograma Semanal
Dia da Semana | Campo de Experiência | Habilidade |
---|---|---|
Segunda-feira | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03ET07 |
Terça-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EF09 |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
Quinta-feira | Corpo, gestos e movimentos | EI03CG05 |
Sexta-feira | Integração dos campos com atividades lúdicas | EI03ET07 + EI03EF09 |
📘 Plano de Aula – Segunda-feira
Tema: Descobrindo os números de 1 a 5
Campo de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade (EI03ET07): Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Objetivo:
Proporcionar experiências práticas para que as crianças reconheçam, associem e representem quantidades de 1 a 5 de maneira lúdica.
Metodologia:
Explorar jogos e materiais concretos que favoreçam a contagem, associação número/quantidade e manipulação de objetos.
Recursos Didáticos:
- Cartazes com os números
- Tampinhas plásticas
- Cestinhos ou potes
- Massinha de modelar
- Atividade impressa com número e quantidade
Desenvolvimento das Atividades (passo a passo):
- Atividade 1 – Jogo das tampinhas numeradas
- Organizar cinco cestinhos numerados de 1 a 5.
- Disponibilizar tampinhas soltas sobre uma mesa.
- Orientar as crianças a colocar a quantidade correta de tampinhas em cada cestinho conforme o número indicado.
- Durante a atividade, ajudar verbalmente a contar em voz alta, apontar com o dedo e valorizar cada acerto com reforço positivo.
- Atividade 1 – Jogo das tampinhas numeradas
- Atividade 2 – Moldando com massinha
- Entregar massinha e cartões com os números de 1 a 5.
- Incentivar as crianças a moldar o número com a massinha e depois formar bolinhas ou formas na quantidade correspondente.
- Orientar e modelar junto, caso necessário, demonstrando com calma e paciência.
- Atividade 2 – Moldando com massinha
- Atividade 3 – Atividade impressa: Ligue o número à quantidade
- Entregar folhas com desenhos variados e números de 1 a 5.
- Pedir que as crianças liguem o número à imagem que tenha a mesma quantidade.
- Circular pelas mesas, observar o traçado e ajudar gentilmente quem estiver com dificuldade.
- Atividade 3 – Atividade impressa: Ligue o número à quantidade
Avaliação:
Observar se as crianças conseguiram associar número à quantidade e se participaram ativamente das propostas.
📗 Plano de Aula – Terça-feira
Tema: Explorando as vogais A, E, I, O, U
Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidade (EI03EF09): Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
🎯 Objetivo:
Estimular a identificação visual das vogais e sua representação gráfica, incentivando a oralidade, a escuta ativa e o início da escrita espontânea.
🧠 Metodologia:
Utilizar elementos visuais (cartazes, imagens e palavras) para que a criança associe o som da vogal à palavra. Estimular escrita espontânea com apoio visual e verbal.
🧰 Recursos Didáticos:
- Cartaz com as vogais AEIOU
- Cartões com figuras que começam com cada vogal (abelha, elefante, índio, ovo, urso)
- Folhas em branco
- Lápis de cor, giz de cera, alfabeto móvel
✨ Desenvolvimento das Atividades:
- Atividade 1 – Roda das vogais com imagens
- Sentar em roda com os cartazes das vogais e figuras grandes.
- Mostrar uma figura (ex: abelha) e perguntar: “Com que letra começa?”
- Incentivar as crianças a nomearem o som inicial e apontar a vogal.
- Fazer uma roda de repetições sonoras: “Aaaa de abelha, Eee de elefante…”
- Atividade 1 – Roda das vogais com imagens
- Atividade 2 – Caça-vogal na folha branca
- Distribuir folhas em branco com a letra inicial de cada vogal escrita no canto.
- Pedir que as crianças desenhem ou tentem escrever palavras que comecem com essas vogais.
- Oferecer apoio com alfabeto móvel ou ditado ilustrado (sem cobrança de escrita correta).
- Atividade 2 – Caça-vogal na folha branca
- Atividade 3 – Pintando a vogal inicial da figura
- Entregar folhas com figuras e 2 ou 3 letras abaixo.
- Pedir: “Pinte a letra com que começa essa figura.”
- Circular para apoiar a identificação e reforçar o som inicial: “U de urso, muito bem!”
- Atividade 3 – Pintando a vogal inicial da figura
✅ Avaliação:
Observar se a criança reconhece a vogal inicial das palavras, se tenta escrever espontaneamente e se demonstra relação som/letra ao longo das atividades.
📘 Plano de Aula – Quarta-feira
Tema: Criando com números e vogais
Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas
Habilidade (EI03TS02): Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
🎯 Objetivo:
Permitir que as crianças expressem livremente a aprendizagem das vogais e números por meio de atividades artísticas e sensoriais.
🧠 Metodologia:
Realizar propostas que envolvam desenho, colagem, pintura e manipulação de materiais, integrando os conteúdos estudados de forma lúdica.
🧰 Recursos Didáticos:
- Papel kraft ou cartolina
- Tinta guache, pincel, esponja, rolinho
- Papéis coloridos, cola, tesoura sem ponta
- Letras e números de EVA ou papelão
✨ Desenvolvimento das Atividades:
- Atividade 1 – Pintura coletiva AEIOU e 1 a 5
- Espalhar papel kraft no chão com letras e números desenhados.
- Convidar as crianças a pintar livremente com pincéis ou esponjas sobre as letras e números.
- Sugerir: “Vamos pintar o A de azul? E o número 3 de verde?”
- Atividade 1 – Pintura coletiva AEIOU e 1 a 5
- Atividade 2 – Colagem criativa da vogal e número preferido
- Entregar uma folha para cada criança.
- Pedir que escolham uma vogal e um número e façam uma colagem sobre eles.
- Oferecer papel picado, pedaços de tecido, barbante.
- Incentivar a escolha pessoal: “Qual número você mais gosta?”
- Atividade 2 – Colagem criativa da vogal e número preferido
- Atividade 3 – Criação livre com letras e números de EVA
- Colocar letras e números móveis sobre uma mesa.
- Deixar as crianças montarem sequências ou formar palavras livres com apoio.
- Fazer perguntas: “O que você está criando? Que número é esse?”
- Atividade 3 – Criação livre com letras e números de EVA
✅ Avaliação:
Observar a expressão criativa e o uso das letras e números nas produções, valorizando a livre construção e a relação com o conteúdo.
📒 Plano de Aula – Quinta-feira
Tema: Corpo em movimento com números e vogais
Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
Habilidade (EI03CG05): Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
🎯 Objetivo:
Explorar as vogais e os números de forma corporal, estimulando a coordenação motora fina e ampla com atividades motoras e manuais.
🧠 Metodologia:
Organizar um circuito motor temático com vogais e números, seguido de atividades manuais como dobradura e traçado com lápis.
🧰 Recursos Didáticos:
- Cartões com letras e números grandes
- Aros, cordas, cones, tapetes para circuito
- Folhas com contorno de letras e números
- Lápis de cor, giz de cera, cola
✨ Desenvolvimento das Atividades:
- Atividade 1 – Circuito do AEIOU e 1 a 5
- Criar um percurso com estações: pular no A, passar embaixo do O, andar até o número 3, etc.
- Incentivar movimentos variados e nomear letras e números em voz alta.
- Ex: “Vamos pular no número 2?”
- Atividade 1 – Circuito do AEIOU e 1 a 5
- Atividade 2 – Traçado com lápis colorido
- Entregar folha com números e vogais grandes.
- Mostrar o traçado correto com o dedo e depois com lápis.
- Estimular: “Vamos cobrir a letra I com o lápis amarelo!”
- Atividade 2 – Traçado com lápis colorido
- Atividade 3 – Dobradura da letra A e do número 1
- Utilizar papel colorido para fazer dobraduras simples representando a letra A e o número 1.
- O professor pode pré-dobrar e pedir que as crianças colem em folha e enfeitem com colagem ou desenhos.
- Atividade 3 – Dobradura da letra A e do número 1
✅ Avaliação:
Observar o desenvolvimento motor fino e amplo, a nomeação de letras e números durante o circuito e a coordenação na atividade manual.
📕 Plano de Aula – Sexta-feira
Tema: Revisando com alegria – vogais e números
Campos de Experiência: Integração entre campos
Habilidades:
- EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades…
- EI03EF09 – Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita…
🎯 Objetivo:
Revisar as vogais e números trabalhados na semana por meio de jogos, histórias e criação de um mural coletivo.
🧠 Metodologia:
Propor brincadeiras de revisão que envolvam escuta, movimento e arte. Criar um mural coletivo com as descobertas da semana.
🧰 Recursos Didáticos:
- Livro infantil com vogais e números
- Caixa surpresa com objetos iniciados com AEIOU
- Cartolina para mural
- Imagens de números e letras
- Cola, lápis, tinta
✨ Desenvolvimento das Atividades:
- Atividade 1 – História com vogais e números
- Contar história envolvendo personagens com nomes que começam com AEIOU e situações com quantidades.
- Ex: “Ana tem 1 abacaxi. O urso come 2 uvas.”
- Fazer pausas para perguntar: “Que letra começa Ana?” “Quantas uvas o urso comeu?”
- Atividade 1 – História com vogais e números
- Atividade 2 – Jogo da caixa surpresa
- Apresentar caixa com objetos e letras dentro.
- Cada criança tira um item e diz o nome e com que letra/número se relaciona.
- Incentivar a escuta e a participação em grupo.
- Atividade 2 – Jogo da caixa surpresa
- Atividade 3 – Mural das vogais e números
- Convidar a turma para montar um mural com tudo que aprenderam.
- Colar imagens de palavras com A, E, I, O, U e representar números com desenhos (ex: 1 estrela, 2 peixes…).
- Permitir que desenhem ou pintem para enfeitar o mural.
- Atividade 3 – Mural das vogais e números
✅ Avaliação:
Observar se a criança reconhece vogais e números em diferentes contextos, participa das atividades com entusiasmo e demonstra memória do que foi vivenciado durante a semana.
Conclusão: Plano de aula com vogais e números na Educação Infantil
Trabalhar os números de 1 a 5 e as vogais com crianças da Educação Infantil vai muito além do reconhecimento de símbolos. É uma oportunidade rica de explorar sons, quantidades, cores, movimentos e emoções em um universo lúdico e encantador.
Com as atividades deste plano semanal, você garante experiências completas, alinhadas à BNCC, que estimulam a oralidade, a coordenação motora, o raciocínio lógico e a criatividade da turma. E o melhor: tudo isso com propostas que respeitam o ritmo da criança e favorecem a aprendizagem de forma afetiva e significativa.
Agora é só adaptar conforme sua turma, aplicar com carinho e ver o brilho nos olhos dos pequenos a cada nova descoberta!