Sequência didática a joaninha que perdeu as pintinhas: planos de aula e atividades
Baixe gratuitamente planejamentos de aulas e atividades para educação infantil, uma sequência didática sobre a históri: A joaninha que perdeu as pintinhas.
Baixe gratuitamente:
– Planejamento semanal e diário
– Atividades propostas no plano prontas para serem baixadas
– Atividades complementares
Está sendo disponibilizada duas opções de sequências didáticas para:
- Educação infantil 2 e 3 anos
- Educação infantil 4 e 5 anos
SUMÁRIO
ToggleQuais habilidades estão sendo trabalhas no planejamento ?
Estão sendo trabalhadas diversas habilidades no planejamento com sequencia didática da história da joaninha que perdeu as pintinhas, veja quais são elas:
Habilidades da Bncc trabalhadas no planejamento de 2 a 3 anos
SEGUNDA-FEIRA:
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
TERÇA-FEIRA:
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
QUARTA-FEIRA
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.)
QUINTA-FEIRA
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
SEXTA-FEIRA
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Habilidades da Bncc trabalhadas no planejamento de 4 a 5 anos
SEGUNDA-FEIRA
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
TERÇA-FEIRA
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
QUARTA-FEIRA
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedade.
QUINTA-FEIRA
EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
SEXTA-FEIRA
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades
Direitos de aprendizagem explorados no planejamento
São explorados todos os direitos de aprendizagem no planejamento + sequência didática da joaninha que perdeu as pintinhas para educação infantil: PARTICIPAR, EXPRESSAR, CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, CONHECER-SE
Campos da bncc explorados no planejamento
São explorados todos os campos da da Bnnc no planejamento + sequência didática da joaninha que perdeu as pintinhas:
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
- O EU, O OUTRO E O NÓS
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Baixe o plano semanal e diário com sequência diática
Baixe agora o planejamento semanal e diário com a sequência didática da joaninha que perdeu as pintinhas para crianças de da educação infantil 2 e 3 anos. AS atividades propostas estão inclusas no plano para serem baixadas.
ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA PLANOS E SEQUÊNCIAS GRATUITAS SEMANALMENTE
Criamos um grupo no whatsap onde postamos planos semanalmente: planos semanais e diários com atividades e sequências diáticas para educação infantil, venha fazer parte também:
Um curso online de histórias e brincadeiras cantadas é um excelente investimento para professores de educação infantil, pois aprimora técnicas de ensino e enriquece o ambiente de aprendizagem.
Essa formação amplia o repertório pedagógico, integrando música e narrativa para desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas, sociais, e emocionais das crianças de maneira divertida e engajadora.
Além disso, oferece flexibilidade e conveniência, permitindo que os professores aprendam e se inspirem sem sair de casa, adaptando-se facilmente às suas rotinas.
Em resumo, é uma ferramenta poderosa que transforma as práticas educativas e estimula o desenvolvimento integral dos pequenos alunos.