logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Sequência didática a joaninha que perdeu as pintinhas: planos de aula e atividades

Planejamento e sequencia didática

Baixe gratuitamente planejamentos de aulas e atividades para educação infantil, uma sequência didática sobre a históri: A joaninha que perdeu as pintinhas.

Baixe gratuitamente:

– Planejamento semanal e diário

– Atividades propostas no plano prontas para serem baixadas 

– Atividades complementares

Está sendo disponibilizada duas opções de sequências didáticas para:

  • Educação infantil 2 e 3 anos
  • Educação infantil 4 e 5 anos
 
Os planos estão disponiveis para baixar gratuitamente no final do post

Estão sendo trabalhadas diversas habilidades no planejamento com sequencia didática da história da joaninha que perdeu as pintinhas, veja quais são elas:

Habilidades da Bncc trabalhadas no planejamento de 2 a 3 anos

SEGUNDA-FEIRA:

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

TERÇA-FEIRA:

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

QUARTA-FEIRA

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.)

QUINTA-FEIRA

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

SEXTA-FEIRA

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Habilidades da Bncc trabalhadas no planejamento de 4 a 5 anos

SEGUNDA-FEIRA

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. 

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

TERÇA-FEIRA

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

QUARTA-FEIRA

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. 

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedade.

QUINTA-FEIRA

EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

SEXTA-FEIRA

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades

Direitos de aprendizagem explorados no planejamento

São explorados todos os direitos de aprendizagem no planejamento + sequência didática da joaninha que perdeu as pintinhas para educação infantil: PARTICIPAR, EXPRESSAR, CONVIVER, BRINCAR,  EXPLORAR, CONHECER-SE

Campos da bncc explorados no planejamento

São explorados todos os campos da da Bnnc no planejamento + sequência didática da joaninha que perdeu as pintinhas: 

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
  • O EU, O OUTRO E O NÓS
  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Baixe o plano semanal e diário com sequência diática

Baixe agora o planejamento semanal e diário com a sequência didática da joaninha que perdeu as pintinhas para crianças de da educação infantil 2 e 3 anos. AS atividades propostas estão inclusas no plano para serem baixadas.

CLIQUE AQUI E BAIXE O PLANEJAMENTO PARA 2 E 3 ANOS

CLIQUE AQUI E BAIXE O PLANEJAMENTO PARA 4 E 5 ANOS

ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA PLANOS E SEQUÊNCIAS GRATUITAS SEMANALMENTE

Criamos um grupo no whatsap onde postamos planos semanalmente: planos semanais e diários com atividades e sequências diáticas para educação infantil, venha fazer parte também:

Já conhece o curso online de histórias e brincadeiras cantadas?
Curso On-line de Histórias e Brincadeiras Cantadas

Um curso online de histórias e brincadeiras cantadas é um excelente investimento para professores de educação infantil, pois aprimora técnicas de ensino e enriquece o ambiente de aprendizagem.

 Essa formação amplia o repertório pedagógico, integrando música e narrativa para desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas, sociais, e emocionais das crianças de maneira divertida e engajadora. 

Além disso, oferece flexibilidade e conveniência, permitindo que os professores aprendam e se inspirem sem sair de casa, adaptando-se facilmente às suas rotinas. 

Em resumo, é uma ferramenta poderosa que transforma as práticas educativas e estimula o desenvolvimento integral dos pequenos alunos.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 1 =