logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Educação Infantil BNCC: Semana Das Brincadeiras Antigas

Plano de aula para educação infantil semana das brincadeiras antigas Para baixar grátis Editável now Word

Resgatar brincadeiras antigas é uma forma especial de conectar as crianças com a essência da infância, valorizando tradições que encantaram gerações. 

Neste plano de aula, exploramos atividades como amarelinha, pular corda e pião, que estimulam habilidades motoras, criatividade e interação social de maneira lúdica e divertida. 

Essas brincadeiras não só promovem o aprendizado, mas também criam momentos inesquecíveis para os pequenos. Confira o plano completo e descubra como implementar essas atividades em sua sala de aula!

CONHEÇA O CURSO HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS CANTADAS (CLIQUE AQUI)

Plano de Aula Semanal – Tema: Semana das Brincadeiras Antigas (2 e 3 anos) Com Códigos da BNCC

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (2 e 3 anos)

Direitos de Aprendizagem:

  • Participar
  • Conviver
  • Brincar
  • Explorar

Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gesto e Movimento
  • Traços, Sons, Cores e Formas

Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

  1. (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
  2. (EI02CG03) Explorar formas simples de deslocamento no espaço, como andar, saltar ou girar.
  3. (EI02TS02) Manipular materiais como tintas, papéis e objetos para criar algo.

Segunda-feira – Descobrindo Brincadeiras Antigas

Atividades:

  1. Roda de Conversa: Apresente brinquedos antigos como cordas, bolas e desenhos de brincadeiras como amarelinha. Use objetos reais ou imagens grandes e coloridas.
    • Objetivo: (EI02EO01) Desenvolver atenção e curiosidade.
  2. Brincadeira Simplificada:
    • Pular em um tapete com desenhos de formas geométricas (substituindo a amarelinha). Ajude as crianças a identificar as formas e incentivar movimentos simples, como andar e pular pequenos saltos.
    • Objetivo: (EI02CG03) Explorar o movimento no espaço.
  3. Atividade Escrita: Use giz de cera grosso para que as crianças desenhem formas grandes e livres, com orientação.
    • Objetivo: (EI02TS02) Trabalhar o controle motor com movimentos simples.

Terça-feira – Pular com Alegria

Atividades:

  1. Brincando com a Corda: Segure uma corda no chão e balance suavemente enquanto as crianças pulam (ou pisam na corda).
    • Objetivo: (EI02CG03) Explorar movimentos de pular e equilíbrio.
  2. Música e Ritmo: Coloque músicas infantis para estimular movimentos. Use “A Canoa Virou” como exemplo.
  3. Desenho Livre: Propor que as crianças usem tinta de dedos para desenhar “cordas” no papel.
    • Objetivo: (EI02TS02) Incentivar a expressão artística com materiais simples.

Quarta-feira – Brincando com o Pião

Atividades:

  1. Explorando o Pião: Mostre um pião colorido de puxar ou manual. Gire o pião para que as crianças vejam o movimento e as cores girando.
    • Objetivo: (EI02EO01) Estimular a atenção e curiosidade.
  2. Brincadeira com Objetos Circulares: Use tampas ou discos leves que as crianças possam empurrar ou girar no chão.
    • Objetivo: (EI02CG03) Explorar coordenação motora e movimento simples.
  3. Pintura de Círculos: Peça às crianças que usem tinta de dedos para pintar grandes círculos em folhas de papel.
    • Objetivo: (EI02TS02) Desenvolver habilidades de controle motor fino.

Quinta-feira – Brincadeiras em Grupo

Atividades:

  1. Cantigas de Roda Simplificadas: Faça uma roda com as crianças e cante músicas como “Ciranda Cirandinha”. Ajude as crianças a dar pequenos passos ou simplesmente balançar os braços enquanto cantam.
    • Objetivo: (EI02EO01) Incentivar a interação social e o movimento em grupo.
  2. Brincadeira de Caminhar no Caminho: Coloque um pedaço de fita adesiva no chão como “caminho” e incentive as crianças a andar sobre ele, desenvolvendo o equilíbrio.
    • Objetivo: (EI02CG03) Trabalhar a coordenação motora.

Sexta-feira – Celebrando as Brincadeiras

Atividades:

  1. Escolha da Brincadeira Favorita: Refaça uma das brincadeiras da semana que as crianças mais gostaram, permitindo que escolham entre pular corda, girar tampas ou andar pelo caminho.
    • Objetivo: (EI02EO01) Reforçar o prazer na brincadeira.
  2. Mural Coletivo: Crie um mural com os desenhos e pinturas feitos pelas crianças durante a semana. Cada criança contribui com sua arte.
    • Objetivo: (EI02TS02) Valorizar as produções artísticas e promover o senso de pertencimento.

Recursos Utilizados:

  • Tapete com formas geométricas grandes.
  • Corda simples.
  • Pião de puxar ou tampas coloridas.
  • Papéis, giz de cera, tinta de dedos.
  • Músicas infantis e vídeos.

Avaliação:

A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças, da interação com os colegas e da capacidade de explorar os movimentos simples propostos. As produções artísticas também servirão como registro do desenvolvimento.


Este plano foi simplificado para atender às habilidades e limitações motoras de crianças de 2 e 3 anos, garantindo que todas as atividades sejam acessíveis e estimulantes para a faixa etária.

 Plano de Aula Semanal – Tema: Semana das Brincadeiras Antigas (4 e 5 anos) Com Códigos da BNCC

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 e 5 anos)

Direitos de Aprendizagem:

      • Participar

      • Conviver

      • Brincar

      • Explorar

    Campos de Experiência:

        • O Eu, o Outro e o Nós

        • Corpo, Gesto e Movimento

        • Traços, Sons, Cores e Formas

        • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

      Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

          1. (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

          1. (EI03CG02) Demonstrar controle do corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias.

          1. (EI03TS02) Expressar-se por meio de desenho, pintura e colagem, criando produções bidimensionais.

          1. (EI03EF03) Demonstrar interesse por histórias, diferenciando escrita de ilustrações.

          1. (EI03EF06) Recontar histórias ouvidas, desenvolvendo a expressão oral.


        Segunda-feira – Introdução às Brincadeiras Antigas

        Atividades:

            1. Roda de Conversa sobre Brincadeiras Antigas: Apresentar brincadeiras como amarelinha, pular corda e pião, estimulando as crianças a falarem sobre brincadeiras que conhecem.
                  • Objetivo: (EI03EO03)

              1. Atividade Lúdica: Jogar amarelinha, incentivando o controle do equilíbrio enquanto pulam nas casas numeradas.
                    • Objetivo: (EI03CG02)

                1. Atividade Escrita: Desenhar uma amarelinha e decorar os números com lápis de cor.
                      • Objetivo: (EI03TS02)

                  1. Sugestão de vídeo: História Infantil – Brincadeiras Antigas


                Terça-feira – Pular Corda com Ritmo

                Atividades:

                    1. Brincadeira: Ensinar a pular corda em grupo, criando uma música simples para acompanhar os movimentos.
                          • Objetivo: (EI03CG02)

                      1. Música e Ritmo: Cantar “A Canoa Virou” enquanto as crianças brincam de pular corda.

                        1. Atividade Escrita: Pintar uma corda no papel e desenhar crianças pulando corda.
                              • Objetivo: (EI03TS02)


                        Quarta-feira – Explorando o Pião

                        Atividades:

                            1. Apresentação: Mostrar diferentes tipos de piões e brincar com eles. Incentivar as crianças a girarem piões de puxar, desenvolvendo coordenação.
                                  • Objetivo: (EI03CG02)

                              1. Atividade Escrita: Desenhar piões coloridos e escrever os números de 1 a 5 ao lado de cada pião para representar a quantidade de giros.
                                    • Objetivo: (EI03TS02)

                                1. Sugestão de brincadeira: promover um concurso de píões


                              Quinta-feira – Cantigas de Roda e Cooperação

                              Atividades:

                                  1. Cantigas de Roda: Brincar de roda com músicas como “Ciranda Cirandinha” e “Samba Lelê”, reforçando a importância de cooperar em grupo.
                                        • Objetivo: (EI03EO03)

                                    1. Expressão Corporal: Fazer movimentos relacionados às cantigas, como imitar ações mencionadas nas músicas.
                                          • Objetivo: (EI03CG02)

                                      1. Atividade Escrita: Colar papéis coloridos em um desenho coletivo de uma roda de crianças.


                                      Sexta-feira – Celebração e Integração

                                      Atividades:

                                          1. Atividade Coletiva: Criar um mural coletivo com desenhos e colagens das brincadeiras feitas durante a semana. Cada criança contribui com seu desenho favorito.
                                                • Objetivo: (EI03TS02)

                                            1. Jogo de Escolha: Cada criança escolhe a brincadeira que mais gostou (amarelinha, corda ou pião) e participa dela novamente.
                                                  • Objetivo: (EI03CG02)

                                              1. Encerramento com Cantigas de Roda: Cantando “Atirei o Pau no Gato” e “O Cravo Brigou com a Rosa”.


                                              Recursos Utilizados:

                                                  • Giz para amarelinha, cordas, piões.

                                                  • Papéis coloridos, lápis de cor, tintas, adesivos.

                                                  • Vídeos sugeridos.

                                                Avaliação:
                                                A avaliação será feita por meio da observação da interação, da participação nas brincadeiras e da produção artística das crianças. Será registrada a capacidade de cooperação, expressão e criatividade demonstrada ao longo da semana.

                                                Este plano é adaptado para crianças de 4 a 5 anos, com maior ênfase em atividades que estimulam a coordenação, a cooperação e o desenvolvimento de habilidades sociais e artísticas.

                                                Sugestões de Brincadeiras Antigas Para implementar No Plano De aula Infantil

                                                Aqui estão algumas sugestões de brincadeiras antigas que podem ser incluídas para diversificar e enriquecer o plano de aula. Cada brincadeira é acompanhada de um passo a passo e um objetivo educacional.

                                                1. Passa Anel

                                                Passo a Passo:

                                                    1. As crianças sentam-se em círculo.

                                                    1. Uma criança é escolhida como “passadora do anel” e segura um anel ou outro pequeno objeto nas mãos fechadas.

                                                    1. A “passadora” anda em volta do círculo, simulando passar o anel para todos, mas entrega-o secretamente a uma criança.

                                                    1. Ao final, a “passadora” pergunta: “Com quem está o anel?”. A criança com o anel revela o objeto.

                                                  Objetivo: Trabalhar atenção, discriminação visual e socialização em grupo.


                                                  2. Cabo de Guerra

                                                  Passo a Passo:

                                                      1. Divida as crianças em dois grupos iguais em força e tamanho.

                                                      1. Use uma corda resistente e marque o centro com um lenço ou fita.

                                                      1. Coloque uma linha no chão como referência para a vitória.

                                                      1. Os grupos puxam a corda em direções opostas. Ganha o time que conseguir fazer o lenço cruzar a linha do adversário.

                                                    Objetivo: Desenvolver a força, o espírito de equipe e a coordenação motora.


                                                    3. Bola de Meia

                                                    Passo a Passo:

                                                        1. Faça uma bola com meias enroladas ou use uma bola de espuma.

                                                        1. Marque dois gols com cones, cadeiras ou fitas no chão.

                                                        1. As crianças jogam em equipes, tentando marcar gols sem usar as mãos.

                                                        1. Reforce regras simples, como não empurrar ou pegar a bola com as mãos.

                                                      Objetivo: Trabalhar coordenação motora ampla, trabalho em equipe e atenção às regras.


                                                      4. Corre Cutia

                                                      Passo a Passo:

                                                          1. As crianças sentam-se em círculo, e uma delas é escolhida para ser o “corredor”.

                                                          1. O “corredor” caminha ao redor do círculo segurando um lenço e canta:
                                                            “Corre cutia, na casa da tia, corre cipó, na casa da avó…”

                                                          1. Em um momento inesperado, o “corredor” deixa o lenço atrás de uma criança, que deve pegá-lo e correr atrás do “corredor”.

                                                          1. Se o “corredor” for pego, troca de lugar com a outra criança.

                                                        Objetivo: Estimular a atenção, a percepção rítmica e a velocidade.


                                                        5. Queimada (Versão Simplificada)

                                                        Passo a Passo:

                                                            1. Divida o espaço em duas áreas com uma linha central no meio.

                                                            1. Separe as crianças em dois times.

                                                            1. Cada time tenta acertar as crianças do time adversário com uma bola leve e macia.

                                                            1. Quem for acertado sai da brincadeira. O time que eliminar todos os adversários vence.

                                                          Objetivo: Melhorar a coordenação motora, promover o trabalho em equipe e o desenvolvimento estratégico.


                                                          6. Pé de Lata

                                                          Passo a Passo:

                                                              1. Construa “pés de lata” com latas de leite em pó ou similares, furando-as nas laterais e passando cordas por dentro.

                                                              1. Cada criança fica em cima das latas e segura as cordas como alças.

                                                              1. Elas andam pela área designada tentando se equilibrar.

                                                              1. Proponha desafios como percorrer uma trilha ou completar uma corrida.

                                                            Objetivo: Desenvolver equilíbrio, coordenação motora e autoconfiança.


                                                            7. Esconde-Esconde

                                                            Passo a Passo:

                                                                1. Uma criança é escolhida para contar até 20 enquanto as outras se escondem.

                                                                1. Depois de contar, a criança deve procurar os colegas escondidos.

                                                                1. Ganha quem não for encontrado ou quem conseguir tocar na base antes de ser pego.

                                                              Objetivo: Estimular a atenção, o senso espacial e a interação em grupo.


                                                              8. Pular Elástico

                                                              Passo a Passo:

                                                                  1. Use um elástico longo amarrado nas extremidades, que será colocado nos tornozelos de duas crianças ou em cadeiras.

                                                                  1. Uma terceira criança pula dentro e fora do elástico, seguindo uma sequência de movimentos: pular para dentro, fora e em cima do elástico.

                                                                  1. A altura do elástico pode ser ajustada para aumentar o desafio.

                                                                Objetivo: Desenvolver coordenação motora, equilíbrio e ritmo.


                                                                9. Batata-Quente

                                                                Passo a Passo:

                                                                    1. As crianças sentam-se em círculo.

                                                                    1. Uma bola ou outro objeto pequeno é passado de mão em mão enquanto uma música toca.

                                                                    1. Quando a música para, quem estiver com o objeto sai ou faz uma tarefa, como cantar ou pular.

                                                                  Objetivo: Trabalhar atenção, ritmo e reação rápida.


                                                                  10. Cabra-Cega

                                                                  Passo a Passo:

                                                                      1. Escolha uma criança para ser a “cabra-cega” e cubra seus olhos com um lenço.

                                                                      1. Gire-a levemente enquanto canta: “Cabra-cega, onde está?”.

                                                                      1. A “cabra-cega” tenta pegar os colegas, que podem se mover silenciosamente para evitá-la.

                                                                      1. Quando alguém é pego, assume o papel de “cabra-cega”.

                                                                    Objetivo: Desenvolver percepção tátil e auditiva, além de promover o trabalho em grupo.


                                                                    Essas brincadeiras proporcionam diversão e aprendizado ao mesmo tempo, incentivando habilidades motoras, sociais e cognitivas de maneira lúdica e envolvente.

                                                                    Uma resposta

                                                                    Deixe um comentário

                                                                    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                                                    dezoito + 14 =