logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Habilidades Socioemocionais BNCC PDF – Códigos e Descrições

Habilidades Socioemocionais na BNCC – PDF com Códigos e Descrições

Faça o download do seu PDF gratuito com os códigos das competências gerais da BNCC que abordam habilidades socioemocionais, descrições oficiais e orientações para aplicar em planos de aula.

📥 Baixe agora o PDF completo

Download: Habilidades Socioemocionais BNCC (PDF)

🎯 Competências Gerais da BNCC com foco socioemocional

  • Competência 1: Valorizar e utilizar conhecimentos – envolve empatia e respeito à diversidade :contentReference[oaicite:1]{index=1}
  • Competência 3: Valorizar manifestações artísticas e culturais – trabalha consciência social e empatia :contentReference[oaicite:2]{index=2}
  • Competência 4: Utilizar diferentes linguagens para expressar sentimentos e ideias – apoia habilidades de relacionamento :contentReference[oaicite:3]{index=3}
  • Competência 6: Exercitar curiosidade e pensamento científico – desenvolve autogestão, paciência e controle emocional :contentReference[oaicite:4]{index=4}
  • Competência 7: Trabalhar com repertório cultural – reforça consciência social, empatia e respeito à diversidade :contentReference[oaicite:5]{index=5}
  • Competência 8: Argumentar com base em direitos humanos – fortalece tomada de decisão responsável :contentReference[oaicite:6]{index=6}
  • Competência 9: Autoconhecimento e autocuidado – foca em autoconsciência, autoestima, equilíbrio emocional :contentReference[oaicite:7]{index=7}
  • Competência 10: Planejar projeto de vida – envolve autogestão e tomada de decisão responsável :contentReference[oaicite:8]{index=8}

✅ Principais habilidades socioemocionais da BNCC

  • Autoconsciência: reconhecer emoções, limites, pontos fortes e pontos a melhorar :contentReference[oaicite:9]{index=9}
  • Autogestão: controlar impulsos, lidar com estresse e definir metas :contentReference[oaicite:10]{index=10}
  • Consciência Social: praticar empatia, respeito à diversidade, atuar de forma colaborativa :contentReference[oaicite:11]{index=11}
  • Habilidades de Relacionamento: comunicar-se, cooperar, ouvir empaticamente, resolver conflitos :contentReference[oaicite:12]{index=12}
  • Tomada de Decisão Responsável: decidir com base em ética, segurança, respeito às normas sociais :contentReference[oaicite:13]{index=13}

🧩 Como integrar no seu plano de aula

  1. Selecione a competência geral (ex: Competência 9 – Autoconhecimento).
  2. Associe a habilidade socioemocional correspondente (ex: autoconsciência).
  3. Descreva essa habilidade no seu plano (intenção + código BNCC + nome).
  4. Proponha atividade: roda de autoavaliação, registros diários de sentimento, dinâmicas de grupo.
  5. Inclua critérios de avaliação como “expressou sentimentos” ou “regulou emoções durante atividade”.

Publicado em [DATA]. Fontes: MEC – Caderno de Aprofundamentos e Basenacionalcomum.mec.gov.br :contentReference[oaicite:14]{index=14}

POSTS RECENTES