
Quando pensamos em avós, logo nos vêm à mente abraços apertados, histórias recheadas de sabedoria, aquele cheirinho de bolo saindo do forno e um colo que acolhe qualquer tristeza.
Avós são pura alegria, memória viva da família, são aqueles que tornam a infância ainda mais gostosa com suas brincadeiras, conselhos e um amor sem medida.
O Plano de aula dia dos avós educação infantil pré escola é um convite para celebrar toda essa doçura e valorizar a presença dos avós na vida das crianças!
Nesta semana especial, propomos vivências cheias de cor, música, sorrisos e histórias, conectando gerações e fortalecendo laços familiares.
Veja também: Plano de aula dia dos avós educação infantil maternal
O arquivo está disponível para ser baixado em word logo após o plano
SUMÁRIO
ToggleCRONOGRAMA SEMANAL – DIA DOS AVÓS (PRÉ-ESCOLA)
Dia da semana | Campos de Experiência | Habilidades (Código) |
---|---|---|
Segunda-feira | O eu, o outro e o nós Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EO01, EI03EF01 |
Terça-feira | Traços, sons, cores e formas Corpo, gestos e movimentos | EI03TS02, EI03CG01 |
Quarta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03EF04, EI03ET06 |
Quinta-feira | Traços, sons, cores e formas O eu, o outro e o nós | EI03TS01, EI03EO05 |
Sexta-feira | Corpo, gestos e movimentos Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03CG03, EI03ET04 |
PLANO DE AULA SEMANAL – DIA DOS AVÓS
Turma: Educação Infantil – Pré-escola
Tema: Dia dos Avós
Semana: //_____
SEGUNDA-FEIRA
Campos de Experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades:
- EI03EO01: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Objetivo:
- Refletir sobre a importância dos avós na família, promover a empatia e incentivar a expressão de sentimentos.
Metodologia:
- Roda de conversa, partilha de experiências e expressão oral.
Recursos Didáticos:
- Imagens de avós e famílias diversas
- Papel, lápis de cor, canetinha
Desenvolvimento (passo a passo):
— Realizar uma roda de conversa sobre: “Quem são meus avós? Como é minha relação com eles?”
— Incentivar as crianças a contarem histórias ou situações vividas com os avós.
— Pedir que cada criança desenhe um momento feliz ao lado dos avós.
— Expor os desenhos e convidar cada criança a apresentar sua produção e contar o que sente por seus avós.
Avaliação:
- Observar a participação, a expressão de sentimentos e a escuta atenta entre os colegas.
TERÇA-FEIRA
Campos de Experiência:
- Traços, sons, cores e formas
- Corpo, gestos e movimentos
Habilidades:
- EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- EI03CG01: Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
Objetivo:
- Desenvolver a criatividade e a expressão artística para homenagear os avós.
Metodologia:
- Atividade artística e expressão corporal.
Recursos Didáticos:
- Papel, tintas, pincéis, materiais para colagem
- Música suave, espaço para movimento
Desenvolvimento (passo a passo):
— Propor uma atividade de pintura ou colagem: “Presente para o vovô e a vovó”.
— Orientar as crianças a decorarem cartões ou quadros com carinho, usando diferentes materiais.
— Após a atividade artística, realizar uma dança de roda ou brincadeira com movimentos inspirados em músicas que os avós gostam.
— Encorajar as crianças a expressarem, com gestos e movimentos, como se sentem ao lado dos avós.
Avaliação:
- Observar a criatividade nas produções e a participação nas atividades de movimento.
QUARTA-FEIRA
Campos de Experiência:
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades:
- EI03EF04: Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
- EI03ET06: Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
Objetivo:
- Valorizar as histórias familiares e promover o reconto, desenvolvendo noção de tempo e pertencimento.
Metodologia:
- Contação de histórias, reconto e construção de linha do tempo familiar.
Recursos Didáticos:
- Livro ou história sobre avós
- Cartolina, lápis, fotos (opcional)
Desenvolvimento (passo a passo):
— Contar ou ler uma história sobre avós ou família.
— Pedir que as crianças recontem a história em grupo, podendo criar novos finais.
— Convidar as crianças a fazer uma “linha do tempo” simples: avós → pais → criança, desenhando ou colando fotos.
— Estimular que relatem fatos importantes que já viveram com seus avós.
Avaliação:
- Observar a compreensão da noção de tempo, envolvimento no reconto e reconhecimento da importância dos avós.
QUINTA-FEIRA
Campos de Experiência:
- Traços, sons, cores e formas
- O eu, o outro e o nós
Habilidades:
- EI03TS01: Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
- EI03EO05: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Objetivo:
- Promover integração, respeito às diferenças e expressão musical em homenagem aos avós.
Metodologia:
- Brincadeira musical, roda de músicas e discussão sobre diversidade.
Recursos Didáticos:
- Instrumentos musicais simples (chocalho, pandeiro)
- Materiais recicláveis para construção de instrumentos
- Música sobre avós/família
Desenvolvimento (passo a passo):
— Realizar uma oficina para confeccionar instrumentos musicais simples.
— Propor uma roda musical, ensinando uma música sobre avós ou família.
— Convidar as crianças a tocarem e cantarem juntas, respeitando o ritmo de cada um.
— Conversar sobre as diferenças entre as famílias e valorizar o papel de cada avô e avó.
Avaliação:
- Avaliar o respeito durante as atividades coletivas e o interesse pela produção sonora e musical.
SEXTA-FEIRA
Campos de Experiência:
- Corpo, gestos e movimentos
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades:
- EI03CG03: Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
- EI03ET04: Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
Objetivo:
- Encerrar a semana com atividades lúdicas, expressivas e de registro sobre os avós.
Metodologia:
- Oficina de teatro/mímica, roda de conversa e registro gráfico.
Recursos Didáticos:
- Fantoche, roupas ou acessórios para mímica
- Papel, lápis, câmera fotográfica (opcional)
Desenvolvimento (passo a passo):
— Promover uma brincadeira de mímica: as crianças imitam gestos ou situações comuns dos avós (ex: fazer bolo, contar histórias, dar abraço).
— Registrar a atividade: as crianças desenham ou escrevem como foi a semana dedicada aos avós.
— Fazer uma exposição dos registros e convidar as crianças a apresentarem para os colegas (ou, se possível, para os avós).
Avaliação:
- Observar o envolvimento na atividade expressiva, criatividade na mímica e o registro final da semana.
Conclusão – Plano de aula dia dos avós educação infantil pré escola
Encerramos esta semana especial com o coração aquecido e cheio de gratidão! O Plano de aula dia dos avós educação infantil pré escola proporcionou momentos únicos de troca, carinho e aprendizagem entre as crianças e seus avós. Foram dias de histórias compartilhadas, sorrisos sinceros, artes feitas com amor e gestos que fortaleceram ainda mais os laços de família.
Celebrar o Dia dos Avós na educação infantil é reconhecer o valor desses protagonistas tão importantes na vida dos pequenos. Que cada atividade realizada se transforme em uma doce lembrança e que as crianças possam levar consigo o respeito, a admiração e a alegria de conviver com seus avós.
Que venham muitos outros dias repletos de afeto, união e descobertas ao lado dessas pessoas tão especiais! Porque aprender com os avós é, sem dúvida, uma das maiores riquezas que podemos oferecer na escola e na vida.