logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula Dia do circo Educação Infantil BNCC

Está em busca de um plano de aula Dia do circo Educação Infantil BNCC?

Chegou ao lugar certo! Neste post, você vai encontrar uma proposta completa, divertida e alinhada à Base Nacional Comum Curricular, ideal para trabalhar o tema circo com os pequenos.

Com atividades lúdicas, coloridas e cheias de magia, esse plano vai transformar sua sala em um verdeiro picadeiro do saber, promovendo aprendizagens significativas de forma criativa e encantadora!

Pronta para começar o espetáculo? Confira os planos completos abaixo e leve o circo para a sua aula.

– Planos 2 e 3 anos tema circo de acordo com a BNCC

– Planos 4 e 5 anos tema circo de cordo coma BNCC

SUMÁRIO

Plano de aula 2 e 3 anos Dia do Circo Educação INfantil BNCC

Plano de Aula Semanal

Tema: A Alegria do Circo

Turma: 2 e 3 anos
Duração: 1 semana


Objetivo Geral:

Proporcionar experiências sensoriais e motoras com elementos do universo do circo, promovendo a socialização, o desenvolvimento dos sentidos e a introdução visual e tátil das vogais de forma lúdica.


Objetivos Específicos:

✔️ Estimular os sentidos (tato, visão, audição) com materiais inspirados no circo.
✔️ Promover a expressão corporal e a coordenação motora com brincadeiras simples.
✔️ Explorar cores, formas e sons relacionados ao universo circense.
✔️ Introduzir as vogais visualmente por meio de materiais manipuláveis.
✔️ Favorecer interações com os colegas por meio de jogos e atividades compartilhadas.


Habilidades da BNCC:

  • (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

  • (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

  • (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

  • (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, rastejar, andar), combinando movimentos e seguindo orientações.

  • (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

  • (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.


Rotina da Semana

Segunda-feira:
• Exploração de balões coloridos
• Colagem de bandeirinhas com as cores do circo

Terça-feira:
• Pintura do rosto do palhaço com esponjas
• Atividade tátil com algodão no nariz do palhaço

Quarta-feira:
• Jogo de arremesso com bolinhas leves
• Caminhada sobre fita colorida no chão

Quinta-feira:
• Sons do circo com chocalhos e tambores
• Dança com fitas coloridas ao som da fanfarra

Sexta-feira:
• Circuito do minicirco (engatinhar, rolar, pular)
• Atividade com massinha nas vogais


Plano de Aula Diário – Segunda-feira

Tema: Cores do Circo – Brincando com balões e bandeirinhas

Turma: 2 e 3 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Estimular a percepção visual e a coordenação motora por meio da manipulação de balões e colagem de bandeirinhas coloridas.


Habilidades da BNCC:

(EI02EO03) Compartilhar objetos.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento.
(EI02ET05) Classificar cores.


Materiais:

Balões coloridos
Bandeirinhas de papel
Fita crepe
Cola bastão
Música animada


Desenvolvimento:

Momento de Acolhida: Música circense e enfeite da sala com as crianças observando.

Atividade 1 – Brincando com Balões:
As crianças tocam, amassam, chutam e jogam os balões para cima, com apoio do professor.

Atividade 2 – Colagem de Bandeirinhas:
As crianças colam bandeirinhas em um barbante já preparado, com auxílio direto do adulto.

Finalização e Avaliação:
O professor reforça as cores com gestos e sons, enquanto observa a participação das crianças.


Plano de Aula Diário – Terça-feira

Tema: Palhaço Colorido – Pintura e Algodão

Turma: 2 e 3 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Estimular a percepção tátil e visual, promovendo interação com formas e cores no rosto do palhaço.


Habilidades da BNCC:

(EI02CG01) Utilizar movimentos de pintura.
(EI02ET05) Classificar cores e texturas.
(EI02EF09) Usar instrumentos para pintura e colagem.


Materiais:

Desenho de rosto de palhaço grande
Esponjas pequenas
Tinta guache
Algodão
Cola


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Pintura com Esponja:
O professor mostra como molhar a esponja na tinta e bater no papel. As crianças fazem o mesmo com o rosto do palhaço.

Atividade 2 – Colando Algodão:
As crianças colam algodão no nariz e cabelos do palhaço (com ajuda), estimulando o toque e a atenção.

Finalização e Avaliação:
O professor elogia cada trabalho com gestos e pendura as produções no mural.


Plano de Aula Diário – Quarta-feira

Tema: Bolinhas do Circo – Coordenação e Movimento

Turma: 2 e 3 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio com jogos de movimento.


Habilidades da BNCC:

(EI02CG03) Andar, lançar, pular.
(EI02EO03) Compartilhar espaço.
(EI02ET05) Observar tamanho e forma.


Materiais:

Bolinhas de papel ou EVA
Caixas de papelão
Fitas largas coladas no chão


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Jogo do Arremesso:
As crianças tentam jogar as bolinhas nas caixas com apoio do professor.

Atividade 2 – Caminhada na Fita:
O professor guia as crianças para andar sobre a fita no chão como equilibristas.

Finalização e Avaliação:
O professor comemora com palmas e música animada.


Plano de Aula Diário – Quinta-feira

Tema: Sons e Ritmo do Circo

Turma: 2 e 3 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Explorar sons e ritmos por meio de instrumentos musicais simples e movimentos com fitas.


Habilidades da BNCC:

(EI02EO03) Interagir com outros.
(EI02CG01) Expressar-se com o corpo.
(EI02ET05) Perceber sons diferentes.


Materiais:

Chocalhos com garrafa PET
Latas com tampas (tambores)
Fitas de cetim coladas em palitos


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Ritmo com Tambores e Chocalhos:
O professor inicia os sons e as crianças imitam batendo nos tambores e sacudindo os chocalhos.

Atividade 2 – Dança com Fitas:
Com música, as crianças fazem movimentos livres com as fitas no ar.

Finalização e Avaliação:
O professor organiza uma pequena apresentação coletiva com os sons.


Plano de Aula Diário – Sexta-feira

Tema: Desfile do Circo e Vogais com Massinha

Turma: 2 e 3 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Encerrar a semana com um momento de celebração, revisando os movimentos trabalhados e apresentando as vogais de forma tátil.


Habilidades da BNCC:

(EI02CG03) Realizar deslocamentos.
(EI02EF09) Traçar com suporte e instrumentos.


Materiais:

Circuito com túneis e argolas
Cartazes com vogais grandes (A, E, I, O, U)
Massinha colorida


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Circuito Motor:
As crianças passam por túneis, rolam no colchonete e pulam dentro das argolas com ajuda.

Atividade 2 – Vogais com Massinha:
Cada criança recebe uma vogal em papel grosso e modela a letra com massinha.

Finalização e Avaliação:
As vogais moldadas são expostas e o professor entrega medalhinhas com a letra inicial do nome da criança.


Encerramento da Semana

📌 Exposição das produções feitas durante a semana no mural “A Alegria do Circo”.
📌 Música de encerramento com roda animada.
📌 Entrega simbólica de lembrancinhas com as vogais (adesivos ou mini-cartões).

Plano de aula 4 e 5 anos Dia do Circo Educação INfantil BNCC

Plano de Aula Semanal

Tema: A Alegria do Circo 🎪

Turma: 4 e 5 anos
Duração: 1 semana


Objetivo Geral:

Vivenciar o universo lúdico do circo por meio de atividades que desenvolvam a linguagem oral e escrita, o raciocínio lógico-matemático, a coordenação motora e a imaginação, despertando a curiosidade e a alegria da aprendizagem.


Objetivos Específicos:

✔️ Estimular a linguagem oral com músicas, rimas e contação de histórias.
✔️ Trabalhar letras e sílabas simples com atividades visuais e de reconhecimento.
✔️ Iniciar a contagem e o reconhecimento dos números de 1 a 10.
✔️ Desenvolver a coordenação motora fina e ampla com atividades circenses.
✔️ Incentivar o trabalho em grupo, o respeito às regras e à vez do colega.


Habilidades da BNCC:

  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos e emoções.

  • (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais e objetos em criações musicais.

  • (EI03EF01) Expressar ideias sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita.

  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos observando suas propriedades.

  • (EI03ET02) Observar e descrever mudanças na água em diferentes estados físicos.

  • (EI03ET04) Estimar e comparar quantidades, utilizando diferentes estratégias.


Rotina da Semana

Segunda-feira:
• Apresentação do circo (personagens e elementos)
• Jogo das vogais circenses

Terça-feira:
• Pintura do palhaço com carimbo e colagem
• Atividade com sílabas simples (PA, LE, CA, CO…)

Quarta-feira:
• Circuito motor do malabarista
• Caça aos números de 1 a 10

Quinta-feira:
• Música e sons do circo com instrumentos caseiros
• Escrita guiada das vogais no “tapete das letras”

Sexta-feira:
• Desfile do circo com dramatização dos personagens
• Bingo de números e letras


Plano de Aula Diário – Segunda-feira

Tema: Quem Faz Parte do Circo?

Turma: 4 e 5 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Apresentar os personagens e elementos do circo e introduzir visualmente e oralmente as vogais.


Habilidades da BNCC:

(EI03EO03) Participar de atividades coletivas.
(EI03EF01) Expressar ideias com apoio de imagens.
(EI03ET04) Comparar e agrupar por categorias.


Materiais:

Imagens de personagens circenses
Cartazes com as vogais
Caixa surpresa com objetos que iniciam com vogais


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Descobrindo o Circo:
O professor mostra imagens do mágico, palhaço, equilibrista, etc. As crianças nomeiam e imitam.

Atividade 2 – Jogo das Vogais Circenses:
A criança retira um objeto da caixa (ex: Abacate) e associa à letra inicial. Em seguida, cola a letra correspondente no painel.


Plano de Aula Diário – Terça-feira

Tema: Palhaço Divertido com Cores e Sílabas

Turma: 4 e 5 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Desenvolver a coordenação motora fina e trabalhar o reconhecimento de sílabas simples com apoio visual.


Habilidades da BNCC:

(EI03EF01) Utilizar diferentes materiais para se expressar.
(EI03CG01) Desenvolver coordenação motora fina.
(EI03ET01) Observar formas e cores.


Materiais:

Desenhos de palhaço em branco
Esponjas pequenas e tinta
Sílabas móveis (PA, LA, CO, CA, MA)


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Pintura com Esponja:
As crianças usam esponja para pintar o rosto do palhaço. Em seguida, colam algodão no cabelo e nariz.

Atividade 2 – Formando Sílabas:
Cada criança recebe letras móveis e forma sílabas simples que fazem parte de palavras do circo (como “PA” de palhaço, “CO” de cobra, etc.).


Plano de Aula Diário – Quarta-feira

Tema: Malabares com Movimento e Números

Turma: 4 e 5 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Desenvolver a coordenação ampla e introduzir a contagem e identificação dos números de 1 a 10.


Habilidades da BNCC:

(EI03CG01) Utilizar o corpo em atividades rítmicas e de movimento.
(EI03ET04) Estimar e reconhecer quantidades.
(EI03EF01) Relatar experiências.


Materiais:

Argolas de papelão
Fitas no chão
Cartões com números de 1 a 10
Boliche com garrafas numeradas


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Circuito Motor Circense:
As crianças passam por argolas, pulam fitas e fazem movimentos de malabaristas (lançar e pegar bolinhas).

Atividade 2 – Caça aos Números:
O professor esconde os números de 1 a 10 pela sala. As crianças encontram, organizam em ordem crescente e jogam boliche acertando os números.


Plano de Aula Diário – Quinta-feira

Tema: Sons do Circo e Escrita Divertida

Turma: 4 e 5 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Trabalhar ritmo, musicalidade e desenvolver a consciência fonológica com letras e vogais.


Habilidades da BNCC:

(EI03TS01) Produzir sons com objetos diversos.
(EI03EF01) Nomear letras e sons.
(EI03CG01) Expressar-se com o corpo em atividades musicais.


Materiais:

Instrumentos feitos com latas, arroz, garrafa pet
Tapete com letras (tipo alfabeto EVA ou tecido)
Cartões com vogais


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Ritmo Circense:
As crianças tocam instrumentos enquanto seguem o ritmo de uma fanfarra. Fazem silêncio quando o professor levanta a mão.

Atividade 2 – Tapete das Vogais:
O professor fala um som e mostra uma imagem (ex: “A de Abacaxi”). A criança pula sobre a vogal correta no tapete e depois a traça com o dedo.


Plano de Aula Diário – Sexta-feira

Tema: O Grande Desfile do Circo e o Bingo Final

Turma: 4 e 5 anos
Duração: 1 dia


Objetivo:

Encerrar a semana com atividades que reforcem a cooperação, a expressão corporal, o reconhecimento de letras e números.


Habilidades da BNCC:

(EI03EO03) Interagir com os colegas em brincadeiras.
(EI03ET04) Reconhecer números e letras.
(EI03CG01) Expressar emoções com o corpo.


Materiais:

Fantasias simples (chapeuzinhos, nariz de palhaço)
Cartelas com números e letras (bingo)
Fichas de imagens do circo


Desenvolvimento:

Atividade 1 – Desfile Circense:
As crianças se caracterizam e participam de um desfile, imitando os personagens que trabalharam durante a semana.

Atividade 2 – Bingo de Letras e Números:
O professor sorteia letras e números. Ao reconhecer, a criança marca com tampinha colorida.


Encerramento da Semana

📌 Roda de conversa: “O que você mais gostou no circo?”
📌 Exposição dos trabalhos da semana.
📌 Entrega simbólica de medalhas de participação com o nome da criança e uma letra/símbolo do circo.

Ideias de Atividdades com tema circo Para Educação Infantil

1. Pintura de Números com Palhaços

Descrição: Cada criança recebe uma folha com a imagem de um palhaço segurando balões numerados de 1 a 10. Elas devem pintar cada balão com uma cor diferente e, em seguida, traçar o número correspondente dentro de cada balão.

Objetivos:

  • Reconhecer e identificar os números de 1 a 10.

  • Desenvolver a coordenação motora fina por meio da pintura e da escrita dos números.


2. Alfabeto do Circo: Pintura e Escrita

Descrição: Disponibilize para as crianças desenhos de diferentes elementos do circo (como palhaço, malabarista, elefante, etc.), cada um associado a uma letra do alfabeto. Elas devem pintar o desenho e, abaixo, escrever a letra inicial e o nome do elemento.

Objetivos:

  • Associar letras do alfabeto a palavras relacionadas ao tema circo.

  • Praticar a escrita das letras e o reconhecimento de palavras.


3. Jogo de Correspondência: Letras e Personagens do Circo

Descrição: Crie cartões com letras do alfabeto e cartões com imagens de personagens ou objetos do circo cujos nomes começam com essas letras. As crianças devem pintar os cartões e, depois, fazer a correspondência entre a letra e a imagem.

Objetivos:

  • Desenvolver a habilidade de correspondência entre letras e sons iniciais das palavras.

  • Estimular a memória e a atenção por meio do jogo de correspondência.


4. Contagem e Pintura: Quantos Chapéus?

Descrição: Forneça folhas com desenhos de palhaços usando diferentes quantidades de chapéus (de 1 a 10). As crianças devem contar quantos chapéus cada palhaço está usando, pintar os chapéus e escrever o número correspondente ao lado.

Objetivos:


5. Pintura de Bandeirinhas com Letras

Descrição: Cada criança recebe um conjunto de bandeirinhas desenhadas em papel, cada uma com uma letra do alfabeto. Elas devem pintar as bandeirinhas e, depois, ajudar a pendurá-las na sala em ordem alfabética, formando uma decoração temática de circo.

Objetivos:

  • Reforçar o reconhecimento das letras do alfabeto.

  • Desenvolver habilidades motoras por meio da pintura e da montagem da decoração.


6. Livro Ilustrado: “O Circo dos Números”

Descrição: Crie um pequeno livro onde cada página representa um número de 1 a 10, acompanhado de uma imagem relacionada ao circo (por exemplo, “2 malabaristas”, “5 elefantes”). As crianças devem pintar as imagens e escrever o número correspondente em cada página.

Objetivos:

  • Associar números a quantidades e imagens temáticas.

  • Estimular a criatividade e o gosto pela leitura.


7. Roda do Alfabeto Circense

Descrição: Construa uma roda com letras do alfabeto ao redor. As crianças giram a roda e, ao parar em uma letra, devem dizer uma palavra relacionada ao circo que comece com aquela letra e, em seguida, desenhar e pintar essa palavra.

Objetivos:

  • Ampliar o vocabulário relacionado ao tema circo.

  • Desenvolver a associação entre letras e sons iniciais.


8. Pintura de Cenário Circense com Números Escondidos

Descrição: Forneça uma folha com um cenário de circo onde os números de 1 a 10 estão “escondidos” nos detalhes (por exemplo, nas roupas dos personagens, nos objetos). As crianças devem encontrar os números, pintá-los e, depois, escrever a sequência numérica em ordem crescente.

Objetivos:

  • Estimular a atenção aos detalhes e a percepção visual.

  • Reforçar a sequência numérica de 1 a 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dez =