logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula sobre os povos indígenas educação infantil - Com base na BNCC

Trabalhar o plano de aula sobre povos indígenas na educação infantil é uma forma poderosa de promover o respeito à diversidade, ampliar o repertório cultural das crianças e valorizar as raízes do nosso povo. 

De forma lúdica e acessível, é possível ensinar sobre os costumes, tradições, músicas, moradias e a rica sabedoria dos povos originários.

Neste post, você vai encontrar ideias alinhadas à BNCC, com sugestões práticas para abordar o tema de forma sensível, educativa e divertida, despertando desde cedo o olhar para a pluralidade cultural do Brasil.

🪶 Plano de Aula – Tema: Dia dos Povos Indígenas

Duração: 1 dia

🎯 Objetivo Geral:

Reconhecer e valorizar a cultura dos povos indígenas por meio de vivências artísticas, sensoriais e musicais, promovendo respeito à diversidade e o desenvolvimento da expressão oral, corporal e criativa.

✅ Objetivos Específicos:

  • Estimular a expressão corporal por meio de danças e gestos inspirados nos povos indígenas;
  • Trabalhar a oralidade e o vocabulário com contação de histórias;
  • Desenvolver habilidades motoras finas por meio de pintura, colagem e modelagem;
  • Compreender a importância dos povos originários como parte da nossa história e cultura.

📘 Habilidades da BNCC:

  • (EI03EO03) Ampliar relações interpessoais com atitudes de respeito e cooperação;
  • (EI03CG01) Criar com o corpo formas de expressão de sentimentos e emoções;
  • (EI03TS02) Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem e escultura;
  • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar encenações;
  • (EI03ET01) Estabelecer comparações entre objetos observando formas, cores e texturas.

🧰 Materiais:

  • Cartolina, EVA, papel kraft, cola, tesoura
  • Pincéis, tinta guache (vermelho, marrom, verde, amarelo)
  • Massinha de modelar colorida
  • Plumas, barbantes, sementes, folhas secas
  • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)
  • Caixa com imagens de crianças indígenas, ocas, florestas, animais

📅 Desenvolvimento:

🌞 1. Acolhida e Roda de Conversa: “Quem são os Povos Indígenas?”

Comece com a exibição de imagens ou um vídeo curto mostrando o cotidiano de crianças indígenas. Converse com a turma: “Como elas vivem? O que têm de diferente? E de parecido com a gente?”
Finalize contando uma lenda indígena curtinha (ex: “A lenda do Uirapuru”).

🎨 2. Atividade 1 – Cocar de Papel com Pintura e Colagem

Cada criança cria seu próprio cocar: distribua tiras de cartolina que serão decoradas com tinta, pincel, cola colorida, sementes e plumas. Depois amarre na cabeça e desfile com orgulho!

💡 Dica bônus: faça um “espelho coletivo” no mural com fotos das crianças usando seus cocares!

🖐️ 3. Atividade 2 – Modelando com Massinha: Animais da Floresta

Peça que criem, com massinha, animais típicos da cultura indígena (onça, arara, peixe, sapo). Enquanto moldam, o professor conversa: “Você já viu esse animal? Onde vive? Os povos indígenas respeitam e cuidam dos animais.”

🪘 4. Atividade 3 – Dança e Música dos Povos Originários

Momento coletivo de ritmo: com tambores, chocalhos e palmas, brinquem de repetir ritmos indígenas. Depois, dancem juntos em roda, imitando movimentos de animais ou caçadores.

🎁 5. Finalização: Roda do Respeito

Cada criança compartilha o que mais gostou e um “ensinamento indígena” aprendido (ex: cuidar da natureza, respeitar os animais, viver em paz com os outros).
Encerramento com a entrega simbólica de um “pingente da floresta” (feito de barbante + folha pintada ou semente).

📋 Avaliação:

Observação contínua da participação, da interação e da compreensão dos elementos culturais apresentados. Avaliar também a expressão oral, artística e corporal durante as atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − nove =